Loading Posts...

O sucesso nas vendas e o bom relacionamento com clientes exige uma série de preparativos. Apresentar uma boa oratória, além de uma argumentação lógica e eficiente, é essencial para convencimento do público. Esses atributos permitem uma comunicação estratégica e assertiva, auxiliando na expansão de sua marca. Discutiremos no conteúdo de hoje como aprimorar seus argumentos de vendas em vídeos.

Você aprenderá:

  • O que é um argumento de vendas
  • Como aprimorar argumentos de vendas em vídeos
  • Dicas de argumentações de vendas

O que é um argumento de venda?

Basicamente, o argumento de venda é uma forma de apresentação de sua marca ou serviço feita de forma mais pessoal. Ele enaltece o potencial e as principais vantagens da sua organização para um público e/ou em relação a sua área de atuação e aos concorrentes. Assim, um argumento de venda consiste na descrição verbal de uma ideia de projeto, plano de negócios, importância da empresa, etc. Numa estratégia de vendas em vídeos, essa capacidade ganha ainda mais importância.

O principal objetivo de um argumento de vendas em vídeos é influenciar o espectador para uma tomada de decisão. Isso pode ser dedicar mais tempo para consumo do conteúdo, realizar investimentos em projetos, descobrir parcerias, entre outros.

Um bom argumento de vendas pode ser utilizado para diferentes grupos de pessoas e com diferentes objetivos. Eles podem incentivar e criar oportunidades de colaboração, estabelecer parcerias e empreendimentos comerciais, bem como engajar e fidelizar o público.

É preciso competência e sensibilidade para uma abordagem eficiente com vídeos, que vá direto ao ponto desejado pelos clientes em potencial, evitando a sua dispersão. Confira a seguir algumas recomendações para aprimorar os seus argumentos de vendas em vídeos.

Como aprimorar argumentos de vendas em vídeos?

Saiba trabalhar oportunidades

O argumento de vendas pode ser utilizado em diferentes objetivos de desenvolvimento de seus negócios. Sua elaboração pode apresentar sua marca, resumir planos e projetos, fazer propostas de valor, entre outros.

Esse recurso pode gerar ótimas oportunidades para a sua organização, podendo ser utilizado com usuários em geral para aumento de vendas ou campanhas de financiamento coletivo, bem como investidores e sócios para parcerias e empreendimentos.

Conheça bem o seu público e saiba se relacionar com ele

Conhecer bem o seu público, seus desejos e necessidades é um recurso vital para a elaboração de uma boa argumentação de vendas. Para isso, determine quais os públicos desejados, antecipe suas possíveis dúvidas e objeções e dê ênfase aos resultados aguardados. Construa o seu argumento desde o início com base em qual reação você pretende provocar.

Para isso, atente-se para que seu argumento esteja alinhado com os valores e práticas da marca, posicionando-a no mercado e deixando claro quais os benefícios que ela proporciona. Ressalte as razões pelas quais sua oportunidade é a ideal para o cliente e evidencie quais as suas vantagens em relação à concorrência.

Reconhecer o público permite um argumento de vendas em vídeos mais direto e assertivo, que pode ser adaptado conforme cada audiência ou ocasião. Todos esses aspectos podem fazer grande diferença na maneira como sua marca ou proposta serão representadas e recebidas pelo público.

Tenha orçamentos de tudo

A estimativa de custos de seu projeto também é outro importante aspecto a ser definido. Portanto, é preciso mensurar valores necessários para a prestação de um serviço, realização de um investimento. Procure pensar em todas as possíveis despesas e determine um orçamento para cada serviço, projeto e oportunidade de investimento oferecidos.

Não se esqueça de incluir a equipe a ser envolvida na realização das tarefas para a definição do orçamento. Tente incluir também uma quantidade extra de recursos para gastos imprevistos. Busque pensar também em recursos que possam transmitir valor a baixos investimentos. Por fim, defina o retorno desejado dos investimentos realizados em seus negócios com a organização.

Estruture seus pontos-chave

Um bom argumento de vídeo deve ser o mais genuíno e detalhado possível, conforme cada objetivo e público-alvo. Apresente quem você é, quais os seus negócios, como se dá o seu relacionamento com o espectador e antecipe suas dúvidas e necessidades.

