VidMonsters
Por VidMonsters

8 exemplos de boas estratégias de conteúdo em vídeos para a web

VidMonsters
Por VidMonsters

O audiovisual é um dos mais importantes formatos para a criação de conteúdo em ambientes digitais. Na atualidade, o consumo de conteúdo em vídeos representa 78% do tráfego de internet. Esses números continuam crescendo e apontam para a importância de se investir em uma boa estratégia de conteúdo em vídeo.

Saber explorar o formato audiovisual em diferentes plataformas e redes pode ser decisivo para aprimorar o alcance dos negócios e engajar a audiência. Os vídeos são capazes de converter leads que vão além de sua mera visualização. Podendo ser utilizados para leads mais qualificados.

Dessa forma, é possível traçar uma estratégia de conteúdo em vídeo mais rica e assertiva, sempre com base na interação com o público e nas informações a seu respeito.

Pensando nisso, discutiremos no post de hoje alguns exemplos de boas estratégias de conteúdo em vídeos para a web. Confira as melhores sugestões para a elaboração de sua estratégia; como criar conteúdo voltado para a internet e como escolher a melhor metodologia para o sucesso de seu planejamento.

Como escolher uma estratégia de conteúdo em vídeo efetivas?

Para construir a melhor estratégia possível, é necessário levar em conta alguns aspectos fundamentais. O reconhecimento da marca, seus objetivos, públicos desejados, necessidades dos consumidores, entre outras características, são indispensáveis para um planejamento de sucesso. Confira os principais fatores a serem considerados a seguir.

1. Identidade e objetivos da marca

Uma boa estratégia deve ser desenvolvida de forma que esteja alinhada com a identidade da organização, antes de tudo. Para isso, é preciso investir em um conteúdo que concilie os valores e práticas da marca com temas de interesse do público. Portanto, é preciso estar atento ao que a marca representa, quais são os seus públicos e as possibilidades para atraí-los.

Nesse sentido, definir os públicos desejados, suas áreas de interesse e necessidades é essencial. Determine quais grupos a sua estratégia pretende atingir e produza um material que fale diretamente com eles. Logo, é preciso muita atenção para que o conteúdo seja relevante; apresentando informações proveitosas; inéditas; emocionantes ou qualquer outra forma capaz de despertar o interesse e o engajamento da audiência, solucionar dúvidas ou problemas, etc.

2. Recursos disponíveis e necessários

Além do planejamento estratégico, também é preciso pensar em termos práticos. Então tenha sempre em mente o formato dos vídeos, sua periodicidade, meios de divulgação e recursos necessários para produção. Considere a equipe a ser envolvida no desenvolvimento, equipamentos, qualidade dos vídeos e cada aspecto do orçamento total.

Procure realizar a criação e divulgação de seus conteúdos de forma regular e estável. Lembre-se que seu vídeo não tem a obrigação de apresentar uma qualidade impecável. O mais importante é transmitir um conteúdo interessante, por meio de formatos atraentes e que possam ser entregues de forma consistente para retenção da audiência. Logo, conhecer os recursos disponíveis é crucial para maior assertividade nas fases de planejamento e produção.

vídeo marketing

3. Determine metas e parâmetros

Os objetivos da instituição são importantes critérios no desenvolvimento da estratégia de conteúdo em vídeo. Tão importante quanto isso é determinar qual o intuito da campanha em si. Seus resultados se darão a curto, médio ou longo prazo? Os vídeos servirão para conscientizar sobre um tema, entreter, influenciar em escolhas de marca, ampliar vendas ou fidelizar o público, por exemplo?

Debruçar-se sobre essas perguntas é fundamental para que se mensurem o sucesso da campanha, os resultados pretendidos e as métricas de avaliação. Portanto, determine as metas e parâmetros a serem monitorados ao longo da campanha. Sem a definição desses aspectos, é impossível atestar a eficácia da campanha, identificar erros e pontos a serem aprimorados, bem como os investimentos necessários para o sucesso das estratégias de conteúdo.em vídeo

4. Produza conteúdos voltados para a internet

Outra característica fundamental na elaboração de uma estratégia de conteúdo online é a criação de vídeos especificamente para a internet. Em vez de simplesmente reaproveitar peças, campanhas e anúncios criados para as mídias tradicionais, invista em conteúdos próprios para as plataformas digitais.

