Loading Posts...

O vídeo marketing já é uma ferramenta indispensável em qualquer estratégia de marketing digital e conteúdo. Seja para fins pessoas ou empresariais, é fundamental criar canal no YouTube para ter sucesso na Internet.

Por isso, criamos esse guia completo. Agora você irá aprender não só sobre criar canal no YouTube. Mas tudo que está por trás da maior plataforma de vídeos do mundo.

Neste conteúdo você irá ver:

O que é preciso determinar antes de criar canal no YouTube?

Você consegue responder essas perguntas prontamente;

  • Quem será seu público?
  • Como conseguirá chegar à essas pessoas?
  • Qual será o assunto principal de seu canal?

Se a resposta para uma ou mais for não, elas precisam ser respondidas antes de dar o play na plataforma.

a) Quem será seu público-alvo?

Antes de cria canal no YouTube e iniciar os conteúdos, é necessário que você tenha em mente com quem irá conversar.

Por isso, você precisa entender quem são as pessoas que você quer atingir. Qual a idade, se elas preferem conteúdo mais formal ou informal e, o mais importante, se elas preferem vídeos longos ou curtos. Assim, poderá saber, com exatidão, o que eles querem e esperam de suas produções.

Um jeito fácil de descobrir quem é sua audiência é criando suas personas.

b) Como alcançar essas pessoas?

Após definir o público-alvo, é necessário montar uma estratégia de como chegar a essas pessoas. E, claro, omo alcançar outras pessoas que possuem interesse no assunto que será abordado em seu canal.

Uma forma eficaz de fazer isso é através de anúncios nas redes sociais. Você pode divulgar alguns trechos de seu vídeo no Insta Stories e até patrocinar a publicação para um público específico.

Poderá, também, criar anúncios TrueView, anúncios que aparecem em outros vídeos da plataforma. Assim, quando as pessoas clicarem poderão ser direcionadas para o site da empresa ou para o canal do YouTube da instituição.

c) Qual será o tema principal de seu canal?

Na hora em que estiver definindo a estratégia de vídeos para seu canal, pense no assunto principal de seus vídeos.

O que você abordará? Por exemplo, o canal de sua empresa terá mais dicas, será uma review dos serviços que a empresa oferece no mercado ou bate-papo com profissionais e pessoas influentes da área?

d) Qual será a periodicidade de envio de vídeos?

Não se esqueça de que é preciso definir a periodicidade dos conteúdos publicados.

Afinal, uma vez que seu canal é apresentado ao público, as pessoas irão voltar para saber se ele foi atualizado.

Por isso, é recomendado fazer um cronograma de publicação para que você não se perca. Lembre-se de quão é importante manter uma constância na divulgação dos vídeos.

A importância dos inscritos

Os inscritos são de extrema importância para seu canal no YouTube. Eles tendem a passar mais tempo consumindo os conteúdos publicados do que pessoas que não são inscritas.

E, além disso, na hora de fazer o levantamento das métricas mais relevantes de seu canal, ter um alto índice de exibição é um ponto positivo para a empresa.

Outro ponto que vale à pena ser destacado é que devido à audiência dada pelas pessoas inscritas em seu canal, os vídeos que possuem maior tempo de exibição têm mais chances de aparecerem nos resultados de pesquisa do YouTube e nas recomendações que a própria plataforma sugere aos usuários.

Por isso, um dos primeiros passos para criar canal no YouTube é criar conteúdo relevante. Assim você terá um público fiel e interessado em suas produções. E mais, um público que volte ao seu canal a fim de assistir a mais e mais vídeos.

Foque em branding

Um dos primeiros passos para criar canal no YouTube é fortalecer sua marca. Será como as pessoas irão lembrar de você. Ou seja, apostar no trabalho de branding.

Por isso, capriche em cada detalhe para poder apresentá-lo para o mundo de uma forma mais profissional e séria.

  • Foque na qualidade do conteúdo: Na hora de iniciar as produções dos vídeos, é necessário que o conteúdo que você produz corresponda ao que é oferecido por você ou pela sua empresa.
  • Faça com que o conteúdo seja mais natural: Você ou a marca da sua empresa precisam representar o seu canal. Fazendo com que as pessoas assemelhem o nome dele à algo de qualidade. Por isso, é muito importante que tudo que estiver em seu canal, como trailer, miniatura e capa estejam alinhados à sua marca. Mas não se preocupe, vamos falar sobre esses detalhes logo abaixo.
  • Torne a marca visível: Seu canal precisa ajudar os espectadores a encontrarem suas produções com mais facilidade. Recomendamos a você estudar sobre SEO para YouTube antes de começar as produção dos vídeos. Vale divulgar seu canal em outras redes sociais como: Facebook, Twitter, Instagram e até Linkedin.

Seguindo essas instruções, seu canal poderá ser encontrado mais facilmente pelo público e certamente terá mais sucesso.

Atraia visualizações com um teaser

No processo de criar canal no YouTube, é importante pensar em um bom teaser.

O teaser de seu canal é como se fosse uma prévia dos conteúdos que as pessoas poderão encontrar ali. É por meio desse teaser que elas decidirão se vão ou não se inscrever no canal.

Para criar um trailer interessante para seu público, pense nos pontos positivos de sua marca e o que sua empresa transmite às pessoas que a seguem em outras redes sociais.

Você pode começar o trailer fazendo uma breve apresentação de sua marca, do apresentador, que estará sempre à frente das câmeras. E, posteriormente, detalhar quais temas abordará no canal e com que frequência serão publicados.

Ah, não se esqueça de que um teaser deve ter no máximo dois minutos de duração. E, na hora que for finalizar o vídeo, peça para seus espectadores inscreverem-se nele. Ou seja, inclua um CTA.

Por que empresas devem criar um canal no YouTube?

Os fatores que justificam a importância da criação de um canal empresarial no Youtube são muitos. Além de ser gratuita, a plataforma conta com ferramentas que auxiliam na divulgação do seu conteúdo por meio dos servidores do Google de maneira estável.

Compreender essas e outras vantagens — detalhadas abaixo — é crucial para aproveitar o que essa rede social tem de melhor.

a) Produzir conteúdo em vídeo mostra autoridade no assunto

É sabido que os conteúdos em vídeo possuem um alcance melhor do que os textuais. Isso porque as informações audiovisuais são absorvidas mais rapidamente do que as em texto. Passando uma imagem de autoridade a quem divulga esse conteúdo.

É por essa razão que é tão importante criar canal no Youtube. Com ele, sua empresa terá maior relevância em relação aos concorrentes.

b) Uma empresa que se propõe a criar canal no Youtube se apresenta moderna e informada

É necessário utilizar os meios adequados para que a interação com o púbico gere retorno. Presente em todos os vídeos, o botão “Insight” permite que o administrador veja os dados demográficos das visualizações de suas publicações.

Com esses dados, adaptar as estratégias de marketing de forma eficaz para o público certo se torna muito mais fácil.

Uma outra maneira de manter a sua marca atualizada é compartilhando os seus vídeos em diferentes redes sociais.

Apesar do texto e do vídeo atingirem o consumidor em tempos distintos, quando utilizados conjuntamente se transformam em complementos um do outro. Por isso, divulgue os vídeos em outras mídias sociais com descrição e links da sua empresa e de seus produtos.

c) Feedback em cada vídeo postado

O feedback é um fator crucial no relacionamento com o cliente. As críticas, comentários positivos, negativos, curtidas e dislikes permitem que as empresas entendam as necessidades existentes e os interesses de seus consumidores.

Dessa forma, criar um canal no Youtube fará com que o público possa interagir diretamente com a organização, fazendo com que ela perceba o que deve ser continuado e o que precisa ser melhorado.

d) Diferença entre o canal empresarial e o canal pessoal

No geral, um canal pessoal se assemelha bastante à um canal empresarial. O que diferencia os dois perfis é que um canal empresarial possibilita a sua vinculação à uma página no Google +. Permitindo que ele possa ser administrado por qualquer conta gerente.

Agora que você já está muito bem informado sobre tudo que antecede criar canal no YouTube, vamos à prática!

