VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra quanto um youtuber brasileiro ganha em média na plataforma

VidMonsters
Por VidMonsters

Hoje em dia, o sonho de ser um youtuber se equipara ao sonho de ser um jogador de futebol no passado. Mas você tem ideia de quanto ganha um youtuber no Brasil?

Para responder esta e outras perguntas, preparamos este artigo! Aqui você vai encontrar:

Vamos lá?

O Fenômeno YouTube

Para analisarmos de forma prática quanto ganha um youtuber, primeiro precisamos entender o que tornou a plataforma este fenômeno.

Um dos principais diferenciais da comunicação na internet é o nicho. Agora mídia de massa não é mais quem vai dizer ao público o que ele deve assistir. E sim o espectador que vai buscar por conteúdos no qual ele se identifica.

Isso acontece porque as pessoas querem um tratamento individual, que consiga atender as suas necessidades e demandas.

Por isso, o YouTube – plataforma de vídeos cujo o principal objetivo é proporcionar a democratização da produção audiovisual – acabou se tornando um dos principais canais de entretenimento. Para se ter uma ideia, 99% das pessoas que assistem vídeos na internet usam a plataforma.

A partir dele qualquer pessoa pode fazer um vídeo e publicar na rede, bastando criar uma conta gratuita e começar a gravar!

Com essa facilidade, a variedade de conteúdos publicados cresce mais a cada dia. São 100 horas de vídeo publicadas por minuto na plataforma.

Nesse momento, o público começa a se identificar com as pessoas que estão produzindo e protagonizando esses vídeos: os YouTubers. E o que antes era um hobbie para esses produtores de conteúdo, agora se torna uma profissão.

Os youtubers se tornaram influenciadores digitais e ganham dinheiro para divulgar produtos e serviços. Isso tudo, além do lucro que eles conquistam através da monetização do YouTube.

Mas isso não é só mais uma moda passageira?

A potência do YouTube

A resposta é não!

Ficou claro que o público deseja participar da construção de conteúdo na internet. Prova disso são os números de comentários nas redes sociais. Além de debates online e blogs de pessoas que gostam de falar sobre determinado assunto e assim por diante.

Através de algumas ferramentas, como comentários e likes, por exemplo, o YouTube proporciona essa interação. O espectador pode deixar uma crítica, sugestão ou um elogio para o autor do vídeo.

Além disso, a plataforma é a segunda maior ferramenta de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Isso significa que cada vez mais as pessoas estão vendo os vídeos do YouTube como fonte confiável de informação.

Outros pontos que podemos citar é de que o YouTube recebe em média 1 bilhão de visitas diariamente. O que contribui para os 6 bilhões de horas de vídeos assistidos todo mês.

São números incríveis, não é mesmo?

O que tornam os vídeos online um fenômeno que veio para ficar somos nós! Expectadores que se cansaram de comerciais frios e vendas de produto a todo tempo. Queremos conteúdo de qualidade.

Buscamos por pessoalidade e identificação, inclusive dentro da Internet. E para empresas esse novo cenário deve ser ainda mais bem explorado.

Como funciona a profissão de youtuber?

Um youtuber nada mais é do que um criador de conteúdo para a plataforma YouTube.

Na plataforma, os vídeos postados por cada canal possuem suas particularidades, atingindo diferentes tipos de audiência. Alguns desses produtores de conteúdo atingem números enormes de expectadores. E, com isso, se transformam em verdadeiros influenciadores.

Eles possuem um poder de formar opiniões tão grande que a quantidade de fãs e inscritos só faz aumentar.

Mas, qual a razão de tanta adoração? 

O fator que mais difere as personalidades que são famosas na internet para aquelas que são mais conhecidas na TV é a proximidade.

Na televisão, existe uma grande sensação de distanciamento entre o público e o artista. No YouTube, por sua vez, as interações na própria plataforma fazem com que a relação com o youtuber seja mais pessoal.

Eles estão sempre em contato com seus expectadores, seja através da plataforma, das redes sociais e até mesmo marcando encontros pessoalmente com um grupo de fãs.

Outro ponto é a imagem transmitida para o público. O modo como as histórias são contadas e as situações vividas por cada um fazem com que a audiência se identifique com eles. Principalmente no caso de youtubers que criam conteúdos com temas cotidianos.

