Loading Posts...

Corte de gastos, orçamento finalizado, plano de investimentos definido. Esses são uns dos vários termos que já escutei por parte das empresas. E todos justificando o motivo de não investir em treinamento ou aprimoramento do mesmo para a empresa. Mas calma, você não sabe como produzir vídeos sem dinheiro? Vou te ajudar. 

Investir em algo que não se tem certeza sobre o retorno pode parecer contraditório. E até causar insegurança por parte da organização. O que é totalmente normal. Porém, quem disse que para treinar e engajar seus colaboradores por meio de vídeos é preciso ter dinheiro?

Não sei quem disse, mas isso definitivamente não é verdade. Vamos ser realistas, obviamente. Você não viverá com o básico ad eternum, mas não significa que não dá pra fazer.

Vamos entender como nesse texto.

Como produzir vídeos sem dinheiro: calma, é possível sim!

como produzir vídeos sem dinheiro

Ao pensar em gravar vídeos para treinar, engajar e educar os colaboradores, pensamos logo nos gastos. A primordial é o fato dos equipamentos serem muito caros. Mas, você não precisa gastar uma quantia exorbitante para começar a fazer isso.

É possível gravar vídeos com conteúdo de qualidade sem ter que gastar grana com isso, e é simples:

  • Use seu smartphone
    Sim, hoje os smartphones são fabricados com câmeras excelentes que fazem imagens de alta qualidade. Não é uma solução de longo prazo pelo fato de exigir bastante memória e bateria do receptor. Mas inicialmente pode ser o que falta para que os vídeos sejam produzidos. Há várias opções de suporte e dicas de como usar seu aparelho para esse tipo de função. 
  • Aproveite a luz natural
    Por enquanto não tem iluminação? Então invista na luz natural. Marque no seu planejamento as gravações para horários em que o sol está propício sem demandar luzes artificiais.

Outro receio que as pessoas tem é o fato de não serem acostumadas em estar frente à câmera. Assim, pensam que alguém que já faz isso há algum tempo pode fazer isso melhor do que ele próprio. Mas não. Desculpe lhe informar, mas você está redondamente enganado. Afinal, os seus colaboradores se sentirão mais confiantes e engajados quando virem uma cara conhecida do outro lado da tela. Além do mais, o não costume com a câmera é algo que pode ser facilmente contornado. Só depende apenas de esforço e treino.

Viu? É possível, basta querer.

Nem só de gambiarra viveremos

como produzir vídeos sem dinheiro

Improvisar vai quebrar seu galho por muito tempo, mas não significa que será a solução permanente. É preciso colocar no plano estratégico da empresa a necessidade de adquirir equipamentos para treinar e engajar os funcionários. Assim, em algum momento, a oportunidade de investimento acontecerá. E você conseguirá produzir com maior qualidade e obter resultados melhores ainda.

Não é necessário que o investimento ocorra todo de uma vez. Coloque em uma escala de prioridades. Provavelmente quem está no topo da lista é o dispositivo de gravação. Então, pesquise câmeras boas com o custo que caiba no orçamento e tenha o benefício que você precisa.

Então, a dica principal para se livrar das “gambiarras” é fazer uma lista com o que é prioridade. Vá da principal até a menos importante. Por exemplo, para mim, essa sequência seria: Câmera, microfone, iluminação e editor. Mas cada um a faz de acordo com a realidade e necessidade do contexto. Faça a lista e leve para a pauta de orçamento da firma.

Ferramentas e equipamentos de baixo custo ou custo zero para investir

como produzir vídeos sem dinheiro

Vamos rapidamente falar sobre alguns equipamentos que podem resolver o problema com um custo baixo ou bem próximo de zero. Lembrando que você pode ler aqui um pouco melhor sobre isso, com detalhes de marcas e preços detalhados. Essas dicas abaixo são muito importantes para que você entenda como gravar vídeos sem dinheiro.

  • Gravadores de tela
    Gravar telas do computador é uma opção muito útil para quem gosta e precisa ensinar através de tutoriais. Assim, é possível mostrar na prática como utilizar algumas ferramentas. E uma opção é uma ferramenta chamada xSplit, é uma programa que realiza essa função. É de graça e resolve sua demanda de gravar tutoriais.
    Outra ferramenta para gravar telas é o Apowersoft. Ele é um gravador de telas online muito bom e de graça!
    Geralmente quando “googlamos” esses tipos de coisa aparecem muitas opções free. O que pode ajudar e muito a nossa vida.
  • Equipamentos em geral
    Aqui falamos sobre os melhores equipamentos do mercado. O mais importante é que quando for realizar o investimento, seja de acordo com a realidade da empresa. Por exemplo, há microfones que podem te ajudar para ter um áudio de qualidade com preços que partem de R$200,00.
    Se inicialmente o investimento não pode ser muito alto, então compre o que é mais em conta. Que tal usar aquele seu fone de ouvido como lapela? Depois faça investimentos mais robustos para aqueles equipamentos que não podem ter erros na hora de comprar. Como uma câmera, por exemplo.

O mais importante é que tenha menos mimimi e mais mão na massa! Isso mesmo, trabalho duro para fazer o que precisa ser feito. Agora que você já sabe como produzir vídeos sem dinheiro, Organize-se melhor. E, se precisar de uma mãozinha, clique aqui e aprenda como fazer um cronograma de gravação.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit