VidMonsters
Por VidMonsters

Melhore a sua fala ao gravar vídeos com técnicas de aquecimento vocal

VidMonsters
Por VidMonsters

Antes de começar a gravar vídeos precisamos aprender sobre aquecimento vocal. Nunca comece a gravar sem estar preparado tanto vocal quanto fisicamente.

Isso é importante porque quando gravamos vídeos usamos três pontos cruciais como atrativo: a imagem, a voz e o movimento. Por isso, manter a voz alinhada e bem trabalhada é essencial para garantir o resultado que deseja com a produção.

Vale lembrar que este artigo foi feito e pensado para ser um guia simples e prático para auxiliar você a gravar vídeos incríveis. A melhora da sua voz é realizada com o tempo e muito treinamento. Claro, é importante a presença de um fonoaudiólogo durante este processo!

Por isso, neste artigo você aprenderá sobre aquecimento vocal de uma maneira simples e cheia de truques. Vamos lá?

As melhores dicas de aquecimento vocal

1. Fique o mais relaxado possível

Sim, vamos começar nosso aquecimento vocal mas, para que ela esteja alinhada com a nossa movimentação gestual e expressões do rosto, é preciso começar com um aquecimento geral. Por isso, tente deixar o seu corpo o mais relaxado possível.

Vale ligar aquela música que você mais gosta, dançar, pular e rir. Realmente se soltar!

dance dancing GIF by The .GIFYS

Se você for conduzir uma pessoa mais tímida para gravar, precisa aprender várias técnicas para que ela se solte durante o vídeo. E, claro, algumas coisas que você pode falar ao longo da gravação, podem inibir o desenvolvimento dela. Então, fique atento à isso.

2. Acorde os músculos do rosto!

Agora que movimentou o corpo inteiro aposto que se esqueceu de dar um destaque para o rosto. Por isso, é essencial que você acorde esses músculos!

Vale utilizar as mãos para fazer movimentos circulares por todo o rosto. Enquanto isso faça movimentos de abrir e fechar a boca de forma bem exagerada. Assim, você fará com que todos a musculatura facial fique mais livre para se movimentar e ajudar a fazer corretamente todos os movimentos com a boca.

Além disso, vale bocejar! Não tem problema bocejar antes de gravar um vídeo. Isso só fará você abrir ainda mais a boca. E, claro, soltar todo esse desânimo de sono para o lado, fará você ficar ainda mais motivado durante a gravação. Além disso, faz com que movimente mais ainda os músculos do rosto. Então, boceje!

cats yawn GIF

Outro ponto importante é movimentar a língua de um lado para o outro da boca, de forma circular. Assim, a sua língua também fica aquecida. E, com isso, te auxilia ainda mais a falar cada sílaba corretamente na hora da gravação. Afinal, ter uma boa dicção é essencial no vídeo.

3. Melhore a sua respiração

Acredite ou não a maioria das pessoas respira errado! Sim, só para você testar o que estou falando, tente respirar fundo agora. Observe se os seus ombros subiram ao fazer isso. Subiram? Então você acabou de descobrir que respira totalmente errado.

scared cookie lyon GIF by Empire FOX

É preciso movimentar apenas o diafragma. Com isso, apenas a nossa barriga se movimenta na hora de inspirar e expirar o ar. Treine para que isso fique mais automático em seu dia a dia.

Ter uma respiração controlada te ajuda e muito na hora de conseguir falar sem perder rapidamente o ar. Saiba como controlar melhor a sua respiração e veja como o seu dia a dia se transformará.

4. Você sibila?

Você sabe o que é uma pessoa que sibila? O ato de sibilar significa assobiar enquanto fala. Aposto que você já conheceu alguém que ao falar alguma palavra com a letra s, por exemplo, falou, literalmente, assobiando. Isso pode te atrapalhar e muito durante uma gravação.

5. Aquecimento vocal com provérbios populares

Temos uma solução, caso este seja um problema para você. Que tal usar um lápis na horizontal na boca, em que a sua língua ficará para cima dele?

Dessa forma, treine falar algumas frases com muitas letras s para assim evitar falar assobiando alguma frase.Teste com esses provérbios populares:

  • “A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso.”
  • “Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?”

Vá treinando e veja como esse hábito pode melhorar e muito a sua dicção. Mas, claro, se você trabalha com a sua voz, é preciso fazer um treinamento com um fonoaudiólogo para alcançar os melhores resultados.

6. Repetições para aquecimento vocal

Antes de começar a gravação é preciso movimentar a boca e fazer uma repetição de palavras em sua totalidade. Como assim?

No dia a dia, dependendo da região em que moramos do país, temos a mania de encurtar as palavras. Agora é o momento de falar corretamente cada uma das sílabas delas sem deixar nenhuma para trás. Aqui em Minas Gerais, por exemplo, temos a mania de falar “cê” ou “ocê” ao invés de “você”.

Que tal começar com os dias da semana e os meses do ano? Fale cada um de forma pausada e exagerada, é uma excelente maneira de aquecimento.

Agora, lembre-se que até a alimentação pode salvar ou derrubar o seu vídeo. Por isso, opte sempre por sucos de frutas cítricas ou uma maçã antes da gravação. Corra dos leites e seus derivados porque eles podem te causar rouquidão. E, assim, você perderá totalmente a sua voz ao longo da gravação. Outra dica, é deixar um copo de água sempre por perto para poder se hidratar e também limpar a sua garganta.

Gostaram das dicas de hoje de aquecimento vocal? Mas além de uma boa voz, é preciso simpatia na hora de gravar! Clique aqui para aprender como ser simpático na hora de gravar vídeos.