Autor convidado
Por Autor convidado

Como fazer conteúdos que aumentam o engajamento com a sua persona?

Autor convidado
Por Autor convidado

Em qualquer interação, é muito mais fácil despertar a curiosidade de alguém para fazer com que ele participe da conversa.

No marketing digital, o mesmo princípio se aplica. Somos movidos a estímulos constantes, e o tempo todo algo chama nossa atenção. Mas isso não significa que vamos continuar concentrados naquilo por mais do que alguns segundos.

Se você produz conteúdo para a web, precisa manter o seu público interessado e engajado com a mensagem pelo máximo de tempo possível. Mas diante desse comportamento que citamos, dá para ver que a missão não é nada fácil.

Veja alguns princípios importantes que você deve seguir para cativar o interesse e estimular a participação da sua audiência!

A importância do engajamento para o sucesso no marketing digital

Muito se diz que as empresas de maior sucesso hoje em dia atuam na economia da atenção, e isso tem fundamento.

Pense em empresas como Netflix, Spotify e Facebook. Para todas elas, o tempo que os usuários gastam com seus produtos e serviços é uma métrica fundamental. Indica engajamento, e engajamento gera receitas.

Da mesma forma, o engajamento é essencial para os canais digitais do seu negócio. Se o seu blog, canal de vídeos no Youtube, site corporativo e redes sociais tiverem fãs engajados, sua receita vai subir e o custo de aquisição vai cair.

6 tipos de conteúdo que geram engajamento

Antes de mergulhar nos formatos de conteúdo que vale a pena usar, é importante lembrar que existem várias formas de conversar com o seu público.

O tipo de informação que a sua marca compartilha é tão relevante quanto o formato em que o distribui, e precisa ser feito com um olhar estratégico.

Abaixo mostramos 6 tipos de conteúdo que mais geram engajamento entre as pessoas. Veja quais deles fazem mais sentido para a sua empresa investir, sempre levando em conta as características e preferências da sua persona:

1. Histórias

A capacidade de contar boas histórias, também conhecida como Storytelling, é comprovadamente uma das maiores aliadas do engajamento.

Mesmo o tema mais chato pode ficar interessante quando contado da forma certa, com recursos narrativos adequados e, principalmente, de forma que ofereça alguma ajuda prática para quem o consome.

O seu conteúdo pode incluir histórias reais de pessoas que estiveram numa situação parecida com a da persona, ou histórias suas que façam o público se relacionar com você, de alguma forma.

2. Dados

Dados geram engajamento porque oferecem provas concretas de algo. Isso é difícil de ignorar, principalmente se a sua audiência tiver o costume de buscar informações baseadas em estatísticas e pesquisas.

Assim, colocar dados no seu conteúdo confere um peso maior às informações e indica que você se preocupa em transmitir algo sério, confiável.

Também indica que você não tem medo ou preguiça de fazer pesquisas extensas até achar algo que vale a pena compartilhar. Tudo isso conta muitos pontos para o engajamento.

3. Inspiração

Os obstáculos do dia-a-dia, o desânimo causado pelo estresse, as dúvidas e muitos outros fatores desanimam qualquer pessoa, e é bem provável que a sua persona se sinta assim às vezes.

Por isso, histórias de inspiração fazem sucesso com praticamente todos os públicos. Só tome cuidado para não produzir apenas conteúdo inspiracional e dar a impressão de que não consegue gerar valor de outra forma.

4. Mistério

As pessoas gostam tanto de mistérios que já fizeram até documentários completos e matérias de capa de revista sobre a nossa busca por teorias da conspiração.

Extraterrestres, histórias sobre sociedades secretas e uma série de outros temas fazem enorme sucesso porque tem um elemento em comum: o mistério.

Adicione um pouco de mistério para criar expectativa sobre os próximos passos da empresa, e verá o engajamento subir.

5. Humor

O humor é sempre um recurso válido, principalmente nos tempos em que vivemos.

O mesmo Facebook usado para dar suporte aos clientes é também a fonte de memes intermináveis. O Whatsapp que você já usa para fechar vendas também conta com uma coleção interminável de vídeos, áudios e textos com bastante humor.

Adicionar uma pitada de humor nos seus conteúdos vai tornar sua marca mais humana e acessível aos olhos do público, fazendo com que se sintam inclinadas a interagir com ele e compartilhá-lo com outros.

6. Emoção

O ser humano é dividido entre razão e emoção, e por mais racional que seja uma decisão, o fator emocional tem sua parcela de contribuição (ainda que de forma inconsciente).

O que isso significa? Apelar para os sentimentos das pessoas tem um efeito poderoso sobre o quanto elas vão querer se engajar com sua mensagem.

