VidMonsters
Por VidMonsters

7 dicas para divulgar canal no YouTube e fazer mais sucesso na plataforma

VidMonsters
Por VidMonsters

Os vídeos online se transformaram em ferramenta de trabalho e canal de informação para muitas pessoas. Mas com tantos conteúdos diferentes e uma concorrência tão grande, como ter sucesso ao divulgar canal no YouTube e se destacar?

O YouTube já é o segundo maior buscador da web, ficando atrás apenas do Google. Por causa disso, é um dos canais de marketing preferidos de muitas marcas. Se você pretende usar os vídeos online para promover o seu negócio, precisa saber como alcançar um público maior e atrair mais visualizações.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para divulgar canal no YouTube e fazer mais sucesso na plataforma. Veja só o que você vai aprender:

Antes que qualquer divulgação, é preciso:

Começar a divulgar canal no YouTube não é uma tarefa fácil. Pois é preciso cuidar de uma série de fatores que podem garantir o sucesso na rede. Além do conteúdo frequente e de qualidade, é preciso ter organização para planejar toda sua estratégia de vídeos.

Portanto, antes de começar a divulgação, é essencial ter mapeado a fundo os três pontos abaixo:

1. Conhecer sua persona

De forma resumida, a persona é uma espécie personagem semifictício que representa o seu comprador ideal. As empresas a criam coletando dados e analisando todas as informações sobre os leads ideais.

O primeiro para divulgar canal no YouTube é entender qual é a persona do seu negócio. Assim, você saberá para qual público os vídeos serão direcionados, já que estará ciente dos seus interesses e como chegar até eles.

Como conhecer a sua persona? Pegue todos os dados possíveis, como a média de idade do seu público, as redes sociais em que eles mais passam o tempo, seus hábitos online e como ele interage com outras pessoas dentro do ambiente virtual.

Todas essas informações ajudarão na hora de criar suas estratégias de divulgação, evitando dar um tiro no escuro.

2. Entender o que são CTA’s e sua importância

Incluir CTA’s em seus vídeos irão fazer toda a diferença. CTA, ou Call to Action, é uma chamada para ação e funciona como um comando para que o público execute uma determinada ação.

Se você costuma assistir vídeos dentro da plataforma, com certeza já ouviu os famosos “deixe seu like no canal”, “compartilhe o vídeo”, “se inscreva” e etc. Eles são utilizados por um motivo, e você não deve ignorar as CTA’s.

Existem várias formas de fazer uma chamada para ação dentro dos vídeos, pois essas ações aumentam a visibilidade do canal. O que nos leva ao próximo tópico, que é o algoritmo do YouTube e seu funcionamento.

3. Saber como o algoritmo do YouTube funciona

O algoritmo do YouTube é um sistema que determina quais vídeos as pessoas veem quando estão no site. Assim como em outras redes sociais, como Instagram e Facebook, o algoritmo “filtra” o conteúdo de acordo com o que o usuário se interessa.

Afinal, a cada minuto, mais de 400 horas de vídeo são enviados na plataforma, e o YouTube precisa de uma maneira para automatizar a seleção de vídeos para cada usuário.

O algoritmo do YouTube não apenas decide quais resultados os usuários visualizam quando pesquisam no site, mas também quais serão exibidos em sua página inicial. Para isto, a plataforma leva em consideração:

a) Experiência do público

Uma das grandes preocupações do YouTube é melhorar a experiência do público. Uma prova disto é o guia “Comunidade” lançado pela plataforma, onde o criador do conteúdo pode interagir com o seu público no YouTube.

Além disso, o algoritmo do YouTube avalia como o seu público interage com os vídeos, visando exibir os vídeos certos no momento certo para a pessoa. Por isto a experiência do público é tão importante, pois avalia todo o processo de interação da pessoa com o vídeo e o canal.

b) Duração da sessão

A duração da sessão agrupa todo o tempo em que a pessoa passou assistindo o vídeo, assim como o seu tempo de permanência no canal e suas interações com o vídeo, como comentários e curtidas.

Então, o algoritmo consegue medir a popularidade do vídeo e do canal. Assim, é possível que o vídeo seja exibido para outras pessoas com perfis semelhantes. Por isto, além da qualidade do conteúdo, também é importante focar em aumentar a duração da sessão, sugerindo vídeos e incluindo CTA’s.

c) Final da sessão

O final da sessão avalia como a pessoa saiu do vídeo. Por exemplo, se muitos usuários estão clicando em links na descrição que os levam para fora da plataforma, o vídeo pode sofrer penalidades.

O motivo de uma possível penalidade neste caso é o algoritmo entender que por muitas pessoas saírem da plataforma, aquele pode não ser o melhor conteúdo a ser sugerido ou aparecer nas buscas.

d) Frequência da postagem

Outro fator essencial para o algoritmo do YouTube é a frequência da postagem. Ou seja, a forma como canal planeja a publicação de vídeos, pois a plataforma visa priorizar canais ativos. Assim, é essencial manter o canal ativo e criar um calendário editorial, pois dá mais relevância a ele.

