Loading Posts...

Entre os maiores desafios enfrentados durante a produção de vídeos está a escolha do local de gravação. Uma decisão errada pode desviar a atenção do público ou dificultar a compreensão do tema. Mas não é preciso ter um estúdio profissional para ter bons resultados. É possível criar cenário para vídeos incríveis de maneira fácil e rápida.

Se você quer ter planos de fundo criativos e levar as suas produções para outro nível, veio ao lugar certo.

Neste conteúdo, você aprenderá:

Qual a importância do cenário para vídeos

Na hora produzir vídeos, é muito comum se preocupar apenas com equipamentos de filmagem e iluminação. O local de gravação acaba ficando em segundo plano.

Algumas pessoas acreditam que basta dominar o assunto abordado para que o conteúdo seja um sucesso. Entretanto, o cenário, ou plano de fundo, onde o vídeo será filmado é um dos elementos mais importantes.

Pense bem: ao assistir a um filme, não olhamos apenas os personagens, mas todo o ambiente onde a ação se desenrola. E não é difícil entender o motivo para isso.

A narrativa não é contada apenas pelos diálogos dos personagens, mas pelo conjunto de informações exibidas na tela. E isso inclui, obviamente, o cenário!

Um ambiente planejado com cuidado ajuda a ditar o clima da produção e reforçar a mensagem do vídeo. Escolhendo os elementos corretos para o vídeo, você é capaz de transmitir um “sentimento” para o público.

Veja o caso de filmes de terror, por exemplo. Para ressaltar o sentimento de ansiedade e suspense, o cenário desse tipo de produção privilegia ambientes como casas antigas, mal iluminadas e rústicas.

O mesmo vale para vídeos de divulgação de uma marca ou produto. Com um cenário bem pensado e produzido, você é capaz de ressaltar as qualidades do seu negócio e passar a sua mensagem com mais eficiência.

Um ambiente com elementos dispostos da maneira correta e em harmonia com o tema do vídeo podem criar na audiência sentimentos de seriedade e familiaridade.

Ao mesmo tempo, elementos fora de ordem e sem ligação com o tema do vídeo passam a sensação de desleixo e falta de profissionalismo. E como consequência, a imagem da sua empresa pode ser prejudicada.

Nesse sentido, existem alguns cuidados na hora de montar um cenário para vídeos. E é o que veremos a seguir.

O que levar em conta na hora de criar cenário

Agora você já entendeu por que o plano de fundo é importante, o próximo passo é conhecer os principais cuidados na hora de criar cenário.

Tema do vídeo

Na hora de montar um plano de fundo, um dos primeiros fatores que você deve analisar é o tema do vídeo. Ele ajudará a definir de que maneira o ambiente será configurado.

Você se lembra que falamos que o cenário ajuda a criar o clima do vídeo? Assim, itens de decoração, elementos de apoio, o esquema de cores e a iluminação devem ter relação com o assunto que será abordado no conteúdo.

Quando todos os itens do cenário conversam com o tema do vídeo, o público consegue identificar na hora sobre o que você está falando. O conteúdo fica mais coerente e fácil de entender.

Por exemplo, se você pretende produzir vídeos com dicas de finanças pessoais, não faz muito sentido ter um plano de fundo repleto de pôsteres de filmes. Objetos relacionados  com esse tema, como livros de economia, cofres, entre outros, ajudam a dar mais unidade à produção.

Público-alvo da empresa

Outro aspecto que precisa ser avaliado na hora de criar cenário para os seus vídeos é o público-alvo da empresa.

Os elementos do plano de fundo devem estar relacionados com os gostos e interesses de quem assistirá o seu vídeo. As cores da parede, os quadros e itens de decoração ajudam o público a se identificar com o conteúdo com mais facilidade.

Se a sua audiência é composta por crianças, o ideal é gravar em ambientes coloridos, com quadros de personagens infantis e até brinquedos. Esse tipo de cenário terá mais chances de conversar com o público do que um quadro branco, por exemplo.

Por isso, não se esqueça de definir as personas do seu negócio para conhecer em detalhes os hábitos e interesses de quem vai assistir aos seus vídeos.

Dessa maneira, você terá mais segurança na hora de organizar um plano de fundo que conversa com a audiência.

Imagem da marca

Por fim, o local de gravação também pode ajudar na percepção que o público tem de uma marca.

Como explicamos no começo do texto, os elementos do ambiente ajudam a transmitir sensações e atmosferas para o público. Assim, é possível criar cenário para vídeos que reforcem os valores e características do seu negócio.

Por exemplo, se a sua empresa que transmitir mais credibilidade e seriedade para o público, o cenário precisa ser compatível. Nesse caso, cores em tons pastéis e objetivos de decoração mais discretos são o ideal.