Passo a passo completo de como criar canal no YouTube

De forma bem prática e objetiva, para criar canal no Youtube, siga o passo a passo:

1. Entre no Youtube e faça login com sua conta do Google. Você encontra o botão ”Fazer Login” no canto superior direito da tela. Caso não tenha uma conta, crie-a aqui. É super rápido!

2. Selecione a opção Meu canal para criar seu canal. Opção que também se encontra no canto superior direito da tela, no site do Youtube. Aparecerá sua foto do perfil do Google ou as letras iniciais do seu nome, caso não tenha foto de perfil. Clique na foto e aparecerá a lista de opções – dentre elas o Meu canal, logo abaixo de sua foto.

criar canal youtube meu canal

3. Escolha o nome do seu canal: nessa etapa, você preencherá as informações do canal. Após preenchê-las, clique em Criar canal.

criar canal youtube

Configurando e personalizando seu novo canal

Aprofundando um pouco mais na personalização do seu canal do Youtube, é interessante ressaltarmos a importância do processo criativo. Criar canal no YouTube exige uma boa personalização.

Quando vamos ao mercado, por exemplo, já percebeu que antes de enxergarmos o produto, visualizamos e analisamos sua embalagem primeiro?

Pois bem! No meio digital não é muito diferente.

Sua audiência irá avaliar você em todos os aspectos possíveis. A foto de perfil, a capa e toda a estrutura de design do vídeo são peça-chave no sucesso do canal. Aposte na inovação e invista na identidade visual como forma de se destacar nessa plataforma tão concorrida. Isso é muito importante!

Personalize seu canal com imagens e descrições. Na personalização, você pode adicionar uma arte para o canal, editar imagens, adicionar sessões para seus vídeos, ajustar idioma, trocar a sua foto de perfil, e ativar ou desativar funções do Youtube.

Vamos ao passo a passo:

1. No banner superior, clique na opção “adicionar arte do canal”. Nessa tela você poderá buscar algo da galeria vinculada à sua conta ou fazer o upload de uma foto personalizada. A foto deverá estar alinhada com as diretrizes da identidade visual determinadas para a sua empresa, com o tamanho recomendado de 2560 x 1440 pixels.

É fundamental que o banner crie expectativas reais sobre o conteúdo postado pela sua marca, pois ele é a primeira coisa que o usuário encontrará ao acessar o seu canal. Selecionada a imagem, adapte o corte dela para cada dispositivo.

personalizar canal criar canal youtubeadicionar arte criar canal youtube

 

2. Adicionar uma descrição ao seu canal é a segunda etapa. Na barra de opções, clique em ”sobre”. Em seguida: ”adicionar descrição”. Uma tela com espaço para texto aparecerá quando o botão “adicionar descrição” for clicado.

Nesse campo o ideal é que você especifique o que será divulgado dentro do canal.Faça uma descrição incluindo links, com até mil caracteres, descrevendo o tipo de conteúdo que será apresentado, as redes sociais da empresa e, se assim optar, um pouco da trajetória do seu negócio.

 

descrição canal criar canal youtube

 

3. A URL também pode ser personalizada, mas existem alguns pré-requisitos a serem cumpridos para que essa opção fique disponível para seu canal:

  • O canal precisar ter mais de 30 dias de criado;
  • É necessário conter foto e banner;
  • Também é preciso ter mais de 100 inscritos

4. O último passo é adicionar a foto do seu canal, propriamente dita.

Como publicar seu primeiro vídeo

Depois de criar o seu canal no Youtube e personalizá-lo, chegou o momento de publicar o seu primeiro vídeo.

  1. Poste seus vídeos em seu canal do Youtube: após criar seu vídeo, você poderá “upá-lo” no Youtube através do botão Enviar, que está representado por uma seta para cima, que se encontra também no canto superior direito da tela, próximo à sua foto do perfil do Google.
  2. Ao clicar na seta para cima, você poderá selecionar seus arquivos para envio. Lembrando que você também pode importar vídeos do Google Photos ou fazer uma transmissão ao vivo pela plataforma do Youtube.
  3. Após enviados os vídeos, você preenche as informações básicas, como títulos, descrições, marcações e define a imagem que ficará como miniatura do vídeo.
  4. Há, também, as configurações avançadas, onde você pode permitir ou não comentários, definir a categoria do vídeo, ver as informações de licenças, distribuição e restrições de idade, entre outros.

adicionar um video criar canal youtube

Como criar um canal no Youtube pelo celular

O procedimento é o mesmo. É sugerido que você baixe o aplicativo do Youtube, caso já não o tenha. Feito isso, os passos serão idênticos aos já mencionados aqui neste artigo.

