VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra agora como ganhar dinheiro com Webinar em 7 passos

VidMonsters
Por VidMonsters

Você já deve saber que webinários são um verdadeiro fenômeno na internet e excelentes ferramentas para aumentas as vendas. Mas você sabe como ganhar dinheiro com webinar?

Entre os formatos de conteúdo, o vídeo é um dos mais consumidos pelos internautas. Afinal, ele é mais dinâmico, interativo e engajador. Além disso, vídeos permitem mostrar detalhes que textos e fotos não conseguem. Não é à toa que 90% dos usuários consideram que vídeos de produtos ajudam a decidir pela compra.

Mas para lucrar com essa estratégia, é preciso planejar muito e ficar de olho em detalhes importantes. Então, se você quer saber como ganhar dinheiro com webinar, continue lendo este texto e confira nossas dicas. Vamos lá?

Por que usar webinars para vender e lucrar?

Você decide que fazer uma transmissão ao vivo pode ser uma boa ideia para promover o seu negócio e aumentar as vendas. Mas ainda não está muito certo dos benefícios que essa estratégia pode trazer para você. Afinal, talvez você se pergunte por que não criar um vídeo de vendas em vez disso?

São muitas as vantagens que vemos para que você faça essa escolha. Os principais pontos são:

  • Mais engajamento: ativando gatilhos mentais, como o da prova social e da comunidade, seu público se sente parte de algo maior e, automaticamente, fica mais envolvido;

  • Maior autoridade da marca: é bem possível que você já tenha ouvido alguém dizer que quem sabe faz ao vivo. Mesmo que seja gravado, o webinar transmite essa sensação de que está acontecendo naquele momento e agrega mais autoridade, demonstrando que o apresentador tem segurança e confiança no que faz;

  • Relacionamento mais próximo: outra vantagem desse tipo de vídeo é que ele aproxima você do seu público. Além de se sentir mais à vontade para fazer perguntas, o espectador também se sente mais próximo da marca, já que vê quem é a cara do seu negócio;

  • Leads qualificados: uma pessoa que se inscreve no seu webinar pode até não comparecer, mas uma coisa ela demonstra: está interessada no tema que você abordará e acredita na sua fala. Por isso, webinars também são uma fonte de geração rápida de leads qualificados;

  • Ciclo de vendas menor: algumas pessoas que assistem ao seu webinar talvez já caminham pelo seu funil de vendas há algum tempo. De qualquer forma, um prospect que acabou de conhecer o seu negócio pode estar na mesma transmissão. Pensando nesse último caso, esse público vai fazer a jornada do cliente junto de você, durante a transmissão do webinar. Assim, o ciclo de vendas que pode durar pouco mais de uma hora.

Como ganhar dinheiro com webinar?

Um ponto muito interessante desse tipo de vídeo é que só fazendo você conseguirá melhorar a sua performance.

Às vezes você acredita que seria melhor se tivesse um cenário mais adequado e um equipamento profissional. Pode ser que você não fale tão bem na frente das câmeras. Mas o melhor caminho para ficar cada vez melhor em um webinar é justamente realizando algum.

É importante que você conheça sobre o assunto que promete apresentar e também que crie um breve roteiro para ter mais segurança na hora da transmissão. Além disso, teste tudo o que será utilizado e, se possível, conte com alguém para ajudar você a operar todas as ferramentas antes de iniciar sua apresentação.

Lembre-se que o conteúdo precisa ser relevante para a audiência e a oferta precisa ser bastante clara e, ao mesmo tempo, irresistível.

A seguir, apresentamos 7 dicas muito importantes para você entender como ganhar dinheiro com webinar.

1. Escolha um produto para vender

Muitas vezes, as pessoas criam um produto e decidem fazer um webinário para vendê-lo. Essa é uma excelente estratégia e geralmente traz resultados surpreendentes, mas isso não significa que você não possa ganhar dinheiro com transmissões sem ter um produto.

Existem plataformas, como a Hotmart, que mediam um excelente mercado: o de afiliados. Você pode escolher um produto, se afiliar, vendê-lo e ganhar uma comissão em cima de cada venda. Para isso, é fundamental que aquilo que você escolher para ofertar faça sentido para a sua audiência e que a oferta seja realmente relevante.

2. Use as redes sociais como canal de divulgação do webinar

Um dos maiores segredos para aprender como ganhar dinheiro com webinar é divulgar o evento. Afinal, se ninguém assistir a sua transmissão, você não terá clientes!

Pode ser que você já tenha uma lista e esteja apostando nela para fazer a sua transmissão. Entretanto, se você divulgar nos canais do seu negócio, a visibilidade e alcance podem ultrapassar os contatos que você já tem. O mais importante, quem se inscreve em um webinar dessa forma, já demonstra interesse pelo assunto e maior possibilidade de compra.

Mesmo que você não use anúncios pagos para isso, crie um plano para a divulgação, com chamadas diferentes para o mesmo webinário. Além disso, teste estratégias para viralizar a postagem ou, pelo menos, incentivar o compartilhamento da mensagem.

3. Alimente sua lista de e-mail para ter mais convidados e inscritos

Uma boa lista de e-mail é sinal de um bom retorno com seu conteúdo. Talvez você já tenha uma base de dados ou ainda esteja capturando os seus primeiros contatos.

O importante é ter consciência de que fazer isso de maneira ética, sem comprar listas, por exemplo, traz resultados muito mais positivos. Além disso, existem algumas técnicas para aquecer seus convidados.

Crie conteúdos inéditos e relevantes que sejam relacionados ao assunto que você apresentará na sua transmissão. Monte um calendário editorial para a divulgação dessas publicações e deixe a audiência mais inteirada sobre o assunto e motivada a participar do webinar.

4. Desenvolva a autoridade de mercado da sua marca

Publique conteúdos relevantes sobre o assunto do seu webinar e também do seu nicho de mercado. Uma boa estratégia é apostar na estratégia de co-marketing (na qual você publica seu conteúdo no site de parceiros) e seja colaborador em sites e blogs relevantes para o seu nicho.

Depois, é só reunir os nomes e logomarcas dessas autoridades do seu mercado e agregar o valor à sua marca.

5. Entre em contato com os participantes que não adquiriram sua oferta

Como ganhar dinheiro com webinar se não é todo mundo que compra os seus produtos no final do evento? Simples.

Se o espectador acompanhou seu webinar ele já se torna um cliente potencial. Para que você não perca oportunidades, é importante se lembrar de convidar todos esses participantes que não concluíram a compra a se inscrever na sua lista.

Assim, você poderá convidá-los para novas oportunidades, inserindo esse lead em novos funis de vendas, até finalmente converter o prospect em cliente.

plataforma de webinar vidmonsters

6. Capriche na landing page

Apesar de existirem diversas estratégias para que uma página de captura para a inscrição no webinar converta mais, existem alguns princípios que você deve ficar atento. O título, por exemplo, deve ser curto, simples, direto e, ainda por cima, atrativo. Ele deve convencer o usuário de que vale a pena se inscrever no webinário.

Outro ponto importante é o layout que deve ser limpo, equilibrado e transmitir emoções coerentes ao que você está vendendo. Não é porque fotos de cachorros fofos convertem que você precisa usá-los como fundo de uma landing page para um webinar sobre produtividade corporativa.

Outra dica importante é o uso de testes A/B das suas landing pages. Assim, você cria várias versões de sucesso para capturar leads e a que estiver convertendo mais será aquela para a qual o seu público será direcionado.

7. Use CTAs diretamente no vídeo

Você já conhece os gatilhos de conversão dentro do vídeo? Nós da VidMonsters já percebemos o quanto essa estratégia otimiza as conversões. Para o caso de webinars, esse é o sucesso total. Isso porque você consegue criar engajamento sem que a audiência precise sair da tela.

Além disso, você transmite segurança e cria um ambiente mais propício para conversão quando você insere na tela botões que direcionam para a página de vendas ou, mais fantástico ainda, cria formulários para que a pessoa realize a compra inserindo os dados na mesma tela que assiste o vídeo, sem perder a atenção em você e fechando a compra.

Quais são os principais tipos de webinar para ganhar dinheiro?

Como o webinário é um forte meio de vendas com excelente custo-benefício, vemos que muitas pessoas usam essa estratégia para oferecer o seu mix de produtos e serviços. Alguns têm apresentado resultados tão expressivos que ficaram populares como oportunidade de vendas em webinars.

Confira quais são eles:

1. Palestras

As palestras podem servir para vender outros produtos e serviços como livros e cursos, fazendo upselling e downselling. Entretanto, existem muitas personalidades que vivem da venda da própria palestra em si.

A questão é que quando esse formato é físico, o palestrante precisa se deslocar até onde o seu público está, viajando constantemente, muitas vezes para atingir uma pequena audiência. Essa é uma das formas de monetização com webinários.

2. Lançamento de produtos

Você tem uma novidade e quer apresentar ela de primeira mão para seus prospects e clientes? Talvez um webinar seja uma maneira eficaz de mostrar o valor do que você está oferecendo e, ao mesmo tempo, criar o ambiente propício para uma venda coletiva.

3. Tutoriais

Um tutorial serve para serviços, mas especialmente para produtos físicos. Primeiro você ensina como usar a sua solução, mostra todas as vantagens e detalhes do produto.

No momento da oferta, o cliente tem uma ideia mais concreta sobre o que você oferece, mesmo que ele ainda não tenha visto fisicamente o produto, pegado ele. Esse tipo de webinário estimula bastante as vendas.

4. Treinamentos

Treinamentos online estão em alta, seja um coach, um mentor corporativo ou um terapeuta que promove resultados expressivos com suas técnicas, seja design thinking, comunicação não-violenta ou acupuntura sem agulhas.

O importante é que você pode atender empresas sem precisar se deslocar até cada localidade ou ainda precisar reunir colaboradores de diversas unidades para fazer a capacitação.

Viu como ganhar dinheiro com webinar é simples e pode gerar muitos resultados para o seu negócio? Esperamos que com este texto você tenha tido muitos insights para deixar suas transmissões mais dinâmicas, interessantes para a sua persona e com estratégias e argumentos que realmente convençam e gerem vendas.

Se você quiser continuar acompanhando estratégias para melhorar seus resultados com vídeo marketing, assine a nossa newsletter. Assim, você garante os melhores conteúdos e novidades sobre o assunto e o sucesso das suas campanhas!

Plataforma de webinars e hospedagem de vídeo