Loading Posts...

O roteiro é uma das etapas principais de um vídeo. Afinal, é ele quem dará direcionamento para a sua equipe produzir, filmar, editar e distribuir o seu material. Por isso, o desenvolvimento dele exige uma grande dose de criatividade e também de planejamento. É muito importante saber como fazer um roteiro de vídeo.

Quando um roteiro é bem feito e sinalizado, ele otimiza o processo de produção do vídeo, já que as pessoas vão entender o que precisa ser feito de uma maneira clara e objetiva sem espaço para um possível retrabalho.

Pensando nisso, hoje nós vamos fazer um guia completo de como fazer um roteiro de vídeo de qualidade. Boa leitura.

Entenda os termos básicos

Como em qualquer tipo de comunicação, existem alguns termos que são universais na área em que se está trabalhando, e para aprender como fazer um roteiro de vídeo não seria diferente. Por isso, conheça agora o BEABÁ básico para desenvolver o seu projeto:

Lettering

Esse termo serve para determinar toda a parte escrita que vai aparecer ao longo do vídeo. Talvez você precise colocar alguma informação importante, mas que não dá para ser encaixada na fala do ator ou locutor.

Você pode escolher um espaço entre as cenas e escrever, como um telefone, ou um aviso, ou até mesmo palavras para enfatizar o que está sendo dito ao longo do vídeo.

Off Screen

Essa categoria é utilizada para descrever uma fala onde o ator está na cena, mas o espectador não pode vê-lo. É como se o personagem falasse enquanto a câmera está focada em uma outra ação.

Voice over

Ao contrário do termo anterior, nessa parte você vai descrever todas as falas que não vão sair diretamente da boca do seu personagem. É como se fosse uma espécie de narração, mas também pode representar os pensamentos, uma voz em um telefonema, entre outros.

FADE

 existe o FADE IN e o FADE OUT. O primeiro item serve para sinalizar que uma nova cena está começando. Já o FADE OUT serve para indicar que aquela parte chegou ao fim.

BG

Também conhecido como background, ele quer dizer plano de fundo, ou seja uma cena, música ou até mesmo um cenário que esteja acontecendo por trás na cena principal.

Flashback

Essa parte serve para indicar quando uma cena remete ao passado de algum personagem. Isso deve ficar claro para que o editor consiga fazer o espectador entender do que se trata aquela cena.

Story line

nesse campo você vai sintetizar sobre o que se trata a história que você está escrevendo. É um pequeno resumo para que todos os profissionais envolvidos na produção consigam entender o seu objetivo.

Composição

Aqui você vai sintetizar sobre os personagens e as descrições dos objetos que vão se relacionar com eles durante a cena. Essa parte é importante para o diretor que vai monitorar as interações ao longo do vídeo.

Dicas de como fazer um roteiro de vídeo incrível

Saber como fazer um roteiro de vídeo é o guia principal para a gravação de um conteúdo. Por isso, quanto mais bem construído ele for, melhor será o processo de trabalho e também a finalização do projeto. Por isso, é preciso que cada profissional entenda exatamente o que está sendo pedido em cada parte do documento.

1 – Antes de tudo, tenha uma ideia

Primeiramente é preciso fazer um brainstorming. A partir de um tema, você deve discorrer como será o vídeo, o que você deseja transmitir com ele, como serão as cenas, entre outros.

Você precisa escrever um briefing, assim, você consegue pensar melhor e colocar todas as informações importantes para não se perder na hora de começar a desenvolver o seu roteiro.

2 –  Defina como transmitir o seu projeto

Aqui você vai procurar descobrir qual é o formato ideal para você conseguir disseminar a sua idea. Pode ser um longa, um documentário, um vídeo institucional, tutorial ou até comercial.

Você também precisa pensar qual vai ser o tom que ele passará para o seu público. Será uma história engraçada? Ou precisa de uma conversa mais séria capaz de impactar quem está assistindo?

3 – Não se esqueça, o roteiro é dividido em cenas

Agora que você já tem tudo pronto na cabeça, não adianta escrever um texto corrido, você precisa pensar em cena por cena, para que as pessoas consigam entender detalhadamente o que você pretende em cada uma delas.

Por isso, pense em cada etapa do seu vídeo com calma, sempre fazendo uma ligação entre um em outro para não ficar desconexo e confuso tanto para quem vai trabalhar com ele para quem vai assistir a produção.

4 – O que vai acontecer ao longo da sua trama?

Nesse momento você precisa especificar os detalhes da cena, como os objetos estarão dispostos, se terá figurantes, como deve estar a iluminação, o que deve aparecer ou não.

Para facilitar esse processo, você pode dividir a sua cena em duas colunas, sendo a primeira para poder descrever os detalhes e a segunda para poder complementar com elementos, como sons e falas.

5 – Os diálogos devem ser naturais

Lembre-se que são falas do dia a dia não usamos uma linguagem formal para poder conversar com outras pessoas. Por isso, no vídeo também não deve ser diferente. Você deve simplificar o texto e evitar palavras rebuscadas.

Uma boa dica é sempre ler o que você escreveu após criar uma fala. Se você ver que travou em alguma parte da sua leitura, é hora de pensar em outro jeito de transmitir essa ideia.

6 – Indique onde vai ter edição

Para facilitar a vida dos editores e aumentar a eficiência do processo de produção, você pode dar sugestões para os profissionais. Indique onde pode haver cortes, um efeito, animação, legenda, entre outros.

Mas ao mesmo tempo você deve dar a liberdade para que o profissional possa utilizar a criatividade. Muitas vezes, ele como editor pode ter ideias melhores ou dizer quando algo que você pediu não está legal.

7 – Dê sugestões para a equipe de gravação

Depois que você aprendeu como fazer um roteiro de vídeo, é preciso pensar no posicionamento de câmera.  Ele pode fazer toda a diferença na hora de transmitir a sua ideia. Por isso vale a pena você citar os planos de cena, a interpretação dos atores, entre outros.

Dê sugestões sobre o figurino, a iluminação, enfim, todos os detalhes que você puder dar para ajudar os profissionais a construírem o seu projeto será muito bem vindo. Mas, como já dito, são sugestões, ou seja, eles tem o direito de mudar.

8 – Efeitos sonoros

O bom do vídeo é que dá para utilizar diversos completos, e é isso que faz dele tão poderoso para poder disseminar informações. Por isso, você pode utilizar diversos efeitos sonoros.

Barulho de chuva, buzina, música, entre outros podem ser utilizado para complementar a informação. Por isso, indique em quais locais das cena ele deve estar para facilitar o trabalho dos editores.

Aprender como fazer um roteiro de vídeo é fundamental para que o seu projeto obtenha sucesso e consiga concretizar o seu objetivo. Além disso, é ele quem vai conseguir direcionar todo o processo de trabalho.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre roteiros, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Clique aqui e descubra tudo que você precisa saber sobre um roteiro de vídeo!

 

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit