Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Como conquistar 6 milhões de clientes em apenas 5 anos

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

É muito provável que você já tenha ouvido falar do Nubank. Ou até que tenha o cartão sem anuidade (o famoso roxinho) ou a conta digital operados pela fintech. Mas além de famoso, o Nubank é também um exemplo a ser seguido.

Com apenas 5 anos de mercado, o banco digital já conquistou mais de 6 milhões de clientes. E o melhor, sem investir em estratégias de marketing caras e mirabolantes.

Quer conhecer a receita do sucesso? A gente conta para você.

Separamos os 7 principais passos seguidos pelo Nubank para que você também alcance o topo e conquiste muitos clientes. Confira!

Rumo à 6 milhões de clientes: os passos para chegar lá

Quem tem um negócio, seja ele digital ou não, sabe que conquistar clientes é uma tarefa difícil. A concorrência está cada dia maior e se diferenciar é um desafio.

Principalmente em nichos de mercado já estabelecidos, como é o caso do setor financeiro. Não é à toa que os números apresentados pelo Nubank surpreendem.

A empresa começou com humildes 200 clientes e hoje já conta com com mais de 6 milhões de usuários. E depois do cartão sem anuidade, passou a oferecer uma conta digital, cartão de débito, saques e até empréstimo pessoal!

E agora, o banco digital já figura na lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo da Fast Company!

nubank-conquistar-clientes2
Que já tem o roxinho não quer largar. E quem ainda não tem, está louco para ter! (Divulgação: Nubank)

Mas qual o segredo para tanto sucesso?

Bem, a resposta é uma mistura de ousadia, inovação e preocupação com a experiência do consumidor.

Nada de táticas tradicional de marketing, como flyers, anúncios e e-mails intrusivos. A empresa resolveu apostar na humanização da marca e na entrega da melhor experiência possível para o público.

Quer aprender a conquistar clientes como o Nubank? Então confira os 7 passos seguidos pelo banco digital e inspire-se!

1. Crie um produto que resolva uma dor de mercado

Existe uma regra que garante o sucesso na hora de criar um negócio: ter um produto que resolva o problema dos clientes. Parece meio óbvio, mas muitas empresas se esquecem disso.

Quando procuramos um novo produto ou serviço, queremos satisfazer uma necessidade que temos. Não importa se essa necessidade é matar a fome ou ter um lugar mais confortável para morar.

E foi exatamente esse mindset que guiou o CEO e fundador do Nubank, David Vélez. O executivo observou que o brasileiro estava muito insatisfeito com o sistema bancário.

A burocracia para abrir uma conta ou conseguir um cartão de crédito em grandes bancos era muito alta, além das taxas astronômicas. Por causa disso, o número de pessoas sem acesso aos serviços bancários era grande no país.

De olho nessas pessoas que Vélez resolveu criar um produto inovador, que permitisse aos brasileiros sem acesso a agências bancárias, ter o seu primeiro cartão de crédito.

2. Descubra o que te diferencia dos seus concorrentes

Outro aspecto que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio é a sua capacidade de se diferenciar dos concorrentes.

Afinal, com um mercado cada vez mais concorrido, sai na frente quem consegue destacar os seus pontos fortes e diferenciais.

O Nubank, por exemplo, resolveu investir justamente naquilo que os concorrentes não faziam: oferecer um acesso mais fácil aos serviços bancários.

Com uma boa parte do país sem acesso à agências bancárias, a solução encontrada foi empoderar os clientes via app e explorar a facilidade de uso.

Nesse sentido, procure identificar aquilo que o seu produto ou serviço tem de único ou melhor que os concorrentes. Esse será o grande responsável por atrair novos consumidores!

3. Mapeie a jornada de compra dos seus clientes e acompanhe-a

Você já ouviu falar da jornada do consumidor, certo? Ela é a trajetória que o cliente faz entre a descoberta de um problema até a compra de um produto ou serviço.

Conhecer e acompanhar todas essas etapas ajuda a sua empresa a se relacionar com o consumidor, oferecer soluções adequadas na hora certa e saber o melhor momento para vender.

