Loading Posts...

Um dos fatores essenciais para um vídeo ser bem-sucedido são as cores presentes nele. Quando vemos um filme ou uma série, vemos um padrão de cores. E o responsável pelos resultados desses padrões é a correção de cor.

A correção de cor é feita na pós-produção do vídeo. Mas como encontrar softwares para fazer esta correção? Vamos mostrar tudo sobre esse assunto e os melhores programas para usar.

O que é correção de cor e para que serve?

A correção de cor é uma técnica para equilibrar as cores. Ela é responsável por melhorar a qualidade do vídeo. Seja tornando-o mais brilhante ou não, opaco, vívido. Tudo irá variar de acordo com suas necessidades e resultado final que quer ver.

Porém, mais do que equilibrar, é também fazer ajustes no vídeo para corrigir os desvios de padrão. Note que filmes e séries adotam uma paleta de cores padrão, para dar uma identidade à eles.

O objetivo da correção de cor é combinar as imagens de um vídeo com um padrão.

É interessante saber que existe a correção de cores primária e secundária. A correção primária é feita em toda a imagens. Controlando as intensidades do vermelho, azul, verde, tons médios, tons pretos e destaques branco.

Já a correção secundária é baseada na mesma ideia por trás do chroma key. Onde somente a saturação e luminosidade das cores em amarelo, magentas, ciano, azul, verde e vermelho são alterados.

A correção de cor inclui a correção de brilho, contraste, ruído ISSO e balanceamento de branco.

O processo é feito com a ajuda de diversos filtros de cor, ajudando a transmitir de forma eficaz uma emoção para o seu espectador.

É um passo muito importante, pois se a correção de cor não for feita direito, as cores do vídeo podem aparecer com um aspecto irreal. Interferindo diretamente na qualidade das imagens.

Diferença entre gradação da cor e correção de cor

A gradação de cor também é um processo para mudar o tom visual do vídeo. Durante a pós-produção, a gradação trabalha para mudar a temática e estética do vídeo.

É diferente da correção de cor, já que a correção é feita para tornar o vídeo mais realista. Ela geralmente é feita primeiro. Pois no vídeo, algumas imagens podem parecer supersaturadas e as cores precisam ser equilibradas.

Já a gradação de cor é um passo adicional após a correção de cores ter sido feita. Como dissemos acima, dando uma estética ao vídeo, deixando com mais contrastes, com tons em pastel, mais escuro ou mais claro.

5 softwares para correção de cor

Os softwares de edição de vídeo evoluíram muito desde sua criação. E hoje temos várias ferramentas que permitem não só a edição, mas também a correção de cor e uma infinidade de outros recursos.

Separamos para você os 5 melhores para correção de cor, mas também possuem outras ferramentas que podem úteis na edição.

1. DaVinci Resolve

O software DaVinci Resolve é um dos principais quando se trata de edição e correção de cor dos vídeos. Além de ser gratuito, é considerado um dos melhores no ramo. Se aproximando bastante de suas versões pagas, como DaVinci Resolve Studio e DaVinci Resolve Advanced.

Se você é ainda inexperiente em relação a edições de vídeo, é importante dedicar um tempo para aprender sobre as ferramentas do software. Mas ao aprender sobre o funcionamento do DaVinci Resolve, terá ótimos recursos de correção de cor.

Além de ser gratuito, permite a criação de filmes e vídeos exclusivos e chamativos. Tendo como resultado um vídeo com edição profissional. Também possui ferramentas para efeitos visuais e gráficos, em movimento do Fusion totalmente integrados.

2. Adobe Premiere

Um dos mais usados no mundo, o Adobe Premiere está sempre em constante evolução. Recebendo atualizações de forma constante e com diversas ferramentas.

Para quem já utiliza outros programas da Adobe, como Photoshop, Illustrator, After Effects, Audition e Media Encoder, é uma vantagem utilizar o Premiere, pois ele sincroniza com todos esses programas.

Para realizar a correção de cor com o Adobe Premiere, as ferramentas estão disponíveis no espaço Cor de Lumetri ou Limetri Color. Com essas ferramentas, é possível não só realizar os ajustes de cores, mas também de contraste e luz das sequências do vídeo.

O Cor de Lumetri tem a vantagem de também ser projetado para pessoas que não possuem muita familiaridade com correção de cores. O Premiere é pago, assim como outros programas da Adobe.

3. Final Cut

O editor de vídeos da Apple também é outra opção para realizar a correção de cor de seus vídeos. A nova versão do programa trouxe diversas melhoras nas ferramentas de cor. Incluindo novas rodas de cor e controle por balanço de branco. Com ele, você tem toda a liberdade para realizar ajustes de brilho, saturação e RBG do vídeo.

Um dos pontos positivos é que todos os plug-ins, incluindo de terceiros, contam com os recursos de máscara-shape e color. A21lém de que a nova versão lançada também torna mais fácil a customização das cores.

A parte para realizar a correção de cores fica em Color Adjustment, onde possui outras quatro ferramentas para correção: Global (corrige toda a imagem), Shadows (corrige áreas mais escuras), Midtones (corrige o meio da imagem) e Highlights (corrige áreas mais brilhantes). O Final Cut possui outras diversas ferramentas de correção, então se for trabalhar com este software, estude mais sobre ele.

4. Sony Vegas

Um dos softwares mais conhecidos por quem trabalha com edição de vídeos, o Sony Vegas possui ferramentas interessantes para correção de cor, sendo uma das melhores opções para tal.

Sua última atualização, o Sony Vegas Pro 15, trouxe diversas melhorias para seus usuários, e apesar de ser voltado para profissionais, sua interface é prática e até quem não possui experiência em edição, conseguem utilizar suas ferramentas.

O Sony Vegas possui diversos efeitos para a edição, desde da correção de cores até a efeitos de movimento, imagem e cor. E não se preocupe se você nunca mexeu no programa antes, sua interface é intuitiva e fácil de ser usada. Além disso, como é um software muito popular, existem diversos tutorais sobre correção de cor disponíveis.

5. Filmora

O Wondershare Filmora é um software de fácil uso e bastante intuitivo para correção de cor. Para ajustar as cores do seu vídeo, instale o aplicativo gratuito e arraste o vídeo a ser editado para a linha do tempo.

Na janela de edição de vídeos, existem duas opções: saturação, brilho, contraste e tom. O brilho irá afetar todo o aspecto geral do vídeo, então se o brilho estiver muito claro ou escuro, o ajuste é feito manualmente com o cursor do mouse.

Já a saturação ajuda a controlar como você deseja destacar as cores do vídeo, aumentando a intensidade ou diminuindo, de acordo com a sua necessidade. O contraste ajuda a equilibrar as cores e o brilho.

Mas dos cinco acima, qual é o melhor? Só cabe a você escolher, testar e saber qual se encaixou melhor no seu trabalho. Cada um deles possui pontos positivos e negativos, mas com certeza irão te ajudar a chegar no melhor resultado possível.

A correção de cor faz parte da pós-produção de um vídeo, e uma das formas de melhorar a iluminação do vídeo sem precisar de muita edição depois, é com o China Ball. Ficou curioso sobre como essa ferramenta pode te ajudar? Confira nosso artigo especial sobre o China Ball e como ele ajuda na iluminação.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!