VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra o que é conteúdo evergreen em vídeo e como usá-lo em sua estratégia

VidMonsters
Por VidMonsters

Contéudo evergreen, em tradução literal, é um conteúdo “sempre verde”. Ou seja, não perde a relevância com o passar do tempo. E essa é a chave para uma boa estratégia de marketing de conteúdo!

Nós sabemos que a rotina do time de marketing de uma empresa é árdua. Principalmente quando a intenção é gerar conteúdos poderosos e relevantes. É pensando exatamente nisso, que o conteúdo evergreen em vídeo te ajuda nos desafios de conseguir produzir sempre com qualidade. Mas você sabe, afinal, como produzir esse tipo de material?

Basicamente, produzindo conteúdo evergreen em vídeo você consegue ter mais assunto no seu blog ou site com um tempo maior de vida útil. Pense: se vídeos atraem mais pessoas e o conteúdo evergreen quase sempre é interessante, imagine se você investir em conteúdos evergreen com vídeos para sua empresa? O resultado positivo é certo!

Vejamos um exemplo prático: Sabe quando seu chuveiro estraga e você procura por um tutorial no Youtube de como trocá-lo? Se as informações forem consideráveis e se esse evento acontecer novamente, aposto que procurará o mesmo vídeo para resolver seu problema, correto? É sobre isso que vamos falar.

No post de hoje vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre o conteúdo evergreen em vídeo. Sem dúvidas, depois de ler nossas dicas você entenderá a real importância de investir em novos formatos para o seu negócio.

O que é conteúdo evergreen?

Para você entender exatamente o que é um conteúdo evergreen em vídeo, tenha em mente a tradução do termo “evergreen”. Explicando de uma maneira prática, o conteúdo evergreen ou perene, é caracterizado por não ter prazo de validade. Isso significa que, mesmo com o passar do tempo, suas informações não perderão o valor.

Basta se colocar no lugar do seu público. Digamos que sua empresa seja de decoração, por exemplo. Logo, falar sobre “decoração de inverno” tem curto prazo, em comparação à “decoração para apartamentos pequenos”. Até porque não vivemos no inverno o ano todo, o que torna o assunto pouco visitado ou só visitado quando estamos passando por essa situação. Já em relação aos apartamentos pequenos sempre terão pessoas à procura, ou que já moram no mesmo.

Ou seja, se você investe em conteúdo evergreen em seu blog ou site, terá sempre audiência para tais informações. Este formato é bastante atrativo para as pessoas, simplesmente pelo fato dele sempre ter significância mesmo com o passar do tempo. Isso quer dizer que não importa se é inverno, verão, carnaval ou natal, o conteúdo evergreen sempre será necessário.

As pessoas querem consumir vídeos

Explicado o que é o conteúdo evergreen, você deve estar se perguntando onde o vídeo se encaixa exatamente nisso. É simples: o consumo de conteúdo audiovisual tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

As estatísticas indicam que as horas dedicadas aos vídeos cresce ano após ano. Inclusive, saiba que a maioria das pessoas preferem ver vídeos tutoriais do que ler artigos extensos sobre algo. Entre o ano de 2014 a 2017, a plataforma mais famosa de vídeos, o Youtube, cresceu 32%. E essa porcentagem só tende a aumentar.

Com o avanço da tecnologia, da internet em si, associados à falta de tempo das pessoas, o formato em vídeos tornou-se o grande preferido. Por isso, muitas empresas já se conscientizaram dessa situação e os vídeos se transformaram em uma estratégia poderosa.

Segundo o Google, 65% das pessoas que usam o Youtube querem aprender algo novo relembrar algo que já esqueceu, e o conteúdo evergreen se encaixa bem nisso. Isso em razão de que o formato perpetua seus artigos e posts na web podendo ser acessado enquanto seu site/blog estiver no ar.

Por que investir em conteúdo evergreen em vídeo?

Sabemos bem que os vídeos online estão muito presente na vida das pessoas. Não importa quando e onde, a ajuda através de um vídeo sempre é bem vinda.

