Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Você já está preparadíssimo para gravar vídeos? Então a questão agora é outra: onde gravar. O local influencia muito no que terá de conteúdo no vídeo. Por isso, é preciso notar que toda informação no ambiente conta e deve ter um significado. Até mesmo para que o espectador preste atenção no que você tem a dizer ou mostrar. Por isso, selecionei 6 dicas para criar cenário para vídeos. Selecionei  ideias que você pode implementar já!

Essas 6 dicas serão essenciais para você começar a sua criação. Ao longo do processo, é preciso testar outras formas, para assim, sempre trazer novidade ao seu público.

Nada de escolher um desses e fazer o mesmo cenário sempre. Traga inovação, lugares novos. Realmente se inspire nessas ideias  e coloque outras em prática também. Quanto mais diferente e que traga uma imagem visual bonita, melhor.

1. Pisca pisca diferente

como criar cenário com pisca pisca

Já imaginou ter ao fundo do vídeo corações ou estrelas? Vale usar várias formas diferentes. Mas o interessante aqui é fazer um cenário totalmente inovador. Essa dica vai surpreender você.

A primeira dica de cenário você vai precisar de papelão ou papel cartão. Estilete, uma lente da sua câmera e uma caneta. Para dar o toque final, precisa de um pisca pisca e durex. O efeito vai ficar incrível.

Primeiro vamos cortar um círculo no tamanho da lente da câmera. Se preferir, vale colocar o papel fazendo o formato da lente e não recortar por completo. Depois vamos desenhar bem no meio dela, cortar e anexar na lente da câmera.

Agora escolha o local e pregue o pisca pisca com durex na parede.

Quando você ligar na tomada os pontinhos de luz terão o formato do desenho recortado papelão. Não é incrível? E, claro, pode fazer quantos quiser e variar de acordo com a temática do vídeo.

2. Fundo preto

como criar cenários com fundo escuro

O fundo preto também pode ser uma boa ideia na hora de gravar. Dessa forma você deixa o espectador ainda mais conectado. E sem nenhum ruído que possa desconcentrar ou tirar a atenção dele. Apesar disso, se você não tiver a iluminação adequada, o fundo preto pode deixar o seu vídeo ainda mais escuro.

O fundo preto pode ser feito com um pano preto ou com uma parede que seja totalmente preta. Aqui no escritório temos uma parede preta que usamos para fazer um dos cenários.

Se quer dar um efeito mais interessante ao vídeo, o ideal é acrescentar uma luz vinda de trás. Assim, você conseguirá se desconectar do fundo e garantirá mais profundidade ao seu vídeo.

3. Criar cenário com mesa de apoio

como criar cenário para ensinar culinária

A sua ideia é fazer vídeos ensinando a cozinhar? Ou fazer o famoso DIY, do it yourself, em português, faça você mesmo?

Nesses casos é essencial ter uma mesa disponível. Nesses casos você precisa usar ferramentas e até utensílios de cozinha que ficam melhores quando expostos para quem está assistindo.

Para fazer esse cenário basta colocar uma mesa em sua frente e posicione a câmera depois dessa mesa. Assim você ficará atrás da mesa para ensinar. Vale organizar os materiais de forma que a mesa pareça sempre mais organizada.

Outra ideia legal é posicionar a câmera, junto ao tripé, de forma que o processo seja gravado de cima.

4. Cidade de fundo

como criar cenário com a janela

A cidade em que você mora também pode ser um ótimo cenário para os seus vídeos. No início dos vídeos da VidMonsters, utilizamos a cortina como cenário. Ela dá um efeito incrível entre a cortina e as luzes que vinham da rua. Mas você também pode abrir a cortina e deixar que a cidade apareça. Que tal?

Só precisa tomar cuidado por se posicionar contra a luz. Afinal, você estará contra a janela. Por isso, precisa de uma iluminação maior na sua frente para conseguir balancear.

5. Quadro de parede

como criar cenários com quadro branco

Se você quer dar uma aula ou explicar algo em detalhes, vale usar um quadro de fundo. Assim, você consegue expor suas ideias através de esquemas, frases soltas, desenhos e deixa o seu público ainda mais engajado. 

Vale ficar de olho na iluminação na hora de gravar, isso porque pode ser que apareça a luz no reflexo do quadro. Além disso, verifique sempre se a sua caneta possui tinta antes de começar a gravar, já que se ela estiver quase acabando e falhar ficará difícil para os seus alunos entenderem o que deseja explicar.

Outra dica interessante é usar o quadro branco apenas como guia e já começar o vídeo com ele completamente escrito. Assim, você consegue pensar melhor em tudo que vai escrever e usa apenas para que as pessoas consigam seguir naquela linha de raciocínio. Se quer fazer  uma aula com um quadro atrás precisa ver como fazemos o nosso giz de segunda.

 

6. Quadros na parede para criar cenário

como criar cenários com quadros para vídeos

A última dica é a que mais fará você soltar a imaginação. Que tal usar quadros como cenário? Eles podem ser capazes de exprimir exatamente o que deseja passar no vídeo. Se quer falar sobre filmes, vale colocar cartazes atrás. Já se o assunto for intercâmbio, um mapa mundi resolveria bem. E vale escrever frases que chamem a atenção do seu público.

Gostou da ideia? Então primeiro você precisa comprar alguns na internet. Mas, claro, dá para você mesmo fazer os seus quadros com a temática que achar mais interessante para o seu vídeo.

banner quadro meu aio barba ruiva

Para isso, procure sites como o Canva e escreva uma frase legal. Ou procure um desenho que ilustre bem o assunto que deseja falar. Depois é só ir na papelaria, ou em uma gráfica e imprimir no tamanho A3. Agora, compre uma moldura e coloque na parede.

Na hora de colocar na parede, é preciso ter muita atenção com a simetria. Pense bem em qual deve ser a posição dos quadros para que a imagem fique balanceada. Vários canais youtubers usam quadros como decoração dos vídeos #FicaDica.

Como colocar quadros na parede para criar cenário

Existem várias formas de colocar quadros na parede. Selecionamos 7 formas de colocar quadros como cenário para a gravação de vídeos. Olha só:

criar cenário para vídeos com quadros ideias

 

Curtiu as dicas de hoje para criar cenário? Então, agora você precisa saber como iluminar esses ambientes, para isso, basta clicar aqui!

FOTOS: Dicas de como criar cenário com quadros retiradas do Pinterest: Casa de Valentina | CliqueArquitetura.com.br | Dudielariz.com.br | CasadeColorir.com.br | Casa Vogue | Thony.com.br | Decoracao.com

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit