Loading Posts...

Efeitos sonoros podem ser uma ótima ferramenta para que os espectadores se sintam mais imersos e envolvidos em seus vídeos. A presença do som é fundamental e também atua na forma como o vídeo será recebido, participando de sua composição. Seja pela inserção de trilhas musicais ou sonoplastias, esse é um recurso de grande utilidade, que oferece cada vez mais possibilidades estéticas e técnicas. 

Ver um vídeo com o som desligado e depois reassistir normalmente são duas experiências completamente distintas. O som é capaz de evocar diferentes sensações ao espectador, alterando consideravelmente seu processo de recepção e interpretação. Por isso, é muito importante pensar em quais efeitos sonoros podem ser inseridos em seus vídeos para potencializar as reações da audiência.

Pensando nisso, discutiremos na publicação de hoje sobre como encontrar os melhores efeitos sonoros para os seus vídeos. Você aprenderá:

  • Qual a importância dos efeitos sonoros
  • Como utilizar efeitos sonoros
  • Como usar os efeitos sonoros para prender a atenção do público
  • Como encontrar o melhor som
  • Dicas de sites com efeitos sonoros e músicas de graça

Qual a importância dos efeitos sonoros?

Em termos gerais, os efeitos sonoros consistem em todos os elementos auditivos que compõem os seus vídeos. Eles são capazes de conferir mais autenticidade e imersão durante o seu consumo. Diversos produtores de conteúdo utilizam efeitos sonoros para provocação de emoções, transmissão do tom de uma fala ou assunto, indicação ou sugestão de ações, etc.

Eles podem recorrer a elementos de áudio que compreendam seu programa, vídeo ou episódio.

Tenha em mente que o som representa metade de um vídeo, compondo-o de forma alinhada com a imagem. Sua principal vantagem se dá na variedade de elementos de áudios a serem utilizados e nos baixos custos. Assim, eles representam uma alternativa simples, barata e eficaz para a composição das cenas. O bom uso de efeitos sonoros fortalece o tom de seu vídeo e ajuda a transmitir a sua mensagem.

Lembre-se de que o som compõe 50% do produto acabado, por isso seja criativo e use diversos elementos de áudio. Os efeitos sonoros não têm custo alto, portanto, se os recursos pessoais e financeiros forem limitados, eles podem ser uma boa opção para complementar as cenas nos vídeos. Comece assistindo a seus programas ou vídeos favoritos do YouTube. Você verá que existe um denominador comum: um projeto de som interessante que ajuda a contar a história.

Como elevar a qualidade da produção usando efeitos sonoros?

Os efeitos sonoros podem ajudar a transmitir a ação demonstrada ou sugerida no vídeo. Sua inserção pode ser utilizada para criar uma atmosfera imersiva, diferenciar contextos, cenários e/ou personagens.

Eles também podem ser utilizados para indicar passagem de tempo, ações sendo executadas, entre outros aspectos. Para isso, é preciso pensar nos elementos sonoros desde a criação do seu roteiro de vídeo

Essa é a etapa ideal para dar início ao planejamento de inserção de elementos sonoros. Afinal, já é possível pensá-los de forma articulada com as imagens que serão exibidas. Assim, é possível determinar os melhores momentos e tipos de efeitos sonoros a serem inseridos, de forma a transmitir sua mensagem de forma mais impactante.

Os sons de um relógio ou de uma chaleira fervendo, por exemplo, podem criar momentos de expectativa e suspense. A adoção de trilhas ou ruídos em segundo plano também podem ser ótimas ferramentas para criar uma cena atmosférica e multidimensional, direcionando o tom que se deseja transmitir. Todos esses aspectos devem ser pensados desde o início do planejamento, garantindo os melhores resultados.

Como usar os efeitos sonoros para prender a atenção do público?

A melhor maneira de se encontrar os melhores efeitos sonoros para prender a atenção da audiência se dá por meio de testes. Experimente diferentes elementos sonoros na composição de seus vídeos, assista-os atentamente e veja se eles produzem os mesmo efeitos que se desejam transmitir.

Assista a suas produções repetidamente, com muita atenção, para averiguar se de fato produzem as sensações adequadas. Procure se colocar no lugar de um novo espectador, que está tendo contato com o seu vídeo pela primeira vez.

Faça pausas, pense em diferentes alternativas e peça a outras pessoas para assistir também. Avaliar diferentes perspectivas e experiências pode ser decisivo para se alcançar os melhores efeitos e impactar o máximo de espectadores possível, conforme os objetivos pretendidos.

Como encontrar o melhor som?

Como visto anteriormente, a inserção dos melhores efeitos sonoros deve ter início desde as etapas de planejamento e roteiro de vídeo. Produzir todas as gravações e esperar apenas o momento da edição para se pensar no som pode ser um grande erro e provocar resultados indesejados.

Planeje todo o seu roteiro articulando cada cena, enquadre e filmagens com os elementos sonoros a serem inseridos em sua apresentação. Tudo isso irá facilitar bastante a produção do vídeo, orientando a execução das filmagens e os efeitos utilizados para transmitir sua mensagem de forma mais consistente.

Não se esqueça de como você irá produzir ou adquirir os efeitos sonoros também. Existem diversas plataformas, sites e maneiras de se obter sons, trilhas e efeitos de forma simples e gratuita. Em muitas plataformas pagas na web, como algumas bibliotecas de áudio, é permitida a compra um determinado áudio desejado ou até mesmo a assinatura de todo o conteúdo do serviço, a preços fixos e tabelados.

Há também a possibilidade de se produzir seus próprios elementos sonoros a serem utilizados. A gravação dos áudios pode ser feita com seus próprios equipamentos, que também podem ser digitalmente manipulados para se alcançar as sensações desejadas.

O próprio YouTube, por exemplo, conta com uma biblioteca online e gratuita com sons diversos. Em plataformas desse tipo, é possível procurar por sons específicos e há ampla variedade e diferentes possibilidades de uso. Utilize os mecanismos de busca desses sites e encontre o som mais adequado e que mais agrade para atender às estratégias pretendidas.

Dicas de sites com efeitos sonoros gratuitos

Caso você não possa gravar seus próprios efeitos sonoros ou não tenha recursos para adquirir áudios pagos, existem diversos sites e plataformas que oferecem efeitos sonoros gratuitos, variados e facilmente acessíveis. Listamos os principais deles a seguir. Confira:

Músicas livres de direitos autorais para download gratuito

Além da inserção de elementos sonoros, o uso de trilhas musicais também é muito importante e pode gerar muitas dúvidas e inseguranças em relação a sua adoção nos vídeos. Um problema comum é acabar usando uma música famosa e se esbarrar em questões de direitos autorais.

Em sites como o YouTube, a violação dessas regras pode fazer com que seu vídeo perca monetização ou até mesmo ser excluído. Pensando nisso, também separamos algumas plataformas para download gratuito de músicas livres de direitos autorais. Assim, você pode utilizá-las à vontade e sem preocupações em seus vídeos. Veja abaixo:

Os efeitos sonoros são um artifício que conferem mais confiabilidade, realismo e profundidade em suas produções de vídeo. Saber como utilizá-los e quais as melhores alternativas para sua aquisição, sempre de acordo com um planejamento comercial estratégico, pode ser um grande diferencial na maneira como seu conteúdo será percebido pelo público.

Aprenda mais sobre como um bom áudio pode ajudar a produzir conteúdos mais impactantes e eficientes. Clique aqui e descubra quais são os melhores microfones e equipamentos para a gravação de seus áudios.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit