Loading Posts...

Se você não esteve perdido no meio de uma floresta ou desconectado da internet, sabe que o webinário é um tipo de conteúdo do momento. É cada vez maior o número de negócios que apostam nos seminários online para se aproximar do público e conquistar clientes.

Fazer um webinário ao vivo, com conteúdo bem-feito e relevante, pode ajudar a sua empresa a estreitar a relação com os clientes e ganhar mais autoridade de mercado. Mas se o evento online apresentar falhas de transmissão ou problemas no conteúdo apresentado, a sua marca pode perder a confiança do público.

Dessa maneira, é fundamental estar atento a todos os detalhes, desde o planejamento do evento até a sua transmissão. Foi pensando nisso que preparamos este artigo, com um checklist de tudo o que você precisa para fazer um webinário perfeito. Vamos nessa?

Veja só o que você aprenderá neste texto:

O que é um webinário

Antes de tudo, é muito importante entender o que é um webinário. O nome webinário vem do termo em inglês webinar, que significa Web-Based-Seminar, ou seminário baseado em rede.

De maneira geral, podemos definir um webinário como um seminário online. Ou seja, é uma apresentação, muitas vezes transmitida ao vivo pela internet, para discutir algum tema específico.

Antigamente, uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para entrar em contato com o público era por meio de palestras e seminários presenciais.

Mas hoje em dia, graças ao suporte das tecnologias digitais, esse tipo de evento pode ser realizado em qualquer lugar. Não importa se ele acontece na própria empresa ou em um auditório, o conteúdo é transmitido em tempo real para os participantes.

Um webinário pode ser utilizado para divulgar um lançamento de um produto da empresa, ensinar o público a utilizar um produto ou serviço, realizar um painel com especialistas, entre outros formatos.

E é justamente por ser um conteúdo versátil, prático e cômodo, que os seminários online estão ganhando o mundo corporativo. Para você ter uma ideia, 73% dos comerciantes B2B citam o webinário como a melhor opção para engajar o público e gerar mais leads.

Vantagens de fazer um webinário ao vivo

Você já deve ter percebido que é cada vez maior o número de marcas e empreendedores que estão realizando seminários online.

E não faltam motivos para explicar o aumento da popularidade do webinário nas estratégias de Marketing Digital de muitos negócios.

Dê só uma olhada nos principais benefícios que esse tipo de conteúdo pode oferecer para a sua marca:

1. Mais prático e fácil de fazer

Se a sua empresa já realizou algum evento presencial, como palestras, encontros e seminários, conhece de perto o trabalho que é deixar tudo organizado. É preciso encontrar um local adequado e que suporte o número de convidados, contratar um serviço de buffet, organizar o cerimonial…

Ao realizar um webinário, por outro lado, você não precisa se preocupar com nada disso!Tudo o que você precisa para realizar um seminário online é de uma câmera e uma conexão com a internet.

O seu evento pode ser gravado em uma sala na própria empresa, em um teatro, enfim, de qualquer lugar. E você não corre o risco de os convidados não conseguirem chegar até o local do webinário. Como o vídeo do evento é transmitido online, o público pode assisti-lo sem sair de casa.

2. A sua marca ganha credibilidade e autoridade

Realizar um webinário reforça a ideia de que você e sua empresa possuem domínio sobre um tema. Duvida?

Vídeos ao vivo não contam com ferramentas de edição e corte disponíveis em conteúdos normais. Assim, os espectadores entendem que se uma empresa resolveu fazer uma live sobre um assunto é porque domina de verdade esse tópico.

Assim, entregar conteúdos relevantes e úteis para o público durante um seminário ao vivo ajuda a aumentar a autoridade da empresa.

Mas atenção, o contrário também é verdade! Conteúdos mal produzidos ou que não são pertinentes para a audiência podem prejudicar a imagem da companhia. Portanto, procure sempre produzir webinários sobre temas relevantes e que ajudem o público de alguma forma.

3. Seu público fica mais engajado

Um dos desafios enfrentados por empresas é fazer o público se interessar e acompanhar um conteúdo até o final. Com os vídeos ao vivo, como é o caso de um webinário, isso é muito mais fácil.