E quando falamos em emoção, não estamos falando só de fazer alguém chorar.

Por exemplo, se a intenção é abordar um grave problema social ou ambiental, você pode até causar um sentimento de revolta que impulsione a audiência a tomar ação.

8 formatos de conteúdo que aumentam o engajamento com a persona

Depois de escolher que tipo de informações transmitir, agora sim é hora de considerar com cuidado os formatos em que vai publicar cada conteúdo.

Uma dúvida muito comum é: “qual é o melhor formato de conteúdo para engajar o público?”, mas a resposta é que depende da sua persona. Em alguns casos, o que funciona melhor para você pode ser um fracasso para outros.

O segredo é diversificar os formatos, pois é provável que o seu público goste de consumir informações de formas diferentes, dependendo das suas circunstâncias no momento do consumo.

Depois de descobrir, por meio da análise de resultados, o que tem desempenho melhor, concentre a maior parte das suas energias nesse formato, mas sem abandonar os demais.

Veja agora 8 formas de compartilhar conteúdo útil e interessante com sua audiência e gerar grande engajamento:

1. Blog posts

O formato mais conhecido e usado de conteúdo é também um dos mais importantes. Já deixamos bem claro aqui o valor de ter um blog corporativo atualizado com conteúdo relevante.

Mas não produza artigos superficiais e sem relevância. Pelo contrário, crie materiais completos, com imagens de alta qualidade, fáceis de ler e entender.

2. E-books

E-books são uma ótima forma de gerar leads e aprofundar o conhecimento que a sua persona já tem em determinado assunto. Mas fazer a pessoa baixar o material é uma coisa, conseguir que ela leia até o final envolve muito mais trabalho.

O melhor para isso é caprichar na qualidade do texto e da diagramação, de forma que o texto fique escaneável e visualmente atrativo.

3. Kits

Se tem algo melhor que um e-book, é um kit com vários deles. Essa opção é boa caso você já tenha criado vários materiais relevantes para a sua persona, e deseja um novo meio de engajá-la sem ter tanto trabalho.

Nesse caso, basta reunir os materiais relacionados em kits, atualizar o que for necessário e oferecê-lo novamente.

4. Apresentações de slide

As mesmas apresentações que você já compartilha nos blogs posts, e-books, vídeos e outros formatos podem ser transformadas numa bela apresentação de slides.

70 milhões de pessoas usam o Slideshare todo mês, e a plataforma ainda é relativamente pouco explorada como tática de marketing. Isso dá a você uma enorme oportunidade de conseguir maior alcance sem deixar o engajamento de lado.

5. Vídeos

Os vídeos são o futuro do marketing digital e, por isso, aqui vai um alerta importante: se você tiver de priorizar uma estratégia, além do blog corporativo, esse é o caminho a seguir.

Os vídeos têm alto poder de engajamento, pois são fáceis de consumir e compartilhar e contam com recursos que outros formatos não possuem.

Por fim, existem diversas opções de formato dentro da categoria de vídeos. Basta escolher os seus favoritos e compartilhá-los com seus fãs.

6. Infográficos

Os infográficos entram na lista de conteúdos que geralmente se baseiam em dados e, por conta disso, são sempre atrativos para o público.

Além disso, é impossível ignorar o fato de que são altamente visuais, o que também agrada bastante a maioria das pessoas.

Use boas pesquisas e dados relevantes que a sua persona gostaria de saber, escolha uma boa ferramenta de criação de infográficos e terá um conteúdo de alto engajamento em pouco tempo.

7. Podcasts

Os podcasts também são ótimos para engajar as pessoas mais ocupadas, mas que desejam consumir conteúdo de qualidade enquanto realizam outras tarefas.

Muitos ouvem no caminho para o trabalho, por exemplo. Depois dos vídeos, os podcasts são uma opção de conteúdo dinâmico e com aquela sensação de “tempo real” que as pessoas gostam.

8. Cursos

Que tal juntar todo o seu conhecimento e experiência numa fonte única de conteúdo, e causar ainda mais impacto no seu público?

Criar um curso online, gratuito ou pago, dá a você a chance de englobar vários dos formatos e tipos de conteúdo citados aqui em um material só.

Se tomar uma iniciativa assim, sua empresa poderá ser vista como referência no mercado, e os resultados do engajamento serão sentidos por muito tempo.

O conteúdo que engaja não é o que está no formato “X” ou apresenta a informação “Y”, mas o que você produz com base no que a persona precisa e quer consumir. Se a sua maior preocupação for gerar valor, vai ser difícil não criar algo que o público goste e interaja.

Gostou do conteúdo? Continue aprendendo a confira nosso conteúdo automação de marketing: tudo que você precisa saber!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!