Loading Posts...

Durante muito tempo, o email marketing foi visto como um sinônimo de spam e mensagens intrusivas. Algumas pessoas chegaram até mesmo a decretar a morte do correio eletrônico.

Entretanto, ele está mais vivo do que nunca. Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos internautas adultos utilizam a ferramenta.

E graças aos avanços da tecnologia, principalmente com ferramentas de automação, o e-mail se transformou em um dos queridinhos dos profissionais de marketing. Além de ser uma plataforma democrática e de largo alcance, é um ótimo canal para relacionamento e engajamento de clientes.

Se você quer adotar uma estratégia de email marketing em sua empresa, mas não sabe por onde começar, este artigo foi feito para você.

O que é email marketing

O email marketing é uma ferramenta que permite a comunicação entre uma empresa e os seus clientes, atuais ou potenciais, via email.

O email marketing é bastante utilizado para criar e fortalecer o relacionamento com a base de leads, ajudando a aumentar as vendas.

As empresas podem utilizar a ferramenta para divulgar promoções e ofertas exclusivas e personalizadas, confirmar uma compra online ou divulgar notícias e artigos publicados em seu site ou blog.

Mas por muito tempo, essa ferramenta foi vista como uma versão digital das propagandas enviadas por correspondência, ou mala direta. Assim, grande parte das mensagens enviadas não era relevante para o destinatário.

Felizmente, esse quadro mudou e o email marketing passou a ser encarado como uma das maneiras mais eficientes e pessoais de se comunicar com os consumidores.

Vale a pena fazer email marketing?

Neste momento, você deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir nesse tipo de ferramenta. E a resposta é um sonoro sim!

Embora as redes sociais sejam o carro-chefe da maioria das estratégias de marketing digital, o email marketing também é uma boa opção para aumentar a relevância e o alcance da marca.

De acordo com um estudo da BtoB Magazine, para 59% dos profissionais de marketing o email é a melhor maneira de gerar receita no mercado B2B.

Seja para divulgar conteúdos especiais (vídeos, ebooks etc), promover eventos ou enviar uma newsletter, o uso do email marketing traz diversos benefícios. Vamos conferir alguns deles:

Largo alcance

Uma das maiores vantagens do email em relação a outros canais é o seu grande alcance.

Ao fazer uma publicação nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, nem todos os seguidores verão a mensagem. Isso é resultado dos algoritmos desses sites que limitam o alcance das mensagens.

O mesmo não acontece com o email marketing. Se você selecionar 100 endereços para enviar uma mensagem, terá a certeza de que todos eles receberão o seu email na caixa de entrada.

Estratégia metrificável

Acompanhar e analisar o desempenho é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. E com o email não seria diferente.

A maioria das ferramentas de email marketing disponibiliza relatórios bastante completos para os usuários, com dados como entrega, visualizações, número de cliques e retenção.

O acesso a esses dados é muito importante para ter mais segurança nas tomadas de decisão e mudanças na abordagem e captação de leads.

Adapta-se à diferentes campanhas

Não importa se o objetivo da sua campanha é divulgar um novo produto, fortalecer a relação com novos clientes ou agradecer a compra concluída. O email marketing é o canal ideal para ela.

Ao contrário de outros tipos de ferramentas, não existem limites na hora de criar a sua mensagem.

Você pode redigir textos curtos, incluir links para páginas na web, inserir imagens, GIFs animados e até vídeos. O email se adapta com facilidade às necessidades da sua campanha.

Inclusive, se quiser aprender a criar email marketing com vídeos, já temos um guia incrível!

Retorno positivo

Outro grande benefício de investir no email marketing é o seu retorno bastante positivo em relação ao investimento realizado.

O email lidera a lista de ferramentas de marketing com melhor retorno sobre investimento (ROI), sendo até 10x mais barato que outros canais, de acordo com uma pesquisa da E-Commerce Brasil.

Além disso, segundo a HubSpot, empresas que utilizam essa ferramenta geram até 50% mais leads qualificados a um custo 35% menor. E essas leads são responsáveis por um aumento de 20% nas oportunidades de negócio.

Quais os tipos de email marketing?

O email marketing é uma ferramenta bastante versátil e permite utilizar diversos formatos de comunicação, como newsletter, ofertas, comunicados etc.

Antes de começar a colocar essa estratégia em prática, é importante conhecer quais são os tipos de email que a sua empresa pode enviar.

Newsletter

As newsletters são o formato de email marketing mais famoso e costumam ser o primeiro passo das empresas nessa estratégia. Geralmente são enviadas para toda a base de contatos e reúne as principais novidades, notícias e atualizações de uma empresa.

Esse tipo de mensagem é ótimo para aumentar o alcance do blog ou site da marca. Além disso, comporta diversos tipos de conteúdo, desde informações de topo de funil até artigos avançados para leads qualificados.

Promoções

Muitas empresas utilizam o email como canal para divulgar lançamentos ou ofertas de produtos e serviços.