Mas ainda não se convenceu de que realmente vale a pena investir nesse tipo de conteúdo na sua empresa? Separamos alguns pontos que mudarão suas ideias acerca desse assunto. Investir em conteúdo evergreen em vídeo gera, além de mais visibilidade, muita credibilidade para o seu negócio.

1. Conteúdos perenes são importantes

Sem dúvidas, a característica de maior destaque em um conteúdo evergreen é a sua eficácia por um extenso período. E é exatamente esse fator que faz com que o material audiovisual se torne de enorme importância para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma, sua marca oferece conhecimento relevante a longo prazo para o público. E claro, ocasionando em excelentes vantagens para que seu negócio cresça cada vez mais. Unir a pertinência dos conteúdos evergreen com a praticidade dos vídeos, com certeza, é uma fusão muito eficaz que acarretará bons resultados para sua empresa.

2. Atrai mais tráfego

Com a utilização dos vídeos na sua estratégia de marketing de conteúdo, sem dúvidas, seu site/blog terá mais tráfego. Mas como isso funciona? Basicamente, como o conteúdo evergreen em vídeo tem vida útil permanente, as visitas no seu site são garantidas por mais tempo.

Mas é sempre válido lembrar, que mesmo fazendo sucesso por muito tempo na web, o conteúdo evergreen precisa de manutenção para continuar competente. Isso faz com que as pessoas e os buscadores do Google associem você ao assunto procurado.

Ou seja, se na sua empresa é produzido conteúdo evergreen em vídeo, com páginas otimizadas para SEO, o resultado é incrível. Além de atrair mais visitas, sua página pode ser reconhecida por outros negócios que podem acabar citando seu conteúdo, gerando cada vez mais link para você.

3. Sua marca ganha autoridade

Ter autoridade de sua marca ou empresa é essencial para se ter sucesso no seu negócio. Independente de ser na internet ou pessoa física. Demonstrar confiança para seu público no geral, é de total relevância na hora de fechar um negócio. E mais ainda: apresentar-se como autoridade no seu ramo de atuação, gera mais segurança para seus clientes.

O conteúdo evergreen em vídeo ajuda muito nessa tarefa, porque as informações que são transmitidas nesse formato de material, permitem de maneira eficaz e produtiva, apresentar a solução que o público tanto necessita. Isso conquista as pessoas e as incentiva ao consumo mais frequente dos seus conteúdos. Não somente pela sua validez de informação a longo prazo, mas também pela firmeza passada aos seus clientes, gerando mais venda por tempo prolongado.

4. Gera e segmenta seus leads

Não há como negar que o conteúdo evergreen em vídeo é sucesso na internet. Esse tipo de material desperta o interesse das pessoas por serem conteúdos esclarecedores. E com os vídeos, elas encontram informações mais completas que em outros meios de pesquisa, o que acaba gerando leads para sua empresa.

Além disso, o conteúdo evergreen ajuda a segmentar seus leads para um melhor planejamento de conteúdo para seu blog/site. Por isso, conhecer seu público é de suma importância para que seu time de marketing consiga elaborar mais materiais, de fato, relevantes e de interesse deles.

5. Apresenta vida útil maior

Vimos que uma notícia tem um tempo de validade muito menor do que um artigo de blog detalhado e educativo. Manter um blog é de extrema importância pois enquanto ele estiver ativo e sendo atualizado, as pessoas poderão acessá-lo.

E com os acessos há tráfego, o que é bom para os mecanismos de busca. E quando bons vídeos evergreen estiverem por lá, significa que eles têm um enorme potencial de gerar novos leads, mesmo se o conteúdo tiver sido produzido há 3 anos atrás.

Ou seja, não importa se o que conteúdo é antigo – ele sempre será novo para uma pessoa que acabou de conhecer o seu site. Por isso, esse é um dois maiores motivos para produzir conteúdo evergreen.

6. Melhora o posicionamento no Google e atrai backlinks

Com as vantagens em SEO, consequentemente este é mais um dos motivos para produzir conteúdo evergreen em vídeo. Quando você cria um bom conteúdo em vídeo, as chances dele se tornar referência para site que criam conteúdos semelhantes é grande.

