Loading Posts...

O marketing sempre foi um dos principais pilares de uma empresa. Afinal, como os consumidores iriam conhecer a empresa, se não através de ações de marketing? Com o mundo digital cada vez maior, a possibilidade de investir em marketing é cada vez maior, até mesmo para empresas que estão começando agora.

Estratégias de marketing digital estão cada vez mais comuns nas empresas, porém, muitas ainda não sabem quais ações de marketing adotar e por onde começar. Saber colocar em prática essas ações irá não só ajudar a empresa crescer, mas também evitar que o dinheiro investido em marketing não seja em vão.

É importante frisar que ações de marketing geram resultados com o tempo, e deve fazer parte de um planejamento maior e eficiente. Para você começar a montar o plano de marketing do seu empreendimento, separamos 7 estratégias para você implantar e colher os frutos rapidamente!

7 ações de marketing que não podem ficar de fora da sua estratégia

Crie vídeo marketing

Nós já falamos milhares de vezes sobre a eficiência e importância do vídeo marketing, e vamos falar de novo. O vídeo marketing é uma das ações de marketing que mais geram leads e tem o poder de engajar os clientes, além de ajudar a conquistar mais clientes saudáveis.

O que é vídeo marketing? É a estratégia de atrair e reter o cliente através de vídeo. Ou seja, são suas campanhas de marketing em conteúdo audiovisual. Porém, muitos dizem que o vídeo marketing é uma estratégia cara, o que não é verdade, já que está cada vez mais acessível criar vídeos.

Além disso, o vídeo marketing é uma das poucas ações de marketing que podem ser usados para tudo. Ajuda a construir o relacionamento com o cliente e também a promover a empresa, serviços e produtos.

Também pode ser utilizado como meio para apresentar instruções de uso sobre serviços ou produtos, mostrar depoimentos de clientes, cases de sucesso, transmissão de eventos ao vivo ou fazer conteúdos para entretenimento apenas.

Mas o principal é que vídeos ajudam a sua empresa a se conectar com o público. Hoje, grande parte dos esforços de uma empresa são projetadas para ajudar na construção de confiança. O vídeo é a ponte onde os clientes olham e se identificam com a marca.

Não se esqueça dos collabs

A união faz a força. E no caso de empresas, a união resulta em força e mais vendas. Existem diversos benefícios entre colaboração, como o aumento do poder se alcance que a sua empresa terá ao realizar campanhas e ações publicitárias em conjunto, já que ambos os lados terão acesso a um público novo.

Um dos maiores desafios das empresas – principalmente as iniciantes – é a falta de conscientização, tanto que 80% das empresas reconhecem que encontrar novos clientes é um dos maiores desafios para o crescimento.

Collabs é uma das ações de marketing mais utilizadas entre as empresas, e dados mostram que 60% das micro e pequenas empresas trabalham juntas para encontrar novos clientes. É quase uma necessidade, principalmente por essas empresas terem um orçamento mais limitado.

Uma grande vantagem dos collabs é que ambos lados compartilham os custos e o trabalho a ser feito. Para quem deseja investir em vídeo marketing, fazer isto em conjunto com uma outra empresa ou pessoa pode ser uma boa sacada, já vídeos atraem mais do que outros tipos de conteúdo.

Faça parceria com influenciadores

Ainda falando sobre collabs, parcerias com influenciadores digitais estão cada vez mais em alta. Os influenciadores estão em toda parte, até mesmo em publicidade de grandes empresas. A menos que você viva em um mundo completamente isolado, com certeza já deve visto um influenciador por aí.

Os influenciadores vivem conquistando mais e mais seguidores em suas redes sociais, principalmente o Instagram e YouTube. São pessoas capazes de influenciar outras pessoas sobre gostos, escolhas e preferências. Essa tendência começou há uma década, com os blogs que compartilhavam dicas de moda, beleza e viagens.

