VidMonsters
Por VidMonsters

Educação a distância: o que é e qual a importância do ensino EAD

VidMonsters
Por VidMonsters

A educação a distância, ou EAD, é uma modalidade de ensino que utiliza da tecnologia como forma de mediar o ensino.

Esta modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos, em decorrência da sua praticidade e flexibilidade na hora de estudar. Onde muitas pessoas que nunca cogitaram estudar, por falta de tempo ou oportunidade, conseguem se organizar e realizar os seus sonhos quanto a educação.

Atualmente, é possível encontrar uma grande gama de cursos de educação a distância. Eles vão desde cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, até cursos profissionalizantes.

Estima-se que, em 10 anos, o número de alunos matriculados em um curso EAD subiu de 49.911, para 1.153.572. Dados estes fornecidos pelo próprio Ministério da Educação (MEC), entre os anos de 2003 e 2013.

Tais números são decorrência de uma mudança de perspectiva da população. Que abandonou o preconceito quanto ao ensino a distância, e passou a adotar esta forma prática e segura de adquirir conhecimento.

Neste artigo, falaremos sobre esta nova realidade na educação brasileira. Como ela funciona e o que ajuda a explicar a revolução que o EAD promoveu na formação de milhares de brasileiros.

Como funciona a educação a distância 

A educação a distância utiliza da tecnologia, como meio de transmitir as aulas. Ou seja, as aulas estão sempre disponíveis em um portal online.

Na educação EAD, o aluno não precisa se deslocar para assistir às aulas. Mas sim, pode assisti-las no conforto da sua residência, através de dispositivos como um computador, celular ou tablet.

Dessa forma, basta ter acesso a internet para se inscrever e começar a participar de um curso a distância.

As aulas e atividades, no geral, estão todas sempre disponíveis em um portal no qual o aluno acessa, com os seus dados de matrícula.

O método de matrícula de um curso EAD é muito semelhante a um presencial. O aluno se inscreve em algum portal que oferece os cursos de sua preferência, seja ele de graduação ou profissionalizante, e passa ter acesso as vídeo aulas e atividades.

É necessário cumprir com as atividades e realizar provas em um curso EAD. Por isso, não pense que você irá conseguir o certificado facilmente.

Como também é de extrema importância que o aluno sempre acesse o portal do seu curso. Para que, dessa forma, tenha acesso a chats com professores e orientadores, que irão tirar as suas dúvidas de forma totalmente online.

Além da modalidade de ensino totalmente online, temos a semipresencial. Na qual o aluno deve comparecer ao polo de ensino da sua instituição para assistir determinadas aulas ou para a realização de provas.

Vantagens e desvantagens do EAD

A educação a distancia veio para modernizar o estilo de ensino e aprendizagem que tínhamos até então. E também para tirar o estigma de elitização, que cercava o fato de conseguir fazer um curso superior ou profissionalizante.

Foi a partir de cursos EAD que muitas pessoas finalmente conseguiram realizar o sonho de possuir um diploma.

Porém, não são apenas vantagens no ensino EAD. Assim como no ensino presencial, existem desvantagens que devem ser encaradas e analisadas.

Vantagens 

Um dos principais diferencias do ensino a distância são as suas vantagens.

Esta modalidade de ensino, além de possibilitar que muitas pessoas realizem o sonho de ter uma graduação, ajudou a propagar mais conhecimento e permitiu com que mais pessoas possam ensinar o que sabem, de forma online.

Podemos considerar que umas das principais vantagens do ensino EAD é a flexibilidade que ele proporciona. Afinal, você pode estudar no local e na hora que desejar.

Isso é muito vantajoso para quem possui uma rotina corrida, se dividindo entre os afazeres de casa e do emprego. E não tem tempo de se deslocar até um local para estudar.

Como o ensino é disponibilizado de forma online, seja ele uma graduação ou curso profissionalizante, você não precisa sair do conforto da sua casa e gastar com combustível ou transporte público.

Os custos de um curso EAD são menores, em comparação a um presencial. Sendo uma excelente opção para quem deseja economizar.

E engana-se quem acha que nesta modalidade de ensino o estudante está totalmente desamparado e sem o apoio de professores. No geral, quase todas as plataformas de ensino a distância possuem áreas exclusivas para dúvidas. Bem com o suporte de professores e tutores.

Outra vantagem é que o MEC reconhece a educação a distância e dá o mesmo valor ao certificado de EAD, em relação a um presencial.

Desvantagens 

Assim como o ensino presencial tem suas desvantagens, o ensino EAD também possui alguns fatores que devem ser analisados por quem deseja fazê-lo.

Por exemplo, para você que preza uma interação social entre colegas de classe, poderá estranhar o método de estudo solitário. Por ser solitário, é você que cria a sua rotina de estudos e não haverá ninguém para te cobrar.

Desse modo, é necessário se organizar. Caso contrário você poderá se perder no conteúdo e acabar sendo reprovado.

Para diminuir esta desvantagem, crie um horário fixo para estudar, como também uma quantidade mínima de horas do seu dia, que você irá dedicar ao seu curso EAD.

Outra desvantagem é que ainda existem pessoas com um certo preconceito em relação aos cursos EAD, principalmente por parte das mais conservadoras. Mas este é um estigma que vem cada vez mais sendo quebrado, uma vez que a educação a distância está sendo mais difundida.

Qualquer curso pode ser ministrado à distância?

Como falamos, hoje é possível até conseguir um diploma de graduação online, nas mais diversas áreas, assim como de cursos profissionalizantes.

Para você que deseja se graduar, é possível encontrar cursos nas áreas de humanas, exatas e biológicas, de forma online. Não somente graduação, já é possível encontrar cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Mas, se você deseja realizar um curso profissionalizante, com toda certeza achará o que procura. Uma vez que já é possível encontrar cursos desde costura, até de mecânica, tudo isso online.

Os cursos de inglês EAD são outra tendência que está em crescimento. Em geral, estes cursos contam com professores online e é possível fazer aulas de conversação, que não devem em nada para as aulas presenciais.

Porém, uma das desvantagens dos cursos EAD é em relação às aulas práticas. Uma vez que você só terá o conteúdo teórico online. Usando como exemplo um curso de culinária, o auxílio de um professor na hora de você realizar a prática fará toda a diferença no seu aprendizado.

Entretanto, isso não significa que você não irá conseguir aprender sozinho, basta se dedicar.

Oportunidades de mercado para o ensino a distância

A educação a distância é, ainda, uma via de mão dupla. O que isso quer dizer?

Esta modalidade de ensino também possibilita que muitas pessoas possam transmitir seus conhecimentos sem estar afiliado à um local físico.

Deste modo, se você possui algum conhecimento e tem facilidade de transmiti-lo, nada te impede de criar um curso para divulgar isto.

Atualmente já é possível encontrar plataformas que possibilitam que pessoas normais criem os seus cursos e interajam com seus alunos. Como a HotMart, por exemplo.

Você pode disponibilizar estes cursos de forma gratuita ou cobrar por eles. Sendo esta uma excelente forma de complementar a renda.

Se você sabe inglês, pintura, culinária ou qualquer outro conhecimento que considere que mais pessoas poderão se aproveitar, faça uma pesquisa de público e encontre a plataforma de sua preferência, para espalhar o seu saber.

Empresas também podem fazer cursos online, como formas de divulgar os seus serviços ou produtos. Por exemplo, você pode fazer um curso online de maquiagem, para divulgar os seus produtos de beleza.

A educação a distância veio para mudar a forma como nós encaramos a educação. Tornando-a descomplicada e de fácil acesso, possibilitando que mais pessoas possam ter conhecimento.