VidMonsters
Por VidMonsters

Canais de marketing: o que são e quais os melhores canais para investir

VidMonsters
Por VidMonsters

Vários fatores influenciam na forma que a sua empresa definirá sua estratégia de marketing digital. Mas um dos mais importantes são os canais de marketing escolhidos para colocar essas estratégias em prática.

Mas porque se deve ter tanto cuidado ao trabalhar os canais de marketing disponíveis? Pois serão através deles que o seu público alvo conhecerá sobre a empresa e os produtos/serviços ofertados. Afinal, de que adiantará ter o melhor produto disponível no mercado, se as pessoas não tomarem conhecimento dele?

E é exatamente isso que os canais de marketing oferecem. Mas para ter sucesso neles, é preciso criar um plano sólido para que a sua persona siga dentro de sua jornada de compras.

Por isso, neste artigo, vamos explicar sobre os canais de marketing e tudo o que você precisa saber para escolher os melhores para a sua empresa. Vamos lá?

O que são canais de marketing digital

Os canais de marketing são o meio pelo qual a sua empresa levará o produto ofertado até o cliente final. Assim como nos canais de televisão, que são o meio de transmissão que chega até a casa do telespectador.

Por muito tempo, as mídias tradicionais, como a televisão e o rádio foram os únicos meios de marketing que as empresas tinham para divulgar o seu produto ou serviço. Com a internet, tudo isto mudou.

Com os diversos canais de marketing cada vez mais acessíveis à população, seus hábitos de compra mudaram. O principal objetivo dos canais de marketing é fazer com que o produto ou serviço de uma empresa chegue o mais rápido possível para o consumidor.

A transição do marketing tradicional para o digital mudou muito a forma como as empresas também comercializam seus produtos ou serviços. Embora o marketing tradicional ainda esteja em prática, o digital ampliou os meios de marketing. Agora, é muito mais fácil atingir o público certo, na hora certa.

As empresas precisam criar uma sólida presença online. Por isso, é importante entender não só apenas o que o marketing digital oferece à sua empresa, mas também conhecer seus canais e a melhor maneira de utilizá-los.

Quais os principais canais de marketing digital

Há vários canais de marketing digital. E todos oferecem benefícios únicos para a sua empresa.

Mas nenhum destes canais são iguais. Cada um exige uma dedicação especial e uma estratégia diferente. Conheça os principais canais de marketing e suas particularidades:

Redes sociais

As redes sociais são um importante canal de marketing para empresas promoverem o seus produtos ou serviços, e também se aproximarem do seu público. Por meio delas, as empresas podem segmentar o seu público e alcançar clientes em potencial.

O número de usuários de redes sociais vem crescendo a cada dia, e o Brasil já é considerado o país que mais utilizada as redes sociais na América Latina.

No entanto, as empresas devem selecionar a rede social mais adequada para promover o seu tipo de negócio (mas isto não significa que deve ignorar as outras). As mais utilizadas são:

Facebook

Em 2018, o Facebook alcançou a marca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil. Por isto, é uma das principais redes sociais utilizadas como canal de marketing pelas empresas, já que o seu público-alvo provavelmente está lá.

Além disso, o Facebook oferece insights interessantes sobre o público que interage com a sua empresa. E claro, você pode alcançar tanto engajamento orgânico quanto impulsionar suas publicações.

LinkedIn

O LinkedIn é a principal rede social para negócios e networking. O que funciona bem para empresas fazerem marketing B2B (business to business).

Ao criar uma página para sua empresa no LinkedIn, você poderá mostrar todas suas características, qualidades e diferenciais. Também é a rede perfeita para mostrar cases de sucesso e resultados que os clientes obtiveram com o seu negócio.

Muitos não dão importância para esta rede social, mas o seu crescimento é notável. Tanto que já alcançou mais de 29 milhões de usuários no Brasil. E com a exposição da sua empresa no LinkedIn, mais credibilidade será gerada.

Instagram

O Instagram, rede social pertencente ao Facebook, possui mais de 50 milhões de usuários ativos no país. Porém, é uma das plataformas com mais recursos, onde sua empresa pode explorar e aproveitar os benefícios de todos eles.

