Loading Posts...

Todas as empresas que estão começando as suas estratégias nas redes sociais passam por uma dúvida em comum: como ganhar seguidores no Instagram de modo rápido e confiável?

Algumas marcas adotam estratégias controversas, como comprar seguidores ou mesmo copiar as estratégias dos concorrentes.

Mas existem muitas outras estratégias que a sua empresa pode adotar para conseguir seguidores na rede social que já possui mais de 50 milhões de usuário, apenas no Brasil. E é disso que iremos falar neste artigo. Confira!

Vale a pena comprar seguidores no Instagram?

Muitas empresas, quando começam a fazer a gestão de redes sociais, voltam-se para a prática de comprar seguidores no Instagram. Com isso, esperam alcançar um público maior em um curto espaço de tempo.

Entretanto, embora isso de fato cumpra o seu propósito – aumentar rapidamente o número de pessoas seguindo a página – não é uma estratégia efetiva e que de fato promova o conteúdo e a marca.

Muitas vezes, esses seguidores são compostos por perfis falsos. E mesmo quando são perfis reais, são usuários que não pertencem ao nicho no qual sua empresa atua.

Por isso, embora essa tática atraia mais seguidores, eles dificilmente irão interagir com as postagens. Por causa disso, o conteúdo não irá gerar engajamento e as redes sociais da empresa terão muitos números, mas pouco resultado.

O pior caso ainda é se estes seguidores forem perfis falsos. Com as recorrentes limpezas de perfis falsos que o Instagram realiza, o perfil da sua empresa poderá perder boa parte dos seguidores. E isso acaba prejudicando a reputação de sua página na rede social.

Como ganhar seguidores no Instagram

Se comprar seguidores no Instagram não é recomendável, então qual a melhor estratégia? Se você quer turbinar o seu alcance na rede social, confira abaixo 20 dicas práticas:

1. Use um perfil de negócio 

Ainda que o Instagram permita utilizar um perfil pessoal, realizar seu marketing digital através de um perfil de negócio é muito mais vantajoso. Isto porque este tipo de perfil permite o acesso a informações úteis sobre os seguidores e os conteúdos postados.

Essas métricas podem ser utilizadas para incrementar a popularidade da página. É possível identificar quando os usuários estão mais ativos, os posts mais visualizados, entre outros pontos.

Com isso, é possível melhorar a presença de sua empresa nas redes sociais, aumentando a eficiência de anúncios pagos. Além disso, fica mais simples entender o comportamento do público, ajudando na construção de uma persona para a sua empresa.

instagram shopping

2. Use a “biografia” a seu favor 

Ganhar seguidores no Instagram não é uma tarefa imediata. É preciso utilizar todos os recursos da plataforma para aumentar o número de pessoas que acompanham a página.

Um destes exemplos é o espaço destinado à biografia na página da empresa. Esse é o único local para inserir links e deve ser utilizado corretamente para atrair o público.

Use esse espaço para inserir informações indispensáveis a respeito do serviço prestado por sua empresa, assim como links que encaminhem o usuário a blogs, sites ou outras plataformas da marca.

3. Conecte o Instagram com outras redes sociais

Não é incomum que várias empresas utilizem apenas o Instagram como canal em suas estratégias de marketing digital. Entretanto, o uso do Instagram é potencializado quando feito em conjunto com outras mídias.

Utilizando de perfil de negócios a plataforma já solicita a utilização combinada a uma página do Facebook, por exemplo.

Por isso, combine o Instagram a outras redes sociais, como Twitter, Pinterest, Youtube, LinkedIn e Facebook. Isso aumenta o alcance da sua empresa na internet, permitindo que os seguidores de uma plataforma também sigam a sua empresa em outras redes.

4.  Prefira fotos originais

As imagens postadas são a primeira coisa que o usuário vê  ao acessar o perfil de sua empresa no Instagram.

Portanto, se você está pensando em como ganhar seguidores no Instagram, prefira usar imagens originais, criadas por sua equipe. E certifique-se de que tenham boa qualidade e que se destaquem, prendendo a atenção dos usuários.

5.  Use #hashtags

O uso das hastags permite que o conteúdo postado alcance um maior número de pessoas. E para aumentar o número de seguidores no Instagram de sua empresa, esta é uma boa forma alcançar mais pessoas.

Ao usar as hashtags, procure utilizar aquelas que estejam relacionadas ao conteúdo que está postando e que também sejam populares.

Uma dica para descobrir hashtags populares é o uso de plataformas de busca de palavras-chave. Dois exemplos são o Keyword Tool e Hashtagify.me, ferramentas gratuitas e totalmente online.

6. Interaja com os seguidores

Embora o objetivo seja descobrir como ganhar seguidores no Instagram, é importante que sua empresa não esqueça deles.

A interação com os seguidores é fundamental para o sucesso do perfil. Isto significa responder as questões que eles fizerem, levar em conta as sugestões, repostar conteúdos em que eles marquem a marca etc.

7. Use storytelling nas legendas

Mais do que uma rede social para imagens, o Instagram permite utilizar as legendas para complementar a ideia que a foto quer transmitir.

Desse modo, o conteúdo se mostrará mais completo, permitindo a construção de um estilo de storytelling na mensagem que a empresa que passar aos seguidores.

8. Faça vídeos criativos

O uso dos vídeos é uma das mais importantes ferramentas no Instagram, pois aproxima a empresa com o seu público, permitindo maior interatividade e dinamismo.

