Loading Posts...

A duração de vídeos é uma preocupação de todos os produtores de conteúdos neste formato. Como conseguir passar a informação completa, sem perder o engajamento do espectador, com vídeos que não fiquem chatos?

Se por um lado, um vídeo mais curto é mais fácil de ser assistido integralmente. Por outro, um vídeo mais longo permite abordar um determinado assunto em mais detalhes e sem a “correria”, que pode atrapalhar a compreensão do tema.

É a complicada relação entre o imediatismo, que a internet exige, é a necessidade de transmitir conteúdos que sejam completos e passem toda a mensagem que a sua empresa precisa transmitir.

Se você já se viu neste dilema, este artigo irá lhe ajudar muito! Nele, falaremos sobre qual a duração de vídeos ideal, para cada plataforma.

Conheça, também, quais fatores devem ser avaliados, para que a duração do seu conteúdo seja ideal e adequada, ao propósito do vídeo. Confira!

Afinal, existe uma regra sobre a duração de vídeos? 

Uma pesquisa comportamental realizada pela empresa norte-americana ComScore, apontou um aumento no interesse dos brasileiros, por vídeos na internet.

No entanto, a taxa de retenção – tempo que as pessoas permanecem assistindo ao conteúdo – varia entre os grupos pesquisados.

O que leva a uma grande conclusão, a de que é importante considerar como a mensagem vai ser passada, a plataforma que receberá este vídeo e qual o seu público alvo, para definir o tempo de vídeo.

  • Conteúdo: Independentemente da faixa etária do público alvo, se houver identificação deste receptor com o vídeo, existem grandes chances da pessoa assistir a todo o vídeo.
  • Plataforma: Outra determinante do tempo do vídeo. A dica aqui é procurar relacionar a expectativa do seu público e dos usuários da plataforma utilizada.
  • Público-alvo: Os mais jovens preferem vídeos curtos e mais dinâmicos. Já o público adulto tende a buscar por conteúdos mais elaborados.

Observe que, após nove segundos da exibição do vídeo grande parte do público ainda permanece concentrada no vídeo. Por outro lado, depois de cinco minutos, o número de pessoas que permanecem interessadas no vídeo pode chegar a menos de 10%.

Isso mostra que não existe regra definida sobre a duração de vídeos ideal. Isso irá depender da avaliação de como é o seu público-alvo, qual a plataforma irá utilizar e, principalmente, qual é a proposta principal do conteúdo que será mostrado.

A receita do bolo, então (se é que ela existe) é, apostar em vídeos contextualizados e atentos às características da plataforma e ao público-alvo de seu conteúdo.

Lembrando que vídeos mais longos precisam daquele “refresco”, ou um gatilho mental, para instigar o espectador a continuar acompanhando o material, ao longo do andamento do vídeo.

Então porque se preocupar com a duração de vídeos? 

A expectativa, segundo levantamento feito pela Cisco Visual Networking Index, é que nos próximos dois anos, 80% do tráfego da internet em todo o mundo será direcionado para a visualização de vídeos. E com as finalidades mais variadas: estudos, diversão, pesquisas de compras, etc.

Diariamente são publicados inúmeros vídeos que pretendem atender os diferentes tipos de públicos. E isso aumenta a concorrência de conteúdos em vídeo que estejam diretamente relacionados ao seu mercado.

Por isso, é fundamental observar as métricas dos vídeos. E é aqui que a duração dos vídeos mostra a sua relevância.

Métricas como a taxa de retenção – que indica quantas pessoas assistiram o conteúdo até o final – e a atração, ou seja, a identificação do público com o seu conteúdo, influenciarão diretamente no tempo ideal do seu vídeo.

Há ainda, a conveniência do usuário. Isto é, 50% dos vídeos assistidos no Youtube e Instagram ocorrem por meio de celulares. E como a internet móvel no Brasil ainda tem um custo alto e qualidade questionável, na maior parte das cidades brasileiras, vídeos longos tendem a ser ignorados.

Desta forma, a duração de vídeos é um aspecto determinado a partir da análise das métricas de consumo, tanto do seu público, quanto da plataforma que você escolher.

Bem como é um fator determinante sobre como o seu público terá acesso e irá se envolver com o conteúdo em vídeo que você produzir e publicar.

Conhecendo a duração de vídeos ideal para cada plataforma

Você já viu aqui que é preciso estar atento a taxa de retenção, ao conteúdo e a mobilidade e conveniência do seu público, quando for definir a duração de vídeos que for produzir.

É preciso considerar, também, que cada plataforma atrai um grupo distinto de pessoas. Por exemplo, o Instagram atrai as pessoas mais jovens; já o Youtube possui maior pluralização da audiência.

