Loading Posts...

Dentro das atividades de marketing digital, que se destacam entre as mais poderosas para conquistar clientes, com certeza está a produção e transmissão dos webinars, também conhecidos como webinários.

Este conteúdo em vídeo, geralmente consumido ao vivo, consiste na transmissão de um seminário, por meio online, para pessoas interessadas em todo o mundo.

Pode ser realizado para diversos fins, desde uma empresa, apresentando seus produtos ou serviços, ou até mesmo para indivíduos, que transmitem seus conhecimentos em algum assunto.

Os webinars têm se tornado uma estratégia de marketing digital muito popular. Isto porque este formato de conteúdo oferece uma maneira ideal de um produtor se conectar com um público online, de forma muito mais rica, do que outros formatos de conteúdo.

No entanto, manter um público envolvido com um webinar, pode ser complicado. São frequentes as pessoas que desistem da estratégia, porque não conseguem segurar a audiência por pouco mais que alguns minutos.

E é desse problema que buscam tratar os conhecimentos sobre engajamento no webinar. Algo que, mesmo sendo muito importante, ainda é quase que um segredo, para muitos produtores de webinars.

É por isso que estamos compartilhando algumas de nossas principais dicas, para manter um público de webinar envolvido, durante todo o duramento do seu seminário online.

Conheça alguns dos principais pontos, que envolvem a dinâmica de engajamento no webinar que você realizar, e saiba como “desvendar” os segredos por trás deste fator. Confira!

6 fatores que garantem o engajamento no webinar do início ao fim 

O engajamento no webinar não pode ser um fator ignorado por quem apostar neste tipo de conteúdo.

Se a grande vantagem do webinar é justamente a aproximação do público, junto à empresa ou pessoa que produz e transmite o conteúdo, é o engajamento deste público, com o conteúdo, é que irá dizer se a estratégia foi bem sucedida, ou não e precisa de melhorias.

Selecionamos 6 fatores principais, que influenciam o engajamento no webinar e que devem ser bem observados, para o sucesso desta estratégia.

1. Não enrole para começar

É muito comum, em transmissões de webinars, que os apresentadores façam aquele “suspense” inicial, antes de iniciar o tema, com o intuito de gerar expectativa no público, ou mesmo esperando que mais pessoas entrem na transmissão ao vivo.

No entanto, um dica importante é a de não confiar em um longo processo de “introdução”, em seu webinar, para cativar seu público online.

Evite gastar muito tempo com apresentações e detalhes diversos. Ou, pior ainda, um início aonde quem está do outro lado da tela, ficará aguardando o início do webinar, mas ouvindo um monte de barulhos e ruídos.

Sempre é bom se colocar no lugar das pessoas. Imagine como você se sentiria, ao se programar para entrar no webinar, no horário marcado que ele irá começar, mas, por meia hora, ficar apenas escutando aquele barulho de pessoas que se comportam como se a câmera nem estivesse ligada. Parece algo muito amador, não é mesmo?

Outro ponto a se tomar cuidado é com os equipamentos, ao iniciar a transmissão. Não é incomum que os webinars demorem para começar, porque o apresentador quer se certificar (as vezes de forma desnecessária) de que todos estão ouvindo, vendo e com acesso ao chat ao vivo.

Em vez disso, faça as introduções rapidamente, passe para uma anedota interessante (embora sucinta) e, em seguida, mergulhe na carne de sua apresentação.

Procure mantê-la concisa , para permitir que os participantes saibam, desde o início, que você não estará desperdiçando tempo precioso deles, em detalhes monótonos, e estará mantendo a discussão sobre o tema proposto em foco.

Esta é uma excelente maneira de mantê-los ouvindo e o engajamento no webinar realizado em alta.

2. Não perca seu público por falhas técnicas 

Antes de ir ao ar, sempre teste todos os equipamentos que você irá utilizar. Uma situação muito ruim que pode acontecer, é a de ter que migrar de plataforma ou mudar os equipamentos, com pessoas já conectadas ao webinar.

O tempo perdido com essa migração ou com a troca dos equipamentos, poderá fazer com que muita gente chegue a abandonar a transmissão. E isso é um fator terrível para o engajamento no webinar.