Uma das vantagens desse tipo de mensagem é que, graças à possibilidade de segmentação, é possível disparar a oferta apenas para usuários realmente interessados nela, aumentado a taxa de conversão.

Emails de nutrição de leads

A nutrição nada mais é do que o envio de uma série de emails com conteúdos relevantes e segmentados. O objetivo é ajudar o lead a caminhar pelo funil de vendas e fechar negócio mais rapidamente.

Identificando em sua lista de contatos os usuários com interesses específicos, você pode estabelecer uma conversa com conteúdos segmentados e relevantes, aumentando a chance dessa pessoa entrar em contato com a empresa.

Emails de campanhas sazonais

São as mensagens enviadas em datas comemorativas, como Natal e aniversários para que os seus leads e clientes se sintam lembrados. É uma boa estratégia para aproximar a marca dos consumidores e fortalecer o relacionamento.

Emails de ativação de base

Esse tipo de mensagem tem como objetivo aumentar o engajamento de clientes inativos, aqueles usuários que pararam de acessar o seu site ou usar os seus serviços.

Geralmente, incluem uma oferta especial e alinhada às características do público para despertar o interesse e atrair novamente o usuário.

Informativos e convites

Os emails também podem ser utilizados como um canal para divulgar informativos para colaboradores e clientes ou convidá-los para eventos, como palestras, oficinas e seminários.

Como fazer um email marketing de sucesso

Agora que você já conhece as vantagens e formatos do email marketing, é hora de implementar essa estratégia em sua empresa. Alguns cuidados na hora de criar as suas mensagens ajudam a ter mais sucesso nas suas campanhas. Confira algumas dicas:

Aposte na personalização

O email é uma ferramenta extremamente pessoal, já que apenas o destinatário tem acesso à caixa de entrada. Assim, explore essa característica e personalize as suas mensagens para aumentar as suas chances de sucesso.

Um estudo feito pela Stanford Graduate School of Business mostrou que chamar o destinatário pelo nome aumenta em 20% as chances do email ser aberto.

Assim, use o nome do destinatário ao longo do texto e aposte em títulos personalizados. Estabeleça um tom de conversa mais íntimo e tente deixar os seus emails o mais pessoais possíveis.

Além de fortalecer o relacionamento dos seus contatos com a empresa, você evita que suas mensagens se pareçam com aqueles disparos gerais, enviados para milhares de endereços e sem o menor cuidado.

Não exagere na frequência de envios

Uma das coisas que mais irritam os usuários de email é o excesso de mensagens. Ninguém gosta de ver a sua caixa de entrada lotada de mensagens o tempo todo.

Para não prejudicar o relacionamento com os seus leads e a imagem da empresa, procure disparar emails com uma frequência menor e com assuntos realmente relevantes.

Além de evitar que suas mensagens caiam direto na caixa de spam, você aumenta as taxas de abertura e engajamento. Para descobrir a frequência correta de disparos, realize testes e avalie como o seu público reage.

Não tente vender a todo custo

Por mais que o objetivo de uma campanha de email marketing seja atrair, nutrir e converter leads, aumentando as vendas, tome cuidado com mensagens promocionais em excesso.

Ninguém gosta de receber apenas ofertas de produtos e serviços. Procure entender os interesses da sua audiência e compartilhe conteúdos de qualidade, como artigos, vídeos, ebooks… Assim você aumentar o engajamento da sua base, fortalece a autoridade da marca e evita cair direto na caixa de spam.

Ferramentas de email marketing gratuitas

Tudo pronto para começar a sua campanha de email marketing. Mas falta um ingrediente fundamental: uma ferramenta para gerenciar sua lista de contatos e disparar as mensagens.

Existem diversas ferramentas poderosas que fazem esse trabalho para você. A seguir, separamos algumas opções gratuitas:

Mail Chimp

Uma das ferramentas mais famosas no mundo, o Mail Chimp é bastante fácil de usar. Sua interface é simples e intuitiva, permitindo o disparo de até 12 mil emails por mês.

A ferramenta permite enviar, gerenciar, automatizar o processo de envio de emails e possui integração com outros softwares. Por enquanto, está disponível apenas em inglês.

E-goi

O E-goi é uma ferramenta de email marketing de Portugal, mas bastante utilizada no Brasil, com uma interface simples e fácil de utilizar.

A ferramenta conta com todas as funcionalidades necessárias para todas as fases do funil de vendas, como a captura de leads e automatização de campanhas de marketing.

Get Response

A ferramenta Get Response tem feito bastante sucesso no país. Além de ser muito completa, recentemente disponibilizou uma versão em português.

Além de automatizar as campanhas de email marketing, o Get Response conta com ferramentas para criação de formulários e landing pages, excelentes para aumentar a captura de leads.

Viu só como o email marketing ainda é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing digital? Seguindo as dicas e exemplos que apresentamos neste artigo, temos certeza de que as suas campanhas serão um sucesso.

Agora, se quiser aprender a automatizar seu processo de email marketing, não deixe de ler sobre  automação de marketing

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!