O Nubank sabe disso e acompanha de perto esse trajeto. Embora existam produtos que beneficiam determinados perfis dos clientes, a marca procura não fazer uma diferenciação muito grande.

Todos os usuários são tratados da mesma maneira, com foco na redução da complexidade e na entrega da melhor experiência possível.

4. Inspire-se naqueles que já chegaram lá

Outro aspecto que ajuda a conquistar clientes e atingir o sucesso em menos tempo é se inspirar em casos que deram certo.

E não estamos falando de copiar as mesmas estratégias, mas entender o que as empresas que já estão no lugar que você espera alcançar fizeram. E se inspirar nesses cases de sucesso.

No caso do Nubank,. as maiores inspirações são Disney, Zappos e Amazon. Essas empresas usaram a tecnologia para resolver um problema do mercado e oferecer uma experiência mais agradável.

O que essas empresas têm em comum é o foco no atendimento humanizado ao cliente. Embora sejam negócios online, a estratégia é sempre criar um contato pessoal e emocional com o consumidor.

Assim, a empresa pode conhecer melhor o público, satisfazer suas necessidades e encantá-los! Entre as estratégias utilizadas por essas empresas estão o chat com pessoas reais e sem limite de tempo e sempre dispostos a ajudar, como no caso da Zappo.

Que tal colocar isso em prática no seu negócio?

5. Cuide dos clientes já conquistados

Okay, você já sabe que atrair novos clientes é algo muito importante. Mas também precisa saber que tão importante quanto isso é fidelizar quem já é consumidor da marca.

E faz todo o sentido. Clientes felizes criam um vínculo afetivo com a empresa, preferem ela antes dos concorrentes e voltam a fechar negócio com você!

E o Nubank é a prova viva de que encantar o cliente é o caminho certo.

O banco digital oferece serviços e vantagens extras para os clientes que mais usam os seus serviços, como o Nubank Rewards, um clube de benefícios.

Além disso, o atendimento é personalizado, humanizado e avaliado caso a caso. Isso cria um sentimento de proximidade entre o consumidor e a marca, fortalecendo ainda mais o vínculo.

Duvida do sucesso dessa estratégia? Tente encontrar algum usuário do Nubank insatisfeito com os serviços do banco digital. Vai ser bem difícil…

6. O poder do marketing boca a boca

O sonho de qualquer marca é ser reconhecida pelo público, gerando a famosa divulgação boca a boca. Ou seja, os próprios clientes são responsáveis por divulgar o produto ou serviço para outras pessoas!

O Nubank conseguiu isso de uma maneira muito simples: tratando bem os seus clientes e oferecendo vantagens para quem utiliza os seus serviços.

Essa estratégia simples permitiu que o banco digital alcançasse os 6 milhões de clientes sem investir quase nada em marketing nos primeiros anos!

Basta lembrar que, nos primeiros anos de operação, para conseguir um roxinho era necessário ganhar um convite de quem já era cliente. Isso gerava uma sensação de exclusividade e estimulava o interesse de mais pessoas.

Só para você ter uma ideia, a empresa já recebeu mais de 20 milhões de pedidos de aprovação de cadastro!

7. Marketing de experiência: a nova sacada para inovar

Por fim, e resumindo tudo o que explicamos neste texto, é importante oferecer a melhor experiência possível para o seus clientes. E a estratégia responsável por isso, e que o Nubank usou,  é o marketing de experiência.

São vários os fatores que influenciam nessa experiência, como a usabilidade do site e dos serviços da marca, o atendimento ao cliente, a disponibilidade para solucionar problemas e a comunicação com o público.

E tudo isso ajuda a proporcionar experiências e sentimentos únicos no público, como superação de expectativas, sensação de pertencimento e até a quebra de padrões e paradigmas.. E tudo isso permite aumentar a identificação dos clientes com a marca.

Agora que você descobriu como o Nubank conseguiu conquistar mais de 6 milhões de clientes em 5 anos, que tal colocar as nossas dicas em prática?