Loading Posts...

O OBS (Open Broadcaster Software) é um programa open source, ou seja, código aberto — lê-se gratuito —, que aceita uma infinidade de configurações diferentes para gravações de vídeos e transmissões ao vivo. Assim, ele é uma ferramenta indispensável na produção de conteúdos EAD, sejam eles videoaulas gravadas ou palestras e webinars ao vivo. Mas mexer com esse programinha não é tão simples assim. Apesar de sua plataforma simplificada, a infinidade de ações que ele disponibiliza pode confundir muita gente. Logo, entender como usar OBS é uma tarefa árdua se você não contar com a ajuda de outra pessoa.

Pensando nisso, nós desenvolvemos um guia para que você consiga usar o OBS e possa usufruir de boa parte de suas funcionalidades. Vamos lá?

Neste conteúdo você aprenderá:

  • Como baixar o OBS
  • Como instalar o OBS
  • Entenda todos os botões presentes na plataforma
  • Como usar OBS para transmitir ao vivo?
  • Como usar OBS para transmissão ao vivo no Facebook
  • Como criar cenas no OBS
  • Como criar fontes no OBS
  • Como usar OBS com transmissão ao vivo por duas câmeras
  • Como usar OBS com apresentação de slides no OBS

Onde baixar o OBS?

O programa pode ser baixado no próprio site do Open Broadcaster Software. Basta que você entre no site, selecione a plataforma do seu hardware e clique em “Download Installer”.

como usar obs download

Como instalar?

A instalação do OBS é simples. Basta abrir o arquivo que foi baixado e seguir os passos que serão apresentados.

Em algumas máquinas, o programa pedirá permissão de administrador. Basta marcar a opção “sim”.

como usar obs instalação

Clique em “Next” na janela que apareceu para você.

como usar obs instalação

Selecione a opção “I Agree” para concordar com os termos de uso e poder instalar o programa.

como usar obs instalação

Nessa tela que agora abriu para você, basta clicar na opção “Next” para continuar o procedimento. Entretanto, se você quiser selecionar manualmente o diretório em que a instalação será feita, clique em “Browse…” e selecione a pasta destino para que o OBS jogue todos os arquivos nela.

como usar obs instalação

Deixe as configurações da forma como estão e clique em “Install”.

como usar obs instalação

Prontinho, seu OBS está instalado. Se você deixar a caixa “Launch OBS Studio…” selecionada, assim que marcar a opção “Finish” o programa será executado. Vamos deixar assim por enquanto e já seguir para a próxima etapa?

como usar obs instalação

Para que servem os botões da plataforma?

como usar obs apresentação

Ao abrir o OBS, você vai reparar que existem 6 campos distintos. Cada um deles é responsável por algo no funcionamento do programa. Então, vamos entender como usar OBS?

1. O primeiro campo é o local das “cenas”. Ele é como uma participação que divide os cenários que você vai criar para gravar. Vamos supor, por exemplo, que você queira gravar um vídeo com o PowerPoint e um outro com duas câmeras. Em vez de ter que configurar o tempo todo para fazer essa mudança, basta deixar as cenas prontas e trabalhar com elas. Fácil, né?!

2. A segunda parte é a das fontes. É nela que você vai trabalhar a maior parte do tempo que estiver usando o OBS. Todas as interações, itens a serem transmitidos, imagens, programas etc, são feitos por ali.

3. O terceiro campo cuida do mixer de volumes. Nele podemos aumentar o reduzir o volume do que é transmitido para quem nos assiste. Quanto mais itens sonoros acrescentarmos na fonte, mais ícones de volume aparecerão no mixer. Lembrando que também é possível colocar no mudo os sons e, assim, não transmitir nenhum ruído.

4. O quarto campo é um local mais técnico. Nele você vai usar o botão de configurações — é nele que configuramos a transmissão ao vivo, colocamos atalhos, definimos resolução de imagem etc — e os botões de iniciar transmissão e iniciar gravação. No caso desses dois últimos botões, ao iniciar um dos processos o botão se transforma em “parar gravação” ou “parar transmissão”. Uma coisa legal do OBS é que ele permite gravar e transmitir simultaneamente.

