VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como implantar a Automação de Marketing para Webinar e aumente o sucesso da sua estratégia

VidMonsters
Por VidMonsters

Webinars vendem e isso não é segredo para ninguém. Afinal, eles oferecem conteúdos ricos para um público relevante e ainda surpreendem a audiência com uma oferta irresistível. Entretanto, são muitos os processos técnicos que envolvem uma produção desse tipo. E nem sempre é possível realizar as ações necessárias no tempo adequado. Por isso, a automação de marketing para webinar é uma estratégia tão importante.

A automatização de processos de marketing traz muitas vantagens e um grande diferencial competitivo: a possibilidade de se destacar da concorrência de forma personalizada, com um forte relacionamento entre o seu negócio e a audiência. Assim, a sua empresa consegue atender um número maior de leads com um tom mais humano.

Neste artigo, falaremos sobre as possibilidades de automação de marketing para webinar e como essa técnica pode potencializar os resultados do seu evento. Então continue lendo e confira algumas dicas para otimizar essa estratégia.

O que é Automação de Marketing?

A automação de marketing consiste no uso da tecnologia na reprodução de processos repetitivos em uma estratégia de marketing. Uma das formas mais conhecidas de automatização é o e-mail marketing. Mas existe uma infinidade de possibilidades que às vezes passam despercebidas.

Os pop-ups por exemplo, podem aparecer para todos os visitantes do seu site. Entretanto, é possível criar uma regra para que um pop-up convidando o leitor a baixar um e-book seja exibido apenas para aqueles que ainda não fizeram o download do material.

Essa tarefa seria bastante complicada de fazer manualmente. Felizmente, com o uso de programas de automação todo o processo é realizado de maneira instantânea, com alguns comandos simples.

Por isso, o maior ativo para trabalhar com automação está mais ligado ao planejamento estratégico e inteligência do que à capacidade tecnológica em si. Você pode usar criatividade para deixar a experiência do usuário antes, durante e depois do webinar muito melhor e mais positiva.

Tipos de automação

Para se ter uma ideia, qualquer processo repetitivo realizado por uma máquina é um tipo de automação. Uma secretária eletrônica, que grava uma mensagem de áudio quando a ligação não é completada, ou uma máquina que trabalha autonomamente na linha de produção de automóveis, são exemplos de automação.

No marketing, temos inúmeros processos que podem ser automatizados. Por exemplo:

  • E-mail marketing: que promove o envio em massa, a personalização de campos e a possibilidade de acompanhar o comportamento do destinatário (quando ele abre o email, se ele clica, dentre outros dados);

  • Fluxo de nutrição: educando os leads dentro de um funil de vendas específico, ajudando o cliente potencial a caminhar pelo ciclo de vendas até o estágio de decisão;

  • CRM: integrando todas as informações sobre um determinado lead. Dessa forma, fica mais fácil alinhar times, oferecendo um atendimento linear e fazendo o contato no momento mais adequado para uma experiência positiva do usuário com a marca;

  • Gatilhos em vídeo: um grande segredo para as conversões em vídeo, são os gatilhos durante a sua exibição. Podem ser botões, banners, convites para curtidas, direcionamento para uma landing page ou mesmo o gateway de pagamento para realizar a compra dentro do próprio vídeo, sem precisar sair da tela.

Por que apostar na Automação de Marketing para Webinar?

Toda essa tecnologia tem um motivo. Promover o engajamento, aproximar a marca da audiência, e criar interações que normalmente precisariam de muito mais recursos e pessoal para atingir a quantidade de pessoas.

Imagine que antes da popularização da internet, o evento que mais se aproximava de um webinar era a palestra presencial. Eventos desse tipo demandavam um planejamento muito mais complexo.

Para isso, o palestrante precisava contatar diversas empresas ou localidades, apresentando a qualidade do seu trabalho e tentando mostrar a importância do tema abordado. Depois, era preciso conseguir inscrever os prospects para então pensar na logística e cumprimento das agendas.

