VidMonsters
Por VidMonsters

5 motivos para você coletar depoimentos de clientes em vídeo agora mesmo

VidMonsters
Por VidMonsters

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para a longevidade de qualquer empresa no mundo. Nesse sentido, um método eficaz de impulsionar a credibilidade de uma empresa se dá na coleta de depoimentos de clientes em vídeo.

Hoje em dia, os consumidores pesquisam muito antes de adquirir um produto ou serviço novo. E entre as fontes de informação utilizadas estão os depoimentos de clientes que já utilizaram essas soluções. Afinal, a opinião sincera de pessoas reais tem muito mais poder de convencimento do que uma peça comercial. Portanto, testemunhos positivos e autênticos de consumidores satisfeitos podem ser grandes aliados para o marketing da sua empresa.

E quando são utilizados depoimentos de clientes em vídeo, a conexão do público com os relatos aumenta ainda mais. Quer saber como incluir essa estratégia na sua companhia? Então continue a leitura deste artigo.

Por que coletar depoimentos de clientes em vídeo?

O depoimento do cliente é uma das provas mais fortes para um negócio de sucesso. Nele, um consumidor real fala sobre sua experiência com a empresa, seus produtos e/ou serviços.

Isso acaba proporcionando um ponto de vista legítimo e espontâneo por parte do cliente, transmitindo mais confiança e autenticidade para potenciais compradores. Esse recurso é um ótimo aliado na propaganda boca a boca, sendo promovida pelos seus próprios clientes.

Os depoimentos de clientes em vídeo são capazes de reforçar a imagem profissional e de autoridade de uma marca. Por meio deles, pode-se antecipar as principais preocupações e necessidades de futuros clientes, atraindo novos consumidores e gerando maiores taxas de conversão.

O diferencial do vídeo se dá por ser um formato mais expressivo, convincente e por ser a forma de consumo preferida entre os usuários. Segundo estudos da Animoto, clientes preferem assistir a um vídeo sobre um produto ou serviço até quatro vezes mais do que ler a seu respeito.

Por fim, vídeos de depoimentos são excelentes para o fundo de funil pois facilitam a tomada de decisão do cliente que está nos últimos estágios da jornada de compra.

Confira mais alguns benefícios de apostar nessa estratégia:

1. Fortalece a credibilidade

Depoimentos de clientes em vídeo são capazes de conferir mais credibilidade ao seu negócio. Eles asseguram à qualidade do serviço prestado e antecipam as principais dúvidas e preocupações de novos clientes.

Tudo isso em um tom altamente genuíno e honesto. Esse recurso garante uma estratégia de construção de imagem positiva da empresa, reforçando a sua confiabilidade e autoridade.

O vídeo mostra o cliente real, com seu rosto, corpo e voz dando um depoimento. Esse simples detalhe transmite maior autenticidade e espontaneidade.

Veja abaixo um exemplo da Nextel:

Isso não seria possível por meio do texto ou do áudio somente. Além de serem menos envolventes, ainda poderiam levantar a desconfiança por parte do público quanto a sua legitimidade.

Assim, o uso do vídeo pode tranquilizar novos clientes para solicitar um de seus produtos ou serviços, enaltecendo a sua qualidade.

2. Compartilha experiências enriquecedoras

Um cliente conquistado nada mais é do que uma pessoa que possui experiências positivas com a sua empresa. Logo, não há ninguém melhor para falar sobre a qualidade de seu serviço do que um dos seus consumidores.

O depoimento do cliente pode apresentar algumas das necessidades e dúvidas mais comuns entre potenciais consumidores. Por meio dele, é possível antecipar eventuais objeções e dúvidas que poderiam afastar novos clientes.

Sendo assim, o depoimento em vídeo é capaz de reforçar as vantagens que sua empresa oferece por meio da experiência dos clientes.

Esses benefícios podem ir além do sucesso financeiro, reforçando os principais valores de seu negócio em cada aspecto. Isso pode ser determinante para que uma pessoa escolha se irá efetuar uma compra ou não.

Abaixo, você pode ver o exemplo da empresa Movile Messaging:

3. Transmite confiança

Mostrar pessoas reais, apresentando opiniões e experiências próprias sobre a sua marca é um dos melhores caminhos para se transmitir confiança.

Depoimentos positivos e genuínos demonstram a satisfação dos clientes com o seu serviço. Isso faz com que o público identifique que o seu negócio oferece boas experiências, aumentando a sua confiança.

Portanto, procure coletar os depoimentos de clientes em vídeo em momentos de realização e contentamento com sua marca. Na aquisição de produtos, prestação de serviços ou qualquer ocasião em que se sinta valorizado e bem atendido, por exemplo.