5. A quinta área é o local clássico de todos os programas: a barra de ferramentas. Nele podemos ter acesso ao diretório onde os vídeos foram gravados, alterar configurações, incrementar recursos e pedir ajuda ao suporte da OBS.

6. Por fim, mas não menos importante, temos o sexto campo. Ele é o local onde você poderá visualizar sua cena e observar o que será transmitido. É nele, também, que podemos organizar espacialmente a localização dos itens colocados na fonte (2).

Como usar OBS

Finalmente chegamos no ponto em que você vai aprender a como transmitir ao vivo com o OBS. Essa também é uma tarefa simples, desde que você conheça o programa. Vamos lá?

Para começar, vamos clicar em “configurações”. Lembra que falamos que usaríamos essa opção no futuro? Agora é a hora!

como usar obs gravar online

Na janela que abriu, busque do lado esquerdo a opção “Stream” e clique nela.

como usar obs gravar online

Na aba stream, temos uma série de informações para serem mexidas. Vamos por partes:

  1. O primeiro ponto é a seleção do tipo de stream que vamos fazer. Ela será em um serviço de stream, como o YouTube e o Facebook, ou em alguma outra plataforma?

  2. Depois de selecionado o tipo do de stream, se optamos pelos serviços de stream, está na hora de selecionarmos um.

  3. Ao selecionar o serviço de stream, podem aparecer algumas opções no servidor: pode aparecer escrito “default” e não ter o que mudar nele, pode aparecer “automático (recomendado)” e também não precisarmos mexer, ou pode aparecer “selecione o servidor” e então deveremos escolher o servidor mais próximo de nosso local de transmissão — normalmente é em Brasília ou São Paulo.

  4. No campo “chave da Stream” você deverá colocar o valor da chave disponibilizado pelo servidor que você está fazendo a transmissão ao vivo. Ficou difícil? Já já nós vamos dar um exemplo usando o Facebook e outro utilizando o Aio.

  5. Terminou de fazer tudo? Está tudo certinho? Então, é só clicar em finalizar

como usar obs gravar online

Transmissão online pelo Facebook

Cada serviço de stream tem sua forma de disponibilizar uma chave de acesso. Já que é comum pessoas da área organizacional utilizarem o Facebook, nós optamos por escolher esse serviço para dar o exemplo.

Para pegar a chave de stream do Facebook, nós precisamos entrar no site de transmissão online e clicar no botão de “criar stream ao vivo”.

como usar obs facebook

Basta copiar o código que foi disponibilizado e colocar no OBS. Apenas esse código é o suficiente para fazer a integração entre o seu computador e o site de streaming.

como usar obs gravar vídeos

 Como criamos as cenas no OBS?

O OBS funciona por meio de uma estrutura de cenas. Ele transmite apenas uma cena de cada vez e nós podemos modelar o ambiente a nosso bel prazer. Assim, para criar sua primeira cena, clique no sinal de “+” no canto inferior da tela.

como usar obs cenas

Escolha um nome para a cena e clique em “Ok”.

como usar obs criação de cenas

Como acrescentar fontes ao OBS?

Como já falamos várias vezes aqui, o OBS é totalmente dependente da forma como configuramos ele. Além disso, a parte mais importante a ser mexida é com relação às fontes, que são os recursos que incrementamos ao cenário para passar a imagem desejada.

Assim como na criação de cenas, para criar a fonte precisamos clicar no “+” do campo que vamos modificar.

como usar obs

Repare que uma série de opções foram abertas. Cada uma delas serve para adicionar um recurso à cena. Praticamente todas as informações, nesse caso, são autoexplicativas.

como usar obs

Onde coloco o logo da minha empresa?

Algumas companhias, se não a maioria, gostam de fazer suas transmissões usando de fundo a logo de suas marcas. Nesse caso, a logo é apenas uma imagem que nós acrescentamos ao fundo do OBS para ficar sendo reproduzida.