Utilizando de criatividade, podem ser criados vídeos curtos e muitos atrativos. E, dessa maneira, propagar o produto, responder dúvidas de seus clientes, dar dicas ou testemunhos de quem já utilizou dos serviços oferecidos.

Todas estas possibilidades incríveis estão à disposição da sua marca ao investir em vídeos para o Instagram.

9. Invista em posts patrocinados

Pensando em como ganhar seguidores no Instagram de modo rápido muitas empresas apostam em anúncios na plataforma, através do Instagram Ads.

Fazer uso de posts patrocinados permite que o conteúdo atinja um número maior de visualizações. Com isso, aumenta a quantidade de visitas ao perfil da empresa e, consequentemente, as chances de que esses visitantes tornem-se seguidores da página.

10. Use o Instagram Stories 

Fazer uso do Stories do Instagram permite um contato mais aproximado com o público. Já que você poderá fazer uso de uma linguagem mais informal, com mensagens rápidas e mais engajantes.

Você também poderá atualizar os seu seguidores com novos conteúdos e campanhas que os aproximam e fazem com que eles se sintam mais conectados com a empresa.

stories do instagram

11. Aprenda com seus concorrentes

É importante estar atento em como que os seus concorrentes atuam no Instagram e o que eles fazem para ter sucesso.

Observe quais estratégias eles adotaram, analisando quais delas você pode utilizar a seu favor. Do mesmo modo, atente-se ao que não deu certo, aprendendo também com os erros que eles cometeram.

Nesse sentido, uma análise de concorrência completa e cuidadosa é fundamental.

12. Faça um sorteio ou concurso

A realização de sorteios e concursos é uma das principais estratégias para ganhar seguidores no Instagram de modo rápido.

Isto porque essas ações auxiliam a página da empresa. Com o interesse que sorteios e concursos geram, cresce a audiência do perfil e o número de seguidores.

13. Não faça SPAM

Ainda que a interação com outros perfis e usuários deva ser levada em consideração, se você está pensando em como ganhar seguidores no Instagram, deve evitar sempre o Spam.

A interação com o usuário não deve ser feita de maneira inconveniente, enviando mensagens de modo insistente.

14. Tenha um calendário editorial

O calendário editorial é uma ferramenta indispensável para se garantir organização e sucesso das postagens realizadas.

Através do calendário, você conseguira prever quais temas, formatos, horários, hashtags, entre outros aspectos serão utilizados. Documentando, também, o que foi feito no passado, o que será muito útil para mensurar os resultados já obtidos.

15. Faça parcerias inteligentes

A realização de parcerias e collabs é uma opção interessante para incrementar o perfil de sua empresa no Instagram. Elas permitem a interação com outros perfis do mesmo nicho que o da sua empresa

Você pode fazer isso promovendo em conjunto com parceiros conteúdos e concursos, visando, desse modo, aumentar o alcance dos dois perfis, através do trabalho colaborativo.

16. Harmonize o seu feed

A forma como o feed é organizado influencia na impressão que os visitantes irão ter do perfil da sua empresa durante o primeiro contato.

Por isso, é importante visualizar como as imagens serão dispostas na página, colocando-as de modo harmonioso.

Uma forma interessante para isso é apostar em mosaicos, os quais podem ser feitos por profissionais de design ou utilizando de aplicativos próprios, como o Layout from Instagram.

aplicativos-para-estudar-instagram

17. Eduque seu público 

Mais do que postar o conteúdo e obter seguidores com estas publicações, é preciso manter a fidelidade e o interesse dos seguidores pelo conteúdo que a sua empresa cria.

Por isso, é importante apostar na publicação de conteúdos que visem educar o seu público quanto aos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

18. Use bem os “destaques” 

Os destaques são os conteúdos escolhidos pelos administradores de um perfil, para ficar evidência em na página. Eles podem incluir conteúdos que explicam o que é a empresa ou o produto que está sendo divulgado por ela.

E, portanto, devem ser selecionados com cuidado, com o objetivo de passarem uma primeira impressão interessante. Eles precisam instigar a curiosidade do usuário, levando-o a conhecer mais a respeito da empresa.

19. Acompanhe as métricas mais importantes

Como ganhar seguidores no Instagram não pode ser o único objetivo de uma empresa, na sua presença nas redes sociais, é preciso acompanhar as métricas diversas da página.

Métricas como número de curtidas nas postagens, visualização de vídeos e de anúncios, são exemplos a serem acompanhas, para que a empresa possa estar em constante evolução no conteúdo que postar na rede social.

Através destas métricas será possível compreender quais temas e hashtags apresentaram maior engajamento, fazendo uso desta informação para criação de conteúdos melhores, que alcancem cada vez mais público.

20. Divulgue o Instagram 

Não basta criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam do dia para noite. É importante movimentar a publicidade da página para atrair o público. E parte disso ocorre através da divulgação do perfil da empresa no Instagram.

A adição de links e widgets do perfil em outras redes sociais e plataformas podem ser estratégias muito úteis na tarefa de como ganhar seguidores no Instagram de sua empresa.

Agora que você já sabe como ganhar seguidores no Instagram, é hora de turbinar a presença da sua marca nessa rede. Conheça 5 funcionalidades da plataforma que você precisa começar a usar agora.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!