Conhecer o rosto das pessoas que fazem parte da empresa cria uma conexão mais forte entre os consumidores e a marca. Além disso, os seminários online estimulam a interação, já que permitem que o público envie perguntas e comentários em tempo real.

Como resultado, a audiência fica mais engajada, participativa e conclui as ações que você pedir com mais facilidade, como baixar um material ou finalizar uma compra.

4. Permite capturar leads mais qualificados

Produzir um webinário é uma ótima maneira de aumentar a lista de assinantes e inscritos da sua empresa, os famosos leads. Isso acontece porque um seminário online com tema interessante e relevante é capaz de atrair muitos interessados em assisti-lo.

E quando o público enxerga um conteúdo de valor, é mais provável que resolvam compartilhar suas informações em troca de acesso. Mas não basta ter um público amplo se eles não estiverem prontos para aceitar a sua oferta com facilidade.

As pessoas que costumam assistir webinários geralmente buscam conexões mais profundas com uma marca ou informações mais relevantes que os usuários comuns. São, portanto, leads mais qualificados e preparados para avançar pelas etapas do funil de vendas. Eles mais chegam mais rápido ao momento da compra.

Dessa maneira, as oportunidades de conversão da sua companhia aumentam muito com a realização de seminários online.

Como fazer um webinário perfeito

Depois de conhecer os benefícios de realizar um seminário online, é hora de ligar a câmera e começar a gravar! Mas se você nunca produziu um conteúdo desse tipo, por onde começar?

Calma! Foi pensando em ajudar você a fazer um webinário perfeito que preparamos um checklist com os passos mais importantes para que o seu evento seja um sucesso. Vamos nessa?

1. Tenha um objetivo

Pode parecer meio óbvio, mas antes de realizar um webinário ao vivo é muito importante definir um objetivo.

O que você pretende alcançar com a realização de um seminário online? Captar novos leads para o seu negócio? Divulgar o lançamento de um novo produto? Educar os clientes sobre funções avançadas de um serviço?

Ter esse objetivo em mente ajuda a definir todas as etapas posteriores com mais facilidade, como o formato da transmissão, a linguagem, os recursos que serão utilizados etc. E acima de tudo, permitirá entregar um conteúdo realmente relevante para os participantes.

checklist para webinário

2. Defina o seu público-alvo

Tão importante quanto saber sobre o que falar é entender para quem vamos falar, ou seja, o público-alvo do seu webinário.

Afinal de contas, para que o seu seminário seja um verdadeiro sucesso, é fundamental falar a mesma língua de quem está assistindo. Não adianta fazer uma transmissão impecável se o conteúdo não for do interesse da audiência.

Por isso, não deixe de definir as personas do seu negócio. Quais os problemas que ela enfrenta e que a sua marca pode solucionar? Como ela se comporta na internet? Como ela se comunica?

Com o perfil do público-alvo definido, será mais fácil criar conteúdos mais engajantes e que conversem diretamente com os espectadores.

checklist para webinário

3. Elabore um título e resumo de impacto

Já definiu o assunto e o público do seu evento? Ótimo!

Agora é hora de pensar em um título de impacto para o seu evento. Ele precisa ser bastante chamativo e, ao mesmo tempo, deixar claro o assunto que será abordado durante a transmissão.

Essa é uma etapa muito importante, já que o título é a primeira coisa com que a audiência terá contato. Ele pode tanto atrair ou afastar a audiência. Desse modo, pense bem na hora de criá-lo.

Além disso, elabore uma pequena descrição sobre o seu webinário ao vivo. Conte um pouco sobre o tema do evento e o que a audiência pode esperar, mas sem entregar tudo o que será oferecido. É interessante deixar um ar de suspense no ar para instigar a curiosidade e atrair mais espectadores.

checklist para webinário

4. Crie um roteiro para o seu webinário ao vivo

Não é porque o webinário é transmitido ao vivo que você não precisa elaborar um roteiro do seu seminário online.