Essa é a prática que conhecemos como link building e ajuda muito a melhorar o seu posicionamento em mecanismos de busca, como o Google. Por isso, principalmente com os vídeos, é legal criar conteúdos otimizados e de boa qualidade, além de relevância.

A melhor maneira de atrair backlinks é criando conteúdo evergreen que seja relevante e de alta qualidade para suas personas. Por isso, é muito importante saber com quem você está  falando. Conheça bem seus potenciais consumidores.

Dicas de como fazer conteúdo evergreen em vídeo

Antes de aprender como fazer conteúdo evergreen em vídeo, é necessário ter em mente que ele não tem data de validade, por isso não se deve acrescentar dados que perderão a relevância futuramente. Além disso, é importante considerar os pontos destacados abaixo:

1. Nunca se esqueça da sua persona

Esse é o passo número um para entender como fazer conteúdo evergreen.

Falando de uma forma geral, essa etapa independe do tipo de conteúdo que será produzido. Essa regra vale para qualquer estratégia de marketing, e consiste em analisar a proposta do negócio antes de desenvolver o conteúdo.

Para fazer isso, é necessário verificar o briefing da instituição; sua linguagem; a descrição e referências da pauta e identificar a persona.

É essencial conhecer a persona da empresa, para entender os interesses e assim, produzir conteúdo relevante e útil.

2. Foco no topo do funil

É para as primeiras etapas da jornada de compra, ou seja, ao topo do funil que os conteúdos perenes geralmente são direcionados.

Os seus clientes em potencial ainda estão descobrindo sobre o assunto nessa fase e, se já possuem algum tipo de conhecimento prévio, ainda não sabem como reconhecer e resolver o problema existente.

Por isso, colocar muitos dados complexos e termos técnicos não é a estratégia adequada.

Utilize somente conteúdos que explorem o básico e que sejam educativos.

3. Benchmarking é essencial

Com origem na palavra inglesa ‘benchmark’, o termo benchmarketing significa ‘referência’, de forma genérica.

Ele consiste em analisar de maneira aprofundada as melhores práticas que as empresas do mesmo setor que o seu utilizam.

Instituições de todos os gêneros fazem uso dessa prática há muito tempo para investigar como está o seu desempenho em relação aos concorrentes, acompanhando os processos logísticos de produção, por exemplo.

Para aprender como fazer conteúdo evergreen utilizando as técnicas de benchmarketing, é importante compreender o significado dessas informações e como usá-las em benefício do seu negócio. Essa tática as estimula a elaborar melhorias a serem adotadas nos processos, o que o torna um fator essencial para as corporações.

É uma maneira de aproveitar as visões dos seus concorrentes para evoluir suas estratégias.

4. O conteúdo em vídeo precisa ser durável

Para produzir um conteúdo perene em vídeo, os dados contidos nele devem ser de longa duração. Ou seja, precisam ter relevância para a persona, não importa a época do ano.

Uma sugestão é mostrar ao consumidor informações que ele poderá aplicar e realizar a longo prazo, além dos conceitos imediatistas.

Você pode elaborar vídeos de listas ou vídeos FAQ, por exemplo, que ensinem a elaborar metas a serem cumpridas em um longo período de tempo, que pode ser dividido em anos, meses, semanas ou dias.

5. Faça vídeos de qualidade

De nada adianta fazer um planejamento estratégico excelente, se as condições de áudio e imagem dos vídeos não estão boas.

Por isso, independentemente do orçamento disponível para realizar o vídeo, é necessário ter um cuidado com a qualidade audiovisual para ele gere bons resultados no fim, conforme o esperado.

E fique sabendo: é possível produzir vídeos de qualidade com baixo orçamento! Para saber mais sobre isso, clique aqui.

6. Não faça vídeos falando apenas de novidades

Tendências, novidades, descobertas recentes ou futuros caminhos sobre o assunto citado devem ser evitados durante a criação do seu conteúdo evergreen.

mas desse gênero costumam se renovar constantemente, pois novas informações surgem regularmente. Ao contrário dos conceitos básicos, voltados para o topo de funil, que costumam durar a longo prazo.

