Autor convidado
Por Autor convidado

5 motivos pelos quais você deveria criar um blog para seu negócio

Autor convidado
Por Autor convidado

Conseguir se destacar em um mundo cada vez mais digital passa diretamente pela utilização de algumas estratégias de marketing digital. A produção de conteúdo relevante é uma delas e, por isso, criar um blog para seu negócio pode ser um verdadeiro diferencial.

Já pensou na importância de criar um blog para seu negócio? Pois saiba que, para quem administra uma empresa, independentemente da área de atuação, é fundamental investir em estratégias de Marketing Digital na atualidade.

Afinal, com os constantes avanços trazidos pela transformação digital, a melhor maneira de otimizar os resultados de um negócio é por meio de investimentos para que a marca se torne ainda mais relevante dentro do seu segmento de mercado.

Com tanta concorrência disputando a atenção e os recursos dos consumidores, é preciso inovar nas estratégias do seu time, principalmente, se você busca aumentar a geração de leads qualificados e, consequentemente, as suas vendas.

Nesse caso, o cenário ideal é se tornar uma autoridade na sua área, e o melhor caminho para alcançar esse objetivo é criar um blog para o negócio.

Que tal entender melhor como esse passo pode ser decisivo para fortalecer a sua marca? Basta continuar a leitura deste artigo para ficar por dentro das vantagens de produzir conteúdo relevante para os seus consumidores. Acompanhe!

Quais as características do marketing de conteúdo?

Você sabia que, ao fazer um bom plano de marketing e executar as estratégias corretamente, é possível conquistar melhores resultados, mesmo com um orçamento apertado?

Isso graças ao Marketing de Conteúdo, que torna muito mais fácil atrair usuários de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de grandes investimentos. Entenda melhor!

Produzir conteúdo relevante

Essa técnica busca engajar o público-alvo da sua empresa por meio da produção de conteúdos relevantes sobre o seu segmento de mercado. Afinal, o cliente não vai necessariamente buscar pela sua empresa e, por isso, é preciso encontrar formas de atraí-lo.

Tendo isso em vista, com o Marketing de Conteúdo, você vai produzir artigos, infográficos, vídeos e outros tipos de textos que ofereçam algum tipo de benefício para o usuário, seja para solucionar um problema, seja para tirar uma dúvida ou aprender sobre um assunto.

Saber se o lead está pronto para a compra

Com uma análise completa sobre o perfil e o comportamento dos seus consumidores, que passa pela criação de uma persona ou mais delas, você vai criar um funil de vendas, que vai indicar o estágio em que cada usuário se encontra.

Assim, é possível oferecer o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo, aumentando as suas chances de conseguir uma conversão.

O monitoramento dos diferentes estágios percorridos pelo usuário permite maior eficiência das suas estratégias. Afinal, alguns leads podem estar prontos para conhecer o seu produto ou serviço e finalizar uma venda, enquanto outros ainda precisam ser educados sobre determinado assunto com um conteúdo rico.

Portanto, o Marketing de Conteúdo é uma forma de atrair mais clientes e criar relevância para a sua marca de maneira mais sútil, especialmente, ao fornecer conteúdos ricos e que, de fato, ajudem aquela pessoa.

Dessa forma, a sua empresa se torna mais relevante e, aos poucos, ganha a confiança do usuário, aumentando as chances de gerar mais resultados positivos.

Qual a importância de investir em Marketing de Conteúdo?

Hoje, para ser relevante no mercado, é necessário oferecer muito mais do que produtos ou serviços de qualidade e um preço justo para os seus consumidores. Veja mais detalhes sobre a importância desse investimento!

Não ser esquecido pelo seu público

Sem o fortalecimento da presença digital, o seu negócio está fadado ao esquecimento do público. Para evitar esse cenário, é preciso se destacar e uma forma eficiente de se fazê-lo é por meio da produção de conteúdo.

Não por acaso, a pesquisa Content Trends 2018 indica que 73% das empresas utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia.

Da parcela de companhias que ainda não adotaram a produção de conteúdo relevante, 61,8%, apresentam a pretensão de iniciar investimentos nessa área. Ou seja, é uma tendência no mercado.

O mesmo estudo apresenta uma das principais razões para justificar o comportamento das empresas que investem em Marketing de Conteúdo: 2,6 vezes visitas a mais em suas páginas do que as companhias que não adotam essa estratégia.

Diante desses números, criar um blog para seu negócio se mostra uma excelente alternativa para atração de consumidores em potencial.