Por outro lado, se a intenção é se posicionar como uma empresa descolada e descontraída, um cenário mais moderno, colorido e divertido é a pedida.

Tendo em mente todos esses aspectos, você conseguirá criar planos de fundo fantásticos e eficientes para os seus conteúdos.

10 ideias incríveis para te ajudar a criar cenários para vídeo

Começar a criar cenário para um vídeo pela primeira vez pode dar trabalho. São muitos detalhes e aspectos que podem influenciar o resultado do conteúdo.

Para ajudar você nesse momento, separamos 10 ideias de cenários para vídeo para você se inspirar. Dê só uma olhada:

Papel de parede

Se você não quer gastar muito, mas, ainda assim, quer um bom resultado, usar papéis de parede pode ser a solução ideal.

Esse tipo de cenário é feito com um rolo de papel de parede preso a um suporte que pode ser deslocado para qualquer local.

Isso facilita bastante para quem não tem um local específico para gravar. Assim, sempre que for necessário mudar de locação, é só levar o papel de parede junto.

Outra vantagem desse tipo de cenário para vídeo é que é possível utilizar várias estampas diferentes. Basta alternar os layouts de acordo com o tema do vídeo.

Antes de escolher o papel de parede, avalie como ele influenciará no conteúdo, na percepção do público e se é possível interagir com ele.

Cores como amarelo, laranja e vermelho causam mais reflexo. Tons sólidos, como azul, verde e cinza, facilitam na hora de iluminar o cenário.

De qualquer forma, o importante é que a cor e o padrão estejam alinhados com os objetivos e a identidade da marca.

Mesa de trabalho

A sua ideia é fazer vídeos de tutorial ou “como fazer”? Quer mostrar para o seu público passo a passo para preparar um prato ou construir alguma coisa?

Nesses casos, o ideal é usar uma mesa como cenário para a gravação. Utensílios de cozinha, ingredientes e até ferramentas ficam melhores quando expostos em uma grande superfície.

Para fazer esse cenário, basta colocar uma mesa em sua frente e posicionar a câmera na frente. Assim, você ficará atrás dela, ensinando os espectadores. Vale organizar os materiais de forma que a mesa pareça mais organizada.

Outra ideia é posicionar a câmera com um tripé, de modo que o processo seja gravado de cima.

Móveis diferentes

Outra opção na hora de criar cenário para os seus vídeos é aproveitar aquele móvel interessante que você tem na sala ou no quarto de casa.

Pode ser uma poltrona com estampa diferenciada, um puff divertido ou um conjunto de cadeira e mesa que chama a atenção. Posicione os móveis próximos de uma fonte de iluminação e comece a gravar!

Dessa maneria você consegue dar mais personalidade aos seus conteúdos e ainda cria uma atmosfera de intimidade. E claro, não gasta a mais com isso.

Fundo desfocado

criar cenário

Se você vai gravar vídeos no escritório da empresa ou em ambientes externos, com muita movimentação, uma boa ideia é apostar no fundo desfocado.

Usando lentes específicas, com grandes aberturas, as imagens ficam com o plano de fundo totalmente embaçado. Assim, a atenção fica concentrada no primeiro plano e o público não se desconcentra tão facilmente.

É bastante utilizado em produções de TV e cinema. Além de ser muito bonito, de quebra também dá um ar mais profissional às suas produções.

Mesmo quando gravado dentro do escritório, esse tipo de plano não é tão simples de utilizar. Para criar cenário nesse estilo, é importante seguir algumas recomendações:

  • Se o plano de fundo não for tão importante para o conteúdo, use uma lente mais clara, como uma 50 mm. Isso mantém o foco na pessoa e longe do que está acontecendo atrás deles.
  • Se for gravar com pessoas ao fundo, pergunte se eles se incomodam de serem gravados e se podem permanecer com movimentos brandos.
  • Para gravações externas, considere a iluminação. As mudanças de luz em um dia ensolarado podem parecer cortes na sua edição. Prefira dias nublados para ter uma luz mais consistente.
  • Ao filmar várias pessoas com fundo de escritório, altere o foco sempre que uma nova pessoa começar a falar.

Paredes coloridas

criar cenário para vídeos com parede colorida

Para quem prefere opções mais simples e discretas, é possível utilizar uma parede colorida como plano de fundo para os seus vídeos.

Cores sólidas e chapadas ajudam a deixar o espectador ainda mais conectado. E sem nenhum ruído para desconcentrar ou tirar a atenção dele.

Esse tipo de fundo é mito fácil de fazer. Basta apenas um pano colorido ou uma parede pintada em uma só cor.