Talvez você esteja pensando que hoje ainda existem muitos palestrantes por aí. Mas a principal diferença é que agora ele tem ferramentas para ajudar a encontrar e reunir o público certo em um só lugar: os webinars.

Mas mesmo um webinar demanda certo esforço e planejamento, tarefas que são simplificadas com o uso da tecnologia. Confira a seguir o que você ganha ao apostar na automação de marketing para webinar:

1. Escalabilidade

Alguma vez você já recebeu uma ligação de telemarketing? Os atendentes, em geral, são frios e rígidos, seguindo um script para tentar atingir a meta estabelecida (seja ela venda, resolução de problemas e até retenção de clientes).

Entretanto, manter um serviço desses, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode sair muito caro. Já um chatbot (atendimento via chat realizado por robôs) cria diálogos semelhantes com o usuário, podendo construir inclusive relacionamentos personalizados e entregando a solução em tempo real.

Com a automação de marketing para webinar você escala seu atendimento, se relacionando com mais pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de ampliar a estrutura ou o pessoal para isso.

2. Resultados mais precisos

Se você já trabalha com webinários, provavelmente sabe que existem algumas questões fundamentais para otimizar seus resultados. Um dos maiores ativos nessa técnica são os dados e métricas.

Com a automação de marketing para webinar você terá, além do acesso a uma gama muito maior de informações, a possibilidade de conferir o desempenho das ações de fontes seguras, com precisão e, ainda por cima, em tempo real.

Assim, você pode programar o acompanhamento de resultados, descobrindo:

  • Quais os vídeos mais foram clicados;

  • Os que têm maior tempo de visualização;

  • Quando os usuários desistem de assistir ao seu webinar;

  • Quais os vídeos com maior taxa de replay.

De acordo com o objetivo do seu webinar, é possível acrescentar ou reduzir KPIs (indicadores-chave de performance).

webinar

3. Economia de tempo

Imagine que você decide ativar um webinário perpétuo e, com isso, recebe 50 novos espectadores toda semana, entrando para diferentes funis de vendas. Se o processo acontecesse de forma manual, seria preciso cuidar de diversas tarefas, como:

  • Enviar 50 convites;

  • Mandar 50 lembretes;

  • Realizar 50 transmissões ao vivo;

  • Aplicar 50 CTAs;

  • Fazer uma análise de cada lead, enviando os e-mails certos para cada situação (replay do webinário, abandono de carrinho, dentre outros).

Além do tempo que seria direcionado para cada tarefa, você ainda precisaria ficar disponível a todo momento, acompanhando cada transmissão.

Com a automação de marketing para webinar, isso não acontece. Todo esse processo é realizado de maneira automática pelos programas e plataformas de automação. Assim, você economiza muito tempo e pode se dedicar a planejar as suas próximas lives!

4. Melhor custo-benefício

Voltando ao exemplo anterior, no qual desenhamos uma vida de webinários sem automação, vamos imaginar um crescimento de sucesso.

Agora você não tem apenas 50 novos espectadores por semana e sim 5 mil novos leads. Provavelmente você já está pensando que não dá para fazer esse acompanhamento sozinho, não é mesmo? Então é hora de, pelo menos, duas ações:

  1. Contratar um time para ajudar nos processos.

  2. Montar uma estrutura para o trabalho desses novos funcionários.

Além destes custos, ainda será preciso contar com um pessoal para os horários não comerciais em que seu lead pode ter interesse pelo seu webinário. Sim, estamos falando também de horas extras.

Se colocarmos todos esses gastos na ponta do lápis, perceberemos que a automação de marketing para webinar otimiza seu investimento e aumenta o ROI (retorno sobre investimento) dessa estratégia.

Como usar a Automação de Marketing para Webinar?

Você já deve ter percebido que automação e webinar andam de mãos dadas. Então agora é hora de conhecer as melhores formas de aplicar essa estratégia para ter webinars inteligentes!

1. Entenda todos os processos que envolvem o Webinário

Um webinário não se resume apenas à transmissão de um vídeo. É importante trabalhar com vídeos complementares, uma série de envios de e-mails, acompanhamento nos chats e a apresentação de uma oferta irresistível. Além disso, você deve entender como a sua persona se comporta e descobrir quais estratégias podem melhorar a sua taxa de conversão.

