VidMonsters
Por VidMonsters

Confira 10 dicas de divulgação do webinar para turbinar a sua audiência

VidMonsters
Por VidMonsters

Reunir pessoas para apresentar um conceito, uma ideia ou um produto é uma excelente estratégia. Com a transformação digital, passou a ser possível fazer isso online. Assim, dá para vencer barreiras como a distância física, oferecer comodidade para a sua audiência e ainda criar um vínculo mais próximo. Se você pretende garantir o sucesso total, a divulgação do webinar é fundamental.

Apesar de ser uma técnica com foco maior no tráfego orgânico, para criar uma audiência do tamanho que você espera para participar do seu webinar, você precisará se dedicar bastante na divulgação. Para isso, o planejamento é fundamental, outro ponto importante é que você precisará fazer um investimento. Isso será de acordo com sua realidade: mais tempo que dinheiro ou o inverso. O importante é saber que essas duas moedas precisam entrar no jogo.

Siga a gente neste artigo e veja como otimizar ao máximo seus resultados com a divulgação de um webinar. Prepare-se para a grande estreia!

10 estratégias para divulgação do webinar

Um webinário é uma poderosa ferramenta de vídeo marketing. Com ele você aumenta a autoridade e o sentimento de comunidade em torno da sua marca. Além disso, é uma técnica muito eficiente para o lançamento de produtos ou a apresentação de uma promoção irrecusável para a sua persona.

Claro que é preciso tomar alguns cuidados, como o desenvolvimento de um roteiro que prenda a atenção do público, ofereça algo de grande valor e tenha uma surpresa impactante ao fim. Se você já planejou seu webinar, definiu quem serão os responsáveis por cada entrega e quais são os prazos, agora é hora de traçar uma campanha de divulgação que garanta a presença das pessoas certas, com o perfil do seu cliente ideal.

Talvez você já saiba e já tenha experimentado isso produzindo um webinário. Mas nem todos os convidados se inscreverão e nem todos os inscritos estarão presentes na sua transmissão. Essa estratégia de vídeo marketing pode ser comparada a uma fórmula matemática, na qual sempre apenas uma proporção do público é que converte.

Mas não se preocupe, com as táticas corretas, é possível turbinar a sua audiência. Confira as dicas de divulgação do webinar que separamos para você:

1. Pense na data e no horário do webinar

Uma transmissão ao vivo pela manhã converte menos do que aquelas marcadas para a noite? Essa é uma questão muito importante. Se você pesquisar pela internet, encontrará os melhores horários para tudo. Porém, pode não ser o melhor para o seu webinar.

Uma dica simples e que fará toda a diferença, é inserir algumas lives na sua estratégia de divulgação. Assim, você percebe quais são os horários que você consegue maior interação da sua audiência.

De qualquer forma, você já precisa entender um pouco sobre quem é a sua persona. Se você está falando para empreendedores, talvez 10 horas da manhã seja um bom horário. Mas se seu público é de funcionários, é bem possível que eles não tenham uma hora disponível durante o expediente para acompanhar a sua produção.

Com relação à data, fique de olho em feriados e na sazonalidade do que será oferecido. Ainda é possível criar um calendário de divulgação para que a data do seu webinar caia em um período propício para conversões. Como alguns dias após os pagamentos, por exemplo.

2. Escolha um título chamativo

O que faz alguém decidir se participará de um webinar? Por mais incrível que pareça, um dos principais fatores é a chamada. Um bom título precisa ser claro e também forte e persuasivo. Estratégias como o copywriting são excelentes para ajudar você nesse assunto.

Veja algumas dicas que deixam o texto mais atrativo:

  • Senso de urgência termos que fazem seu público sentir a necessidade de agir quanto antes. Expressões como “descubra agora”, “garanta hoje”, “oportunidade exclusiva”;
  • Oportunidade de mudança falar sobre o valor, a transformação que o lead precisa conhecer;
  • Especificidade quanto mais detalhada a mudança melhor o título. Então, em vez de “Ganhe mais dinheiro”, você pode escrever “Descubra como faturar mais de R$5.000,00 por mês usando o poder dos vídeos!”
  • Empatia você deve entender a importância de engajar a sua audiência, isso pode ser aplicado nas chamadas também. Por isso, usar expressões como “Você” ajuda a gerar proximidade com o público de uma maneira personalizada;
  • Exclusividade a verdade é que na própria web você consegue encontrar concorrentes para quase todos os nichos, por mais específicos que sejam. Então, se seu conteúdo tem algo que os outros não oferecem, agora é hora de ressaltar isso e mostrando o diferencial de participar deste webinar;
  • Listas os números também convertem, se você tem X passos para ajudar a transformação do seu público, garante que a mudança será em N dias ou ainda sabe que Z% das pessoas que aplicam essa técnica são bem-sucedidas com ela, então é hora de contar essa informação.

webinar

3. Crie uma landing page simples, mas objetiva

Além do título, sua landing page para o webinar precisa de outras informações. Preste atenção, pois aqui não é hora de entregar conteúdos ou fazer o usuário pensar. Quanto mais simples a página for, maior a possibilidade de fazer com que a pessoa se cadastre.

Uma estratégia de alta conversão e que facilita muito a leitura nesse layout são os bullet points. Aqueles pontinhos que separam os motivos para a pessoa se inscrever no webinário (e que usamos no item anterior). O ideal é que eles sejam curtos e impactantes e não ultrapassem 5 pontos. Assim, o leitor terá menos tempo para pensar e mais vontade de agir.

Use um CTA destacado na página e que desperte na sua persona a necessidade de se inscrever na lista para assistir ao webinar. Observe também se as cores e imagens estão favorecendo a inscrição, assim como a caixa de e-mail e o botão para se inscrever.

4. Ofereça um bônus para quem for participar do webinar

Antes mesmo que a sua transmissão comece, já é possível deixar o público com vontade de participar. Pense em algo que você pode entregar para os espectadores que realmente será relevante. Normalmente isso é um conteúdo exclusivo, mas tudo pode variar de acordo com o tipo de venda e ticket da sua oferta.

Imagine que você vai oferecer um curso de culinária e pode oferecer como brinde um timer exclusivo? Essa estratégia, além de ser muito impactante para a audiência, não precisa sair tão caro, desde que o frete fique por conta de quem for receber o bônus.

5. Crie uma campanha de e-mail para o evento

Você tem uma lista de cadastro para seu webinário, ela vai crescendo, mas precisa se manter aquecida. Para isso, pense em uma série de mensagens de e-mail marketing com conteúdos interessantes, que deixem o seu público engajado e interessado em participar do webinar. Para isso, você pode usar vídeos, artigos, áudios e infográficos que já foram publicados.

Só verifique se todos os conteúdos têm relação com o webinário, não vai desviar o foco de atenção para outras soluções, nem vai entregar algo muito parecido com o que você já vai falar.

6. Promova o evento em seu site e blog

Para fazer um webinar, você não precisa necessariamente ter um site e blog. Mas se você já aposta na sua presença digital aliada ao inbound marketing, está na hora de usá-los a favor da sua transmissão. Crie pop-ups, banners e até mesmo conteúdos relevantes que tenham como CTA uma chamada para que os visitantes se inscrevam no evento.

Se você contar com parceiros de conteúdos (quando você escreve para outros blogs e sites no formato de guest post), talvez essa também seja uma oportunidade de oferecer um conteúdo rico para a audiência do outro site e convidá-la a participar do seu webinar.

7. Invista em redes sociais

Publicações convidando sua rede de contatos, conteúdos que estimulem o compartilhamento e, principalmente, comentários que gerem autoridade, credibilidade e curiosidade são muito interessantes aqui. E agora também é hora de apostar na segmentação do público.

Em algumas redes sociais como o Facebook, você consegue segmentar até mesmo as suas postagens orgânicas, direcionando para quem você quer que elas apareçam. Entretanto, se você deseja alcançar mais pessoas, é fundamental montar uma campanha de anúncios pagos.

A vantagem das campanhas em redes sociais é que você pode definir a verba que irá gastar e o período que você deseja que o anúncio seja veiculado. Aproveite para oferecer o máximo de detalhes sobre a sua persona e otimize o retorno sobre o valor investido.

8. Lembre as pessoas da transmissão

Quando você está envolvido em uma atividade, às vezes parece que todos também estão respirando essa mesma energia, mas nem sempre é bem assim. Para aumentar a quantidade de pessoas no webinar, crie um calendário de lembretes do evento. Você pode falar quando faltar 1 dia, meia hora e assim que começar a sua transmissão.

Lembre-se de que você usou vários canais de comunicação e, sem que fique forçado, pense em quais deles você pode lembrar as pessoas de que é hora de assistir ao webinar. O e-mail é a principal delas, mas algumas redes sociais também podem servir para chamar o público.

9. Ofereça benefícios para a audiência

Ainda pensando na divulgação, outra estratégia é gerar a indicação dos próprios inscritos. Você faz isso com algo que seja possível entregar para quem vai participar do evento. Pode ser um e-book sobre o tema do webinar ou um cupom de desconto exclusivo.

Dessa maneira, a sua lista naturalmente indica para os amigos a novidade e aqueles com o perfil também se inscreverão para assistir à transmissão.

10. Continue divulgando o webinar mesmo depois da transmissão

Seu evento foi um sucesso? Pois ele pode continuar sendo! Existe uma modalidade de webinar que se chama webinário perpétuo. Ele funciona da seguinte maneira: você cria uma transmissão exclusiva, com exibição em tempo real, porém, não é ao vivo e sim uma gravação.

Além disso, em vez de criar uma data e reunir um público, nesse caso o usuário que entra no funil ativa todos os tempos. Sendo assim, você pode fazer uma curadoria dos conteúdos no seu blog que mais tem ligação com o tema abordado e montar divulgações neles direcionando o lead para o webinar.

Como você viu, a divulgação do webinar ajuda a atrair a audiência certa para o seu evento e ainda mantém os leads engajados e com maior potencial para participar da sua transmissão. Aproveite essa oportunidade criando uma oferta de valor e aumente ainda mais seus resultados com o evento.

Se você quiser aumentar suas conversões com esse tipo de vídeo, veja este artigo sobre como ganhar dinheiro com webinar!