Loading Posts...

Nesse artigo, você descobrirá o que são leads qualificados e qual a sua importância. Ah, não pense que vamos parar por aí: você também aprenderá como gerar e nutrir os seus leads!

A internet facilitou, e muito, a vida dos consumidores. Através das novas tecnologias é possível pesquisar tudo sobre um produto. Desde as suas funcionalidades até saber das avaliações de quem já comprou e utiliza a mercadoria.

Por isso, ao invés de deixar que blogs e sites de avaliação falem pela sua marca e construa a sua reputação, as empresas adotaram o marketing digital. Através dessa estratégia, as organizações oferecem informações capazes de criar um bom relacionamento com o seu cliente; educá-lo até a compra e fazer com que o público tenha uma ótima experiência.

Por isso, esse tipo de abordagem precisa ser bem pensado e planejado. Não é como as propagandas vinculadas a televisão que procura distribuir um conteúdo mais massivo que consiga atingir qualquer público.

No marketing digital o objetivo é atrair o comprador ideal para a sua empresa e transformá-lo em lead qualificado. Saber quem é ele é fundamental para o sucesso da sua estratégia de comunicação na internet.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te explicar o que são leads qualificados e como você pode gerá-los e atrair para o seu negócio.

O que são leads qualificados

O termo leads qualificados em sendo bastante discutido nos marketings das empresas, isso acontece porque ele é fundamental para o sucesso das suas vendas, seja na internet, ou nas lojas físicas.

Por isso, antes de mais nada vamos entender o que ele quer dizer. Lead é basicamente um potencial cliente. Ou seja, uma pessoa, que através de alguma ação, seja se cadastrando no seu site, ou baixando algum material que você disponibilizou, demonstrou interesse nos produtos que você oferece.

Mas vamos com calma, não é porque ele fez essas ações que necessariamente ele está pronto pra fazer uma compra. Ele é apenas um lead, e agora cabe a você, através de materiais informativos e ações, fazer um trajeto com ele até que ele se sinta preparado para isso.

Mas, para que isso aconteça, a sua empresa precisa definir qual é o perfil dos leads qualificados. É uma pessoa que entrou em contato através do e-mail da empresa? Ou então uma pessoa que baixa todos os materiais você disponibiliza? Quem é essa pessoa?

Quando ele chegar nesse estágio ele se tornará um lead qualificado. A partir daqui você precisa nutrir o seu potencial cliente e estabelecer uma relação amigável com ele, dando todo o amparo e informação que ele precisa até que finalmente tome a sua decisão de compra.

Qual é a importância de gerar leads qualificados para a sua empresa

Gerar leads qualificados é muito importante para as empresas que desejam uma oportunidade de negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem consegue entender os seus potenciais clientes e fazer com que eles façam a ação de compra.

Por isso, essa estratégia, quando bem feita, pode trazer para sua empresa uma série de benefícios, como vantagem competitiva, menor custo com aquisição de clientes, reputação de marca e uma jornada de compra mais rápida e eficiente.

Através desse conhecimento, você consegue investir nas ferramentas certas e traçar uma estratégia eficiente que pode trazer excelentes resultados para a sua empresa e para as suas vendas.

Como gerar leads qualificados

Gerar leads qualificados parece ser uma tarefa bem difícil, mas utilizando as estratégias certas, logo logo você irá ver os resultados. Acompanhe esse passo a passo e entenda melhor como começar a trabalhar com leads.

1º passo

Em primeiro lugar você precisa conhecer o seu cliente ideal. você precisa saber onde ele está, o que ele busca, quais são as suas dúvidas e como você pode ajudá-lo.

Essa parte exige pesquisa e bastante planejamento, é preciso traçar a persona e saber o máximo de informações sobre ela e como você pode levar todas as informações necessárias para que ela inicie a jornada de compra.

2º passo

Você precisa mapear a jornada de compra desse potencial cliente. Qual é o tipo de informação que ele tem até agora, como ele chegou até a sua empresa? Ele já sabe qual é o problema que ele tem? Como resolver?

você vai precisar dar todas essas informações para ele. Assim, se você precisa atraí-lo, é necessário um conteúdo mais geral, caso ele já saiba do problema, talvez um conteúdo rico seja a melhor solução, e assim por diante.

Não adianta querer traçar a mesma estratégia para todos eles, cada um possui uma necessidade e cabe a você dar o que ele precisa no momento.