Como cada transmissão terá um caminho diferente, para trabalhar com automação de marketing para webinar você precisa conhecer o seu webinário. Liste todos os processos e observe quais deles podem ser automatizados sem perder a qualidade.

2. Tenha clareza nos seus objetivos de marketing

Você pretende vender um produto, engajar a sua audiência ou simplesmente fazer com que a sua lista baixe um e-book e entre em um funil de vendas? Para que a sua automação de marketing para webinar faça sentido, primeiro entenda o que você quer conseguir com a transmissão.

Além disso, estabeleça uma meta realista e concreta. Por exemplo: conseguir 5 novas vendas nos próximos 15 dias ou criar uma lista de 600 inscritos para o webinar.

Depois de definir o foco, é hora de compartilhar com a sua equipe qual é o norte para que todos se orientem. Dessa maneira, os envolvidos entenderão quais as ações serão mais estratégicas para automatizar e otimizar o desempenho do vídeo.

3. Defina corretamente a audiência e o seu funil de vendas

Com o marketing digital o público-alvo ganhou uma nova qualidade. Com a criação de uma persona, você entende o comportamento do seu cliente potencial e descobre detalhes que ajudarão na implementação de automação.

Você entenderá qual é a linguagem que deve ser usada, em qual funil essa segmentação da lista está inserida e como a marca deve se posicionar. E essas informações são fundamentais para alimentar as plataformas e implementar uma automação de marketing para webinar mais eficiente.

4. Crie uma landing page atraente

As landing pages, aquelas páginas de destino para onde seus prospects são encaminhados e se inscrevem sem seu webinar. Elas são muito importantes nessa estratégia, já que são responsáveis por alimentar a sua base de contatos com dados que serão utilizados nas demais etapas de nutrição de leads.

Para serem eficientes, as landing pages deve contar com algumas qualidades como:

  • Identidade visual: deve ser bonita, clean e facilitar a leitura das informações;

  • Legibilidade: as fontes precisam ter um tamanho que permite leitura e a informação deve ser distribuída de forma que facilite o leitor a seguir a ordem que você deseja;

  • Título: curto, direto e atrativo, o título é responsável em contribuir no cadastramento dos leads;

  • CTA: a chamada para ação deve ser clara e irresistível;

  • Vídeo: excelentes para ajudar nas conversões, os vídeos na landing page contribuem para deixar a página mais atrativa.

5. Trace um fluxo de nutrição para os novos leads convertidos pelo webinar

Mesmo que você faça uma venda com o seu webinário, a lista de contatos é um ativo muito importante. Você pode usar estratégias de vendas como upsell e downsell.

E com a automação de marketing para webinar, é possível criar um fluxo de nutrição para os leads qualificados que entraram para a lista do webinar.

Você pode traçar fluxos personalizados de acordo com o tema do webinar, selecionando quais conteúdos serão enviados para cada participante de acordo com seus interesses e estágio no funil de vendas. E tudo de maneira mais fácil e prática.

6. Teste e acompanhe os resultados

Um dos segredos da automação de marketing para webinar é testar todas as ações que serão implementadas. Isso permite identificar quais as estratégias que apresentam mais resultados junto ao público-alvo e merecem ser replicadas.

Dessa forma, crie mais de uma versão das landing pages, dos assuntos para os e-mails a serem enviados. Use testes A/B e automatize suas comunicações. Além disso, crie uma frequência para monitorar a performance das suas estratégias, aproveite oportunidades e corrija possíveis falhas.

Como você viu neste artigo, a automação de marketing para webinar é fundamental para que você crie uma comunicação mais personalizada, com um tom adequado e no momento adequado para um relacionamento positivo com a audiência. Aproveite para criar estratégias para evitar o abandono de carrinho e aumente as conversões.

Se você gostou do texto e quer usar webinars para impulsionar o seu negócio, leia nosso artigo sobre como vender com webinar. Assim você garante a produção de transmissões com resultados de sucesso!