Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Como gerar leads usando vídeos e turbinar as vendas da sua marca

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Não é nenhum mistério que a melhor maneira de conquistar novos clientes e engajar o público é gerar leads. Mas como fazer isso com eficiência? Afinal, comprar bancos de dados ou seguidores não é muito recomendável.

A resposta são os vídeos!

Não é nenhum mistério que a produção audiovisual é a chave para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. E o melhor: esse tipo de conteúdo ainda ajuda a gerar e nutrir leads.

Se você quer saber como usar o audiovisual para turbinar a sua geração de leads, não deixe de ler este texto. Separamos dicas práticas para você converter cada vez mais e vender com vídeos. Olhe só o que você vai aprender neste artigo:

Dá para gerar leads (e vendas) com vídeos?

Claro que sim! Os vídeos não são apenas uma das melhores maneiras de gerar leads, mas também de nutrir esses contatos. E, com isso, transformá-los em clientes reais.

Um lead nada mais é do que qualquer usuário que mostra interesse em uma marca. Em troca de algum conteúdo relevante, oferece informações de contato. A partir de então, a empresa desenvolve uma estratégia de relacionamento para levá-lo a adquirir os produtos e serviços que oferece.

Existem diversas maneiras de atrair esses prospects para a sua empresa, como campanhas de email marketing, blog, redes sociais e landing pages. Mas nenhuma delas se compara à eficiência do vídeo na geração de leads.

Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais são mais fáceis de consumir, mais atrativos e engajantes. De acordo com dados do Wirebuzz, usuários retém 95% da mensagem de um vídeo, em comparação com 10% ao ler um texto.

E além disso, de acordo com a Forrester Researc, a grande maioria dos consumidores afirma que conteúdos em vídeo ajudam a tomar uma decisão na hora da compra.

Com um vídeo você pode, por exemplo, fazer um tutorial ensinando a resolver algum problema, exibir os produtos da sua empresa em funcionamento, ao mesmo tempo em que ensina funções avançadas de um software.

Ou seja, usando vídeos, você consegue atrair a atenção de novos usuários, ao mesmo tempo em que os educa sobre os seus produtos e serviços. E quanto mais educados sobre os seus serviços esses leads forem, maiores as chances de eles virarem clientes reais.

E é justamente esse o aspecto mais importante em uma estratégia de geração de leads: produzir conteúdos atraentes e que aproximem a audiência da marca.

Como vender com vídeos

Se você chegou até aqui, já se convenceu que os vídeos são a melhor maneira de gerar leads e vendas para a sua empesa. Mas por onde começar? Será que basta ligar a câmera e começar a gravar?

Como em toda estratégia de marketing, é muito importante planejar em detalhes todas as suas ações e estar atento à qualidade do conteúdo. Para facilitar o seu trabalho, separamos 4 dicas para você gerar leads e vender usando vídeos:

1. Crie conteúdos de qualidade

Assim como qualquer outro material de marketing, os vídeos precisam ser produzidos com muito cuidado e planejamento. Afinal, estamos falando da credibilidade da sua companhia. Qualquer defeito, por menor que seja, pode prejudicar a sua estratégia.

Sendo assim, defina um objetivo claro para a sua produção, elabore um roteiro e cuide para que a imagem e som tenham qualidade suficiente.

2. Conheça o seu público

Para ter sucesso com a sua estratégia de geração de leads, não basta apenas cuidar da qualidade do conteúdo. É preciso que ele atinja as pessoas certas e no momento certo.

Para isso, invista na definição das personas do seu negócio. Esse perfil semifictício do seu cliente ideal ajudará você a entender o comportamento, os interesses e os problemas dos seus consumidores.

Dessa maneira, ficará mais fácil criar conteúdos alinhados com o que eles procuram. E com isso, aumentam as chances de atrair e nutrir novos leads.

3. Aproveite as oportunidades

Para gerar leads com vídeos, é preciso estar de olho em todas as oportunidades de estreitar o relacionamento com o público.

Você pode, por exemplo, elaborar uma transmissão ao vivo sobre determinado assunto e usar a oportunidade para enviar materiais relevantes e educativos para os inscritos no evento.

Ou ainda fazer um cartão comemorativo em formato de vídeo personalizado, aumentando o engajamento do conteúdo. Essa aproximação ajuda a reforçar a sua mensagem, estimular a identificação com a marca e aumentar a taxa de conversão.

4. Planeje as suas ações

Depois de encontrar a melhor solução para atrair e converter leads para a sua empresa, é preciso traçar as ações que serão tomadas durante a execução. Como roteiro, cronograma de produção, pós-produção e divulgação.

Elaborar um plano de ação ajudará você a concentrar esforços e investimentos com mais assertividade. E claro, poderá identificar e corrigir eventuais erros com mais rapidez.

4 maneiras de vender através de vídeos

Graças às novas tecnologias, a produção audiovisual se popularizou. E ao mesmo tempo, surgiram novas maneiras de gerar leads com vídeos. Entre as principais estão plataformas como YouTube e Facebook, landing pages, formulários de email e CTAs.

A seguir, veremos um pouco mais sobre cada uma delas:

1. YouTube

É muito fácil gerar leads no YouTube. Afinal, o serviço é a maior plataforma de vídeos online do mundo e o segundo maior buscador da internet.

O primeiro passo para vender através de vídeos no YouTube é ter conteúdos e materiais relevantes para oferecer aos usuários e convertê-los.

Pode ser um ebook, um cupom de desconto ou um teste grátis de uma ferramenta, por exemplo. O importante é que a oferta seja do interesse da sua persona e a faça acessar o seu conteúdo.

E assim como é preciso otimizar o conteúdo de um blog para que ele alcance boas posições nos buscadores, o mesmo acontece com vídeos. E não é mentira. Grande parte dos resultados de pesquisa no Google são de conteúdos em vídeo.

Para melhorar o ranqueamento dos seus vídeos dentro e fora da plataforma, você precisa aplicar algumas técnicas de SEO para YouTube, como:

  • Definir corretamente a palavra-chave do conteúdo e utilizá-la no título, descrição e tags;
  • Definir um título atraente e que indique o tema do vídeo de maneira clara;
  • Criar uma thumbnail (imagem de miniatura) atraente e que resuma o assunto abordado;
  • Cuidar para que o vídeo tenha qualidade e responda às dúvidas e necessidades do público.

Outra maneira de gerar leads no YouTube é usando o recurso de cards e telas finais. Com eles, é possível guiar os usuários com mais facilidade para o próximo vídeo, uma landing page ou para o site da sua marca.

E depois de postar o seu vídeo na plataforma, ainda é importante concentrar esforços na viralização do conteúdo. Por isso, não deixe de compartilhar o vídeo em outros canais, como redes sociais, blog e campanhas de email.

gerar leads com vídeos

2. Facebook

Sim, também é possível gerar leads no Facebook usando vídeos. A maior rede social do mundo oferece um ótimo recurso para isso, chamado Leads Ads, ou Anúncios de Cadastro do Facebook.

Esse formato de anúncio permite criar campanhas onde o cadastro do lead é feito dentro da própria plataforma. Sem que o usuário seja redirecionado para outro lugar.

Ou seja, com o Leads Ads você pode postar um anúncio em vídeo e capturar os dados de contato dos leads que assistirem a esse conteúdo. E tudo isso sem ter que redirecioná-lo a um site, blog ou landing page da sua marca.

Você pode personalizar a campanha de acordo com os seus objetivos. É possível solicitar as informações mais pertinentes para o seu negócio, como email, telefone e outros.

E não é só isso. A plataforma ainda permite oferecer serviços para os inscritos, como um teste gratuito de um serviço ou cupons de desconto.

Vale lembrar que, como o objetivo do serviço é exibir anúncios dinâmicos, o Facebook disponibilizou esse serviço apenas para dispositivos móveis. Portanto, tenha em mente que a sua campanha irá atingir o público apenas quando ele estiver usando o smartphone.

gerar leads com vídeo

3. Landing Page

A estratégia de gerar leads através de vídeos também funciona muito bem em landing pages. Tratam-se de páginas de captura onde os usuários inserem seus dados de contato para ter acesso a um material rico, como ebooks, planilhas ou videoaulas.

Mas conseguir uma boa taxa de conversão pode ser difícil, já que, de acordo com o Copyblogger, de cada 10 pessoas que chegam até uma landing page, apenas 2 leem toda a página.

Portanto, a melhor estratégia para converter mais é apostar em landing pages com vídeos.

Na hora de fazer produzir um vídeo para a sua landing page, é importante planejar bem o conteúdo. Portanto, estabeleça um objetivo, crie um roteiro detalhado do conteúdo,

E como objetivo é atrair novos contatos, prefira conteúdos mais gerais, de topo de funil. Eles são capazes de converter mais do que vídeos que falam sobre a compra direta do produto ou serviço.