Como divulgar canal no YouTube de forma gratuita

Se você está começando agora no mundo da criação de conteúdo, talvez não tenha dinheiro suficiente para investir em anúncios e publicações impulsionadas.

Mas não se desespere! Separamos abaixo alguns passos para divulgar canal no YouTube sem gastar nada. Confira:

Youtube 

1. Capriche no SEO

Se você deseja que um conteúdo apareça nas primeiras posições de busca, precisa colocar em prática todas as estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Essa prática é uma das mais importantes na hora de entender como divulgar canal no YouTube.

Por isso, sempre que você for publicar um vídeo, você deve prestar atenção às seguintes questões:

  • Certifique-se de que você colocou a palavra-chave com o foco principal do assunto no campo destinado, no título e também na descrição. Assim, sempre que a pessoa digitá-la, o seu vídeo terá grandes chances de ser recomendado para ela.
  • Pode parecer banal, mas o título precisa de uma atenção muito especial. Ele é um dos principais motivos das pessoas abrirem ou passarem direto pelo seu vídeo. Por isso, ele deve ser criativo e chamar a atenção do seu público. Além disso, ele é o principal texto que o mecanismo vai ler e interpretar como relevante ou não para a pesquisa.
  • Eu sei que pode bater aquela preguiça na hora de fazer a descrição do vídeo, mas ela também é super importante para que os motores de busca saibam sobre o que se trata o seu conteúdo e recomende para quem possa se interessar.
  • Utilizar tags também dá um direcionamento sobre o que se trata o assunto que você aborda no vídeo e para quais pessoas ele pode interessar. Por isso, não se esqueça de preencher esse campo.
  • Se você quer realmente investir seu tempo nesse vídeo, transcreva o que você está falando no vídeo na descrição também. Assim, quem não pode assistir o conteúdo no momento, poderá entender o assunto mesmo assim. Além de ser mais uma vantagem para os mecanismos de buscas indexarem o seu vídeo.
  • Faça thumbnails criativos para as suas postagens. Os usuários sobem milhares de vídeos todos os dias para o YouTube. Por isso, é preciso se destacar. Faça imagens estáticas que faça um resumo do que é o seu conteúdo e que convide as pessoas a clicarem.

2. Use as redes sociais ao seu favor

Procure saber em quais redes sociais o seu público está. Não adianta postar no LinkedIn se as pessoas que você deseja atingir estão apenas no Instagram e no Facebook. Por isso é tão importante estudar a sua persona.

Utilize essas redes sociais para divulgar o seu produto e convidar as pessoas para assistir. Por lá, você também pode fazer várias interações e criar conteúdos próprios para aquela plataforma. Use as melhores possibilidade de cada ferramenta e solte a criatividade.

social media facebook GIF

Ah, e se você tiver um site ou um blog, não se esqueça de divulgar por lá! Faça um texto introdutório sobre o assunto e incorpore o vídeo. O e-mail também é super eficiente, desde que você monte uma estratégia eficiente que não remeta a spam.

Atenção especial ao Instagram

O Instagram tem crescido de forma exponencial e hoje já é a segunda maior rede social no Brasil, com 50 milhões de usuários ativos. Seu sucesso pode ser explicado de diversas formas, mas o fato é que o Instagram é uma rede visual, e quem está divulgando um canal no YouTube pode se aproveitar disto.

O tipo de conteúdo mais visualizado no Instagram são os vídeos, por isto, a divulgação de teasers de vídeos novos é uma ótima forma de divulgação. Além disso, a função do Stories, que permite encaminhar a pessoa para outra página, pode ser feita para os vídeos no YouTube.

3. Faça parcerias de divulgação

Se você está começando, talvez essa parte seja um pouco difícil, mas não desanime. Se você tem algum colega que vende um produto que esteja relacionado ao que você fala, peça para divulgar o conteúdo dele fazer o mesmo pelo seu canal.

Outra boa estratégia para divulgar canal no YouTube é através de uma collab.

Collab GIF

A prática consiste em chamar um outro YouTuber para gravar vídeo com você através de uma colaboração. Geralmente, são produzidos no mínimo 2 vídeos e cada um será veiculado em um canal. Assim, tanto o seu público vai conhecer o trabalho dele, quanto o dele vai conhecer o seu, atraindo mais inscritos para você.

4. Faça comentários em de outros canais

Uma ótima forma de ficar em evidência é fazer comentários em outros canais. Dependendo do conteúdo do seu comentário, quem estiver por lá pode se interessar e abrir o seu canal para conhecer.

Mas por favor, nada de spam, ok? Comentários como “segue que eu sigo de volta”, “se você gosta do canal do fulano, se inscreve na meu”, “acabei de postar um vídeo, vai lá!” definitivamente não funcionam, além de trazer uma imagem negativa para você.

Por isso, faça comentários pertinentes. Mostrando que você assistiu ao conteúdo e realmente gostou do que foi mostrado ou dito ali. Você pode até convidar as pessoas ao final do texto para visitar o seu canal, porém de forma sutil.