Coloque no papel os principais pontos da palestra e como eles serão abordados. Defina uma ordem de apresentação e quanto tempo você pretende gastar em cada tema.

Dessa maneira, você não corre o risco de “dar branco” durante a transmissão e poderá organizar um conteúdo mais rico e atraente para o público.

checklist para webinário

5. Defina uma data e horário para o seu evento online

O próximo passo é escolher a melhor data e horário para colocar o seu evento no ar. Afinal, não adianta criar um conteúdo incrível se na data escolhida ninguém conseguir participar. Mas como não errar nesse momento? É muito simples!

Você se lembra que recomendamos definir o seu público-alvo? Esse processo permite entender os hábitos de navegação dos seguidores da marca. Se o seu negócio possui perfis em redes sociais, pode acessar os relatórios de métricas para saber exatamente em quais dias e horários os seus fãs estão mais ativos.

Além disso, não se esqueça de conferir o calendário de feriados (principalmente nacionais e regionais) e de grandes eventos, especialmente aqueles que são do interesse da sua persona, como jogos esportivos e grandes shows.

checklist para webinário

6. Escolha uma plataforma de transmissão

Após completar todas as etapas anteriores, é hora de escolher qual plataforma será utilizada para transmitir o seu conteúdo.

Existem diversas opções disponíveis na internet, entre gratuitas e pagas. A melhor opção dependerá, entre outras coisas, dos seus objetivos, do público-alvo e dos recursos disponíveis na empresa.

Redes sociais como o Facebook e Instagram disponibilizam funções de transmissão ao vivo em seus aplicativos gratuitamente. Se os seus seguidores já estão por lá, é uma boa ideia realizar o seu evento a partir dessas plataformas.

Agora, se você quer uma ferramenta mais robusta e com recursos avançados, pode investir em plataformas pagas. Uma delas é a VidMonsters, que além de permitir inserir gatilhos em todos os vídeos, ainda disponibiliza métricas de engajamento em tempo real.

7. Ofereça uma prévia do seu conteúdo

Como você vem planejando a sua transmissão há algum tempo, é importante manter o interesse do público até a data marcada. Uma dica matadora é oferecer uma pequena demonstração do que vai ser tratado durante o webinário.

Para isso, envie por email alguns teasers ou comunicados para os inscritos, crie posts nas redes sociais e anúncios no blog da marca. Conte um pouco sobre o assunto do seminário e como ele vai ajudar o público.

Além de encher os olhos da audiência, fazendo com que ela se mantenha interessada no evento, você ainda estabelece uma relação mais próxima dela.

8. Tenha um espaço para perguntas durante o webinar

Uma das coisas mais legais de uma transmissão ao vivo, como um webinário, é que eles possibilitam a interação dos espectadores em tempo real.

Seja por meio de perguntas, comentários e reações, a participação do público aumenta o engajamento e a conversão. Por isso, lembre-se de ter um espaço durante o evento para que os espectadores enviem comentários e participem do conteúdo.

checklist para webinário

9. Prepare o cenário do seu webinário

O grande dia do seu seminário online está chegando. Agora é hora de escolher o lugar de onde o seu vídeo será transmitido.

É importante ter muito cuidado nesse momento. O ambiente precisa ser silencioso, sem interferências de ruídos externos ou pessoas passando a todo instante. Além disso, o cenário precisa ser discreto e fazer sentido com o tema da palestra. Lembre-se de que o foco deve estar no palestrante e no conteúdo abordado.

Qualquer distração pode fazer o público abandonar o webinar. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

10. Teste os seus equipamentos

Todo mundo sabe que acidentes acontecem, mas é possível garantir que nada saia errado na hora do seu webinário ao vivo.

Antes de começar a transmissão, reserve um tempo para conferir se todos os equipamentos estão funcionando bem. Teste as câmeras, microfones, a iluminação e a sua internet. Desse modo, você evita quedas de conexão, travamentos, áudio com ruídos e imagens distorcidas. Além de oferecer um conteúdo de qualidade e atraente para o seu público.

checklist para webinário

Equipamentos para webinário

E já que estamos falando de equipamentos, que tal conhecer os principais instrumentos utilizados para fazer um webinário? De maneira geral, para começar uma transmissão ao vivo basta ter:

  • uma câmera para filmar o conteúdo;
  • microfones para captar as falas dos palestrantes com clareza;
  • equipamentos de iluminação para melhorar a qualidade da imagem.