Deixe clara a sua estratégia com o depoimento, seus objetivos e planejamento para que o cliente esteja alinhado.  Isso fortalece a confiança e orienta o depoimento para que seu conteúdo seja relevante e envolvente.

Um trabalho ético, organizado e transparente deixará o cliente mais confortável e à vontade para desenvolver uma fala natural e enriquecedora.

Abaixo, você verá o exemplo da empresa Ituran Motos:

4. Mostra o bom relacionamento com seus clientes

Além de passar confiança a futuros compradores, a coleta de depoimentos também pode melhorar o seu relacionamento com clientes atuais. Afinal, essa estratégia permite um canal de comunicação direto e articulado, identificando as principais dúvidas, necessidades e problemas dos consumidores.

A identificação desses aspectos permite um trabalho mais eficiente e assertivo, atendendo demandas, mantendo o diálogo e melhorando a relação com o cliente.

Esse deve ser um trabalho constante, reconhecendo e antecipando falhas indesejadas para a clientela. Assim, aprimora-se o serviço prestado, com base na solução de problemas baseados na experiência do consumidor.

Confira o depoimento dado para a empresa Ferraz Máquinas:

5. Fomenta parcerias de sucesso

Parcerias com outras organizações ou profissionais da área também são um ótimo recurso para fortalecer a credibilidade de sua empresa. Esse tipo de relacionamento alimenta e é alimentado pela confiança do público. Isso melhora o posicionamento de sua marca no mercado e impulsiona sua imagem positiva e profissional.

Portanto, valorize cada cliente e cada parceiro, prezando pela manutenção de um bom relacionamento. Fortalecer esses laços pode ser decisivo para se alcançar mais vendas e melhores resultados no desempenho de seus negócios.

Abaixo, você pode conferir um exemplo disso em um depoimento da Nextel sobre produtos do Google:

Dicas para conseguir o vídeo depoimento perfeito

Na hora de coletar os testemunhos, é preciso instruir os clientes para que a gravação saia como planejado. Uma fala empolgada, mas com informações irrelevantes ou repetitivas, pode tornar o vídeo cansativo e pouco convincente.

Não os faça decorar e enunciar um roteiro pronto, pois isso quebra completamente a autenticidade da fala e a confiabilidade do conteúdo. Dessa forma, procure coletar os depoimentos de clientes em vídeo por meio de um formato de entrevista.

Faça perguntas assertivas e que exijam respostas completas e minuciosas por parte do cliente.

Nesse sentido, fuja de questões que possam ser respondidas apenas com sim ou não. Questões com “como” ou “por que”, por outro lado, são ótimas aliadas para a gravação dos depoimentos.

Procure fazer videos objetivos e com duração curta, para não perder a atenção ou o interesse de potenciais clientes.

Na introdução, apresente a sua marca e seu serviço, assim como o cliente. Mostre o que o levou a buscar o seu serviço, o que procurava, desejava ou precisava. Reforce também a razão pela qual ele optou pela sua marca entre os concorrentes.

Vídeo marketing

1. Planejamento

O planejamento é essencial para que qualquer ação estratégica funcione. E não é diferente quando se trata em usar depoimentos de clientes em vídeo.

Chamamos essa etapa de pré-produção.

Aqui, o produtor irá alinhar as ideias com a equipe antes de botar a mão na massa. Essa fase é muito importante, já que é a base para a execução das próximas etapas da produção de um vídeo.

Nesse momento, a chave é fazer as perguntas certas para ter as respostas certas.

Ao dar um depoimento, o seu cliente deve contar aquilo que você precisa saber na experiência dele com seu produto. Então é necessário ter uma boa lista de perguntas antes de começar a gravação.

Lembre-se que é essencial preparar os entrevistados para gravar, passando para eles uma ideia geral dos tópicos que serão abordados durante a entrevista.

Porém, é importante notar que estamos falando de realmente uma ideia geral, e não a lista completa de perguntas.

O ideal é familiarizar o cliente com os tópicos, não fazer com que eles tenham repostas prontas para a hora de gravar. Afinal, um depoimento robótico e decorado pode parecer falso para a sua audiência.

Outro processo crucial na pré-produção de depoimentos de clientes em vídeo é planejar com atenção toda a logística da gravação.

Você deve ter cuidado com a data, horário e local da gravação. Isso é muito importante para criar o ambiente ideal para a filmagem, pois este será associado à sua marca, e deve reforçar a mensagem que você quer passar.

2. Equipamentos

Por se tratar de um conteúdo em vídeo, alguns equipamentos serão necessários para dar vida aos depoimentos da sua marca. Veja só:

a) Iluminação

Leve em consideração se você vai gravar em lugares abertos ou fechados. Dependendo do local de filmagem, os equipamentos de luz necessários serão diferentes.

Caso seja em um lugar fechado, você pode criar o arranjo ideal de iluminação para o vídeo, adicionando ou removendo luzes.

Dê preferência para uma estrutura de iluminação em 3 pontos, que consiste em três fontes de luz: a luz principal, a luz de preenchimento e a contra-luz.

Se optar pela gravação em ambiente externo, o ideal é utilizar um rebatedor, que é um acessório que dá um controle maior sobre o sombreamento da imagem, refletindo a luz em outra direção.

Outro detalhe importante sobre a iluminação é que quanto mais de “costas” o aparelho estiver do sol, menos luz é captada diretamente. Esse truque ajuda a evitar uma imagem estourada, com luz excessiva.

b) Som

Existem inúmeros tipos de microfones. Alguns capturam som de todas as direções, enquanto outros capturam apenas o áudio de direções específicas. A sua escolha deve mudar de acordo com o tipo de ambiente que você escolher para gravar.

É importante considerar que, ao gravar em ambiente externo, pode se ter interferência do vento.

Para evitar isso, utilize acessórios e especializadas em minimizar esse tipo de ruído e garantir a gravação do som com qualidade profissional.

c) Câmera

Uma boa câmera é fundamental para conseguir gravar com qualidade os depoimentos de cliente em vídeo.

Dê preferência para câmeras DSLR ou filmadoras em alta resolução para captar imagens de forma o mais profissional possível.

Em alguns casos, até câmeras de alguns smartphone podem ser utilizadas – se considerados os fatores de som e de iluminação ideais.

Garanta que a câmera vai estar posicionada corretamente. Isso é, na mesma altura que a pessoa a ser gravada.

Utilizar mais de uma câmera também é uma estratégia interessante para criar vários ângulos de gravação e dar mais fluidez ao vídeo, e dar destaque a partes mais importantes ou momentos de mais emoção no depoimento do cliente.

d) Cenário

O cenário é tão importante quanto o conteúdo da gravação do vídeo.

Pode parecer estranho afirmar isso, mas um vídeo com cenários muito movimentados ou com muitos elementos no fundo podem tirar a atenção que deveria ser direcionada à mensagem principal.

Não é necessário que seja um fundo 100% branco (inclusive, é melhor que não seja), apenas é importante que não tenham elementos que possam distrair o espectador.

Toda informação do cenário conta muito, e deve ter um propósito.

3. Luz, câmera, ação!

Na hora de gravar, estimule o cliente! Não tente manipular suas respostas e deixe-o bem a vontade para responder as questões.

Permita que o cliente fale a vontade, e, depois corte o que não for necessário na pós-produção.

Faça dessa entrevista uma conversa, e não tenha medo de fazer perguntas a mais. Assim é possível trazer respostas mais honestas e importantes a partir delas.

Uma estratégia interessante para dar mais contexto à fala dos seus clientes é inserir alguns takes extras na filmagem.

É possível contextualizar o local, a emoção que o entrevistado está passando ou mesmo inserir imagens que demonstrem o quanto seu produto ajudou o cliente.

Além disso, você cria um ritmo mais interessante para o vídeo, quebrando a monotonia de ser apenas uma pessoa falando.

4. Pós-produção

Na pós-produção é que criamos sentido no que foi gravado. É nela que damos mais vida no conteúdo, levando-o para o objetivo necessário. E para criar depoimentos de clientes em vídeo, temos algumas dicas importantes:

  • Um bom depoimento em vídeo deve ser capaz de passar a mensagem em até dois minutos e meio.
  • Lembre de aplicar o seu branding no vídeo, através de cores, introdução, logo e elementos gráficos que remetam à sua marca.
  • Tenha sempre em mente que a edição do vídeo deve transformar o material cru que você tem em algo informativo, leve e interessante, focado em conquistar novos clientes.

Resultados

Uma vez dado esse contexto, é a hora de falar dos resultados.

Apresente os problemas resolvidos, as necessidades supridas e todo o serviço prestado por sua organização. Oriente os depoimentos de clientes em vídeo para que comentem o que acreditam ter sido os principais benefícios que a sua empresa ofereceu.

Detalhe ao máximo a experiência pessoal do cliente e faça-o dar um motivo para outras pessoas contratarem o seu serviço.

Agora você já sabe mais sobre a importância de se coletar depoimentos de clientes em vídeo. Esse é um recurso que fortalece o seu relacionamento com a clientela, fomenta e é fomentado por parcerias, melhorando os resultados e vendas de sua empresa.

Tudo isso impulsiona a boa imagem de sua marca, sendo mais identificada em relação a confiança, credibilidade e satisfação do cliente.

Que tal aprender ainda mais sobre como fortalecer a visibilidade de sua marca por meio da produção de vídeos? Clique aqui e leia o nosso artigo completo sobre vídeo marketing empresarial.