Como excluir o canal?

Se, por qualquer motivo que seja, depois de criar um canal no Youtube você decidiu deletá-lo. Essa opção também está disponível na plataforma. Contudo, é importante ter em mente que a exclusão resultará na perda de todos os arquivos enviados.

Para deletar o seu canal, acesse a página de configurações avançadas da conta. Siga para o canto inferior da tela e clique em “excluir canal”.

Você será direcionado para a página de login e, após refazê-lo, as opções  de “Quero ocultar meu canal” e “Quero excluir permanentemente meu conteúdo” se mostrarão visíveis. Selecione a alternativa desejada para continuar com a exclusão do seu canal.

Como funcionam os direitos autoriais no YouTube?

Ao criar canal no YouTube, fique atento às normas de direitos autorais da plataforma. Canais que não cumprem as normas impostas pelo YouTube correm o risco de perder a monetização e serem excluídos.

  • Conteúdos family friendly; o YouTube é o segundo buscador mais acessado do mundo e é a maior rede de compartilhamento de vídeo. Por isso, esteja ciente que não é permitido ter incitação ao ódio, conteúdo sexual, nudez, violência, spam ou ameaças.
  • Monetização; se você tem o objetivo de monetizar seu canal, saiba que a plataforma não monetiza canais com conteúdo restrito por idade.
  • Tenha consentimento dos participantes; na hora de fazer o upload de um vídeo em seu canal, deixe claro que a pessoa autorizou utilizar a imagem dela na publicação. Caso alguém se sinta incomodado por ter sido identificado, poderá pedir a remoção do conteúdo.
  • Consulte um advogado; se achar necessário, converse com o jurídico de sua empresa sobre o que pode ou não ser publicado no canal. É sempre melhor estar prevenido do que perder toda sua estratégia de marketing de conteúdo em vídeo da noite para o dia.

Dicas para quem está começando no YouTube

É claro que, mesmo com toda a facilidade de acesso às informações que a internet nos proporciona, nem todo mundo consegue lidar com a plataforma tão facilmente de primeira. Por esse motivo, listamos algumas dicas que simplificarão a vida de quem está começando a criar um canal no Youtube:

  • Selecione um nome que seja fácil de ser lembrado e, principalmente, digitado;
  • Construa uma identidade visual que transmita a essência da sua marca. Não esqueça de fazer o mesmo com todas as outras mídias sociais;
  • As análises são cruciais para que você compreenda o que seus consumidores desejam encontrar em seu canal, por isso trace métricas de visualizações, comentários, taxa de abandono, curtidas etc.
  • Leve em conta a sua persona para considerar a monetização do seu canal. Se a taxa de abandono se multiplicar, colocar anúncios em seus vídeos não servirá de nada. Invista em diferentes frentes de monetização após avaliar bem o comportamento do seu público;
  • Entenda como é o funcionamento das tags na rede. A categorização do seu vídeo é afetada diretamente por elas nos mecanismos de busca do Youtube. Compreenda as melhores oportunidades de tags fazendo uso do Google Adwords;
  • É indiscutível que o SEO é sempre uma boa opção. Otimize tudo o que for possível dentro do seu canal. Assim, você garantirá melhores posições nos buscadores e mais acessos orgânicos.

O Youtube é uma excelente plataforma para a divulgação dos vídeos da sua empresa. Por utilizar os servidores do Google, as estratégias de vídeo marketing são executadas de forma mais eficiente, aumentando os acessos e o engajamento do seu público-alvo.

Agora que você já aprendeu como criar um canal no YouTube, está na hora de aprender a lucrar por lá. Então clique aqui e entenda como funciona o processo de monetização no YouTube!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!