E quanto mais humanizada é a imagem da marca ou figura pública, mais o público conseguirá se simpatizar com ela. As pessoas conseguem se familiarizar com eles e é por isso que esses youtubers fazem tanto sucesso e possuem tantos fãs.

Quanto ganha um Youtuber?

Muitos youtubers já tem os seus canais como principal fonte de renda. Mas ainda existe a dúvida de quanto ganha um youtuber.

Por ser uma profissão ainda recente, muitas pessoas ficam com medo de investir o seu tempo e dinheiro nesse projeto.

Para mostrar que é realmente possível ganhar dinheiro com essa plataforma, nós listamos abaixo estimativas de quanto ganha um youtuber no Brasil. A lista foi baseada em alguns dos principais produtores de conteúdo brasileiros.

Lembrando que é apenas uma média, já que o Google mantém o algoritmo que calcula quanto ganha um youtuber em sigilo.

Youtube 

1. Whindersson Nunes

O comediante tem o segundo canal brasileiro com maior número de inscritos. Além de ser o 19º no ranking mundial.

Além de youtuber, ele também apresenta shows de stand up comedy. Recentemente participou do filme “Os Parças”, como um dos protagonistas.

O seu canal foi criado em 2015 e fala sobre o dia a dia de uma forma descontraída.

Ele seleciona fatos do cotidiano e conta de uma maneira engraçada. Fazendo com que as pessoas se identifiquem com as situações.

Geralmente o cenário é um quarto e as edições são bem simples. Além disso, ele também produz paródias que contam com milhões de acessos.

luan vamos GIF by luansantana

Na pesquisa “Os Influenciadores – quem brilha na tela dos jovens brasileiros”, o youtuber liderou  o ranking e foi considerado a personalidade mais influente do país.

Ele é frequentemente requisitado para participações na TV e, em 2016, chegou a protagonizar um quadro no “Fantástico”.

E quanto ganha um YouTuber com números similares aos de Whinderson? Veja só:

  • Número de inscritos: mais de 28 milhões
  • Estimativa de ganho anual: de 203 mil dólares à 3 milhões de dólares

2. Felipe Neto

Em segundo lugar temos o polêmico Felipe Neto. O youtuber tenta falar de uma forma divertida e crítica sobre as coisas que acontecem no dia a dia.

Além dos vlogs, ele também produz tags que estão em alta, faz collabs com outros produtores. Sempre tentando abordar conteúdos mais leves e descontraídos, já que seu público é composto – em maioria – por crianças.

curtidinha GIF by Felipe Neto

Ele também é empresário, escritor e apresenta sua peça em todo o Brasil. Em 2013, lançou seu primeiro livro “Não Faz Sentido! Por trás das câmeras”.

No fim de 2017, Felipe lanço seu segundo livro, o mais vendido do ano, chamado de “Felipe Neto – A Trajetória de Um Dos Maiores Youtubers do Brasil”.

E no início deste ano (2018), o youtuber carioca publicou uma continuação do livro anterior, que recebeu o título de “Felipe Neto – A vida por tás das câmeras”.

Como você pode ver abaixo, apesar de ter menos inscritos que o Windersson, sua renda anual é maior. Isso acontece pelo fato de ele postar pelo menos um vídeo por dia e, com isso, gerar mais visualizações para o canal.

Então, na hora de analisar quanto ganha um YouTuber, leve em conta todo esse contexto.

  • Número de inscritos: mais de 20 milhões
  • Estimativa de ganho anual: de 686 mil dólares a 11 milhões de dólares

3. Canal Canalha

Esse canal é apresentado pelo youtuber Júlio Cocielo e vem crescendo rapidamente.

O canal, assim como os outros, tenta mostrar o cotidiano por um outro ponto de vista, além de fazer paródias divertidas.

julio cocielo no GIF by Canal Canalha

Além de produzir seus vídeos cômicos e vlogs, o youtuber também marcou sua presença na televisão.

Em 2015 participou do programa Pânico na Band, em um quadro que se chamava “Bate ou Regaça”, mas teve que deixar os show para se dedicar ao seu próprio espetáculo de stand up.

Em 2016 fez parte do filme “Internet: O Filme” e chegou a ganhar o Prêmio risadaria, na categoria de melhor vlog cômico.

No ano passado (2017), Cocielo estreou uma nova peça de humor, que tem o título de “Talvez Você se Arrependa” e está em cartaz atualmente.

Para completar, Cocielo também possui um canal secundário, chamado “Julio Cocielo”, onde costuma postar vídeos de gameplays e algumas tags. Quanto ganha um YouTuber que consegue manter dois canais?

Canal Canalha:

  • Número de inscritos: mais de 16 milhões
  • Estimativa de ganho anual: de 49 mil dólares a 792 mil dólares

Canal Julio Cocielo:

  • Número de inscritos: mais de 3 milhões
  • Estimativa de ganho anual: 14 mil dólares a 238 mil dólares

4. 5inco Minutos

Esse canal é apresentado pela Kéfera. Uma jovem atriz que aborda situações do dia a dia, fazendo com que o público se interesse pelo o que ela diz.

Ela também apresenta tags, paródias de clipes e divulgação de outros projetos.

kefera GIF

Além disso, Kéfera também é escritora e agora está investindo em sua carreira de atriz.

Seu lado escritora teve início em 2015, quando lançou seu primeiro livro intitulado “Muito Mais que 5inco Minutos”, o qual relata histórias de sua infância até o começo de sua carreira como youtuber. O livro esteve entre os mais vendidos durante um ano.

Já em 2016, a sua segunda obra, chamada de “Tá Gravando, e Agora?” possuía uma abordagem diferente, voltada para a produção de vídeos para a internet.

Foi só em 2017 que Kéfera decidiu explorar o gênero da ficção, publicando o romance “Querido Dane-se”.

Na televisão, a youtuber marcou presença em programas da MTV Brasil e MixTV, chamados de Colletivation e Zica, respectivamente.

No cinema, ela foi protagonista dos filmes “É Fada”, “Gosto Se Discute”, o “O Amor de Catarina” e participou do longa “A Noite da Virada”.

Kéfera também chegou a fazer a dublagem de um personagem da animação “Operação Big Hero”, o GoGo Tomago.

A youtuber também é premiada, faturando os troféus de YouTuber do Ano pelo Prêmio Geração Glamour e Youtuber Feminina no Meus Prêmios Nick em 2015 e 2016, respectivamente.

Quanto ganha um YouTuber com todo esse currículo? Veja só:

  • Número de inscritos: mais de 11 milhões
  • Estimativa de ganho anual: de 20 mil dólares a 323 mil dólares

5. Luccas Neto

O irmão de Felipe Neto é, atualmente, uma das maiores atrações infantis no youtube. Fazendo conteúdos engraçados, paródias e vídeos com comidas gigantes, ele foi o youtuber que mais cresceu em 2017.

Irmaos Neto Surpreso GIF by Luccas Neto

Antes de optar por essa vertente, ele ficou conhecido na plataforma como o Hater Sincero. Nos conteúdos ele fazia vídeos criticando as condutas duvidosas de outros youtubers.

Chegou a trabalhar na empresa Paramaker, quando esta ainda pertencia ao seu irmão.

Seu canal começou a tomar o rumo que conhecemos hoje depois que Lucas divulgou um vídeo no qual entrava em uma banheira cheia de Nutella.

  • Número de inscritos: mais de 14 milhões
  • Estimativa de ganho anual: 300 mil dólares a 4 milhões de dólares

O youtuber e seu irmão ainda possuem uma parceria com uma marca chamada Lecadô, que vende pizzas e coxinhas com sabores inusitados.

Além disso, os dois também têm um canal no Youtube em conjunto, o “Irmãos Neto”, com relatos da suas vidas cotidianas, além de desafios e outros vídeos de entretenimento.

felipe neto GIF by Irmãos Neto

E aí? Quanto ganha o irmão do Felipe Neto?

  • Número de inscritos: mais de 8 milhões
  • Estimativa de ganho anual: 166 mil dólares a 3 milhões de dólares

6. Nostalgia

Comandado por Felipe Castanhari, o canal Nostalgia conta com conteúdos diversos sobre cultura pop, história e ciência.

Apesar de ser o rosto de Castanhari que vemos nos vídeos, existe toda uma equipe de produção e pesquisa por trás de cada um deles, o que faz do canal referência de qualidade no YouTube.

  • Número de inscritos: mais de 10 milhões
  • Estimativa dos ganhos anuais: 33 mil dólares a 540 mil dólares

Felipe Castanhari também possui um canal secundário, que recebe o seu nome, no qual é voltado inteiramente para a postagens de vlogs diários, séries de perguntas e respostas, gameplays e diversas collabs.

  • Número de inscritos: mais de 2 milhões de inscritos
  • Estimativa de ganhos anuais: 570 dólares a 9 mil dólares

Se quiser saber dados atualizados sobre quanto ganha um youtuber, acesse o SocialBlade.

Como um youtuber ganha dinheiro?

Você já sabe quanto ganha um youtuber, mas a parte mais importante para quem quer se tornar um produtor de conteúdo é: quais são as maneiras de ganhar dinheiro com um vídeo na plataforma. Que são:

1. Por visualizações e inscritos

Esta é a forma mais direta e acessível de ganhar dinheiro com um canal do Youtube. A partir da monetização direta da audiência dos vídeos de seu canal.

A monetização é feita pelo Google, por meio do Adsense, a plataforma de administração de anúncios do Google, e algumas regras devem ser seguidas, para que o canal seja elegível para a geração de receita:

  • Ter mais de MIL inscritos;
  • Mais de 4 MIL horas de conteúdo assistidos, nos últimos 12 meses.

Como funciona o pagamento

O pagamento dos vídeos monetizados é feito através do Adsense, que realiza o cálculo de visualizações e interações de seu público, com o seu conteúdo. Os pagamentos podem ser realizados a partir do valor mínimo de $ 100, para os conteúdos monetizados.

Devido à complexidade deste cálculo (cujas regras não são deixadas públicas pelo Google), não é possível saber com exatidão qual o valor você irá receber por seus conteúdos monetizados.

á que esta conta varia conforme muitos fatores, como concorrência da temática de seu canal, engajamento do seu público, região de acessos, entre outros.

2. Anúncios 

Um Youtuber pode lucrar também pelas próprias views, como já falamos anteriormente. Muitas empresas também utilizam a imagem desses influenciadores para fazer campanhas publicitárias, já que o público se identifica e confia no que o youtuber indica. Dessa forma, ele também ganha cachê.

Basicamente, o Youtuber precisa configurar o seu canal para habilitar os anúncios em seus vídeos e, assim, faturar com as interações destes anúncios (cliques e visualizações).

Os anúncios TrueView normalmente são em formato de banners na parte lateral e/ou de baixo dos vídeos, ou até mesmo por alguns segundos de vídeos publicitários antes do vídeo “de verdade” começar.

Além disso, o Youtuber pode anunciar produtos de marcas do seu canal nos vídeos, de forma a utilizar a audiência para aumentar as vendas proporcionadas pelo alcance da marca desenvolvida.

3. Publieditorial 

São as publicações que um Youtuber faz em seu canal, recebendo por isso, é claro. Essas publicações têm caráter publicitário, aonde são divulgadas marcas e produtos, que normalmente tem a ver com o nicho do canal. Embora também não seja uma regra.

O valor é acordado entre as partes interessadas e vai depender do alcance do canal, engajamento do público e potencial do setor de mercado da empresa que está realizando o anúncio.

4. Eventos e aparições públicas

Outra forma é a participação em eventos.  Esta modalidade se aplica quando o Youtuber é convidado para participar de programas televisivos, shows, festas, inaugurações, palestras, stands em feiras, shoppings ou eventos, em geral – normalmente ligados ao nicho do seu canal, embora não seja uma regra.

Por se tratar de uma personalidade reconhecida e com alcance de público considerável, o organizador de um evento pode utilizar a relevância do Youtuber para atrair mais público e mídia ao evento ou mesmo promover um produto, com aparições públicas que se relacionem ao referido produto.

Conclusão

Como você pode perceber, saber quanto ganha um youtuber é um grande incentivo para começar a colocar o seu projeto em prática. Sabendo quem é o seu público e o que ele deseja saber, fica bem mais fácil torná-lo fiel.

É preciso traçar estratégias para que você consiga cada vez mais engajamento e atraia todas as pessoas que gostem do tipo de assunto que você aborda no seu canal.

Agora que você já sabe quanto ganha um youtuber, é hora de se aprofundar no assunto e lucrar com os seus vídeos. Clique aqui e descubra como ganhar dinheiro com YouTube.