VidMonsters
Por VidMonsters

Audiência para webinar: um guia de como atrair e engajar participantes

VidMonsters
Por VidMonsters

Está tudo certo para seu webinar. Você definiu o tema, dia e horário e está confiante no sucesso que essa ferramenta já é na geração de leads e vendas. Mas para que tudo corra bem você precisa que seu público esteja presente, não é mesmo? Ou seja, você precisa de uma boa estratégia de atração de audiência para webinar. 

Não importa seu objetivo: divulgar sua marca, informar seu público ou mesmo vender. Para conseguir ter bons resultados com um webinário, você precisa de uma boa estratégia de divulgação do evento.

E mais que isso! Você precisa de táticas que mantenham as pessoas engajadas durante todo o webinar. 

Mas afinal, como garantir que a audiência apareça e se mantenha engajada até o final? É o que esse conteúdo vai te contar agora!

Como atrair uma audiência para webinar 

Atrair a audiência certa para seu webinar não se trata de um processo complexo e que exige muito conhecimento prévio, ou investimentos estratosféricos em marketing digital.

Muito pelo contrário. Seguindo alguns passos e técnicas, pode-se atingir uma boa audiência para webinar e conseguir converter o seu espectador em lead e, quem sabe, em cliente.

Confira quais são estes passos, a seguir.

1. Quem é sua audiência?

Por mais que possa parecer um clichê, é preciso identificar e conhecer seu público-alvo e as necessidades dele. Ou melhor dizendo, sua persona.

É fundamental que você a tenha bem definida. Pois só assim será possível saber pontos fundamentais, como:

  • Qual conteúdo é mais atrativo para sua audiência;
  • Qual o melhor horário para fazer o webinário;
  • Como preparar as mensagens de divulgação do evento, etc.

Por isso, não subestime a importância de investigar a fundo sobre quem é seu público e o que mais o atrai. Com essas informações em mãos o restante dos passos da sua estratégia de atração de audiência para webinar serão moleza!

2. Quais problemas o conteúdo do seu webinar resolve?

Com sua persona bem mapeada em mãos, está na hora de definir quais os problemas o conteúdo/tema do seu webinário resolve.

Mapeie de forma bem clara os pontos abaixo:

  • Por que meu conteúdo é relevante?
  • Como consigo ajudar as pessoas com o meu conteúdo?
  • Quais problemas meu conteúdo resolve?

Respondendo a estas três perguntas, você irá direcionar o seu conteúdo para que ele resolva um problema real do seu potencial cliente e irá atrair uma audiência para webinar ainda mais qualificada.

Além de ser 100% assertivo nas mensagens de divulgação.

3. Descubra onde está seu público antes de divulgar seu webinar

Hoje em dia, a facilidade de acesso às redes sociais, emails e blogs, podem fazer com que o seu público esteja um pouco espalhado.

Por isso, é importante fazer a definição da localização da sua persona, para conseguir identificar onde o seu público está, quais são os hábitos do mesmo, se costumam ler emails e blogs, entre outros pontos.

É fundamental saber quais são os melhores canais de divulgação, para atingir de maneira adequada o seu público.

Além de não gastar tempo, dinheiro e esforços em algo que não lhe ajudará a alcançar os seus objetivos.

Então, se a maioria dos seus potenciais clientes estão dentro do Linkedin, foque a maior parte dos esforços da sua estratégia de atração de audiência para webinar nesta plataforma, por exemplo.

webinar

4. Elabore um plano de comunicação atrativo 

Após identificar onde o seu público está, invista no relacionamento com ele.

É primordial estreitar relações, pois isso fideliza o cliente. Procure usar a linguagem adequada para falar e abordar o seu público, mostrando proximidade com o mesmo.

Divulgar o seu webinar em seu site ou blog é uma forma de divulgação bem interessante. Coloque todas as informações e os detalhes relevantes, além do tema do seu webinar.

Fale tudo o que puder sobre o seu evento no seu blog ou site, mas fique atento para não ficar repetindo informações.