Dessa forma, é importante que você compartilhe dados comprovados e que dificilmente sofrerão mudanças com o passar do tempo. Esse tipo de conteúdo atrairá o público de forma mais duradoura, pois transmite conhecimentos atuais e relevantes.

Por mais que se manter atualizado em seu segmento seja importante para posicionar sua marca e se tornar referência; a necessidade de abordar conceitos consolidados e que sejam relevantes é muito maior. Eles serão a base da sua estratégia para atrair possíveis consumidores em público fiel.

Exemplos de conteúdo evergreen em vídeo

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância do conteúdo evergreen em vídeo, vale a pena conhecer as diversas opções para produzi-los. Se na sua organização, a produção de conteúdos está entre a lista de prioridades, comece logo a investir. Existem vários formatos audiovisuais que esse material se aplica. Veja só:

a) Tutoriais

Hoje em dia, não precisamos mais de um manual de instruções enorme repleto de letras minúsculas para aprender algo. Afinal, estamos ligados no 220w e ler passo a passo de como montar um berço, por exemplo, não é nada otimizado. O Walmart já reconheceu a importância de produzir esse tipo de conteúdo. O vídeo tutorial de como montar um berço já possui mais de 65 mil visualizações:

A imensidão que nos é ofertada na internet, é capaz de ensinar muitas coisas! É ou não é um ótimo investimento de tempo? Assistir um vídeo tutorial otimiza tempo, além de claro, ser muito dinâmico.

O Banco Itaú também já investe nesse tipo de conteúdo. Agora, seus clientes não precisam mais ligar na Central de Atendimento para esclarecer dúvidas de pagamento de fatura, por exemplo. A empresa vem produzindo uma série de vídeos tutoriais que ensinam a realizar alguns procedimentos através do sistema do banco. O vídeo abaixo é um exemplo ótimo:

b) FAQ Videos

Geralmente, as empresas já sabem quais são as dúvidas mais frequentes de seus possíveis clientes. Então, uma opção muito válida é produzir FAQ Videos, respondendo as maiores dúvidas do público.

Para isso, primeiramente, peça para que enviem perguntas acerca do seu produto ou do seu negócio. Se já existe um canal de contato na sua empresa, selecione os questionamentos mais relevantes e faça um compilado de vídeos esclarecendo tudo.

A Apple, hoje possui um canal no Youtube, chamado Apple Support, no qual posta vídeos semanalmente. A empresa seleciona perguntas frequentes dos clientes e as transforma em vídeos dinâmicos, esclarecedores e muito relevantes para quem possui produtos Apple.

A importância das redes sociais

Está convencido de que conteúdo evergreen em vídeo é um ótimo investimento na sua estratégia de marketing? Então saiba que na hora de divulgar esses conteúdos, as redes sociais devem ser suas maiores aliadas.

Claro que ter esse tipo de material no blog e no site da empresa é extremamente valioso. Porém, se forem postados também nas redes sociais, sua página terá cada vez mais audiência. Não poste os vídeos apenas no Youtube! Invista em vídeos nativos em cada rede social que a empresa deseja manter-se ativa. Assim, os resultados são melhores e é possível mensurá-los de maneira mais efetiva.

Seguir uma linha tênue de raciocínio quando se trata se estratégia de marketing, é um trabalho em equipe. Muitas vezes, a vontade de produzir conteúdos desse tipo é enorme, mas o começo pode parecer difícil, certo? Com o conteúdo evergreen em vídeo você acaba tendo um alcance maior de pessoas. Isso porque mesmo as redes sociais, como facebook e Twitter, sendo associadas com o “tempo real”, o conteúdo evergreen pode ser visto posteriormente sem ter perdido o valor. Por isso, reúna seu time de marketing para um brainstorm. Pense em dicas e listas dentro da área em que sua empresa atua, para produzir novos vídeos.

E ai? Convencido que adotar conteúdo evergreen em vídeo em seu negócio é um poderoso investimento? Aposto que depois de nossas dicas: sim! Então, para te ajudar ainda mais, entenda os erros que você está cometendo na sua estratégia de conteúdo em vídeo.