Loading Posts...

Quem usa internet já deve ter se deparado com o termo digital influencer. Eles estão por toda a parte e a menos que você viva em um local sem internet; televisão; rádio e não tenha contato com jovens; já deve ter ouvido falar em pelo menos um.

Mas o que faz com que pessoas, aparentemente comuns, se tornem influenciadores?

Antes de mais nada é preciso saber o que significa esse termo, depois ficará mais fácil de entender porque eles estão atingindo multidões e virando os novos ídolos.

Quer saber mais sobre o termo digital influencer? Então continue lendo este conteúdo que preparamos para você.

O que é um digital influencer?

Os digital influencers são os ídolos da nova era. Pessoas aparentemente comuns, que conquistam inúmeros seguidores através de suas publicações nas redes sociais; blogs e YouTube.

O influenciador digital é aquela pessoa que é capaz de influenciar os gostos, as escolhas e preferências de outra pessoa ou é usada como referência de algo bom e interessante.

Toda essa movimentação começou cerca de 10 anos atrás com os blogs. Muitas blogueiras começaram a compartilhar suas dicas de beleza, moda e viagens. Com o tempo, passaram a migrar para o YouTube e postar vídeos tutoriais e outros conteúdos com suas seguidoras.

Em paralelo a isso, o número de pessoas que passou a utilizar a internet para fazer buscas; encontrar produtos e respostas para suas dúvidas ou sobre como realizar uma tarefa, também aumentou.

Dessa forma, o número de acesso a esse e outros tipos de conteúdo, produzido por pessoas comuns começou a crescer cada vez mais.

Um dos fatores que mais chamam a atenção do público em relação aos digital influencers é que eles são pessoas como qualquer outra. Pessoas comuns que podem ser encontradas na rua e que fazem coisas como qualquer outro ser humano. Diferentemente, dos ídolos intocáveis e impossíveis de encontrar.

As pessoas se identificam com os digital influencers, pois eles compartilham suas rotinas, que mais parecem um sonho, para inúmeras pessoas e ganham dinheiro fazendo o que gostam.

Como eles influenciam?

A web é o grande meio de interação e contato entre os influenciadores e seus seguidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo YouPix, em 2016, 31,9% dos digital influencers compartilham seus conteúdos no Instagram; 31,3% no Facebook; 16,2% estão utilizando o YouTube e 20,5% estão compartilhando seus conteúdos no Twitter.

O poder de influência desses profissionais – sim, são profissionais, pois influenciar digitalmente já virou uma profissão -; começou a movimentar o mercado e fazer com que os seguidores começassem a comprar produtos recomendados ou mostrados pelos digital influencers.

O Manifesto do Influencers Marketing realizou uma entrevista com seguidores e influenciadores; onde identificou que 82% dos entrevistados estão mais propensos a seguir uma indicação ou recomendação de um influenciador do que de um artista famoso, por exemplo.

Além disso, 92% dos entrevistados acreditam que o influenciador é a pessoa mais qualificada para explicar sobre um produto. Pois ele fala a língua do público-alvo da marca.

E todos esses dados não estão relacionados apenas com o público jovem. Segundo a Rakuten Marketing, para 23% dos pais da geração Y, digital influencers são confiáveis e podem influenciar suas decisões.

Por que fazer parceria com os influenciadores digitais?

Você certamente já ouviu falar em indicação boca a boca. Essa estratégia utilizada por inúmeras marcas, nada mais é do que fazer com que um cliente recomende a empresa ou o produto para um conhecido.

Os digital influencers trouxeram essa estratégia de volta, de uma forma mais tecnológica, rápida e potente.

Quando um digital influencer indica uma marca; um produto ou serviço ele está transmitindo credibilidade para centenas; milhares ou até milhões de pessoas. Pois o seu público confia e acredita que ele não faria uma recomendação de algo que não utilizaria.

Isso inclusive já fez com que muitos profissionais perdessem seguidores; por não serem transparentes ou compartilharem indicações apenas por causa do dinheiro.

Quando a indicação é verdadeira e sincera, o digital influencer transmite maior confiança e credibilidade sobre aquele produto que está sendo indicado.

Como funcionam as parcerias entre marca e influenciador?

Existem diversas formas de se firmar uma parceria com um digital influencer. Uma delas é por meio do envio de produtos. A empresa envia um produto para o digital influencer, ele testa o produto e pode falar ou não dele em suas redes sociais.

Alguns influenciadores combinam com as marcas que farão resenhas – como costumam chamar – de todos os produtos recebidos e postarão suas opiniões. Outros trabalham de forma diferente, recebem o produto e apenas mostram que foi recebido.

Mais de 80% dos profissionais de marketing e comunicação esperam começar uma campanha de influencer marketing ao longo do ano. – eMarketer.

Há também casos em que o digital influencer é convidado a conhecer um espaço; uma empresa; clínica; restaurante; hotel; testa os serviços, tudo por conta da empresa, e depois falar sobre a experiência.

O digital influencer também pode combinar a cobrança de um valor pela indicação. A marca envia o produto e faz o pagamento do trabalho.

É importante frisar que o influenciador não tem nenhuma obrigação de falar sobre um produto recebido, a menos que isso tenha sido pago ou acordado previamente. Outro ponto importante é que todas as parcerias e publicidades devem ser sinalizadas na postagem para não ludibriar o público.

Quando sinalizada, essa prática é bem vista pelo público que entende que se trata de um trabalho.

Como escolher a estratégia certa?

Veja abaixo quais são os formatos mais comuns de parcerias com digital influencers.

Posts em redes sociais

Esse tipo de publicidade pode ser feita em qualquer rede social. É importante que a indicação esteja dentro de um contexto para ser o mais natural possível.

Blog posts

As resenhas são os modelos mais comuns de blog post publicitário. O digital influencer poderá criar um blog post completo com todas as informações sobre o seu produto.

digital influencer

Stories

Desde o seu lançamento, os stories vem ganhando o gosto do público. Por ser um conteúdo breve, a publicidade pode ser acompanhada de links, ou ainda, usar o recurso da transmissão ao vivo.

Essa alternativa vem sendo muito utilizada em eventos, festas, lançamentos e quando o digital influencer vai conhecer a empresa, seu laboratório, escritório etc. É uma ótima maneira de fazer com que o público acompanhe tudo de perto.

Vídeos

O vídeo está entre as melhores estratégias de marketing, pois os usuários retêm até 95% das informações transmitidas no vídeo e apenas 10% nos textos (WordStream, 2018). Isso quer dizer que será muito mais fácil fazer com que o seu público fixe a mensagem se ela for passada em audiovisual.

As formas de conteúdo e edição em vídeo são muito ricas, diversas e ilimitadas e isso agrega ainda mais valor à mensagem que está sendo passada.

Quer aprimorar ainda mais sua estratégia de vídeo marketing? Não perca tempo, clique aqui e aprenda mais agora mesmo!

 

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!