Por isso, seguem aí, algumas dicas valiosas:

  • Escolha, antes de tudo, uma plataforma confiável para realizar a transmissão;
  • Realize verificações de áudio, antes de iniciar a transmissão, para garantir que seu público receba o som e o vídeo ideal;
  • Garanta ter uma forte e estável conexão à internet. Certifique-se de que sua conexão ofereça pelo menos uma velocidade de upload de 2 a 3 MB e conecte seu computador ao seu modem diretamente, por meio de um cabo Ethernet, se possível.

3. Não é sobre você, é sobre o conteúdo que você tem a oferecer. 

Você pode escolher falar com o seu público, sobre incontáveis detalhes e fato. Que irão incluir coisas sobre você, ou sobre a sua empresa e os produtos que ele oferece.

Porém, com isso, você se arriscará a perder a atenção de seu público.

Ou, ainda, você pode escolher falar com seu público, sempre apresentando informações, e pedindo comentários e opiniões, sobre o conteúdo do webinar, para garantir que eles fiquem conectados, independentemente do tempo de duração da apresentação.

Procure trabalhar sempre a importância do conteúdo do webinar em si. Conteúdo esse que deve ser rico, valioso e de interesse do publico.

Não fique apenas falando sobre si mesmo ou promovendo a sua empresa e seus produtos, a todo o tempo. O engajamento no webinar depende muito do conteúdo valioso que é transmitido por ele.

4. Promoções, sorteios, segredos que serão revelados…

Instigue a curiosidade nos participantes do webinar, ao dar informações para que eles saibam que, ao final da discussão, os espectadores que permanecerem online receberão um benefício adicional.

Exemplos destes benefícios podem incluir recursos gratuitos, descontos promocionais ou até mesmo acesso a produtos e materiais exclusivos.

Assim, as pessoas ficarão curiosas ou empolgadas com a surpresa e irão se manter engajadas e conectadas com o webinar, até o seu final.

Mas deve ser algo realmente valioso e útil para a sua audiência, para que a empresa não perca a credibilidade. Nada de “dar uma de João Klebér” e no final entregar algo que ninguém irá considerar valioso de verdade.

5. Promova a interação 

Para manter o engajamento no webinar em alta, é muito importante interagir com o público, para que ele se sinta parte verdadeira do seminário online.

Por isso, explore os recursos de chats durante a apresentação. Assim, será possível receber perguntas do público e dar as respostas, em tempo real. Tal prática cria um engajamento entre participante e apresentador, de forma muito mais natural.

Abrir espaço para interações, perguntas e comentários, e não somente no final da apresentação, mas em vários momentos do seminário online, irá transformar a audiência em um participante ativo do webinar.

Mas, talvez você esteja se preocupando que ninguém vai ter nada para perguntar…

Uma dica para contornar isso é apresentar algumas de suas próprias perguntas, que podem ter sido feitas em webinars anteriores ou que você mesmo pensou. O resto de seus participantes seguirá o exemplo e irá fazer as suas próprias perguntas.

6. De olho no tempo

Sempre considere as agendas ocupadas de seus espectadores, ao desenvolver sua apresentação de webinar.

Ninguém quer entrar em um webinar, apenas para sentir que está sendo mantido como refém pelas próximas horas. Aqueles que ficam em um webinar que é muito longo (e até mesmo aqueles que desconectam antes de terminar) vão se sentir ressentidos e aproveitados.

Por isso, prove que você valoriza e respeita o tempo de seu espectador. Procure criar um webinar com duração máxima de 60 minutos. Este é um período médio que fornece um equilíbrio viável para os participantes permanecerem atentos e conectados, durante todo o webinar.

Lembre-se: Seu público chegará ao seu webinar com muita expectativa. E eles devem deixar seu webinar com sentimento de expectativa alcançada ou mesmo superada. Cabe a você fazer essa transformação positiva e produtiva.

Se você usar as sugestões acima, o engajamento no webinar não será mais um “segredo” para você e seu negócio. E a estratégia irá se tornar um importante aliado de seu negócio.

Como você viu, o engajamento no webinar não é uma tarefa de outro mundo. No entanto, fazer uma seminário online não é uma tarefa fácil e requer muito planejamento.

Por isso, a nossa recomendação é que você invista mais um pouco do seu tempo e conheça as ferramentas para webinar essenciais para gravar bons vídeos. 

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!