VidMonsters
Por VidMonsters

Como gerar leads no Facebook

VidMonsters
Por VidMonsters

Se o seu campo de trabalho envolve o mundo digital e o Inbound Marketing, você provavelmente está sempre em busca de gerar novos leads. Eles são peças fundamentais para que seu negócio continue a crescer. São, também, a prova de que sua estratégia e esforços estão gerando resultados. Mas você sabe como gerar leads no Facebook, uma de nossas melhores fontes para encontrá-los?

Respondeu com um grande não? Não tem problema. Hoje, a missão da nossa equipe é te ajudar a desvendar como captar leads no Facebook. Ah, e de quebra ainda vamos dar uma dica matadora que vai transformar você no maior encantador de leads que o mundo respeita!

O que são Leads?

Você provavelmente já ouviu, em algum filme de época ou em um faroeste, alguém dizendo “lead the way”. A expressão significa “me mostre o caminho” e essa é a explicação perfeita para a nossa relação com os leads. Eles são pessoas que se interessam pelo tipo de produto ou serviço que oferecemos e que, por isso, tem mais chances de se interessarem pela nossa empresa. E nosso trabalho é conduzi-los até a compra.

Eles estão por toda a parte e a cada dia surge uma nova estratégia para captá-los. Já tentou fechar uma página e um pop up surgiu na sua tela, oferecendo um e-book ou brinde semelhante em troca do seu e-mail? Ou aceitou receber notificações de novidades? Quando você se inscreve em um desses mecanismos, você se torna um leads. Ou seja, uma pessoa de interesse para a empresa.

Ah, é importante lembrar que leads são diferentes das personas. Quando falamos sobre o primeiro, estamos apontando um grupo muito amplo; que se interessa pelo tema de nossos serviços ou produtos. Já o segundo caso, as personas, são perfis detalhados que nós pesquisamos, conhecemos e utilizamos como guias para nossas campanhas, estratégias e ações. Um é bem diferente do outro.

Certo, agora terminamos. E aí, algum sino tocou na sua cabeça depois dessa explicação? Então significa que você entendeu o que são os leads e agora está pronto para o próximo passo: saber como conquistá-los.

É agora que você vai aprender alguns modos de potencializar sua atuação no Facebook e facilitar a sua vida quando o assunto é obter o interesse do público. Olha só!

3 maneiras orgânicas de gerar leads no Facebook

Gerar leads no Facebook de maneira orgânica significa não pagar por espaço publicitário. Essas são formas mais baratas de conquistar a atenção do público e cativá-los.

1. Landing Page

Geralmente, nas páginas do Facebook, aproveitamos o espaço para levar os fãs e novos leads para o nosso blog ou site oficial da marca. E uma forma de potencializar essa técnica criando uma Landing Page. São aquelas páginas com um formulário onde o visitante insere dados de contato em troca de uma oferta.

Dessa forma, o visitante será recebido com um convite para assinar sua newsletter, ou com o oferecimento de um e-book, por exemplo. Assim, você aumentará as chances de conseguir que ela deixe o seu e-mail.

2. Webinar

As empresas estão investindo cada vez mais nos Webinars. Isso porque eles oferecem a possibilidade de gerar vários leads no Facebook sem a necessidade de um grande investimento. Como esse tipo de palestra online pode ser feita em qualquer lugar e não exige que os espectadores se locomovam, é uma forma acessível para as empresas e para quem eles desejam atrair.

Outro benefício inegável quando falamos em webinar é que ele pode ser a chave para que você conquiste maior autoridade e permite uma interação maior com os seus seguidores. Por isso, apostar em um deles pode ser uma ótima pedida para gerar mais leads!

2. Capa

Já pensou que a capa (ou banner) da sua página no Facebook pode ser um ótimo jeito de chamar a atenção? Você pode usá-la para inserir algum dado provocativo, anunciar algum brinde ou instigar as pessoas a entrar no seu site.

Então, pense bem na mensagem que você anda colocando naquele espaço e faça melhor uso dele de agora em diante!

2 maneiras pagas de gerar leads no Facebook

1. Facebook Ads

Os anúncios do Facebook são opções acessíveis para pequenos, médios e grandes investidores. Isso porque ele permite que você utilize qualquer valor para começar a divulgação de seu negócio. Lá você pode anunciar a página, um evento ou uma postagem e pode escolher onde, para quem e onde os anúncios vão aparecer.

A princípio, utilizar essas ferramentas pode parecer um pouco complicado. Mas a plataforma oferece maneiras mais amigáveis de começar a criação de anúncios e cada passo é marcado por algumas dicas que podem te ajudar. Alguns exemplos são os espaços em que inserimos a faixa etária do público que procuramos e as tags que gostaríamos de inserir.

2. Promova seus brindes

Lembra dos anúncios? Mais do que promover seus posts ou site; você pode utilizá-los para espalhar um e-book bacana e aproveitar para gerar mais leads no Facebook!

Uma ação como essa ajuda a aumentar sua credibilidade, espalha o nome da empresa e ainda colabora com os seus clientes, que podem ter suas dúvidas esclarecidas a partir do material. Muito legal, não é?

Como gerar leads no facebook de um jeito mais fácil?

Temos um segredo para compartilhar com você:  os vídeos são uma maneira incrível de gerar novos leads no Facebook. 

Eles são realmente uma aposta segura, já que cada vez mais pessoas preferem assistir vídeos do que simplesmente ler um texto. E a gente não está falando isso só porque empresas como o Google defendem o uso de conteúdo audiovisual nas estratégias de marketing. Nem porque, segundo a Adobe, 52% dos profissionais de marketing do mundo afirmam que vídeo é o tipo de conteúdo com melhor ROI. Afirmamos isso porque é verdade.

Por meio deles, podemos criar um relacionamento com nossos leads de forma bem mais fácil e humanizada. Tornando mais forte a conexão deles com a nossa missão e nossos valores. Além disso, é muito mais simples chamar a atenção de alguém com imagens.

Aquele velho ditado de “uma imagem vale mais que mil palavras” não surgiu do nada. Você pode não saber, mas um vídeo curto pode ser equivalente a 1.8 milhão de palavras.

Conclusão

Os vídeos são o futuro. Perceber isso agora e começar a criar conteúdos audiovisuais aumentará sua chance de gerar leads nas redes sociais e em qualquer outra plataforma online. Também ajudará você a aumentar sua receita.

Os ensinamentos foram passados para você. Agora, você já pode começar a gerar leads no Facebook. Então, nada de desculpas. Analise qual é o momento vivido pela sua empresa, confira a verba e escolha o caminho orgânico ou pago para começar a desenvolver o seu #ProjetoLead. Ou reveze entre os dois.

Ah, e se você decidiu ouvir nossa dica preciosa, comece a aprofundar seus conhecimentos sobre a produção de vídeos. Além de entender como o mundo do audiovisual pode – e vai – ajudar você a crescer ainda mais. Por sua sorte, você está no lugar certo para começar essa viagem do saber. Aqui vamos te explicar como conseguir visibilidade através de vídeos.