Loading Posts...

Você já conhece a importância do vídeo marketing e decidiu que quer começar a gravar. O problema é que ainda se sente perdido por não saber como fazer um cronograma de gravação, certo? Isso porque são tantos detalhes, como roteiro, cenário, equipamentos… Então, como se planejar e manter tudo isso organizado?

A criação de um cronograma é essencial para colocar todos esses fatores em ordem e não se esquecer de nenhum deles. Caso o planejamento não seja um de seus pontos fortes, procure não pular essa etapa, por mais tentador que pareça. Você não vai perder tempo, e sim otimizar todo o seu processo produtivo.

Neste post, você vai aprender a montar um cronograma de gravação detalhado para treinar seus colaboradores. Além de receber algumas dicas extras para fazer vídeos engajadores!

Conheça seu público e seus objetivos

Para criar vídeos engajadores, é preciso conhecer seu público. A qual setor da empresa eles pertencem? Quais são suas características profissionais e pessoais? Que tipo de linguagem usam e como os vídeos poderiam ajudá-los?

As respostas não vão te auxiliar apenas a entender melhor como direcionar sua abordagem das aulas, mas também a elaborar objetivos específicos dos vídeos. Incluindo o conteúdo que será explorado em cada um deles.

Pense em todas as etapas da produção

Para definir um cronograma de gravação eficiente é preciso pensar na pré-produção, produção e finalização dos vídeos. Isso porque todas as fases e seu tempo de execução devem ser levadas em conta no planejamento dos seus materiais audiovisuais, para que você tenha uma noção dos recursos necessários nas execuções de cada etapa.

Sendo assim, é preciso definir o cenário, equipamentos necessários para gravação, roteiro e edição do vídeo. Dessa forma, é possível prever a disponibilidade de recursos e agendar horários com seus colaboradores.

Tenha tudo escrito para fazer o cronograma de gravação

Agora que você já sabe do que precisa, é hora de colocar a mão na massa (ou melhor, no teclado). Faça uma planilha ou tabela bem simples com os dias do mês e, com base na disponibilidade de sua equipe, estipule as datas adequadas para cada tipo de produção.

Duas ferramentas que não necessitam de instalação podem te ajudar (e muito) na execução dessa tarefa. A primeira delas é o Trello, que simplifica o gerenciamento de projetos em equipe.

cronograma de gravação

Com ele, é possível criar uma lista (board) para cada vídeo, listando todas as suas etapas e detalhes necessários para sua finalização. Dessa forma, todos os colaboradores envolvidos conseguirão saber em qual estágio cada trabalho se encontra.

Outra dica é usar o Google Calendar criando os devidos lembretes para não se esquecer de cada data escolhida e agendar horários de forma mais organizada com seus funcionários.

cronograma de gravação

Planeje seu conteúdo com antecedência

Para manter seu planejamento sempre atualizado, é recomendada a realização de reuniões semanais ou mensais, dependendo da frequência de gravações. Para, assim, pensar na programação audiovisual do cronograma de gravação. Além de elaborar as pautas referentes ao conteúdo de cada vídeo.

O ideal é que todos os responsáveis se encontrem no início do mês para definir o material do mês seguinte. Assim, criam um banco de ideias sobre os assuntos que poderão ser trabalhados no futuro.

Independentemente da regularidade dos vídeos e datas de gravação, o importante é se planejar com antecedência, da mesma forma que um professor faria a elaborar um plano de aula, por exemplo. Assim você evita imprevistos e consegue prever os recursos humanos e técnicos necessários para a realização de cada etapa.

Estime a duração de cada atividade

Suas equipes nunca realizaram gravações antes? Ou possuem pouca experiência na área? Então já prepare-os para terem em mente que esses processos podem levar tempo. Por isso, é importante que reservem pelo menos 30 minutos disponíveis para cada minuto de gravação a ser exibido no vídeo final. Muitas vezes, a simples execução de um tutorial de 5 minutos pode custar o trabalho de um dia inteiro.

Se os seus apresentadores são mais tímidos, talvez seja necessário acrescentar algumas horas a mais no seu cronograma de gravação para que eles se sintam confortáveis na frente da câmera e consigam se expressar com mais facilidade.

Nessa hora, é preciso ter paciência. Pressionar o colaborador, principalmente se ele estiver com dificuldades na gravação, pode deixá-lo ainda mais nervoso e atrasar a finalização da filmagem.

Utilize uma plataforma eficiente

Após a finalização da gravação e edição dos vídeos de acordo com o planejado, também é preciso se lembrar da postagem do trabalho final. Com isso, inclua sua data no cronograma de gravação. Nesta etapa, é preciso contar com uma plataforma eficiente e interativa, que permita a organização e compartilhamento coletivo do material audiovisual finalizado.

É aí que a Vidmonsters pode ajudar. Quer saber como? Clique aqui e assista o nosso vídeo explicando o que é nossa plataforma.

 

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!