VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda o que é e como criar um calendário editorial para a sua empresa

VidMonsters
Por VidMonsters

Ter sucesso em uma estratégia de Marketing de Conteúdo envolve muito mais do que a simples publicação de materiais para um determinado público. É preciso planejar todas as ações com cuidado e, principalmente, contar com um calendário editorial.

O calendário editorial é uma ferramenta de suporte, que mostrará para toda a equipe as informações necessárias sobre a programação de conteúdo, para que a empresa obtenha uma maior eficácia, quanto ao Marketing de Conteúdo.

Neste artigo, você vai conhecer o calendário editoral. Saiba o que é, porque ele é importante para a sua empresa e como construir um, para sua estratégia de marketing. Confira!

O que é um calendário editorial

Ao escolher o marketing de conteúdo como uma das estratégias para aumentar o alcance de sua empresa, é muito importante considerar a utilização do calendário editorial para organizar este processo.

Atualmente, muitas empresas já utilizam este tipo de estratégia de marketing para divulgar seus produtos e serviços. No entanto, uma pequena parte delas sabe realmente como fazê-lo. 

Segundo o Content Marketing Institute, 62% das companhias não possuem nenhum tipo de estratégia de marketing de conteúdo documentada. E esse é um dos principais fatores que levam essas estratégias ao fracassso.

O calendário editorial é uma das principais ferramentas para planejamento adequado. Ele ajuda a alcançar o sucesso dentro de uma estratégia de marketing.

A partir dele, será possível que a organização da equipe de marketing e dos materiais que ela deverá produzir ocorra de modo programado. Além disso, ele permite que a produção e publicação de conteúdo sejam feitas de modo efetivo e organizado.

De maneira objetiva, a principal função de uma calendário editorial é auxiliar na compreensão do que a equipe já produziu e o que falta produzir. Desse modo, permitindo maior controle sobre todas as atividades futuras.

O calendário editorial da estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa geralmente possui os seguintes pontos:

  • Datas de publicação e prazos para produção do conteúdo;
  • Pautas e temas dos conteúdos já criados e a serem criados;
  • Proporção de conteúdos produzidos paras as de etapas topo, meio e fundo do funil de vendas;
  • Palavras-chave já utilizadas anteriormente;
  • Datas de lançamento de conteúdos ricos;
  • Planejamento da divulgação em redes sociais e;
  • Planejamento da promoção em email marketing.

Importância do calendário editorial

A diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia de marketing de conteúdo está em implementá-la corretamente. Por essa razão, o calendário editorial é indispensável. Afinal, ele funciona como um guia para que tudo seja realizado de forma organizada e funcional.

Através dele, é possível controlar de modo eficaz a frequência com que as publicações serão feitas, evitando atrasos. Além de definir o tipo de conteúdo que será publicado, sejam eles artigos, vídeos, cases, ebooks, entre muitas outras opções.

Além disso, o calendário editorial possibilita que todos estejam cientes do conteúdo que vem sendo apresentado. Isso possibilita uma produção linear entre os colaboradores envolvidos no marketing de conteúdo.

Com isso, todos estarão informados quanto aos temas, formatos, datas de publicação, palavras-chave e tudo o mais que envolva os conteúdos produzidos pelo time.

Com o calendário, torna-se mais fácil a visualização e a criação do que ainda não foi publicado.

A utilização do calendário editorial permite, ainda, a obtenção de dados quanto aos resultados das postagens já realizadas.

Com esse levantamento, você poderá visualizar quais melhorias podem ser feitas em relação aos horários e dias de publicação de conteúdos, temas abordados e outros aspectos que influenciam na eficácia das ações.

Fazendo uso destes dados, pode-se também reutilizar conteúdos de sucesso, atualizando-os quando houver necessidade.

O que não pode faltar

É indispensável que, ao fazer uso do calendário editorial, alguns fatores sejam considerados para sua aplicação. Isso permite ter maior efetividade nas publicações realizadas.

O objetivo principal do calendário é ter maior organização das postagens. Portanto, é importante que sua aplicação contemple aspectos como datas de produção e entrega para que o processo esteja organizado desde o início.

Um dos principais fatores é definir as datas de postagem. O interessante, neste ponto, é apostar em uma frequência de postagem e respeita-la. E claro, apostar na produção de bons conteúdos, baseados em pesquisas sobre o assunto e utilização correta de palavras-chave.

Mais do que puramente conteúdo, é preciso refletir no modo como ele vai chegar até o público. Por isso, é indispensável apresentar variedade frente aos temas e formato das publicações, o que também deve estar contemplado no calendário editorial.

A diversidade quanto ao tema e formato são aspectos fundamentais dentro da criação de conteúdo. Da mesma forma, o horário e dia de postagem também devem seguir um planejamento, adicionado ao calendário.

