VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como escolher um cenário para webinar e turbine o resultado das suas lives

VidMonsters
Por VidMonsters

Os webinários são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital atual. Afinal, eles ajudam a aproximar a sua marca do público-alvo e são muito fáceis de fazer. Porém, alguns detalhes da live precisam de atenção. E um deles é o cenário para webinar.

Um plano de fundo bem pensado ajuda a reforçar a mensagem que você quer passar e ainda estimula sensações e sentimentos em quem está assistindo. Mas o contrário também é verdade. Um cenário inadequado ou que não combina com o tema do webinar pode prejudicar os resultados da live e a sua imagem perante a audiência.

E você não quer que nada disso aconteça, não é mesmo?

Se você quer evitar esses problemas e escolher um cenário para webinar perfeito, continue lendo este artigo. Reunimos as melhores dicas para você criar fundos atraentes e eficientes para as suas lives.

Entenda a importância do cenário para webinar

Um webinar é uma espécie de apresentação, ao vivo ou gravada, que discute temas específicos. Ele tem como objetivo educar e engajar o público-alvo, gerando mais tráfego e leads, autoridade de marca e mais conversões. Ou seja, o webinário surgiu para facilitar ainda mais a comunicação entre você e o seu público.

E quando é bem produzido, o webinar traz diversos benefícios, como:

  • aumenta o tráfego;

  • melhora o pós-vendas;

  • aumenta as conversões;

  • acelera a jornada de compra;

  • gera mais leads qualificados;

  • melhora a autoridade da marca;

  • aumenta o engajamento dos visitantes.

Mas não basta apenas um bom conteúdo para aproveitar todas essas vantagens. O cenário para webinar é tão importante quanto a mensagem que você quer transmitir.

Por isso, invista em um bom plano de fundo. Ele não precisa ser caro, como um estúdio profissional de gravação. Entretanto, deve conter elementos que traduzam a essência da sua marca e o tema do webinar.

O fundo precisa ser agradável aos olhos, porém não deve chamar toda a atenção de quem assiste o conteúdo. O objetivo do cenário é complementar aquilo que você está apresentando.

Saiba o que considerar na hora de escolher um plano de fundo

Para que seu webinar seja um sucesso, você deve levar em conta alguns tópicos para escolher o fundo da gravação, já que, é com base nessas informações que escolherá o cenário mais adequado.

a) Tema do vídeo

Analise o tema escolhido para o vídeo, pois é ele que indicará como o fundo dessa gravação deve ser. Ele é um dos aspectos que norteiam a escolha do cenário.

Reflita um pouco. Se você falar sobre organização e decoração, deve dar atenção especial aos objetos que compõem o cenário. Caso contrário, vai transmitir um sentimento de insegurança sobre o que fala.

Mas, o que você busca quando publica seu vídeo? Credibilidade e autoridade da sua marca, certo? Então, seja coerente. Crie um cenário para webinar que “conversa” com o tema definido. O fundo e os objetos devem complementar a mensagem que vai divulgar.

Para criar uma atmosfera especial no vídeo, pense na paleta de cores que vai utilizar. Tenha cuidado também com a iluminação, que além de se relacionar com o assunto deve harmonizar com as cores selecionadas.

Seu webinar será um sucesso se você planejar com atenção e cuidado todo o conteúdo a ser gravado. Você consegue se relacionar com a audiência, pois oferece informações interessantes e relevantes para seu público e obtém a opinião deles sobre você.

Outro ponto importante a ser observado na escolha do tema, são as palavras-chave que atraem os visitantes para o site da sua marca. Preste atenção em quais são as curiosidades mais comuns da audiência com relação aos assuntos expostos até o momento.

Depois de escolher o tema do vídeo, estude bem este assunto pré-definido. Faça atualizações, já que as informações mudam constantemente. Tenha total domínio deste assunto para não ser pego de surpresa pelo seu público. Essa atitude é mostrada no vídeo e irradia segurança e confiança.

b) Público-alvo da marca

O webinar é sem dúvida uma estratégia eficaz e que vem sendo muito utilizada nos últimos anos. É fácil de ser consumido e a audiência se identifica rapidamente com os conteúdos em forma de vídeo.

Sua marca ganha credibilidade com vídeos bem preparados. Para aproveitar os benefícios que essa estratégia oferece, pense no seu cliente. Você deve estudar e conhecer melhor o seu público-alvo. Ele é constituído de pessoas que provavelmente vão consumir o seu produto. Pois, se identificam com ele.

Definir a persona é uma boa estratégia para compreender melhor a audiência, visto que é uma pessoa semi-fictícia que representa o consumidor. Quando você entende os hábitos da persona, será capaz de determinar o horário mais adequado para realizar o webinar.

Além dos horários, a persona fornece informações dos assuntos que lhe interessam e de onde acessam seu conteúdo. Os dados da persona se relacionam intimamente com o sucesso ou com o fracasso da sua live. Isso impacta diretamente no número de leads que possa ter.

Não se esqueça que o foco do seu conteúdo, inclusive o cenário do webinar, é baseado no público-alvo, mais especificamente na persona. A diferença de audiência pode ser muito grande.