Diante disso, montamos um guia com informações essenciais sobre duração ideal dos vídeos nas redes sociais ou plataformas mais acessadas atualmente:

Duração de vídeos ideal para Facebook 

O objetivo principal do Facebook é conectar pessoas, entretanto, a rede social mais conhecida do mundo tem servido e muito, para o lazer. Em geral, as pessoas acessam a plataforma para se distraírem e em diferentes momentos do dia.

Naturalmente, elas são cercadas por inúmeros vídeos no feed do Facebook e tendem a ser atraídas por conteúdos que sejam imediatamente atrativos e impressionantes.

Portanto, o tempo ideal do seu conteúdo audiovisual, nesta rede social, é de cerca de 1 minuto, para aguçar a curiosidade deste usuário.

Uma dica é de colocar um vídeo com este tempo, como isca para convidar o usuário para assistir o conteúdo completo em uma plataforma como o Youtube.

Duração de vídeos ideal para Youtube

Avalie a mensagem que você pretende passar e se pergunte se consegue fazer isso em até 2 minutos. Sim, este é o tempo ideal de vídeos no Youtube.

Caso a resposta para a questão acima seja acima de 2 minutos e o seu timing seja de, por exemplo, 15 minutos, invista em recursos visuais e trilhas, para deixar o vídeo dinâmico e interessante, e ter uma boa taxa de retenção.

É bom lembrar que, enquanto o usuário está assistindo ao seu vídeo, ele recebe sugestões da própria plataforma para outros conteúdos.

A sugestão, então, caso o seu vídeo tenha uma maior duração, é dividir o seu conteúdo em tópicos, gravando vídeos mais curtos e criando uma espécie de série, utilizando a playlist.

Duração de vídeos ideal para Instagram

O apelo do Instagram é visual e isso vai além das imagens. A rede entendeu essa tendência e investiu em filtros de imagens, gifs, entre outros recursos, para permitir a editação de vídeos engraçados, criativos e interativos.

Mas, rapidez é palavra de ordem nesta rede. Os vídeos aqui carregam um ritmo mais acelerado e o consumo de conteúdo é rápido. Traduzindo: procure fazer vídeos curtos e que durem até 30 segundos.

E dentro do Instagram existem: os stories e o IGTV.

  • Stories: Esse recurso é a “herança” do Snapchat – uma rede social que tem como finalidade o envio de vídeos de curta duração e tempo para expirar na plataforma. No Stories, o tempo ideal é de 15 segundos. Neste espaço é possível inserir links para o seu site e o segredo deste recurso é ter vídeos rápidos e conteúdo de aspecto informal.
  • IG TV: Falamos que rapidez é palavra de ordem no Instagram, contudo, a rede está sempre se movimentando e criando novas oportunidades para o usuários. A novidade “Instagram TV”, abreviada para IG TV, permite criar conteúdo mais longos – de 15 segundos a 10 minutos. Aqui, vale colocar materiais mais elaborados, para chamar a atenção do seu público.

Duração de vídeos ideal para LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social para conectar pessoas mas, com fins mais profissionais do que interativos.

E o segredo do sucesso aqui é o uso de técnicas Storyteling, portanto, a intenção do seu vídeo para esta rede é a de contar uma história interessante, em até 4 minutos.

Duração de vídeos ideal para Twitter

O tempo ideal do vídeo no Twitter é de 50 segundos. Portanto, seja direto, criativo e claro.

O Twitter é a rede do #nofilter, em outras palavras, você pode publicar o que quiser, contanto que não ultrapasse os 280 caracteres. E por aí você já entende que os usuários desta rede social preferem informações curtas e diretas.

Para completar este raciocínio, saiba que mais de 90% dos acessos desta rede são feitos por dispositivos mobile. Por isso, aposte mesmo em vídeos curtos, rápidos e diretos.

Duração de vídeos ideal para Whatsapp

O Whatsapp é o comunicador instantâneo mais usado no Brasil. Portanto, o alcance dele é enorme.

Com isso, diariamente as pessoas recebem e encaminham, em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de vídeos pelo aplicativo de mensagens.

Quer atingir o seu público por esta ferramenta? Então, produza vídeos de até 1 minuto e meio. Pois aqui, assim como no Twitter, grande parte do conteúdo é visualizado em dispositivos mobile.

Então, quanto mais curto e objetivo for o vídeo, maior será a possibilidade de ele ser visualizado integralmente.

Mas lembre-se! Não se prenda a padrões quando o assunto é marketing digital. Faça testes e acompanhe o comportamento da sua persona em cada rede social. Esse é o segredo do sucesso nessa estratégia.

E para garantir vídeos incríveis, clique aqui para conhecer os tipos de vídeo marketing que você pode criar.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!