Além disso, é importante ainda considerar a incorporação de trabalhos de outras pessoas, como profissionais freelancers. Tudo isso precisa estar previsto como peças da produção da estratégia de marketing de conteúdo.

Desse modo, o calendário editorial contempla tudo aquilo que é indispensável para produzir conteúdo de qualidade e que permita sua realização de modo organizado.

Através de seu uso é possível compreender quais foram os erros e acertos quanto a datas, temas, formatos e outras variáveis.

Isso é, compreender o que mais funciona com cada público específico. E, assim, refinar o trabalho, considerando os aspectos que obtiveram melhores resultados.

Como fazer um calendário editorial

A utilização e montagem de um calendário editorial, que venha a ser empregado de modo eficaz na sua empresa, requer a aplicação de alguns passos básicos.

A seguir, vamos falar destes passos, para que você possa construir um calendário editorial em sua empresa com eficiência.

1. Escolha a ferramenta ideal

Ao decidir pela implementação de uma calendário editorial, é necessário que, primeiramente, se escolha qual a ferramenta será utilizada. Nesse caso, é necessário avaliar qual a mais adequada para as necessidades de sua empresa.

Para escolher qual ferramenta será utilizada, é importante pesquisar a respeito das que são oferecidas, compreendendo as vantagens e desvantagens que cada uma possui. Atualmente, as mais utilizadas são as planilhas, o Google Calendar e plugins do WordPress.

As planilhas podem ser boa opção, dado que se salvas em nuvem, possibilitam o acesso em uma diversidade de aparelhos pelo usuário. Isso facilita aspectos de edição e compartilhamento com os membros da equipe, dando mais agilidade ao trabalho.

O Google Calendar é um aplicativo muito utilizado atualmente. Nele, usuários fazem uso tanto pessoal, quanto profissional. É possível adicionar tarefas referentes à criação de conteúdo, assim todas as responsabilidades dos membros da equipe.

Ele apresenta o diferencial de possibilitar a criação de eventos e convidar o restante do time para ficarem cientes de tudo que é inserido no calendário. Além de existir a possibilidade de configurar lembretes sobre o que deve ser realizado.

Quanto aos plugins do WordPress, este pode ser a melhor escolha para aquelas empresas que já utilizam essa plataforma. O serviço permite alterar rascunhos e datas de postagem, assim como acompanhar o desenvolvimento de cada conteúdo já publicado.

2. Planeje a estratégia

O planejamento da estratégia de marketing de conteúdo a ser adotada é de extrema importância para a organização e sucesso do projeto

Para tanto, é importante definir a frequência para as postagens, calculando quanto tempo será necessário para o preparo de conteúdo de qualidade, além de definir quem o fará e quem irá revisar.

Isso é, definindo pelo o que cada um do time é responsável, sendo que isso idealmente deve ser definido previamente.

O tema e o formato da postagem também são pontos fundamentais da estratégia. Esses aspectos precisam ser cuidadosamente pensados e voltados para o público-alvo, sempre considerando variedade e qualidade no conteúdo final.

Falando de formatos, podemos pensar em artigos, postagens em redes sociais, infográficos, e vídeos. Este último que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias das empresas, com o crescimento do vídeo marketing.

3. Organize a estratégia de divulgação

Uma vez que os pormenores da estratégia estejam devidamente definidos, a atenção deve voltar-se para as estratégias de divulgação do conteúdo.

Ou seja, deve-se decidir em quais plataformas este conteúdo será publicado. E assim como no passo anterior, é imprescindível decidir responsáveis para esta tarefa.

Conhecer a respeito dos melhores canais de marketing para divulgação do conteúdo é indispensável. E também identificar o público que mais a utiliza, os melhores horários para publicação, os formatos que irão se apresentar com maior destaque e qualquer outro aspecto que se mostrar pertinente.

Atualmente as redes sociais, o email marketing e a divulgação junto a parceiros são as principais fontes para esta divulgação.

Mas cada uma destas apresenta características particulares. Portanto é preciso que se pesquise e conheça os aspectos de cada uma, a fim de que a divulgação ocorra de forma eficaz.

4. Compartilhe com todo o time

O último passo, mas não menos importante, se dá por compartilhar com todo o time o calendário editorial.

Frisando a importância da compreensão e colaboração de cada um, quanto ao que foi preparado, de modo que o planejamento ocorra conforme esperado. 

Somente através da cooperação em equipe será possível mensurar os resultados obtidos frente à aplicação do que foi planejado.

Por meio disso, torna-se observável quais aspectos estratégicos estão apresentando melhores resultados, possibilitando a alteração do que for preciso, em busca de melhores resultados quanto ao que é produzido.