Por exemplo: você cria conteúdos para o público infantil, o local da gravação será bem colorido com personagens infantis e muitos brinquedos. Já, se sua audiência é um público masculino adulto, o fundo escolhido pode ser mais sóbrio, com tons neutros e utilização da madeira e do metal.

c) Imagem e posicionamento da marca

Como já dissemos anteriormente, os vídeos provocam sentimentos e sensações nos espectadores. E o cenário é uma parte que ajuda na humanização da marca. Quando você assiste um filme de terror, por exemplo, o medo que sente vem do conteúdo junto com o cenário. Perceba que o ambiente escuro, deserto e geralmente antigo criam um suspense no espectador.

O mesmo acontece com o vídeo. Um fundo específico permite reforçar os valores e características da sua marca. Da mesma maneira que você usa determinadas roupas para mostrar a sua personalidade, o cenário para webinar precisa combinar com sua filosofia.

Veja o exemplo a seguir:

O tema do seu vídeo é veganismo? Então não vale colocar elementos em couro ou pele de animal decorando o ambiente. Talvez seja melhor investir em um fundo que lembra uma mata, com variados tons de verde, que transmitem paz e serenidade.

Você será capaz de escolher cenários eficientes para sua live se mantiver os pontos descritos acima como condutor para sua definição.

Inspire-se nas 5 ideias de cenário para webinar

Escolher o fundo ideal para o seu webinar pode ser um pouco trabalhoso. Afinal, são tantas opções. Mas não se preocupe. Abaixo, reunimos algumas dicas e sugestões para você não errar na hora de montar o cenário para webinar.

1. Papel de parede estampado

Esse é o modelo ideal para quem está com o orçamento apertado, mas quer colocar logo a “mão na massa”. O fundo consiste em um rolo de papel de parede preso a um suporte (fica parecido com um banner).

O deslocamento do fundo feito com papel de parede é fácil e bem simples. Assim você não fica limitado a gravar seus conteúdos somente em um local. Além disso, é possível variar as estampas do fundo e escolher aquela que mais combina com o assunto que será divulgado.

Não se esqueça de alinhar a estampa aos três passos que leu anteriormente: tema, público-alvo e imagem da marca. As cores devem estar em harmonia com o conteúdo.

2. Mesa de trabalho

Esse formato é bastante utilizado, principalmente, nos vídeos de culinária, artesanato e tutoriais diversos. Para esses casos usar a mesa de trabalho como fundo é excelente. Você terá um cenário e ao mesmo tempo um suporte para seus instrumentos de trabalho.

Para gravar o vídeo, se posicione atrás da mesa e coloque a câmera na sua frente. Dessa forma, você estará atrás da câmera e com os braços livres para manipular os materiais. Não se esqueça de arrumar tudo antes de iniciar a gravação, já que um ambiente organizado desperta sentimentos de limpeza e cuidado.

3. Quadro branco ou preto

O uso do quadro de parede, branco ou preto, é comumente encontrado em videoaulas. São usados nas explicações ou para orientar a audiência com instruções. O público vai interagir melhor com seu vídeo por causa das frases e esquemas que estão no quadro.

Como em qualquer outro cenário, você deve estar atento à iluminação. Porém, no caso dos quadros para escrever, você tem que ficar mais alerta, pois acontecem muitos reflexos nesse modelo de fundo. E sua audiência terá dificuldades para enxergar o que está contido ali.

Não se esqueça de escrever um roteiro para a gravação do vídeo. Nele você deixa claro todos os materiais que serão usados e verifica as condições de cada um. No caso do quadro, observe as canetas que vai utilizar, não deixe que a tinta acabe em plena produção do webinar.

4. Fundo desfocado

Esse modelo é ideal para webinars em ambientes externos ou em locais com muita movimentação. O fundo desfocado coloca você em evidência e possibilita que os outros fiquem em segundo plano.

O método é bastante usado no cinema e televisão. Com isso, o público se concentra naquilo em que é dado a ênfase. O fundo desfocado é muito bonito e bastante profissional. Além disso, o espectador se relaciona melhor, visto que não haverá distrações.

5. Vista panorâmica

O que acha de usar a vista da janela da sua sala ou do escritório para ser fundo do seu próximo vídeo? A vista panorâmica de um determinado local pode se tornar uma característica marcante. E mais, elas ajudam a dar dinamismo ao conteúdo.

Somente verifique a iluminação do lugar antes de iniciar o vídeo. Procure por técnicas que ajudam a refletir a luz que está contra você. Ou, grave seus vídeos no momento da melhor iluminação do ambiente.

Conclusão

Escolher cenários para webinar é uma tarefa simples, entretanto exige um pouco da sua dedicação. E conforme você leu, uma live com um conteúdo de qualidade consegue aumentar o tráfego e engajar sua audiência. Essa estratégia de marketing é utilizada por muitas empresas que já perceberam que o público gosta de consumir os conteúdos em vídeo.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre o cenário para webinar, chegou a hora de colocar os conhecimentos em prática. Confira o nosso checklist completo para você produzir o seu próprio webinar e alcançar resultados incríveis.