Loading Posts...

A comunicação integrada de marketing tem por objetivo desenvolver uma estratégia de comunicação, dentro de uma corporação, que siga uma mesma linha e uma mesma voz. O que não é dos desafios mais fáceis de serem enfrentados.

Quanto maior é a empresa, mais serão as partes interessadas na estratégia de comunicação da empresa e isso poderá gerar uma grande confusão e muitos pontos de vistas diferentes.

Algo que tende a dificultar o desenvolvimento e implementação da estratégia.

Neste sentido, atua o conceito da comunicação integrada de marketing, que visa integrar as estratégias de comunicação da empresa, de modo coerente, coeso e contínuo.

Neste artigo, iremos abordar o conceito da comunicação integrada de marketing. Saiba o que é, quais os objetivos e a importância desta estratégia, e saiba como criar um plano, para a sua empresa. Confira!

O que é comunicação integrada de marketing

Você se lembra dos 4 P’s do marketing? (Se não se lembra, é hora de ler este artigo AQUI)

Pois então, a comunicação integrada do marketing se relaciona com o “P”, da promoção. Ou seja, a forma como você oferece seu produto ou serviço, e todas as estratégias envolvidas na divulgação deles.

A definição mais usual de comunicação integrada de marketing nos é oferecida pela Associação Norte Americana de Marketing, que define o conceito como:

“Um processo de planejamento desenhado para assegurar que todos os contatos de uma empresa, que sejam recebidos pelos clientes atuais ou em potencial, de um produto, serviço ou organização, sejam relevantes e consistentes para aquela pessoa, com o passar do tempo.”

Trazendo para um conceito mais simples, esta é uma prática que irá permitir com que toda a estratégia de marketing de uma empresa, seja ela de qual tamanho for, possa ter uma mesma mensagem.

Desta forma, o processo de uma comunicação integrada de marketing irá permitir que exista uma lógica e uma coerência, na mensagem que o cliente irá receber da empresa, a respeito do produto ou serviço.

Isso, independentemente da mudança de pessoas que implementam a estratégia de marketing ou nos canais aos quais ela é difundida.

Objetivos da comunicação integrada de marketing

O objetivo macro da comunicação integrada de marketing, para uma empresa, é bem simples: fazer com que toda a corporação fale uma mesma linguagem, a respeito dos produtos ou serviços que ela comercializa.

Por isso, a prática de integrar toda a estratégia de comunicação da empresa irá auxiliar no alinhamento de todas as peças das campanhas de marketing e publicidade produzidas.

O que irá eliminar as divergências na mensagem que chega ao consumidor, ou mesmo o eventual retrabalho que isto iria gerar.

Sintetizando, o objetivo da comunicação integrada do marketing é:

  • Incentivar e informar o cliente de modo assertivo, para que ele prefira os produtos da sua empresa e não do seu concorrente;
  • Tornar a mensagem que a empresa enviar ao cliente única e coesa, para que;
  • A ideia do produto fique fixada na mente do cliente, de modo que ele se lembre do seu produto, quando surgir a necessidade, e não do seu concorrente.

Como criar um plano de comunicação integrada de marketing

Agora que você sabe o que é uma comunicação de marketing integrada, qual é a importância desta prática para a sua empresa e está ansioso e preparado para implementar em sua companhia, é hora de aprender como fazer.

A seguir, veja os passos necessários para implementar a comunicação integrada, dentro das estratégias de marketing da sua empresa. Vamos lá?

Defina os objetivos das campanhas de comunicação

Para começar a implementar uma estratégia de marketing que tenha a comunicação integrada, o primeiro passo é definir o objetivo principal, que a estratégia deverá alcançar.

Este objetivo pode ser aumentar o reconhecimento da marca, junto aos consumidores, engajar e reter clientes, ou mesmo fazer com que clientes do passado voltem a comprar com a empresa.

O importante é ter objetivos claros e alcançáveis, para a estratégia de marketing da empresa. Com um objetivo único, definido e conhecido por toda a equipe, integrar a comunicação de marketing será uma tarefa bem mais fácil e até mesmo fluída.

Dado que, com um grupo com um objetivo e um ponto em comum, falar a mesma linguagem é bem mais fácil.

O alinhamento deve partir de dentro para fora

Será normal que tenham divergências internas na empresa, com relação a que direção seguir, na estratégia de marketing da empresa.

