VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra o que é Brand Awareness e como aumentar a consciência de marca da sua empresa

VidMonsters
Por VidMonsters

Talvez o nome não soe tão familiar. Mas eu tenho certeza que você, mesmo que inconscientemente, sabe o que é Brand Awareness. Duvida?

Você está caminhando há algumas horas em uma cidade que você não conhece, debaixo do sol forte de verão. Está morrendo de sede e entra no primeiro supermercado que encontra, indo direto para a sessão de refrigerantes.

Antes mesmo de ler o nome em branco nas latinhas vermelhas, a sua mente já identificou a marca da bebida. Você sabe de qual refrigerante estamos falando, não é?

Esse fenômeno é conhecido como Brand Awareness.

Esse tipo de associação não é incomum e acontece o tempo todo. Entre as milhares de marcas que existem no mercado, algumas conseguem se destacar e conquistar um espaço na memória dos consumidores. Mas isso não é fruto do acaso. É resultado de uma série de estratégias de marketing pensadas para que o público sempre se lembre de sua marca.

Você quer aprender o que é consciência de marca e como fazer para a sua empresa não cair no esquecimento? Preparamos este artigo para você. Confira!

O que é Brand Awareness?

O termo Brand Awareness pode ser traduzido como consciência de marca. De maneira geral, ele serve para medir o quanto e como uma marca é lembrada pelo público. Essa métrica também ajuda a entender as conexões que o consumidor faz entre empresas e os seus produtos.

Aumentar a consciência de marca é fazer uma empresa ganhar mais reconhecimento e notoriedade, sendo lembrada pelo público e se destacando entre a concorrência.

E quanto maior e melhor o índice de Brand Awareness de uma marca, sinal de que possui reconhecimento e valor de mercado. Assim, a sua empresa fica mais conhecida e conquista a confiança e lealdade dos clientes.

Brand Awareness: por que ela é importante

Uma marca reconhecida positivamente e lembrada pelos consumidores é sinal de sucesso. Conhecer e medir a consciência de marca é importante para ajudar a empresa a alcançar melhores resultados no mercado.

Ainda tem dúvidas se deve acompanhar o Brand Awareness da sua marca? Dê só uma olhada nos benefícios que o seu negócio pode ter:

1. Mais alcance

Ao botar em prática uma estratégia para elevar a consciência de marca, além de tornar o seu negócio mais lucrativo, você vai notar que o alcance da sua marca no mercado também aumentou.

Uma empresa cuja marca é mais exposta ao público tem mais chances de ser lembrada por ele.

Pegue o exemplo da Coca-Cola que demos no início do texto. Não é por acaso que ela é uma das bebidas mais conhecidas do mundo. Além dos investimentos gigantescos em publicidade, é muito fácil encontrá-la em restaurantes, bares e supermercados.

Se um produto não pode ser encontrado, dificilmente será lembrado ou terá uma percepção positiva. Por isso, se o seu negócio ainda não é muito conhecido, aposte em estratégias de divulgação para aumentar a exposição e se destacar entre os concorrentes.

2. Sua marca como referência

Quando uma empresa tem reconhecimento do público e é capaz de destacar as suas qualidades, fica fácil se tornar uma referência no setor. E esse é o sonho de qualquer empresário.

Utilizando estratégias eficientes para aumentar seu Brand Awareness, você consegue comunicar para os consumidores todas as qualidades do seu produto. Sua marca se sobressai entre os concorrentes e a percepção do público passa a ser mais positiva.

Além de aumentar a confiança dos clientes, de quebra ajuda a atrair novos consumidores. Afinal, as pessoas só indicam as marcas que já conhecem e confiam.

3. Aumento de vendas

Na hora de decidir qual produto comprar, o consumidor já tem em mente algumas marcas como referência. Geralmente são empresas mais conhecidas, nas quais ele confia ou que foi indicada por amigos e familiares.

As marcas que são mais lembradas costumam ter melhores resultados de vendas do que as menos reconhecidas pelos consumidores. Um produto que não é lembrado pelo cliente, dificilmente ele será comprado.

Como aumentar o Brand Awareness da sua empresa?

