VidMonsters
Por VidMonsters

Conheça ângulos de filmagem diferentes para inovar em seus vídeos

VidMonsters
Por VidMonsters

Para quem cria conteúdos em vídeos, inovar é algo que precisa ser rotineiro. E uma das formar de inovar no vídeo e chamar a atenção, é a de renovar a cara dele, ao utilizar novos ângulos de filmagem.

Os ângulos de filmagem permitem diversificar a impressão do espectador, sobre os personagens ou objetos de em cena. E são técnicas muito utilizadas, para a produção de vídeos que buscam “sair da caixinha”.

Mas, variar o ângulo de filmagem não é simples. É preciso saber o que fazer, tendo a exata de noção de qual ângulo se encaixa em um determinado roteiro ou contexto do vídeo.

E é isto que você irá aprender neste artigo. Nele, falaremos sobre os ângulos de filmagem de vídeos, desde os mais tradicionais, até aqueles inovadores, que podem gerar imagens incríveis para o público. Confira!

Entendendo sobre as posições da câmera 

A diferenciação das posições da câmera pode se dar pela altura na qual ela se posiciona, em relação ao chão, ou em relação ao indivíduo que compõe a imagem.

Estas posições podem ser divididas em três tipos:

  • Normal

A câmera é posicionada no nível dos olhos do personagem em primeiro plano na cena. O efeito deste posicionamento será uma imagem mais neutra.

  • Picado

Esta posição ocorre quando a câmera se posiciona em um plano superior, em relação aos olhos do personagem. Esta elevação pode ser feita com uma grua ou algum equipamento similar.

O resultado é de uma imagem que transmite uma impressão de vulnerabilidade ou que coloca o personagem em cena como alguém em uma posição inferior no contexto.

  • Contra Picado

É obtido quando a câmera é posicionada abaixo da linha dos olhos da personagem, filmando ele de baixo para cima.

Neste caso, a imagem registrada irá passar a sensação de poder ou dominação do personagem em cena, já que mostrará ele maior do que é na realidade, especialmente quando contraposto a algum outro objeto em primeiro plano.

Ângulos de filmagem tradicionais

Além das posições da câmera, também é importante avaliar o ângulos de filmagem. O ângulo de filmagem varia conforme o posicionamento do personagem em cena

A seguir, conheça os ângulos de filmagem mais tradicionalmente utilizados em produções de vídeos:

  • Ângulo de filmagem frontal

Dentre os ângulos de filmagem mais tradicionais, o que talvez seja o mais comum e recorrente é o ângulo frontal.

Ele ocorre quando o personagem em primeiro plano na cena está de frente ou de costas para a câmera.

Este ângulo é muito útil para colocar em evidência as expressões e sentimentos do personagem.

Além de aproximar ele do público, ao passar a ideia de uma primeira pessoa, no caso o personagem em cena, falando diretamente a uma segunda, no caso, o espectador do vídeo.

  • Ângulo de filmagem em perfil

Outros dos ângulos de filmagem mais tradicionais é o ângulo em perfil. Nele, o personagem em cena é captado de lado, com o olhar em direção a um dos lados da câmera.

A imagem captada é de apenas um dos lados do rosto, o que torna o uso deste tipo de ângulo mais restrito. Afinal, não é em todas as ocasiões que irá ser adequado não olhar diretamente para a câmera.

Um efeito muito interessante e utilizado em muitos vídeos, para o ângulo de filmagem em perfil, é utilizado em cortes, alternando com outros ângulos de filmagem, principalmente o frontal.

Este efeito irá passar a impressão de que o espectador está conhecendo os bastidores da gravação daquele vídeo, ao ver o que ocorre além daquilo que aparece na imagem frontal, que mostra o personagem principal em cena.

  •  Ângulo de filmagem em 3/4

O último dos ângulos de filmagem mais tradicionais é o ângulo em 3/4. Neste ângulo, o personagem em primeiro plano na cena é filmado entre um ângulo frontal e um em perfil.

São mostrados 3/4 do rosto (daí o nome deste ângulo), com uma das orelhas fora de cena.

Um exemplo de uso interessante deste ângulo é o de mostrar que o personagem está olhando para algo no horizonte. E não está interagindo com alguém em primeiro plano, seja o espectador, ou algum outro personagem na cena.

Ângulos de filmagem para vídeos inovadores

Como explicamos acima, existem opções tradicionais para os ângulos de filmagem e cada um deles têm o seu papel na hora de produzir vídeos.

Entretanto, se você quer um algo a mais e que seja um diferencial para o seu conteúdo, existem ângulos de filmagem inovadores.

Abaixo, veja nossas dicas para ângulos de filmagem inovadores, para que seja possível produzir conteúdos que capturem a atenção do espectador.

Vídeos em 360º

O vídeo em 360° é muito usado hoje em dia, como uma forma de proporcionar ao publico a sensação de estar naquele local.

A câmera atua como se fosse os olhos da pessoa que assiste ao vídeo. Mas, para que este tipo de filmagem fique perfeito, é imprescindível tomar alguns cuidados:

  • Procure filmar sempre na altura dos olhos;
  • Apoie a câmera em um tripé ou monopé;
  • Não movimente a câmera de modos que possam ser desconfortáveis para o público, como inclinando-a;
  • Dê tempo para o espectador apreciar cada cena, ao invés de trocar a cena com muita rapidez.

Filmagem com drones

O drone é uma ferramenta que torna a filmagem muito mais interessante, já que permite explorar uma infinidade de novos ângulos.

Uma dica fundamental para filmar com drone é fazer os movimentos devagar, para evitar que a imagem fique tremida, com aquele “efeito gelatina”.

Algumas dicas para a filmagem com o drone:

  • Voar em direção contrária: ao filmar indo em direção contrária ao objeto principal, é possível dar uma noção divertida de movimento;
  • Revelação: posicione o drone em uma posição fixa e, a partir desse ponto, comece a subir com o gimbal lentamente, revelando uma imagem cada vez mais aberta.
  • Afastamento: comece filmando em um enquadramento mais fechado, ou seja, mais próximo ao objeto e, então, vá afastando aos poucos.

Lente fisheye

A lente olho de peixe ou fisheye é uma super grande angular. Ela resulta em imagens esféricas e distorcidas.

Essa enorme profundidade de campo tem a intenção de imitar como seria a visão de um peixe embaixo d’água.

Ideias de uso da lente fisheye:

  • Paisagem: Em paisagens, o resultado é um efeito muito interessante da curvatura da linha do horizonte, como se fosse uma ilusão exagerada da curvatura da Terra.
  • Retratos: Nos retratos, principalmente em festas, a lente traz o benefício de mostrar uma quantidade bem maior de pessoas ao mesmo tempo.
  • Arquitetura: Na arquitetura, a lente fisheye dá uma força extra, principalmente na hora de fotografar tetos, já que é possível enquadrar uma área muito maior.

Agora é hora de continuar o aprendizado! Para produzir vídeos incríveis e que impressionem o seu público, é preciso inovar. Mas, para isso, é preciso também conhecer e sabe o que deve ser feito.

Para isso, a nossa dica é que você leia o nosso artigo sobre as 5 lentes de câmera para usar nas produções de vídeo, para aprender qual lente utilizar, em seu próximo vídeo.