Além disso, para realizar suas campanhas na web, também é preciso se desprender das técnicas tradicionais de marketing dos veículos convencionais. Ao invés disso, mantenha o foco em produzir conteúdos originais e criativos, que despertem interesse, atração e engajamento dos públicos-alvo. Para isso, tenha em mente a identidade de seus públicos; quais temas são relevantes para eles e que tipo de conteúdo desejam consumir.

Sugestões de estratégia de conteúdo em vídeo

Uma estratégia de conteúdo em vídeos de sucesso na internet pode seguir diversos formatos e abordagens capazes de captar e envolver a audiência. As campanhas podem impactar o espectador por meio da evocação de emoções, do divertimento, da conscientização, entre outros métodos.

O segredo é saber oferecer um conteúdo cativante, que esteja de acordo com as práticas e valores da marca, bem como com as necessidades e interesses do público. Confira a seguir alguns exemplos de boas sugestões de estratégias de conteúdo em vídeo para a web e seus principais formatos e métodos de abordagem. Veja abaixo:

a) Provoque emoções

Uma das formas mais notáveis de envolver a audiência é por meio da provocação de suas emoções. Essa é a maior vantagem do formato em vídeo em relação a conteúdos em áudio ou em texto. Sentimentos diversos podem ser explorador para provocar reações no espectador, desde a compaixão e a alegria até o medo e a tristeza.

Tudo isso é capaz de engajar a audiência de forma imediata, fortalecendo a sua identificação com a mensagem do vídeo e com a marca. Um bom exemplo desse tipo de estratégia é a propaganda “Carlinhos”, veiculada no Brasil nem 1998. A campanha de conscientização e combate ao preconceito contra portadores da Síndrome de Down marcou a memória de diversos espectadores em todo o país.

Tudo isso acontece por meio do uso de imagens em preto e branco, câmera lenta e trilha sonora emocionante da banda Radiohead. Com filmagens singelas, apresentando dois garotos se divertindo em um carrossel; intercaladas com um texto de mensagem forte, sucinta e direta, a campanha segue lembrada com carinho por muitos brasileiros.

b) Use o branding para fortalecer sua marca

Apesar de trabalhoso, o branding pode um ótimo aliado na elaboração da sua estratégia de conteúdo em vídeo. Por meio dele, é possível fortalecer e posicionar a sua marca de forma mais assertiva perante o público e o mercado. Assim, há maior garantia de que sua empresa seja vista pelo público em geral pelos próprias características que deseja ser notada. Com isso, reforçam-se sua identidade, práticas, valores e imagem da organização.

Tome como exemplo a campanha “Chamando todos os criadores”, da Adidas, realizada no final de 2017. A propaganda reúne artistas renomados, como o músico Pharrell Williams, e estrelas do esporte mundial, como Lionel Messi, James Harden e Aaron Rogers. Nela, essas figuras se posicionam como criadores e convocam outras pessoas a participarem das criações da marca.

A campanha incentiva o engajamento e participação direta dos usuários na elaboração de conteúdos originais e inovadores. O intuito é produzir e oferecer conteúdos que iluminem e inspirem, mudando o esporte e até mesmo vidas. Esse é justamente o posicionamento e a imagem da empresa que a Adidas busca transferir por meio da campanha. Assim, ela se reforça como uma marca criativa, inovadora e que transforma vidas por meio do esporte.

c) Mostre o case de sucesso de clientes

Apresentar histórias e casos de sucesso dos clientes e consumidores atendidos pela sua organização é uma ótima maneira de fortalecer a sua confiabilidade. Cases de sucesso podem evidenciar de forma mais íntima e emocionante as formas como os seus serviços são capazes de auxiliar e transformar a vida dos clientes positivamente.

