VidMonsters
Por VidMonsters

7 dicas de como fazer um briefing perfeito

VidMonsters
Por VidMonsters

O briefing é uma das partes mais importantes no processo de produção de conteúdo. Por meio dele é que o cliente informa tudo o que ele quer e precisa com o projeto. Em outras palavras, ele é um documento detalhado que simplifica a comunicação entre os criativos e as empresas. Mas você sabe como fazer um briefing?

Hoje, você vai desvendar os mistérios dessa ferramenta fundamental para sua estratégia de marketing. Além disso, vai conferir dicas sensacionais que serão uma mão na roda para você. Para ver tudo isso é só rolar a página!

O que é o briefing?

O briefing é um documento que detalha o escopo do projeto, o cliente, o produto, os prazos, verba disponível e outras informações fundamentais para dar início ao desenvolvimento de um produto comunicacional.

É uma maneira de informar ao criativo o que será necessário para executar o projeto: qual é o valor máximo, para quem será feito, como deve ser criado. É uma forma de traduzir a sua ideia para quem vai tirá-la do papel.

Esse documento é utilizado na produção de peças gráficas, vídeos, textos, sites e todo esse universo audiovisual e podemos pensar nele como uma espécie de guia, já que ele dita os passos que devem ser seguidos para criar o conteúdo.

Por que um briefing de qualidade é tão importante?

Antes de conhecer as dicas sobre como fazer um briefing, é importante entender por quê essa ferramenta é tão importante.

Pode não ter ficado claro para você, mas o documento é que dá as coordenadas para os envolvidos. Assim, eles vão saber exatamente o que o contratante deseja alcançar com o vídeo, com quem ele quer conversar e qual caminho seguir.

Ele permite entender melhor quem é o locutor, outra informação importante se você deseja levar uma mensagem do jeito certo. Por isso, é fundamental que você use o briefing.

Como fazer um briefing perfeito em 7 dicas simples

Você pediu, a gente atendeu. Aqui estão os truques que vão ajudar você a entender como fazer um briefing perfeito para o seu projeto!

1. Defina quem você é

No briefing, é importante deixar claro quem é você, qual é o seu produto ou negócio, qual é a sua missão, sua visão e seus valores. Dessa forma, o responsável pela criação vai entender o que condiz ou não com a sua imagem e pensará num projeto que faça sentido para a sua marca.

Best Fresh Off The Boat GIF by ABC Network

2. Busque referências

Se inspirar em ideias inovadoras que são lançadas todos os dias é uma boa coisa. Observando esses produtos, você pode pensar em novas formas de passar sua mensagem e entender quais os caminhos que prefere seguir no seu projeto.

Ter referências pode ajudar ainda mais porque você vai inserir um conteúdo visual que ajudará a esclarecer os seus objetivos com o seu produto.

Mas vale lembrar que se inspirar é diferente de copiar. Então, cuidado para que você não ultrapasse a linha que define um e outro. É muito bom abrir os olhos para novas ideias e novas formas de criar conteúdo, mas tem que ser a sua criação, não a dos outros. Atenção!

3. Pesquise os concorrentes

Saber o que os seus concorrentes andam fazendo também é importante. Afinal, você precisa conhecê-los para pensar no que você pode oferecer que eles não podem e na abordagem, que pode ser mais criativa e assertiva.

Conhecendo o que já está disponível no mercado é que você pensará em meios de passar a sua mensagem de um jeito diferente! Aqui, vale aquela velha frase: mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.

E a gente sabe, parece meio drástico demais. Mas, acredite: é informação é poder quando se trata da concorrência.

4. Seja claro

Se você tem dúvidas sobre como fazer um briefing, siga a dica mais simples de todas: seja claro. Lembre-se de que você precisa fazer com que o seu objetivo seja entendido pelo criativo. Então, pense na forma mais básica de descrever o seu negócio, de pontuar seus objetivos e de descrever o seu público-alvo e aposte nisso!

Ah, e quando falamos para ser claro, não significa que você precisa poupar detalhes. Pelo contrário! Quanto mais detalhado for o briefing, maiores são as chances de fazer com que o profissional da criação entenda suas demandas.

5. Trace seus objetivos

É importante ser preciso quanto a isso. Pontue os seus objetivos com o vídeo, o texto ou o produto que você quer e explique cada um deles. Porque é assim que o desenvolvedor vai compreender o que ele precisa fazer para te ajudar a alcançar o que você quer e quais são os melhores caminhos para fazê-lo.

6. Pense no público-alvo

É importante frisar que o criativo não conhece o seu público-alvo, você sim. Então, para ajudá-lo a criar o trabalho perfeito, é imprescindível que você explique para ele qual é o seu público.

O que ele quer? Como ele gosta de receber informação? Ele prefere conteúdos curtos? O humor funciona melhor para engajá-los? Você tem esses dedos e precisa compartilhar para que o alvo fique claro.

7. Lembre-se dos prazos e orçamentos

Quando você pensa em como fazer um briefing, você normalmente deixa de fora os pensamentos sobre prazos e orçamentos. Mas saiba que adicionar esses detalhes é sim importante. A pessoa responsável por gerir o negócio precisa saber qual é o prazo disponível e o preço que você está disposto a pagar para obter o produto.

E, já que falamos de orçamento: é muito bom encontrar um preço que atenda a sua demanda; mas você precisa priorizar a qualidade. Porque não adianta ter o projeto realizado de forma rápida ou barata (talvez até os dois), se você vai ter como resultado final um produto que não vai agregar valor à sua marca.

Por isso, procure orçar e colocar o projeto para andar com a maior antecedência possível. Dessa forma, você poderá dar um prazo mais longo e vai conseguir manter o preço mais baixo, porque não terá urgência na demanda. Além disso, sempre peça o portfólio do produtor, para conferir qual é o padrão de entrega dele e se assegurar de que é aquilo mesmo que você quer.

Conclusão

Se você tiver tirado alguma lição desse post, que seja a seguinte: saber como fazer um briefing completo é a chave para o sucesso dos seus projetos. A rima foi acidental, mas a mensagem é a mais pura realidade.

Afinal, como deu para perceber nesse post, o briefing tem um papel muito importante durante a produção dos conteúdos da sua empresa e, quando feito com seriedade, faz uma grande diferença.

Por isso, nunca negligencie a sua importância e sempre pesquise – e muito – cada uma das etapas citadas acima. Quanto mais informações você disponibilizar no seu briefing, maiores são as chances de receber um trabalho bem feito.

Agora que você já aprendeu como fazer um briefing perfeito, está preparado para o próximo passo! Clique aqui e descubra como fazer um roteiro avassalador.