Para fazer isso, vamos começar selecionando a opção “Imagem” no menu das fontes.

como usar obs imagem

Selecione o título da imagem e clique em “Ok”. Para facilitar na hora de mexer, é legal colocar títulos fáceis nas fontes como, por exemplo, “logo da empresa”.

como usar obs imagem

Clique em “Localizar” para encontrar a imagem que você quer.

como usar obs

Selecione a imagem e clique em “Abrir”.

como usar obs

Depois disso, basta clicar em “Ok” e arrastar a imagem pela tela até ela chegar na posição desejada. Pronto, você colocou seu logo na transmissão ao vivo!

É possível gravar com duas câmeras?

O OBS aceita qualquer tipo de dispositivo de captura de vídeo. Basta que eles estejam no computador e que selecionamos eles para que fiquem ativos. No caso de duas câmeras, por exemplo, só será necessário organizar o cenário para que ambas sejam acomodadas.

Para adicionar qualquer coisa na fonte, basta seguir o mesmo procedimento que fizemos para criar a logo. A única diferença é que selecionaremos outras opções. No caso de adicionar câmeras, a opção a ser selecionada é o “Dispositivo de Captura de Vídeo”

Terminado de fazer as mesmas configurações que você já conhece, é necessário selecionar a câmera que será adicionada e clicar em “Ok”. Depois, é só colocar a transmissão de vídeo no ponto de sua preferência na tela.

como usar obs

Para adicionar mais câmeras é só repetir o passo anterior e na hora de selecionar o dispositivo a ser adicionado, escolher as outras câmeras.

Como faço para colocar apresentação de slides no OBS?

A apresentação de slides no OBS é um pouco mais complicada do que as outras funções que mostramos aqui. Então, para fazê-la, é preciso um pouco mais de atenção. Vamos lá?

Abra as opções da fonte e clique em apresentação de slides. Selecione um nome para a apresentação e dê  “Ok”.

como usar obs

Selecione o comportamento de visibilidade que você quer e escolha o modo de slide.

como usar obs

Se a ideia for passar um conteúdo mais teórico aos colaboradores, é interessante mudar as opções nativas para selecionar:  “sempre reproduzir, mesmo quando não visível” e “manual (usar teclas de atalho para controlar a apresentação).

como usar obs

Agora é que vem a parte interessante: a apresentação de slides no OBS não é feita por PowerPoint, mas por imagens. Então, desça a barra de rolagem da janela que estamos mexendo, clique no “+” e selecione “adicionar arquivos” ou “adicionar pastas”.

como usar obs

Ao escolher uma das opções, será aberta a janela de busca. Você precisará encontrar as imagens que serão utilizadas nos slides e selecionar todas (podemos usar Shift + click, CTRL + click ou o CTRL + A para fazer as seleções de imagens). Para que tudo saia na ordem correta é necessário numerar as imagens ou colocá-las em ordem alfabética. Após selecionar tudo, clique em “Abrir”.

como usar obs

Terminado isso, clique em “Ok”.

Pronto, os slides foram inseridos. Agora, para controlar os slides, você precisará criar atalhos em seu teclado. Atenção: só conseguimos criar atalhos para slides após adicionar os slides a uma cena!

Para criar atalhos, vamos começar abrindo as configurações novamente.

como usar obs

Vá para “Teclas de atalho” e procure por “apresentação de Slides”

como usar obs

Nessa aba, basta clicar em um atalho e apertar o botão do teclado que você quiser para assumir a função descrita. Nós damos a dica de que você utilize as setas da direita e da esquerda para movimentar os slides para o próximo e para o anterior.

Qual é o resultado disso tudo?

No final das contas, você não só aprendeu a como usar OBS, mas também a como configurá-lo e usufruir de várias funcionalidades. Depois de terminado tudo, sua cena provavelmente ficou assim:

  1. a lista de itens que estão na fonte;

  2. a logo da sua empresa;

  3. sua(s) câmera(s);

  4. a apresentação de slides.

como usar obs

Agora que você já sabe como usar OBS, aproveite a ferramenta! Clique aqui e descubra 7 ideias de formatos de live para o Facebook.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!