Além das pessoas que você quer atrair, não esqueça da audiência que você já possui. O webinar é muito bom para agregar valor e manter contato com o público, em todos os pontos do funil de vendas.

Escolha o conteúdo certo e não deixe que as suas redes sociais caiam na rotina, opte também por subir conteúdo nos horários e dias aos quais o seu público esteja online com maior frequência.

5. Crie um cronograma de divulgação para o webinário

Criar um cronograma de divulgação é fundamental para conseguir uma boa audiência para webinar.

Planeje a divulgação com uma boa antecedência, já que quanto antes começar a preparar o webinar e fazer a divulgação, mais benefícios virão, tanto para você, como para a sua audiência.

Para escolher o dia e o horário do seu webinar, é importante considerar alguns fatores importantes como: feriados, outros eventos no mesmo horário, a disponibilidade do seu público, dos convidados e da sua, entre outros pontos.

Não irá adiantar você querer divulgar o webinar com poucos dias de antecedência. Por isso, é indispensável que haja um cronograma de divulgação.

O ideal é programe-se para divulgar o webinar entre 3 a 4 semanas antes. Isso vai ajudar com o que a sua audiência se programe para o webinar, além de permite o alcance de cada vez mais pessoas.

6. Se possível, invista em ads para divulgação

Muita gente acha que não, mas os anúncios pagos podem dar aquele diferencial em sua divulgação. Então, se sua verba permitir, invista em ads, os famosos anúncios pagos.

Tendo essa estratégica nas mãos, será possível atingir mais pessoas. Além do seu público já conhecido.

Para deslanchar com essa estratégia, é preciso que o seu público-alvo seja bem definido e o seu anúncio bem feito.

Assim, pelo menos uma porcentagem dessas pessoas que tiverem contato com o seu anúncio, poderão gerar audiência para o seu webinar.

7. Vídeos como arma de atração, comunicação e persuasão 

É preciso despertar o desejo da sua audiência, pelo o que você tem a oferecer. Por isso, você poderá usar e abusar do conteúdo em forma de vídeo, algo que está dominando a internet.

O uso de recursos multimídias acaba atraindo mais pessoas até o seu blog ou site e, consequentemente, para o seu webinar.

O vídeo é um dos destaques como ferramenta de marketing. Exatamente por isso, é uma ferramenta que se “movimenta”, que atrai, fazendo uma comunicação mais clara e fácil de persuadir, deixando o conteúdo mais fácil de ser entendido, sem que o seu cliente fique cansado.

8. Não subestime a importância da landing page para webinar

Uma landing page para webinar bem elaborada e contando com as técnicas de otimização, pode gerar altas taxas de conversão para a sua empresa e alavancar a audiência para webinar.

Por isso ela é tão importante na hora de garantir um fluxo grande de pessoas contactando a sua marca e requisitando um convite para o webinar que será transmitido.

O objetivo chave da landing page é transformar os seus usuários em leads. Além de fazer com que eles não sejam meros visitantes do site, mas que pratiquem uma ação e interajam com a sua empresa, realizando uma conversão.

Desta forma, é muito importante que ela seja eficiente, passando a mensagem de forma objetivo e clara, com textos, imagens e elementos visuais que sejam dispostos de forma a atrair a atenção do público-alvo e aumentar a audiência para webinar, que você procura.

Conclusão

Como vimos, atrair uma audiência para webinar que seja qualificada exige, antes de tudo, um bom planejamento. 

Se você ainda não tem costume de apostar neste tipo de conteúdo, precisará se preparar com antecedência para aquecer sua base para o dia do evento e de novas estratégias para atração de público.

Não deixe de apostar fortemente nos canais que você já possui: site, blog, redes sociais. Crie banners e informe sua audiência sobre o evento, com antecedência.

Se tiver uma verba sobrando, vale muito a pena impulsionar alguns desses anúncios. Assim sua mensagem chegará mais longe. Além da sua estratégia de atração de audiência para webinar ter mais resultados.

Só não deixe de personalizar sua mensagem!

webinar