3º passo

Os leads passam por estágios diferentes e por isso o conteúdo deve ser específico para cada um deles. Esse processo se chama funil de vendas e ele consegue filtrar quem ainda vai entender a sua dor e quem já está no estágio do funil. 

Quais são os estágios?

1 – Visitantes

Nessa parte ele provavelmente ele estava pesquisando algo e o seu conteúdo chamou a atenção dele. Talvez ele só esteja fazendo uma pesquisa no google, ou então ele foi impactado com algum post nas redes sociais e ficou curioso. Existem várias possibilidades.

Por isso, aqui você precisa prender a atenção dele de alguma forma. Disponibilize conteúdos para ele baixe, peça o e-mail dele em troca de algo, transforme ele em um lead.

2 – Leads

É importante frisar que você precisa conquistar a confiança desse potencial cliente, caso contrário ele vai abandonar o seu conteúdo. Aqui você vai fazer a qualificação do seu lead com as etapas explicadas acima e disponibilizar conteúdos ricos para que ele consiga se informar.

3 – Oportunidades

Já estamos quase no final da compra. Agora os seus leads estão mais bem preparados e informados. Agora eles tem mais chance de finalizar a compra e está na hora de vender o seu peixe.

Ofereça alguma oferta para que ele experimente o seu produto. Pode ser algum teste grátis, por exemplo.

4 – Clientes

Após todo esse processo você conseguiu converter o seu lead em um cliente. Mas calma, é preciso fazer o sucesso do cliente para ele volte a comprar na sua empresa, por isso dê todo o amparo necessário, pode ser através de vídeos educativos, por exemplo, que ensine a pessoa a utilizar o seu produto.

Estratégias para gerar e nutrir leads qualificados

Existem diversas formas de fisgar o seu lead. Confira:

Webinar

O seminário online consegue atrair um tipo de público diversificado, já que se trata de um vídeo onde o público pode interagir com quem está falando. Assim, ele pode conhecer mais sobre a empresa e sanar as dúvidas.

Além do custo baixo, a empresa consegue formar uma relação mais íntima com quem está assistindo ao vídeo. Afinal o potencial cliente consegue se sentir mais próximo de quem está falando e adquirir confiança nele.

E-books

Se o seu assunto é mais complexo e você precisa de um espaço maior para detalhar o seu conteúdo, uma boa alternativa são os e-books. Os livros são onlines, baratos e disponibilizados a qualquer momento, em sua grande maioria gratuitamente.

Bruce Smith Text GIF

Com esse conteúdo rico, você pode se aprofundar mais e apontar diversos motivos para que a pessoa considere a solução que você oferece como o próximo item da compra.

Whitepaper

Apesar de ser parecido com o e-book, esse tipo de material traz uma informação mais resumida e enxuta. Por isso, ele não é aprofundado como o item acima.

Por ser menor, ele exige menos tempo para fazer e também pesquisa de informações. Mas, caso  você queira incrementar muitas informações, poder ser que o e-book seja a melhor saída.

Série de conteúdo em vídeos

Todos nós sabemos que o vídeo é uma ferramenta poderosa para o marketing digital. Através dele uma empresa consegue atrair muitos clientes para a organização.

E para aproveitar bem essa estratégia é preciso ser criativo e inovador. Por isso, uma boa maneira de gerar leads qualificados é através de uma série de conteúdos audiovisuais. Através dele pode ser explicando um produto, ou uma websérie com uma história bacana e relacionada ao seu assunto, enfim, diversas oportunidades.

Além disso, existe a opção de incorporar formulários e CTA’s junto aos vídeos, o que facilita na hora de converter ou passar o seu lead para uma próxima etapa de compra.

Automação de e-mail marketing

Outra maneira é através da automação. E o e-mail marketing é super eficaz nesse momento. Por lá você pode criar uma relação com o cliente, explicando todos os passos de uma maneira sutil.

Redes sociais

Elas sempre devem ser utilizadas ao nosso favor. Por isso, vale divulgar os seus materiais por lá também para que as pessoas atingidas pelos posts conseguiam entender melhor quais são as novidades.

Social Media Facebook GIF by weinventyou

Percebeu como gerar leads qualificados é super importante? A partir disso as suas vendas ficam muito mais assertivas e você consegue transformá-los em um cliente fiel a sua marca e aos seus produtos.

E com o vídeo, a estratégia fica ainda mais potente. Por isso, é importante saber como utilizar o conteúdo audiovisual na sua estratégia. Por isso, não perca tempo, clique aqui e descubra as vantagens de usar vídeos explicativos na estratégia da sua empresa.