Apesar disso, se você não tiver uma iluminação adequada, algumas cores, especialmente tons de vermelho, azul e preto, podem deixar o vídeo muito escuro.

Para dar um efeito mais interessante ao vídeo, o ideal é acrescentar uma luz vinda de trás. Assim, você conseguirá se desconectar do fundo e garantirá mais profundidade ao seu conteúdo.

Quadro de parede

criar cenário para vídeos com quadro branco

Se você quer dar uma aula ou explicar algo em detalhes, vale criar cenário com um quadro de parede, branco ou negro.

Dessa maneira, você consegue expor suas ideias através de esquemas, frases soltas ou desenhos, deixando o público ainda mais engajado.

Mas não se esqueça de prestar atenção na iluminação do ambiente. Pode ser que apareçam reflexos de luz no quadro, atrapalhando a leitura.

Além disso, sempre verifique se a sua caneta possui tinta antes de começar a gravar. Afinal, se ela estiver perto do fim e falhar, pode ser difícil para o público entender o que você escrever.

Outra dica interessante é usar o quadro como guia e começar a gravar o vídeo com tudo já escrito.

Assim, você consegue pensar melhor em tudo o que vai falar durante o conteúdo. E pode usar os esquemas e desenhos como um guia para não se perder durante a explicação.

A VidMonsters possui um quadro com vídeos sobre Vídeo Marketing produzidos nesse estilo. Veja só:

Vista panorâmica

criar cenário para vídeos vista panorâmica

É possível aproveitar a vista da janela do escritório ou do seu quarto na hora de criar cenário para os seus vídeos. Além de bonitas, as vistas panorâmicas ajudam a dar mais dinamismo ao conteúdo.

Só tenha um cuidado extra com a iluminação. Por se posicionar contra a luz, você pode se deparar com o efeito de contraluz: o cenário ficará iluminado, enquanto você estará escuro.

Para evitar que isso aconteça e garantir que você fique visível na tela, posicione rebatedores ou fontes de luz na sua frente. Dessa forma, o público será capaz de ver tanto a vista da janela quanto você.

Quadros descolados

criar cenário para vídeos com quadros

Também é possível soltar a imaginação na hora de montar planos de fundo para suas produções. Que tal usar quadros como cenário?

Eles são capazes de comunicar exatamente o que você deseja passar no vídeo de maneira fácil e descontraída.

Se for falar sobre filmes, vale colocar cartazes das suas películas favoritas. Já se o assunto for intercâmbio, mapas de países cairiam muito bem. E claro, vale escrever frases de efeito para chamar a atenção do público.

Gostou da ideia? Você pode comprar alguns pela internet ou em lojas de variedades. Mas também é possível fazer você mesmo os seus próprios quadros.

Para isso, procure sites como o Canva e escreva uma frase legal. Ou procure um desenho que ilustre bem o assunto que deseja falar.

Depois é só ir na papelaria, ou em uma gráfica e imprimir no tamanho A3. Depois, compre uma moldura e coloque na parede.

Na hora de pendurar, é preciso ter muita atenção com a simetria. Pense bem em qual deve ser a posição dos quadros para que a imagem fique balanceada.

Iluminação divertida

criar cenário para vídeos com iluminação divertida

Já pensou e criar cenário para os seus vídeos com fundo de corações ou estrelas? E o melhor, sem gastar muito com isso? Nossa última dica envolve um truque de iluminação muito divertido e interessante.

Tudo o que você vai precisar é de papelão ou papel cartão, estilete, lápis e um pisca-pisca. E claro, criatividade.

Primeiro, corte um círculo no tamanho da lente da sua câmera. Em seguida, desenhe alguma forma bem no meio do círculo, como estrelas, corações ou triângulos.

Com a ajuda do estilete, recorte a forma desenhada e insira o círculo de papelão na lente da câmera.

Agora, escolha o local da filmagem e prenda o pisca-pisca com durex na parede.

Pronto! Quando você ligar o pisca-pisca e começar a gravar, os pontos de luz terão o formato do desenho recortado no papelão.

Essa é uma maneira bem simples de criar um efeito divertido e diferente para os seus vídeos. Você também pode fazer quantos formatos quiser e variar de acordo com o tema.

Curtiu as nossas dicas para criar cenário pra o seu vídeo? Então é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Mas antes, você precisa saber como iluminar esses ambientes. Para isso, basta clicar aqui!

FOTOS: Dicas de como criar cenário com quadros retiradas do Pinterest: Casa de Valentina | cliquearquitetura.com.br | dudielariz.com.br | casadecolorir.com.br | Casa Vogue | thony.com.br | decoracao.com

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!