Agora você já sabe para que serve o Brand Awareness e os benefícios dessa métrica para o seu negócio. Mas é possível aumentar o reconhecimento da sua marca entre os consumidores?

Claro! Fazer com que uma empresa melhore sua percepção entre o público e seja mais lembrada pede a adoção de algumas práticas e estratégias.

1. Sua marca deve ter personalidade

Essa é a melhor estratégia para aumentar a consciência de marca. Para uma empresa ser reconhecida positivamente pelo público, ela deve ter uma personalidade única e se destacar em meio à concorrência.

É claro que é um grande desafio fazer com que uma marca se torne a mais lembrada em sua categoria, o que é chamado de top of mind.

Mas quando uma empresa consegue comunicar valores que a diferenciam, ela cria uma relação mais afetiva com os consumidores e passa a ser mais lembrada e citada por eles. É o share of mind, termo que pode ser traduzido como “espaço na mente” e indica a frequência com que o público pensa em uma determinada marca.

Existem diversos casos de sucesso de empresas que comunicam suas características únicas de maneira criativa. Um exemplo é a Pepsi. Por muitos anos, a marca de refrigerantes explorou o fato de ser a segunda colocada no mercado de bebidas. E deu certo! O reconhecimento da companhia aumentou e o seu share of mind também.

2. Incentive relacionamentos

Outra ótima maneira de aumentar o Brand Awareness é investir no relacionamento entre a marca e os clientes. Consumidores fiéis e satisfeitos ajudam a disseminar a marca e seus valores para outros mercados!

Programas de indicação são excelentes para engajar o público e aumentar a consciência de marca. Comece a recompensar consumidores que promovem sua empresa e trazem novos compradores.

Novos usuários ou clientes em potencial terão contato com os seus produtos sem que você invista em divulgação. Basta oferecer prêmios, vantagens ou alguma compensação.

Você também pode criar um programa de fidelidade e recompensar os clientes mais antigos da marca com vantagens e prêmios exclusivos. Isso ajuda a aumentar a satisfação do seu público. E manter os clientes felizes e satisfeitos é a melhor estratégia de negócios.

E para fazer a sua empresa ser ainda mais lembrada, que tal personalizar brindes com sua marca? Crie camisetas, canecas, garrafinhas, chaveiros, agendas e canetas personalizados com a identidade visual do seu negócio. Essa é uma das ações de marketing mais antigas, afinal todo mundo adora ganhar um brinde.

3. Aposte no marketing de conteúdo com vídeos

Você sabia que um dos objetivos do vídeo marketing é fazer com que uma marca seja mais conhecida pela audiência? Isso é possível porque o marketing de conteúdo com vídeos busca produzir conteúdos que são verdadeiramente importantes para o público.

Basicamente, o marketing de conteúdo com vídeos busca promover, divulgar, posicionar e vender uma marca, produto ou serviço através de material audiovisual. Esse material é produzido de forma estratégica para atender aos interesses do público e guiá-lo em sua trajetória de compra.

Divulgar conteúdos de qualidade nos canais da empresa ajuda a atrair a atenção do público e criar percepções positivas. E por conterem informações úteis e relevantes, esses conteúdos são mais compartilhados e a marca fica mais conhecida.

Quer saber mais sobre a importância de investir em vídeo? Então confira as estatísticas que separamos para você:

  • O conteúdo em vídeo online será responsável por 80% de todo o tráfego de dados da internet até 2019, aponta relatório Cisco;
  • 24% dos brasileiros já passam metade do seu tempo na Internet acessando conteúdos audiovisuais, ainda conforme Google;
  • 52% das pessoas se sentem mais confiantes em comprar depois de assistir vídeo do produto desejado, diz Invodo;
  • 91% dos internautas do mundo consomem vídeos online. No Brasil, há a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina, segundo ComScore.

Como deu para ver, esse formato veio para ficar. Ele é mais atraente e fácil de ser consumido, bastando um dispositivo conectado à internet. Além disso, os vídeos agregam valor, emocionam e engajam a audiência, aumentando o reconhecimento da marca e criando autoridade na rede.

Viu como o marketing de conteúdo com vídeos é a melhor maneira de aumentar o Brand Awareness da sua empresa? Quer aprender mais sobre essa estratégia e como colocá-la em prática? Clique aqui.