Loading Posts...

Nesse mundo interativo, no qual o vídeo marketing cresce ano após ano, não podemos mais pensar em campanhas de marketing que não considerem os vídeos como ferramentas de alto engajamento.

Pesquisas indicam que 94% dos profissionais de marketing planejam adicionar vídeo do YouTube ou Facebook à suas iniciativas de distribuição de conteúdo, nos próximos 12 meses.

Outros dados, oferecidos por fontes diferentes, comprovam como o vídeo marketing se encaixa em um contexto global no qual o vídeo se torna o conteúdo principal de consumo na internet.

Por exemplo, a multinacional Cisco projetou que mais de 80% de todo o tráfego da internet será de vídeo até 2021.

O Youtube já tem 4 bilhões de visualizações por dia e é a segunda maior ferramenta de pesquisa da internet. E 8% das pessoas assistem a vídeos, pelo menos uma vez por semana, enquanto 55% das pessoas já assistem a vídeos na internet, todos os dias.

Números como este demonstram como o vídeo marketing está se tornando realmente importante para os profissionais de marketing. É imprescindível. Talvez obrigatório.

Seja por pegar uma câmera na mão ou produzir uma superprodução, o fato é que para se destacar e ter sucesso com o vídeo marketing é necessário ter conhecimento sobre como cativar e envolver o público. E este é o grande desafio das estratégia de vídeo marketing.

Para destacar os vídeos de sua empresa, em meio a este cenário de alto consumo e igualmente alta oferta de conteúdo, é preciso chamar a atenção.

E é aí que se encaixa o conceito dos 4 E’s do vídeo marketing. Neste artigo, conheça quais são estes “E’s” e veja como usar deles, para promover e destacar o seu conteúdo em vídeo. Vamos lá!

4 Es do vídeo marketing para aplicar em qualquer vídeo

Sabe aquela expressão “viralizou na Internet”, então, isto ocorre quando o vídeo tem uma enorme quantidade de acesso e caíram no gosto do público. Você já se perguntou por que isso acontece?

Não existe uma fórmula que explique porque um vídeo viraliza. Pode ser uma superprodução, utilizando equipamentos de última geração, ou uma produção caseira, com um conteúdo simples. Não existe fórmula que explique o sucesso de um vídeo.

Veja dois exemplo de vídeos que viralizaram, alcançando altos índices de visualização e que demonstram como não existem “fórmulas para o sucesso”, quando se tratam de vídeos.

Neste primeiro vídeo, um gorila se diverte em um piscina de plástico e esse vídeo simples e despretensioso conquistou o mundo. Agora, veja outro exemplo.

Neste segundo vídeo, a TrueMove H, uma empresa provedora de serviços de comunicação móvel na Tailândia, fez todo o mundo se emocionar quando lançou este vídeo, em 2013.

Ambos os vídeos são fenômenos, em termos de visualizações e compartilhamento. Mas, o que este e todos os outros vídeos que viralizam na internet têm em comum?

Justamente, os 4 Es do vídeo marketing, aos quais discutiremos abaixo.

Engajamento 

Antes de tudo, para que o vídeo de uma campanha tenha resultados esperados, é necessário promover o engajamento do público. Mas, o que é isso?

Além dos números de seguidores ou likes em uma rede social, o engajamento mensura o envolvimento, a interação e o relacionamento do público com a marca.

É preciso ser capaz de medir os sentimentos que o público tem, ao consumir o seu conteúdo e o que tais sentimentos levam eles a fazer, seja comentar, compartilhar ou curtir o vídeo.

O seu publico tem de querer de compartilhar o vídeo com seu círculo social ou até mesmo assistir novamente. Este é o ponto no qual o engajamento é positivo.

Uma forma de se conseguir isso é através do storytelling, técnica utilizada para contar histórias envolventes, através de recursos narrativos.

Um história construída, que tenha personagens envolventes e que passe um mensagem ao público são os itens base do storytelling. E isto cria uma identificação de quem assiste, com a narrativa contada em vídeo.

O que propicia maior engajamento do público, com o conteúdo.

Emoção 

As campanhas de marketing volta e meia são lembradas pelo impacto emocional que causam nas pessoas. Especialmente pela possibilidade de associarem áudio e vídeo, fatores que trabalham diretamente com o emocional humano.

Quando bem aplicados, os recursos de áudio e vídeo podem mexer muito com as emoções das pessoas. Construindo, assim, uma narrativa emocionante.

Veja o exemplo a seguir. Nele, você notará, ou melhor, sentirá, na prática do que estamos falando. Mexer fundo com as emoções, a partir do uso de áudio e vídeo envolvente, faz toda diferença.

Educação 

Pense bem. Qual é o proposito da sua campanha?

A resposta de ponta da língua de uma campanha de vídeo marketing bem planejada é educar seus clientes, para que eles caminhem mais rapidamente na jornada de compra. E, por fim, após conseguir fidelizar estes clientes, que eles se tornem defensores de sua marca.

Assim, todo e qualquer conteúdo precisa ser pensado exaustivamente sobre a forma que esta tentando EDUCAR seu cliente, acerca do produto ou serviço oferecido.

Com os conteúdos audiovisuais, as campanhas de marketing ganham uma forte ferramenta nesse sentido.

Afinal, é possível criar vídeos em formatos de aulas, por exemplo, incluindo legendas, que facilitam a compreensão do conteúdo, e ao qual a pessoa pode pausar e sempre assistir novamente.

O cliente, quando educado sobre seu produto ou serviço, chegará na fase de compras mais preparado sobre a decisão de adquiri-lo. E isto aumentará as suas taxas de conversão em vendas.

Empatia 

Num primeiro momento, talvez possa achar estranho essa palavra estar associado com o vídeo marketing. Mas, pense um pouco. Qual o objetivo final de fazermos uma campanha de marketing?

A resposta para esta pergunta é bem clara, o objetivo do marketing é definir as relações entre sua marca e o mercado.

Desta forma, quando usamos vídeos, para alcançar esse objetivo, precisamos ser empáticos. Mas, como isso é possível?

Colocar-se no lugar do outro, enxergar com as lentes do outro o seu comportamento e as suas atitudes, criarão pontes entre sua marca e seu cliente em potencial.

Assim, se faz necessário falar a língua de sua audiência. Conhecer suas necessidades, vontades, dificuldades, expectativas e, aí sim, criar um conteúdo que possa surpreender e atrair seu publico.

Para poder sentir as dores do seu publico existe uma ferramenta muito interessante, chamada “Mapa de Empatia”. Ele serve para definir rapidamente o perfil de um cliente e suas necessidades, seus desejos e aspirações, a respeito de um determinado produto ou serviço.

Agora que você conheceu e analisou os 4 Es do vídeo marketing e como utilizá-los para destacar seu conteúdo e aumentar a conversão, está na hora de colocar em prática em suas produções.

Por isso, leve os 4 E’s (Engajamento, Emoção, Educação, Empatia), nas hora de planejar as suas campanhas.

Com isto em mente, é hora do próximo passo. O de planejar e construir uma estratégia de vídeo marketing de sucesso.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!