E por fim, realize testes para descobrir o que melhor funciona para o seu público. No caso de vídeos em landing pages, por exemplo, você pode comparar se os usuários respondem melhor ao autoplay ou ao botão de reprodução.

gerar leads com vídeos

4. Formulários de email

Também existe a possibilidade de incorporar formulários de email dentro dos próprios vídeos. Com esse recurso, você consegue manter a atenção da audiência, já que ela não precisará sair do player para inserir os dados de contato.

Além disso, você ainda pode adicionar esse formulário na forma de uma mensagem antes, durante ou até mesmo depois do conteúdo.

Mas se você quer converter mais, prefira colocar esses formulários nos minutos iniciais do vídeo. Já que, segundo pesquisa feita pelo Wistia, eles apresentam taxa de conversão de 21%. Formulários inseridos no fim, por sua vez, convertem apenas 1%.

Ao optar por adicionar formulários de email nos vídeos, é importante deixar claro que o endereço de email não é um lead em si. Ou seja, você ainda precisará trabalhar esse usuário para que ele se transforme em um cliente em potencial.

Para isso, tente descobrir o que foi tão importante a ponto desse internauta fornecer o próprio email. A partir disso, ficará mais fácil descobrir quais os problemas e interesses desse usuário e oferecer conteúdos relevantes e que o levem a caminhar pelo funil de vendas.

Como gerar leads com vídeos usando CTAs

Outro recurso bastante efetivo para gerar vendas com vídeos é inserir os famosos CTAs, ou Call to Actions, nos conteúdos.

O CTA é uma chamada com o objetivo de levar o usuário a realizar uma ação específica. Pode ser baixar um material complementar, se inscrever no canal do YouTube, assinar uma newsletter ou fechar uma compra.

O uso de CTA em um vídeo é muito importante pois orienta o usuário dos próximos passos que ele deve tomar após assistir ao conteúdo. Dessa maneira, ele não ficará perdido e dará continuidade à jornada de compra.

Esse tipo de recurso é bastante relacionado aos conteúdos em texto, mas podem ser utilizados em vídeo das mais diversas formas.

O jeito mais comum são os “CTAs falados”. Através de comandos vocais, o narrador estimula os espectadores a realizarem alguma ação.

Esse comando é geralmente dado ao final do vídeo. Mas nada impede que seja inserido em outro momento chave do conteúdo, de acordo com o objetivo da marca.

Use a VidMonsters para inserir gatilhos

Mas não existem apenas os “CTAs falados”. Também é possível inserir gatilhos de conversão diretamente no player do vídeo.

Ou seja, ao mesmo tempo em que o vídeo é reproduzido, seja ele gravado ou uma transmissão ao vivo, é possível inserir gatilhos de conversão.

Esse tipo de recurso está disponível na nossa plataforma de vídeomarketing, a VidMonsters, e pode ser utilizado de diferentes maneiras, como:

  • Botões de redirecionamento: são os famosos botões de “Clique Aqui”. Ao serem selecionados, direcionam o espectador para uma página de oferta ou promoção;
  • Captura de email: Outra opção é a inserção de um campo onde os usuários podem inserir seu endereço de email para receberem algum conteúdo ou promoções exclusivas;
  • Formulários de captura de dados: Mais completos, esses formulários permitem capturar dados pessoas, como nome, email, cargo e empresa, aumentando a base de leads da marca;
  • Meios de pagamento: Permite inserir um botão de compra no vídeo, por meio do qual o usuário consegue comprar um produto ou serviço sem sair do vídeo;
  • Cronômetro de escassez: Trata-se de um cronômetro ou contador mostrando o tempo restante ou o número de ofertas disponíveis no momento. Serve para criar senso de urgência no usuário e levá-lo a fechar a compra.

Além de inserir os CTAs diretamente no player, a nossa plataforma permite mensurar o resultado dessas chamadas. Assim, você consegue ter uma real noção dos leads convertidos.

Com essas funcionalidades, você consegue gerar leads e direcionar estrategicamente a sua audiência a executar as ações que você deseja.

Conclusão

Gerar leads é parte fundamental da estratégia comercial qualquer empresa. Afinal, é através da atração de potenciais clientes que é possível manter um bom índice de vendas.

E entre os diferentes jeitos de fazer isso, usar vídeos é o mais eficiente. Afinal, conteúdos desse tipo são mais atraentes, fáceis de consumidor e apresentam grande poder de persuasão em comparação com outros formatos.

E como você percebeu, o uso de CTAs nos vídeos é muito importante para leads e vender usando vídeos. Quer aprender mais sobre ouso de gatilhos de conversão diretamente nos vídeos? Então clique aqui e leia o artigo que preparamos sobre o assunto.