Loading Posts...

Utilizar vídeos para chamar a atenção do seu público é uma tática cada vez mais comum entre as empresas. Nós já explicamos a razão de todo o alvoroço antes, mas, só para relembrar, os vídeos são mais fáceis de se assistir, chamam mais atenção e dão um ar mais pessoal ao conteúdo, seja ele referente a um produto ou a um serviço. E como essa misturinha de marketing de conteúdo e o audiovisual gerou um material tão bombástico, cá estamos nós para ensinar como fazer vídeo marketing!

O que é e como fazer Vídeo Marketing

Se você chegou até aqui, já sabe o que é marketing de conteúdo e qual é sua relevância para o nosso planejamento, certo? O vídeo marketing é nada mais que a junção dessa tática com a produção de vídeos. Ah, e já que estamos seguindo a mesma linha, seu resultado deve ser um material criativo, de interesse e utilidade para quem assiste e condizente com a missão e as diretrizes da marca.

E tá, você entendeu essa parte. Mas agora deve estar se perguntando o porquê de se dar ao trabalho de produzir um vídeo, que, a princípio, parece bem mais complicado que um texto. Acertamos?

A resposta é, na verdade, dividida em duas partes. A primeira é que a produção de vídeo não precisa ser dispendiosa e cara – inclusive, está super na moda apostar no mobile! – e, a segunda, a gente mostra agora:

  • Quantas vezes você já consumiu conteúdo em vídeo dos mais diversos segmentos em uma fuçadinha na internet? A explicação para isso é simples: eles chamam a nossa atenção!
  • Além disso, as empresas sabem que o Youtube, por exemplo, recebe números massivos de usuários todos os dias. Os acessos diários por lá ultrapassam o marco de 1 bilhão.
  • No Google, as buscas de vídeos geram mais de 41% mais cliques do que outras mídias.
  • E quem é que não busca por reviews em vídeo antes de comprar alguma coisa que atire a primeira pedra. É, as marcas sabem disso, os buscadores sabem disso e, agora, você também sabe.

E aí, convencido? Então vamos logo ver como fazer vídeo marketing!

Por onde começar?

Essa talvez seja a frase mais simples que você vai ler hoje, mas, para começar, é preciso se planejar. Eu sei, eu sei, todo mundo fala isso. Mas nada na internet funciona sem planejamento e os vídeos não vão fugir disso. Então, mãos à obra!

Vamos invocar as táticas de marketing e pontuar objetivos que sejam específicos, mensuráveis e relevantes. Assim, você vai ter certeza de que está indo atrás de algo certo. 

Conheça seu público

Esse é quase um mantra do marketing, certo? Mas é um passo que não pode faltar se você quer aprender como fazer vídeo marketing. Assim como quando produzimos um texto, na hora de criar um vídeo é muito importante que tenhamos noção de quem queremos atingir, se podemos ajudar e como faremos isso.

Portanto, foco na persona! O que vai captar sua atenção? Qual dos problemas pode ser solucionado pela sua empresa? Ela reage melhor a humor ou um material mais sério? Estude e conheça as respostas para essas e todas as outras respostas e, só então, passe para o próximo passo.

Escolha a ferramenta ideal

Já sabe o que quer e a quem você atingir? Então é a hora de escolher como. E, antes que sua mente vá até os materiais mais caros, saiba que é possível produzir vídeos utilizando equipamentos mobile e aplicativos variados que permitem que você aprimore a qualidade do seu som e da sua imagem. Viu? Você não tem desculpa para não começar a produzir conteúdo!

Só é importante lembrar que, mesmo usando e abusando dessas técnicas da modernidade, é primordial que seu vídeo tenha um bom conteúdo e qualidade excelente. Até porque ninguém para para assistir a um vídeo que não tem nenhum dos dois, certo?

Seja inovador em seus vídeos

A lei básica da selva – ou, no caso, das redes sociais – é pensar fora da caixa. Como vimos no início do texto, investir em vídeos não é uma exclusividade sua. Todos estão por aí, em busca de uma boa ideia e de um bom conteúdo, a um passo de inserir o vídeo antes de você. Por isso, uma das dicas mais preciosas de como fazer vídeo marketing de qualidade, é ser inovador.

É a hora de incorporar a onda de ideias na empresa e buscar por aquela que tenha timing, significado e relevância. Coloque a cabeça para funcionar!

Fale sobre o que você conhece

Quando você começa a escrever um livro, um artigo ou até mesmo o seu TCC, alguém vai aparecer para te dar esse conselho: escreva sobre o que você conhece. Parece estranho ou simplório, mas não é. Pelo contrário, esse é um dos conselhos mais ricos que existem.

Quando você fala sobre o que conhece, você garante propriedade sobre o assunto, segurança – que capta a atenção de todos os que são atingidos pelo conteúdo -, tem respaldo em caso de discussões referentes ao seu tópico e bem, vai ser muito mais provável que consiga ajudar pessoas com sucesso publicando esse conteúdo. Por isso, quando for fazer o roteiro, pense bem no que você sabe e no que pode fazer pelos outros.

Insira CTAs relevantes

Não adianta nada investir seu tempo, esforço e equipe em um projeto e, no fim, inserir um CTA que não provoca ninguém a seguir adiante. Então, não tenha apenas a ideia perfeita; assegure-se de que o CTA inserido no vídeo vai mesmo levar as pessoas para o próximo nível!

Teste uma, duas, três vezes

Testar o conteúdo antes de enviar para a rede é essencial. Então, não se esqueça desse passo básico, mas muito importante, na hora de lançar seu vídeo.

Não seja um artista de um sucesso só

Não deixe que todo o seu esforço morra na praia. Acompanhar a repercussão do vídeo fará com que você tenha mais chances de receber um feedback completo do que foi e do que não foi eficiente nessa experiência. E é a partir desse resultado que surgirão mais ideias e oportunidades para construir mais vídeos e garantir um espaço no feed e nos corações dos clientes espalhados por aí.

Por isso, tenha registrado todos os passos – desde o planejamento, à postagem – e faça disso um caminho por onde todos os outros projetos passarão. Assim, você terá certeza de que não é uma coincidência, mas a competência dos envolvidos e um método assertivo que o trouxe ao lugar em que você chegou.

Ah! E traçar esse caminho é importante também em caso de erros. Lembra que dizem que aprendermos com eles? Pois é! Dessa forma, você conseguirá entender onde exatamente as coisas desandaram e, assim, vai saber como fazer diferente na próxima vez.

Depois de ler esse post é impossível querer ficar de fora dessa onda audiovisual que rende não só likes, mas o aumento da receita para a sua empresa. Estamos certos ou estamos certos?

Por isso, depois de aprender como fazer vídeo marketing, é hora de dar o próximo passo para o sucesso: clique aqui para entender como inserí-lo no seu planejamento. Se você não quer deixar essa chance passar; diga olá ao seu futuro brilhante nas redes sociais e, claro, no mundo