Não só publicar fotos e vídeo marketing, mas também utilizar hashtags para aumentar a visibilidade da empresa, explorar o Instagram Stories e os recursos do Instagram para empresas.

Além de poder publicar anúncios em conjunto com o Facebook. Todos essas possibilidades fazem do Instagram um dos maiores canais de marketing digital.

Twitter

O Twitter é bastante utilizado pelas empresas para oferecer suporte, por conta da sua comunicação rápida. Mas também pode ser utilizada de outras maneiras.

Tudo no Twitter é em tempo real. Então, fique sempre de olho nas hashtags e utilize elas para sua marca alcançar visibilidade nos Trending Topics. Também é possível anunciar na rede social, mas para conseguir chamar a atenção, adote uma linguagem mais informal, que é característica do Twitter.

YouTube

O YouTube é o segundo maior buscador da internet, atrás apenas do próprio Google. É essencial para empresas estarem presentes na plataforma, já que o YouTube é acessado por cerca de 95% da população brasileira.

Há várias formas de sua empresa crescer com o YouTube, como anúncios trueview e vídeos ao vivo. Mas o seu principal produto são os vídeos.

Email marketing

Muitas empresas cometem o erro de pensar que o email marketing não vale mais a pena e por isto, deixam de pensar nele como um canal de marketing. Porém, o email marketing é a maneira mais eficaz para construir e manter o relacionamento com seus leads e clientes.

À medida que o lead avança no funil de vendas, o email é o canal de comunicação para sua empresa ajuda-los a resolver algum problema e conquistar a confiança, sem empurra-los de forma bruta direto para a venda.

Se você ainda não adotou uma estratégia de email marketing, saiba que você provavelmente está atrás do seu concorrente. De acordo com dados do Email Marketing Trends, cerca de 77% das empresas brasileiras já adotam o email marketing.

Além disso, a estratégia de email marketing pode proporcionar um aumento significativo no ROI da sua empresa. Mas é preciso tomar cuidado para não se tornar spam e não saturar pessoas que ignoram e-mails.

Para saber se sua estratégia de email marketing está dando certo, sempre acompanhe as taxas de abertura e cliques e faça testes A/B para descobrir o que funciona ou não.

Blog

O blog não é uma simples ferramenta de marketing, mas um canal digital essencial para as empresas. Com um conteúdo de alta qualidade e relevância, seu site irá conseguir um trafego orgânico considerável.

Com o blog e uma estratégia de marketing de conteúdo sólida, sua empresa terá um público-alvo bem segmentado e leads para serem trabalhados no funil de vendas, resultando em vendas no final. Dentro do blog, você pode incluir textos, gráficos, vídeos e outros materiais relacionados.

Mídias pagas

Para quem procura resultados mais rápidos no Facebook ou no Google, é possível utilizar as mídias pagas para aumentar o alcance do seu conteúdo para o público-alvo. Os anúncios em redes sociais dão a possibilidade da empresa segmentar o público que deseja alcançar, como por sexo, idade, região e mais.

No Google, a plataforma Ads é utilizada para impulsionar links e é cobrado por cada clique. Dessa forma, o link ganha destaque nos resultados da pesquisa relacionados a palavra-chave. Também há as Redes de Display, que são os links patrocinados em espaços dentro de outros sites.

Como definir em quais canais de marketing digital apostar

A primeira coisa a ser feita para determinar em quais canais de marketing apostar é determinar e entender qual estratégia será a mais efetiva para o seu tipo de negócio. É importante conhecer as características de cada canal e estudar em qual delas o seu público-alvo está presente.

Há uma grande variedade de canais disponíveis, como vimos acima. Mas para não errar na escolha, é preciso fazer um planejamento de marketing e estabelecer com quais canais cada estratégia pode ser utilizada.

Quer aprender mais sobre estratégias de marketing? Confira 7 ações de marketing que você pode utilizar para turbinar seus resultados e entender mais sobre em quais canais de marketing cada ação pode ser colocada.