Hoje, ser influenciador digital é uma profissão, já que essas pessoas movimentam bastante o mercado publicitário. E é por isso que a sua empresa também deve considerar fazer parcerias com influenciadores, já que eles conseguem fazer que boa parte de seus seguidores comprem produtos recomendados ou mostrados por eles.

Como são pessoas que falam a língua de seus seguidores, conseguem passar mais credibilidade, e essa credibilidade é transmitida para centenas e até milhares de pessoas. O público que segue os influenciadores acredita em suas recomendações, o que leva muitas empresas a investirem neles.

O e-mail marketing não morreu

Segundo dados e contagens feitas pelo Radicati Group, mais de 281 bilhões de e-mails são enviados por dia. E esse número deve aumentar para mais de 333 bilhões até 2022. Mesmo com esses dados, ainda há pessoas que afirmam que o e-mail marketing é uma estratégia morta. Será mesmo?

A verdade é que as vendas de empresas que investem corretamente em e-mail marketing mostram grande ascensão. De acordo com uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, o e-mail marketing é a segunda maior maneira de adquirir clientes após a busca orgânica.

Mesmo com diversos meios de comunicação entre empresas e clientes, o e-mail continua crescendo de forma constante. E as pessoas gostam de se manter informadas sobre aquilo que lhes interessam, incluindo lançamento de produtos e serviços importante.

Não há motivo para você achar que o e-mail marketing não vale a pena. Continua sendo uma das ações de marketing que mais geram vendas para a empresas. E e-mail marketing não é spam, se feito corretamente. A chave para seu sucesso é enviar a mensagem certa para o público certo.

Aprenda a usar o WhatsApp para marketing

O WhatsApp revolucionou a comunicação entre indivíduos, e está fazendo o mesmo com empresas e clientes. Somente no Brasil, são de 120 milhões de usuários ativos, e logo se tornou um ótimo canal de vendas.

Com certeza o seu cliente está presente no WhatsApp, e o mensageiro é uma ótima forma de estreitar a relação entre empresa e consumidor. Por meio deste, é possível enviar mensagens divulgando produtos, promoções, novidades e até mesmo funcionar como um suporte de vendas.

Até mesmo empresas como a Netflix e o Ifood adotaram o WhatsApp como forma para se comunicar com seus usuários, pedindo feedbacks e dando suporte. Com o WhatsApp Business, sua empresa também deve utilizar o mensageiro para realizar ações de marketing.

Não fuja dos anúncios patrocinados

As redes sociais são parte essencial da sua estratégia de marketing, e os anúncios irão ajudar e muito o seu negócio. Com as redes sociais, como Facebook e Instagram, diminuindo cada vez o alcance orgânico dos posts das páginas, uma ótima forma de aparecer para as pessoas é através dos anúncios patrocinados.

Feito de forma correta, é uma oportunidade incrível para divulgar a sua empresa, principalmente por não ter custos elevados. Anúncios em redes sociais trazem grande visibilidade, mas para dar retorno o post patrocinado precisa ser atraente para o usuário.

Você pode impulsar qualquer post, claro. Mas quando impulsionamos posts que contém um conteúdo rico e atraente, há mais chances do usuário se interessar e clicar no seu anúncio para saber mais. Exemplos de conteúdos bons para serem impulsionados são vídeos e e-books.

Crie e divulgue vídeo cases

Os cases de sucesso são uma ferramenta importante para mostrar autoridade e construir confiança. Quando mostramos exemplos claros de que nosso produto gerou e continua gerando resultados, é a prova social de que seu lead precisa para logo se tornar um cliente.

E vídeos são conteúdos audiovisuais que prendem a nossa atenção. As empresas passaram a investir mais neste modelo pois conseguem transmitir intimidade e confiança, ilustrando melhor a experiência que seu cliente teve com sua empresa.

Neste artigo, mostramos vários exemplos de vídeo cases para você observar e aprender como funciona. Também damos 5 dicas para sua empresa criar um vídeo case e implementar ações de marketing junto com eles. Confere lá!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!