VidMonsters
Por VidMonsters

3 técnicas para aumentar o engajamento com vídeos pela psicologia

VidMonsters
Por VidMonsters

Hoje em dia, os vídeos têm dominado as redes sociais. Tendo se tornado, ao lado das fotos, o formato mais consumido nestas plataformas. Mas, você já se perguntou porque o engajamento com vídeos acaba sendo maior do que os outros diversos tipos conteúdos?

Isso ocorre porque vídeos são as mídias queridinhas dos consumidores e tem uma característica viral diferenciada.

E esta não é uma percepção vazia. Dados do estudo Video Viewers”, do Think with Google, que analisou os padrões de consumo de vídeo no Brasil, no ano de 2016, comprovam o crescimento da participação dos vídeos na vida dos brasileiros.

Segundo dados da pesquisa, em 2016, o brasileiro consumiu, em média, 39 horas de vídeos. Algo equivalente a ver 4 temporadas de Game of Thrones, em apenas uma semana.

A pesquisa ainda apontou como os vídeos se apresentam como a forma de conteúdo mais proeminente, quando se trata de conhecer sobre um novo produto ou serviço. 43% do brasileiros afirmou que o Youtube é a fonte primária, quando procuram saber mais informações sobre produtos nos quais tem interesse.

Estes dados comprovam como uma empresa não pode mais se dar ao luxo de ignorar o vídeo marketing e como esta pode ser uma estratégia muito rentável, para a maioria dos negócios.

Por isso, utilizar tudo o que estiver à disposição, para aumentar o engajamento com vídeos, é fundamental. E uma destas ferramentas é utilizar aspectos psicológicos, para aumentar o engajamento.

Tema do qual falaremos neste artigo, ensinando a você, 3 técnicas para aumentar o engajamento com vídeos, a partir da psicologia. Confira!

3 técnicas para aumentar o engajamento com vídeos  

Com a quantidade de vídeos rolando pela internet, é preciso chamar a atenção de seu público, para se diferenciar dos milhares de vídeos subidos todos os dias.

Dicas mais técnicas, como um título bem pensado e chamativo, e uma boa descrição, aumentam as chances de você despertar a curiosidade do público que está buscando aquele assunto.

Técnicas de SEO, como utilizar palavras-chaves que irão te ajudar a ranquear, são igualmente importantes, bem como desenvolver vídeos que sejam objetivos e vão direto ao assunto.

No entanto, outros aspectos, que irão mexer com o psicológico de seu público, também podem ser importantes diferenciais. Veja 3 técnicas para gerar engajamento com vídeos, utilizando a psicologia.

1. Capture a atenção dos espectadores através das cores 

Diferente do que muita gente pensa, as cores atingem as emoções das pessoas e são uma ótima arma, na hora de transmitir sensações, a partir do conteúdo.

Um dos fatores para isso ocorrer, é pelo fato de os seres humanos serem tão visuais. Por isso, muitas vezes, quando colocamos um vídeo com cores mais relacionadas à mensagem que se quer passar, haverá mais engajamento.

As cores fazem com que haja aumento do reconhecimento da marca, sendo ligado diretamente à confiabilidade junto ao seu público. Se sua marca já tiver um certo know-how pelo mercado, use a cor principal da empresa em suas campanhas.

Assim, o cliente acabará fazendo uma ligação automática entre a cor e a empresa, aumentando a simpatia com a empresa.

O poder das cores é incrível e irá atrair os tipos específicos de consumidores, conforme as percepções e sentimentos que procuram. Temos alguns exemplos de cores que são associadas a sentimentos: amarelo (otimismo), vermelho (vitalidade), azul (confiança), verde (saúde), preto (poder), laranja (ousado) e rosa (sutileza).

Youtube 

2. Prenda as emoções auditivas da sua platéia 

Outras características poderão fazer o público focar no seu vídeo. Elementos como as trilhas sonoras nos vídeos que poderão gerar emoções auditivas.

Quem não se lembra daquelas músicas chicletes dos comerciais, que por mais que tenham se passado anos, só em escutar a melodia, você começa a cantarolar ela? Isso demonstra como é preciso usar os elementos auditivos, para cativar e fidelizar os seus espectadores.

Veja os dois exemplos abaixo. Neles, o uso de músicas, para gerar e captar emoções auditivas, a quem assiste, são muito bem exploradas.

O primeiro é uma das músicas de propaganda mais lembradas, por todos os brasileiros:

E quem não se lembra desta propaganda abaixo? É um bom exemplo de um jingle que cativa, ao mesmo tempo que explica tudo o que o produto é:

3. Crie conexões emocionais

É normal acharmos que conseguimos tomar decisões baseadas apenas no lado racional. Mas o marketing prova que não é bem assim. As nossas conexões emocionais, na verdade, são os fatores que nos levam a tomar decisões.

Por isso, para aumentar o engajamento com vídeos, é preciso usar e abusar dessas conexões.

Sem sombra de dúvidas, a mídia mais fácil de conectar e emocionar o público é o vídeo. Um vídeo, tendo um conteúdo bem produzido, irá fazer com que o público se envolva com a empresa.

Para que essa conexão emocional aconteça, é preciso de um longo trabalho entre a empresa e seu público.

Afinal, uma pessoa criar uma conexão com uma empresa, é um processo longo e no qual há muito investimento de tempo. Tanto por parte da empresa, quanto por parte do público.

Por isso, é preciso criar vídeos com narrativas bem construídas e que sempre busquem associar os sentimentos que a empresa quer transmitir ao seu público, ao conteúdo sendo transmitido.

Extra: Aprenda o que é e como usar o storytelling 

O storytelling é uma técnica que consiste em transmitir a sua mensagem, através de uma narrativa com início, meio e fim.

Hoje em dia, é difícil que as pessoas realmente compreendam tudo o que é passado no vídeo. É aí que entra o storytelling.

Quando uma história é contada seguindo uma narrativa e que tenha aspectos que conectem a história ao público, a chance de ter mais sucesso e melhores resultados para a estratégia de vídeo marketing do seu negócio aumenta muito.

Isto porque uma boa história conecta as pessoas e fazem com que elas busquem criar conexões com os personagens e com a história desenvolvida.

E quando uma empresa utiliza bem os aspectos de storytelling, em seus vídeos, poderá criar ainda mais engajamento com seu público.

Conclusão 

Existem infinitas técnicas para aumentar o engajamento com vídeos. Algumas fazem parte da base do sucesso, como um bom título, técnicas de SEO, uma boa descrição, entre outros aspectos.

No entanto, como o vídeo, nos dias de hoje, está no topo da lista das mídias mais capazes de gerar conexões com o público, é preciso utilizar de aspectos que vão além destes.

Assim como um bom título, as conexões emocionais, as cores e emoções auditivas fazem parte das técnicas para que o engajamento com vídeos cresça.

Não se tratam de técnicas “desonestas”, mas sim, de ferramentas para tocar as emoções de seu público e, com isso, gerar melhores resultados para a sua empresa.

Outra forma de gerar melhores resultados e engajamento com vídeos, é utilizar a estratégia de vídeo marketing, para reforçar o posicionamento de marca da sua empresa.

Trata-se da técnica de Branding com vídeos! Aproveite para descobrir como essa estratégia pode ajudar a sua marca a superar obstáculos e fortalecer sua imagem junto ao público.