VidMonsters
Por VidMonsters

Branding: a estratégia capaz de levar sua marca ao topo do sucesso

VidMonsters
Por VidMonsters

Porque algumas marcas são mais lembradas do que outras? A resposta para esta pergunta não está, necessariamente, na qualidade de um produto ou serviço que determinada empresa comercializa. Mas sim, a um conceito que ganha cada vez mais espaço no mundo do marketing digital: o branding.

O conceito de branding consiste na construção da imagem de uma empresa. Para que a marca dela lembrada e tomada como referência, pelos clientes e também por todos aqueles que estudam o mercado em que a empresa atua.

Por isso, é fundamental compreender como aplicar esta estratégia. Afinal, uma marca bem construída e que seja lembrada pelo público é um dos melhores caminhos para conseguir reter e conquistar clientes.

Neste artigo, falaremos sobre a técnica de branding. Saiba o que é este conceito, qual a importância dele, para a consolidação da marca de sua empresa e como elaborar uma boa estratégia. Confira!

O que é branding

O branding é uma estratégia de construção e gestão do alcance da marca de uma empresa. Consiste em um conjunto de ações e técnicas, que visam posicionar, junto ao público e ao mercado como um todo, os valores da empresa.

Uma boa definição de branding é oferecida pelo Business Dictionary:

“Branding é o processo que envolver a criação de uma imagem e nome únicos de um produto, na mente de um cliente, principalmente através de campanhas publicitárias, com um tema consistente. O branding visa estabelecer uma presença significante e diferenciada no mercado, que irá atrair e reter os clientes.”

Através do branding, uma empresa consegue imprimir personalidade em sua marca. Algo que permite a ela ser reconhecida e avançar, de modo muito eficiente, em seus esforços de marketing.

Isto porque, ao tornar a marca da empresa reconhecida, e não apenas os produtos ou serviços dela, será muito mais fácil o reconhecimento como autoridade no mercado.

E os clientes passarão a procurar pela marca, e não apenas pelos produtos da empresa, que poderiam ser facilmente substituídos pelos dos concorrentes.

Qual a importância do branding para uma marca

A competitividade entre as empresas é cada vez maior. Se antes, o consumidor tinha uma marca definida de determinado produto ou serviço, e a consumia sem muitas outras opções, com as inovações tecnológicas, qualquer consumidor pode consumir qualquer marca, de qualquer lugar do mundo.

E isso mudou a roda da concorrência. Pois as empresas não mais concorrem com outras empresas que estão do outro lado da rua. Mas sim, com empresas que estão do outro lado do mundo.

Por isso, é importante que uma marca, para ter sucesso no mercado, seja reconhecida. Tanto pelos seus valores, como visões.

Pense, por exemplo, em quantos refrigerantes de cola existem… Somente no seu mercado local, você poderá ver inúmeras marcas, de empresas estrangeiras e locais. Porém, quando você leu a palavra refrigerante de cola, você certamente associou, diretamente, à Coca Cola.

É isso que o branding promove para as empresas. Com a construção da marca, as empresas conseguem aumentar a percepção de valor, por parte dos clientes e do mercado.

Com isso, a empresa também poderá destacar a sua marca, perante às demais concorrentes no mercado. Em especial, aquelas que produzem e vendem produtos similares e que concorram em um mesmo mercado.

Além de dar uma personalidade para a marca da empresa, que irá carregar muito mais do que apenas um nome ou um slogan, mas sim, quais os valores da marca. Algo que favorece a criação de um sentimento de identificação e empatia do público, com a empresa.

Como criar uma boa estratégia de branding em 3 passos

Agora que você conhece a importância de uma boa estratégia de branding para a sua empresa, é hora de aprender a criar uma.

A seguir, selecionamos três passos que são muito úteis e podem ser seguidos, para o desenvolvimento de uma estratégia de branding para a sua empresa.

1. Unifique toda sua identidade visual

Um dos primeiros pontos que serão percebidos e lembrados pelos clientes, ao notarem uma marca, são os aspectos de identificação visual da empresa.

Para isso, é preciso alinhar os aspectos e elementos visuais da empresa. O logo e as cores dos sites, por exemplo, precisam harmonizar, de modo que o cliente se sinta em um ambiente que faça direta associação à marca, mesmo que seja um ambiente virtual.

É preciso ter um estilo único, em tudo que envolva as criações de marketing da empresa. Por exemplo, quando for postar um artigo no blog de sua empresa e for adicionar imagens, procure utilizar fotos que se relacionem esteticamente à empresa e estejam próximas à paleta de cores da marca.

Para não ter dificuldades com esta etapa, à medida que os canais de marketing da empresa crescem e se diversificam, uma dica interessante é criar um manual da marca, que irá conter as cores, as formais de uso e demais diretrizes, que irão auxiliar a estratégia de branding.

2. Construa sua estratégia de comunicação

Ao transmitir os valores que compõem a sua marca, é preciso manter a personalidade que ela carrega. Para isso, a construção de uma estratégia de comunicação, que irá delimitar formas da empresa se comunicar, se faz necessário.

Estes caminhos irão ajudar a manter uma forma única, que irá valorizar a percepção da marca da empresa, de modo mais profundo e assertivo.

Para isso, procure definir um tom de voz e uma linguagem que se adequem ao público da empresa e aos valores que a marca dela carrega.

Pesquise quais são os termos e formar de linguagem que o público de sua empresa utiliza, e procure sempre se aproximar desta linguagem, em sua comunicação.

Tais esforços irão promover a marcação da personalidade da marca em suas peças de marketing, de modo a reforçar a imagem da empresa, junto ao público.

3. Escolha de canais e conteúdos

Com o conhecimento do tipo de linguagem que o público de sua empresa utiliza e que deverá ser carregado na construção de branding da sua empresa, é hora de criar conteúdos que sigam esta linha.

O conteúdo deverá ser um auxiliar da empresa, para que ela ganhe visibilidade e autoridade no mercado. E a estratégia de conteúdo, desta forma, precisa estar alinhada à construção de branding que a empresa trabalhe.

Além disso, é importante saber aonde disponibilizar estes conteúdos. Para isso, é importante conhecer quais canais o seu público mais utiliza. Será com este conhecimento que a sua empresa poderá otimizar os esforços de marketing.

Nestes canais, as regras de unidade de identidade visual também devem ser mantidas, sejam eles as redes sociais de sua empresa, o email marketing ou mesmo o site.

Conclusão

A construção de marca de uma empresa é um poderoso auxiliar na hora dela conquistar mercado, se diferenciando dos concorrentes, e retendo os clientes conquistados.

É preciso construir uma estratégia de branding que exalte os valores da empresa. De modo a ela ficar reconhecida pelo mercado e pelo público.

Nada é mais recompensador – e lucrativo – do que ter o nome e a identidade visual de empresa reconhecidos pelo público. É isso que formou as grandes empresas do mundo, que venceram décadas e mudanças de mercado, e ainda estão por aí.

As dicas que demos acima irão ajudar a sua empresa a desenvolver os esforços de marketing, voltando para uma construção de branding. Uma relação que irá ser de longo prazo entre clientes e empresas.

Agora que você já está por dentro desta estratégia, é hora de ir além. Descubra a melhor ferramenta para te ajudar a colocar o plano de sucesso da sua marca em prática: o branding com vídeos.