Descreva a síntese de seu projeto ou proposta e enfatize porque ela é importante. Deixe claro cada etapa desse processo e em qual fase de desenvolvimento ele se encontra, bem como o call-to-action desejado.

Dicas de argumentações de vendas

1. Valorize e respeite o seu público

Dialogue com seu público de forma a respeitar a sua posição, transmita sua paixão pelo negócio e mantenha uma atitude positiva. A maneira como você é enxergado pelo público pode ser tão determinante quanto o conteúdo de seus argumentos.

Fale com autoridade, mas sem deixar de lado o carisma. Procure fazer um discurso que soe mais autêntico e natural. Saiba aceitar críticas e objeções, evite ficar muito na defensiva e lembre-se que nem todo mundo pode estar interessado ou ser contemplado pelo seu argumento.

Solicite o feedback e comentários do público com críticas e sugestões que possam contribuir para o aprimoramento de seus argumentos de vendas em vídeos. Isso irá ajudar a reconhecer melhor os seus desejos e necessidades, auxiliando a determinar os pontos mais importantes, o que precisa ser adaptado, melhorado, etc.

2. Ressalte como sua proposta pode trazer soluções

Antes mesmo de saber quem é você e quais os seus serviços, o principal interesse do cliente é entender como você pode ajudá-lo. Portanto, dê bastante foco em como o seu serviço irá impactá-lo e quais benefícios serão proporcionados. Isso pode transmitir maior confiabilidade e ser decisivo no processo de tomada de decisão e de ação.

3. Ofereça algo novo e único

Muitas vezes, o cliente chega até sua empresa já conhecendo sua área de atuação, concorrência, serviços, produtos, preços, entre outros. Portanto, evite repassar informações muito básica ou óbvias, invista em dados que não são de conhecimento do cliente.

Afinal, um discurso repetitivo pode causar a dispersão do cliente. Ofereça informações, desafios e quaisquer recursos que possam despertar a sua curiosidade e interesse.

Outro aspecto importante é a diferenciação em meio ao mercado e aos concorrentes. Mostre quais as suas principais vantagens em relação à concorrência e mostre como a sua marca é única em meio às demais. Isso pode ser decisivo para que um cliente solicite o seu serviço e não o de outra marca.

4. Evite abordagens repetitivas e convencionais

Seus argumentos de vendas em vídeos podem ter muitas qualidades, exceto serem desnecessários, batidos e repetitivos. Isso pode perder a atenção do cliente, fazendo com que sinta que está perdendo o seu tempo e afastando-o de seus negócios.

Inove na sua abordagem e ofereça apenas o que é útil e necessário, utilize argumentos adequados e vá direto ao ponto de interesse do cliente. Assim, ele se sente valorizado e apresenta mais interesse em suas propostas.

5. Conecte-se com seu público

Não basta apenas falar com o cliente, também é preciso ouvi-lo. Só assim é possível conhecer suas ideias e antecipar suas dúvidas, problemas e necessidades. Dessa forma, você garante que sua abordagem seja mais eficaz e assertiva, indo direto aos principais pontos de interesse do consumidor.

Procure estabelecer denominadores em comum com o seu público, de forma estreitar relações com ele. Essa conexão pode se dar por meio emocional, como gostos, interesses e receios em comum, por exemplo. Mas lembre-se que isso deve ocorrer de forma genuína, para que o consumidor não se sinta forçado ou enganado.

Além disso, adeque sua linguagem e estratégia de abordagem conforme o perfil de cada cliente. Isso gera mais credibilidade, autoridade e confiabilidade para a sua marca. Pois assim, o público identifica a capacidade de sua equipe e sua sensibilidade para falar diretamente com seus principais pontos de interesse.

Conclusão

O bom argumento de vendas em vídeos é uma ferramenta essencial para expansão de seus negócios e para gerar novas oportunidades. Esse é um processo em constante adaptação e evolução. Cada experiência com diferentes clientes, seja positiva ou negativa, é fundamental para se identificar os temas mais importantes, pontos a serem corrigidos, entre outros aspectos para aprimoramento de suas propostas.

Continue e aprenda mais! Descubra como utilizar a produção de vídeos para otimizar a estratégia comercial da sua empresa. O conteúdo audiovisual pode aumentar sua receita e ampliar a popularidade de seus negócios. Clique aqui e leia nosso texto completo sobre o tema e saiba como gerar mais vendas por meio dos vídeos.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit