Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

3 dicas de marketing que você pode aprender com a Bettina

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado.”

A não ser que você esteja vivendo em uma caverna, deve ter escutado essa frase até não aguentar mais. E é bem provável que você tenha visto essa apresentação ao dar play em um vídeo no YouTube ou Facebook.

Durante semanas, a campanha publicitária da consultora de investimentos Empiricus Research viralizou e se transformou em um dos assuntos mais comentados na web. Afinal, o rosto e a voz de Bettina Rudolph estava onipresente na abertura de praticamente qualquer vídeo online.

No anúncio. Bettina afirma que ficou milionária aos 22 anos com um investimento inicial de apenas R$ 1,5 mil. Ao final, convidava as pessoas a fazerem como ela, clicando no link para acompanhar suas videoaulas sobre investimento.

A intenção era que o vídeo publicitário chamasse a atenção para os serviços de orientação financeira oferecidos pela marca. Mas não foi isso que aconteceu. Os internautas começaram a questionar a frequência com que os vídeos eram exibidos e até se as informações eram ou não verdade.

Agora, passada a febre Bettina, será que é possível aprender alguma coisa com essa campanha de marketing? É o que vamos descobrir agora! Separamos algumas dicas para você se inspirar na Bettina e criar uma estratégia de sucesso. Vamos lá?

1. Use e abuse do storytelling

Se você assistiu ao anúncio até o fim, deve ter notado que a narrativa segue uma estrutura bastante clara. O vídeo conta uma história, a trajetória da Bettina, do começo ao fim. E para isso, apresenta detalhes que enriquecem o relato e engajam quem está assistindo.

Essa estratégia é chamada de Storytelling, ou “contação de históricas”, em uma tradução literal. A técnica consiste em utilizar palavras e recursos audiovisuais para contar histórias estruturadas em ordem cronológica.

E o vídeo da Empiricus é um excelente exemplo de storytelling. Temos um personagem (a Bettina) e somos logo apresentados à sua trajetória. No caso, a jovem que queria crescer e começou a investir em ações. Isso permite criar uma conexão maior com o conteúdo, aumentando o engajamento do público.

E não é só isso. O vídeo ainda utiliza a Jornada do Herói para contar uma história ainda mais engajante. É possível identificar o momento em que ela é chamada para a sua jornada de investimentos, os obstáculos que ela enfrentou em sua jornada e o seu retorno, mais amadurecida e vitoriosa.

Portanto, se você quer que o público se conecte com a sua marca, aposte em histórias emocionantes e honestas. Com isso, você será capaz de estimular sentimentos nos usuários e engajá-los com seus conteúdos.

2. Seja você mesmo

Não adianta investir pesado na criação de um roteiro de vídeo excelente e com uma história digna de cinema se ele não transmitir veracidade para quem assiste. E uma das razões para o buzz em torno da Bettina é justamente o fato de a sua história ser real. É ela quem vemos nos vídeos!

Por isso, procure ser você mesmo e dê a cara a tapa na hora de gravar os vídeos e campanhas. E não adianta apelar para a timidez, afinal é bastante fácil perder o medo da câmera e começar a gravar.

Quando um vídeo conta com um rosto com nome, sobrenome e uma história reais, o público estabelece uma identificação instantânea. A mensagem transmitida ganha credibilidade e a marca, mais autoridade!

E o contrário também é verdade. Conteúdos falsos ou tentam enganar o público podem prejudicar a imagem da marca permanentemente. E você não quer correr esse risco, não é mesmo?

3. Invista em Vídeo Ads

Vamos ser sinceros. O vídeo da Bettina não teria um quinto da repercussão que teve se a Empiricus não tivesse investido pesado em Vídeo Ads! De uma hora para outra, uma multidão de usuários do YouTube e do Facebook foram impactados pela campanha da empresa e conheceram a história de sucesso da Bettina.

E tudo isso graças a duas ferramentas de anúncios em vídeo: YouTube Ads e Facebook Ads.

Por meio desses serviços, você é capaz de fazer com que suas campanhas de vídeo sejam exibidas para uma audiência maior, de acordo com o perfil de público que você acha mais interessante.

Com isso, além de aumentar o alcance do conteúdo, você atrai seguidores e inscritos para os seus canais, aumenta o reconhecimento da marca, gera leads e atrai clientes.

Viu só como, apesar das polêmicas, a gente tem muito a aprender com a Bettina? Então não perca tempo e coloque em prática todos os segredos que a gente compartilhou com você!