A seguir, vamos explicar um pouco sobre cada equipamento para webinar e como escolher o melhor. Confira:

a) Câmera

Esse talvez seja o principal equipamento para webinar. Afinal de contas, a câmera será a responsável por filmar toda a palestra.

Sendo assim, é importante escolher um modelo que apresente boa qualidade e resolução de imagem. Isso garante que o conteúdo entregue seja atraente para o público.

Existem muitas câmeras de vídeo no mercado, desde modelos mais básicos e baratos até filmadoras profissionais e cheias de recursos. Mas para fazer um webinário perfeito, não é preciso gastar muito. Algumas webcans contam com lentes de qualidade e filmam em alta resolução.

Para escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades, lembre-se de avaliar o quanto você pode gastar e os seus conhecimentos técnicos em filmagem.

ferramentas para webinar

A Logitech C920 custa a partir de R$ 300 e conta com filmagem em FullHD, ideal para um webinário.

b) Microfone

Depois da imagem, o áudio é o aspecto mais importante de um vídeo. Ele precisa ser claro e sem distorções e ruídos para que o público consiga entender o que você está falando.

Sendo assim, na hora de escolher os equipamentos para o seu webinário, evite usar os microfones integrados das câmeras, notebooks e celular e adquira bons microfones.

Existem microfones de lapela (aqueles que ficam presos na roupa), direcionais, bluetooth, sem fio, entre outros. Cada um desses tipos é indicado para um tipo de vídeo ou situação diferentes. Assim como no caso das câmeras, existem diversos modelos de microfones, dos mais baratos aos mais caros. E claro, a qualidade também varia.

melhores microfones

O CSR Em 100 é um microfone de lapela com bom custo-benefício. Conta com áudio de qualidade por apenas R$ 100.

c) Iluminação

Você investiu em câmeras profissionais, mas na hora da transmissão a imagem ficou escura e cheia de ruído? Não se desespere! O problema pode estar na iluminação. Ou melhor, na falta dela.

Uma boa iluminação ajuda a manter a imagem limpa e com qualidade profissional. E para isso, é fundamental investir em equipamentos de luz para filmagem.

Existem muitas opções para iluminar o seu webinário ao vivo, como softboxes, ring lights, rebatedores de luz e a famosa China Ball. Todos esses equipamentos ajudam a manter o foco no palestrante e deixar o seu vídeo mais limpo.

ferramentas para webinar

Para quem quer um vídeo bem iluminado, mas não pode gastar muito, a China Ball é uma opção “caseira” e barata.

Ferramentas para webinários

Além de equipamentos de áudio, vídeo e iluminação, para fazer um seminário de qualidade, é importante contar com as ferramentas certas.

Nós já falamos um pouco sobre as plataformas de transmissão para você hospedar o seu evento ao vivo, como as redes sociais. Mas existem algumas opções voltadas especificamente para esse tipo de conteúdo.

Separamos algumas delas abaixo. Vamos lá?

1. WebinarJam

O WebinarJam é uma das ferramentas para webinar mais famosas e completas do mercado, oferecendo um grande número de funcionalidades para seminários online.

Entre as opções disponíveis estão login com um clique, possibilidade de banir usuários, além de páginas pré-conferência com um contador regressivo e disparo programado de lembretes para os inscritos.

Apesar dessas vantagens, o WebinarJam encontra-se totalmente em inglês, o que pode ser um empecilho para quem não domina a língua. A plataforma conta com assinaturas com preços a partir de 40 dólares mensais.

2. GoToWebinar

A ferramenta de reuniões online GoToMeeting possui uma versão exclusiva para webinars, chamada GoToWebinar.

Entre as principais funcionalidades desse serviço está a possibilidade de gravar e arquivar as transmissões em alta definição, realizar pesquisas e enquetes com o público e disponibilizar um serviço de registro de usuários.