Ter conhecimento sobre o desempenho das ações

Outro ponto que deve ser destacado é a importância dos dados e informações que o Marketing de Conteúdo fornece às empresas que utilizam a estratégia. Isso porque conhecer os números do seu negócio é uma das melhores maneiras de otimizar constantemente as suas estratégias, com a oferta constante daquilo que o cliente procura.

Apenas ao conhecer, analisar e monitorar o desempenho das suas páginas, é possível traçar estratégias para melhorar o número de visitantes por mês, por exemplo.

Na atualidade, quase 60% das empresas que adotam o Marketing de Conteúdo têm esse controle, enquanto 34,5% dos negócios que não utilizam a estratégia não fazem ideia de como anda a estatística.

Quais são os 5 principais motivos para criar um blog para o seu negócio?

Agora que você já entendeu o que é o Marketing de Conteúdo e como ele funciona na prática, está na hora de entender quais são os benefícios de criar um blog para seu negócio. Por isso, nós separamos as 5 principais razões para você adotar essa estratégia o mais rápido possível!

1. Aumento da visibilidade

Como vimos, sem uma presença digital consolidada, qualquer empresa está fadada ao desconhecimento do consumidor e, consequentemente, ao fracasso.

Por isso mesmo, criar um blog para o seu negócio é uma excelente alternativa para aumentar a relevância das páginas sob seu domínio e atrair mais olhares e, é claro, recursos.

Utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para produzir o seu conteúdo, você consegue maior destaque e, aos poucos, se firma como autoridade sobre o assunto.

Assim, se torna mais relevante e consegue atrair mais visitantes para as suas páginas, se consolidando como referência em seu mercado de atuação.

2. Estratégia de baixo custo

Uma justificativa muito utilizada entre as empresas que não adotam o Marketing de Conteúdo nas suas estratégias digitais é a falta de recursos para realizar esse tipo de investimento.

Porém, criar um blog para o seu negócio é mais simples e barato do que parece, especialmente, para quem tem um orçamento mais apertado.

Há por aí diversas plataformas gratuitas de CMS (Content Management System ou, em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo), como o WordPress e o Blogger, que permitem que você faça o gerenciamento das publicações em seu blog.

Além disso, você mesmo pode produzir o conteúdo ou, então, contar com um profissional para isso. Para divulgar as suas publicações, também não é preciso muito investimento. É possível, por exemplo, utilizar as redes sociais como aliadas, para alcançar e engajar o seu público-alvo de maneira orgânica.

3. Aumentar a base de leads

No mundo digital, uma empresa não vive apenas de consumidores e, por isso, também precisa sempre ter por perto aqueles clientes em potencial, conhecidos como leads.

Com mais pessoas interessadas na sua empresa, você aumenta as suas chances de converter interessados em consumidores.

Ao produzir conteúdos relevantes em suas páginas que, de fato, auxiliem o usuário a solucionar uma dúvida ou aprender sobre um assunto, gradativamente, você aproxima o lead da sua marca, gerando uma relação de confiança.

Além disso, ele passa a enxergar na sua empresa uma referência no assunto e, quando achar que é o momento de realizar a compra, vai procurá-la em razão da credibilidade adquirida.

4. Educação do mercado

Caso você queira ser visto como autoridade sobre determinado assunto e ainda quer educar o mercado, criar um blog para o seu negócio é a solução.

Por meio desse canal, você pode disponibilizar conteúdos ricos — como vídeos, artigos, e-books e infográficos — para que os seus leads tenham acesso a assuntos relevantes no seu segmento de mercado.

5. Rankear no Google

O Google é o mecanismo de buscas mais utilizado, com um domínio superior a 92% do mercado. Portanto, é preciso ser relevante dentro dessa ferramenta e rankear entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Para você ter ideia da importância disso, dados indicam que pouco mais de 50% dos usuários só olham os links que aparecem na primeira página.

Com a utilização correta das estratégias de SEO — como a utilização das palavras-chave certas — e oferta de um conteúdo de qualidade, a tendência é de que a sua empresa apareça de forma orgânica entre os primeiros resultados de uma busca.

Fica evidente, então, que investir em estratégias de Marketing de Conteúdo é crucial para o sucesso de qualquer negócio na atualidade. Para quem quer aumentar o número de leads e visitantes em suas páginas para registrar melhores resultados, produzir conteúdo relevante é a melhor solução.

Agora que você já entendeu como criar um blog para seu negócio pode resultar em melhores números em todos os sentidos, que tal conhecer uma forma de descobrir se a sua estratégia digital está funcionando corretamente?

A auditoria de SEO, por exemplo, é um ótimo jeito de identificar quais são os erros que estão prejudicando todo o seu planejamento. Acesse este post para saber tudo sobre ela!

Conteúdo produzido por Rock Content.