5. Interaja com o público

Ao contrário da TV que é uma comunicação de uma via só, o YouTube trouxe a possibilidade de interação entre o produtor de conteúdo e o público. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo se sintam mais próximas do dono do canal e tenham a liberdade para elogiar, fazer críticas e dar sugestões.

Por isso, a ideia é que você responda o máximo de comentários possível e dê uma atenção especial a cada um deles. Assim, você vai cativar o público cada vez mais e torná-lo fiel ao canal.

6. Faça vídeos interativos

Procure fazer vídeos que contem com a participação de outras pessoas ou do seu público. Uma ótima ideia é fazer um Perguntas e Respostas. Separe uns dias antes da gravação para postar em alguma rede o que o seu público gostaria de saber sobre determinado assunto. No dia, quando for gravar, cite o nome da pessoa que perguntou antes de responder.

Outra alternativa é gravar alguma TAG que esteja em evidência no momento. Geralmente elas dão bastante visualizações. Que tal desafiar alguém a fazer o mesmo ao final do vídeo? Assim, quando a pessoa for fazer, provavelmente vai mencionar você no vídeo dela fazendo aquela divulgação marota.

Como divulgar canal no YouTube com investimento

Além de apostar em meios gratuitos de divulgação, também é interessante usar meios pagos como seu aliado para a conversão. É uma das formas de atrair mais atenção ao seu vídeo e ser notado entre a multidão. Algumas das formas pagas incluem:

1. Anúncios no YouTube

Ao anunciar no YouTube Ads, o seu vídeo poderá aparecer nas seguintes formas:

  • Antes do vídeo, onde o usuário ao assistir um vídeo, verá o seu automaticamente, onde ele tem 5 segundos para decidir que ser pular o anúncio ou continuar assistindo.
  • Ao lado dos vídeos, em Recomendados, onde é possível posicionar o anúncio em primeiro lugar e nos resultados de busca, onde ao pesquisar determinada palavra-chave, o seu vídeo pode aparecer na primeira posição.

Para anunciar no YouTube, basta vincular sua conta ao Google Adwords. Uma das vantagens de anunciar no YouTube é o retorno, pois você pagará somente se o usuário realmente assistir ao vídeo. E caso ele saia rapidamente, você não pagará.

2. Facebook Ads

Outra forma de divulgar canal no YouTube é através do Facebook Ads. As vantagens de anunciar no Facebook são muitas, pois você pode segmentar o anuncio de acordo com a sua persona. Lembrando que o conteúdo deve ser realmente de qualidade, pois a pessoa só irá clicar se realmente despertar seu interesse.

Para criar um anúncio do seu vídeo no Facebook Ads, basta ir na sua página e criar uma campanha. Você pode escolher o modelo de acordo com o seu objetivo e criar a campanha chamando as pessoas para assistirem ao vídeo no canal.

3. Google Adwords

Outra forma de anunciar os vídeos é aparecendo nos primeiros resultados do Google, através do Google Adwords. Ao realizar uma pesquisa, você já percebeu que os primeiros resultados são anúncios, e esta é uma maneira de garantir que seu vídeo seja visualizado.

Como o Facebook Ads, o Adwords também possui diversas ferramentas de segmentação de público. Para anunciar por ele, basta vincular sua conta no Google. Caso tenha dificuldades em manusear a plataforma, utilize os próprios tutoriais oferecidos pelo Google.

4. Ads no Instagram

Além de ser uma ótima ferramenta para divulgação gratuita, o Instagram Ads também pode ser utilizado para a divulgação do canal. Como o Instagram pertence ao Facebook, é possível criar a mesma campanha utilizando as duas redes sociais.

Os anúncios aparecem na timeline e nos Stories, sendo uma ótima forma de ganhar visibilidade. Os anúncios no Instagram são uma função nova dentro da rede, mas com resultados muito positivos.

Não se esqueça de analisar os resultados

Não importa se você escolheu a estratégia gratuita ou paga para divulgar canal no YouTube. O importante é sempre acompanhar de perto os resultados. Por isso, analise as curtidas, os comentários, as visualizações, as taxas de rejeição, o público que assistiu aquele conteúdo, entre outros dados.

Assim, você vai perceber se o seu público está gostando do seu estilo, o que você pode fazer para melhorar, se é o público que você gostaria de estar atingindo, onde ele está e o que procura.

O YouTube se tornou uma ferramenta poderosa e promissora para quem quer produzir conteúdos audiovisuais. Mas, como em qualquer mídia, para obter sucesso, é preciso planejar os seus conteúdos e, principalmente, pensar em como eles vão atingir o público.

Para escolher os canais de comunicação que você deseja divulgar, é preciso pensar na sua persona, onde ela está, o que ela deseja consumir, qual o horário melhor para ela assistir, entre outros.

Seguindo a lista que nós colocamos acima, ficará muito mais fácil encontrar maneiras de divulgar o seu conteúdo de forma eficiente. O YouTube tem muitas possibilidades, por isso, há espaço para todo mundo.

Agora que você já sabe como divulgar canal no YouTube está na hora de avançar. Clique aqui e descubra como ganhar dinheiro no YouTube e fazer do seu canal um grande sucesso.