Por outro lado, a plataforma conta com um limite de participantes nas transmissões, o que pode ser prejudicial para quem pretende realizar grandes eventos. O GoToWebinar conta com planos que variam de 89 dólares a 429 dólares mensais, de acordo com as funções escolhidas.

3. ClickMeeting

O ClickMeeting é outra ferramenta bastante completa para realizar um webinário ao vivo.

Além de transmitir e hospedar os vídeos, a plataforma ainda oferece recursos como disparo de lembretes personalizados para os inscritos, sala de espera, compartilhamento de tela e métricas de resultado.

O serviço conta com uma versão de testes gratuita com duração de 30 dias. Mas para ter acesso a todas as funções, é necessário escolher um dos planos disponíveis, com preços a partir de 21 dólares mensais.

4. Eventials

Com uma versão em português, o Eventials é uma plataforma para webinar bastante simples de usar. Apesar disso, conta com funções interessantes, como geração de formulários de inscrição, compartilhamento de tela, streaming adaptativo e acesso a estatísticas de desempenho.

Para ter acesso a todas essas funções, é necessário adquirir um dos planos, com preços entre 69 e 399 reais ao mês.

5. VidMonsters

A VidMonsters é uma plataforma de transmissão de vídeos completa e que oferece uma série de ferramentas para aproveitar ao máximo o formato de webinário.

Totalmente em português, essa ferramenta permite programar e transmitir suas palestras ao vivo simultaneamente no YouTube e Facebook. Dessa maneira, você alcança mais usuários sem gastar a mais por isso.

Além disso, a VidMonsters conta com integração com softwares de automação, hospedagem de vídeos segura, inserção de CTAs nos vídeos, chat em tempo real e acesso à métricas das transmissões ao vivo.

A plataforma oferece planos a partir de 80 reais mensais, com garantia de 14 dias para testar e comprovar a eficácia do serviço.

Como divulgar o seu webinario ao vivo

Para ter o maior número possível de pessoas interessadas assistindo ao seu webinário, é necessário investir em uma divulgação de qualidade.

Existem diversas maneiras de promover uma transmissão ao vivo. Conheça algumas delas:

  • Não subestime o poder do email marketing. Envie mensagens atraentes e personalizadas para a sua base de contatos com um link para a página de inscrição.
  • Faça posts nas redes sociais convidando os fãs para participarem do seu webinário. Crie uma agenda de publicações regulares até a data do evento para manter o interesse do público.
  • Publique posts no blog da empresa falando um pouco sobre o seminário ao vivo e os seus benefícios para o público. E claro, inclua um link para a página de inscrição.
  • Crie imagens para ilustrar suas peças de divulgação. As artes precisam ser atraentes e se relacionarem com a identidade da empresa e também com o tema do webinário.
  • Suba pequenos teasers em vídeo contando um pouco sobre o tema e metodologia da sua palestra. Publique esse conteúdo no YouTube, Instagram, Facebook, enfim, onde a sua persona estiver.
  • Dispare lembretes alertando sobre o início do webinar para que os inscritos não percam a sua transmissão.

Não se esqueça que cada canal possui uma linguagem própria. Sendo assim, planeje a sua divulgação com cuidado para atrair muitos espectadores para a sua transmissão ao vivo.

Por que não pular etapas deste checklist para webinário

Se você já fez alguma transmissão ao vivo na vida, deve estar achando o nosso checklist muito trabalhoso e até desnecessário. Entretanto, é importante seguir todas as dicas que compartilhamos neste texto.

Esse checklist vai garantir que tudo – assunto, data, equipamentos – esteja em ordem para o dia do seu evento. Por isso, siga as nossas dicas durante o seu webinário ao vivo. Garantimos que o esforço será recompensado!

Mas não pense que o trabalho para por aí. Neste texto você aprendeu como é e como organizar o webinário perfeito. Que tal descobrir como gerar leads qualificados através de um seminário online? Clique aqui e acesse o guia completo e prático que preparamos.

Marcos Pereira

Jornalista e redator