Porém, a comunicação integrada de marketing de uma empresa atua justamente para evitar que estas divergências chegam ao cliente, causando confusão pela mensagem incoerente que a empresa envia aos consumidores.

Por isso, a estratégia de marketing deve ser alinhada internamente, estando direcionada corretamente conforme a missa da empresa e o seu planejamento estratégico.

Desta forma, todos da equipe, ou mesmo setores da empresa, devem estar plenamente informados e orientados para os objetivos da estratégia de marketing.

Mapeie suas personas

Conhecer o público-alvo é uma etapa fundamental, para definir a direção e o alinhamento da estratégia de marketing da empresa. E isso também é fundamental para a comunicação integrada de marketing.

Afinal, se a mensagem se direciona a uma persona, é preciso que todos tenham em mente as características desta persona. Caso contrário, a mensagem poderá ser difusa, rompendo todo o trabalho de uma comunicação integrada de marketing.

Uma dica legal, para alinhar a persona, entre toda a organização, é criar um personagem, que tenha as características da persona da empresa, e que irá ser alguém com quem toda comunicação da empresa.

Isso irá facilitar e tornar divertido a construção de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, que fale de modo eficiente com o público-alvo.

Crie um guia de estilo de linguagem

Com um objetivo definido e conhecido pela equipe, e as personas igualmente conhecidas e mapeadas, é hora de padronizar o estilo de linguagem que a empresa irá atuar.

Esta padronização, no entanto, não deve servir como uma ferramenta que irá engessar a criatividade das pessoas que irão implementar a estratégia de marketing da empresa.

Na verdade, irá atuar como um guia de direcionamento da linguagem e do estilo que ela irá seguir. Este guia deve ser documentado e estar facilmente acessível, por qualquer pessoa da organização.

De modo que, sempre que necessário, qualquer pessoa possa consulta-lo, de modo que consiga se orientar, ao construir qualquer peça publicitária ou de marketing da empresa.

O que irá tornar mais fácil para que a linguagem que a empresa adote seja mais coesa e uníssona.

Selecione e integre os canais que irá atuar

A estratégia de marketing de uma empresa poderá se desenvolver através de diversos canais diferentes.

Com a internet, os canais de internet foram ainda mais diversificados. E, ao contrário da comunicação de massa, como é o caso do rádio, da televisão e da mídia impressa, as mídias digitais são menos genérica e se focam mais na pessoa, do que na massa.

Desta forma, o desafio de ter uma comunicação integrada é ainda maior. Dado que são mais canais, falando de modo cada vez mais personalizado.

Por isso, é importante que a estratégia da empresa mantenha uma integração e um alinhamento de linguagem, nos canais aos quais a empresa for atuar.

Cada canal terá um conteúdo diferenciado, no entanto, é sempre fundamental manter o alinhamento dos valores e da linguagem, mesmo que o tipo de conteúdo seja diferente, e os objetivos igualmente alinhados, mesmo que os canais possuam métricas diferenciadas.

Elabore e difunda as mensagens

Agora é hora de elaborar e difundir as mensagens que a sua empresa desenvolver para as campanhas de marketing.

Seguindo o guia de linguagem criado, tendo em mente os objetivos definidos e falando com a persona que a empresa definiu do público-alvo, a comunicação integrada do marketing será bem mais eficaz.

Mantenha-se próximo do publico

Por fim, mantenha-se sempre próximo e atento à forma como o seu público irá reagir e evoluir, conforme as suas mensagens chegam a eles.

O seu público será o principal fornecedor de insights e indicações, sobre eventuais necessidades de mudança na estratégia de marketing da empresa, ou mesmo oportunidades que o mercado apresenta.

É ele que também irá dizer se a comunicação de sua empresa está integrada. Por isso, sempre esteja próximo e com ouvidos abertos ao seu público, pois ele sempre terá coisas importantes para dizer a você.

Conclusão

No universo atual das empresas, com processos cada vez mais complexos, que envolvem muitas partes, e um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que a mensagem que sua empresa envia ao mercado seja coesa e uníssona.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui um processo de comunicação integrada de marketing, é hora de rever isso.

Utilize os passos que lhe demos acima e comece a implementar uma estratégia de marketing que favoreça a sua empresa, engajando o seu cliente, e não gerando dúvidas neles. Algo que irá ter ótimas repercussões nos resultados de sua empresa.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!