Esse tipo de conteúdo mostra clientes de verdade, com problemas e necessidades reais, muitas vezes comuns entre os espectadores. Esses vídeos explicam como sua organização atua em prol dos consumidores e podem ser determinantes para a decisão de alguém que ainda está considerando se irá solicitar ou não os seus serviços.

A campanha “Stay Together”, criada pelo Skype em 2013 é um ótimo exemplo disso. O comercial reuniu duas jovens que nasceram sem um dos braços, sendo uma dos EUA e outra da Nova Zelândia. O vídeo relata que ambas possuem uma vida normal, mas se amparam desde crianças, já que nenhum outro de seus amigos sabe como é viver com a deficiência.

O sucesso dessa campanha se dá por apresentar como funciona a ferramenta do Skype de forma simples e emocionante. O software de comunicação por meio de áudio e vídeo ao vivo permite que pessoas possam se falar instantaneamente de qualquer distância. Assim, mostram como a ferramenta pode unir pessoas e manter grandes amizades independente da distância.

d) Suporte uma causa importante

Abraçar uma causa importante também pode ser um grande aliado para uma boa estratégia de conteúdo em vídeo. Isso também reforça aspectos como posicionamento e imagem da marca, por meio de recursos que emocionam, inspiram e geram identificação e reconhecimento por parte do espectador.

Um exemplo notável é a campanha “Adotar é tudo de bom”, criada pela Pedigree em 2009. Com o uso de música e narração emocionantes, a campanha reforça valores estimados pelo público; incentivando a adoção de animais de estimação, em vez de sua comercialização.

e) Rompa com estereótipos

Seguindo o item visto acima, quebrar estereótipos e combater situações de preconceito e injustiça também pode ser uma boa ideia de estratégia de conteúdo em vídeo. Tudo isso fortalece a identificação do público com os valores de sua marca e o reconhecimento de seus serviços como boas práticas em prol de uma determinada causa.

A marca de absorventes Always, por exemplo, lançou uma campanha poderosa em 2014, a #FightLikeAGirl. Nela, a empresa combate o machismo e a discriminação contra mulheres. Por meio de uma narrativa simples, mas altamente emocional e envolvente, a campanha foi sucesso em todo o mundo.

f) Use música para encantar

Assim como a evocação de emoções, a estratégia de conteúdo em vídeo pode atrair, conectar e inspirar diversas pessoas por meio da música. O uso de músicas pode passar um tom sério e envolvente, ou até mesmo mais leve e descontraído. Assim, os espectadores podem ser inspirados e perceberem sua marca de forma mais próxima e íntima, se identificando.

A campanha “Feeling Good”, da cerveja Skol, chamou bastante atenção ao ser veiculada no ano de 2015. O sucesso e rápido reconhecimento da propaganda se deram principalmente pela canção utilizada, cantada por todos os personagens do vídeo. O intuito era demonstrar o apoio da marca aos atletas amadores e inspirar pessoas a praticarem esportes.

g) Capriche no humor

Tal qual a música, o humor é outro ótimo elemento para atrair e conectar audiências. Ele pode ser empregado para transmitir uma imagem mais descontraída e humanizada da organização. Além disso, o humor também pode ser conciliado com o apoio a causas importantes e com a quebra de estereótipos.

Um exemplo notável disso é o comercial do xampu masculino da Dove Men Care, veiculado em 2013 no Brasil. O vídeo identifica e brinca com estereótipos e clichês de comerciais de xampus femininos. Imaginando como seria caso eles fossem empregados para a publicidade voltada para os homens.

h) Adote referências que conquistem o público

A identificação dos públicos desejados, assim como seus interesses e necessidades é fundamental, pois permite que se reconheçam suas referências. Saber explorar referências capazes de engajar e cativar a audiência pode ser decisivo no sucesso de sua estratégia de conteúdo em vídeo.

A campanha “The Force”, lançada em 2011 pela Volkswagen foi um grande sucesso nesse sentido. Adotando referências do universo dos filmes Guerra nas Estrelas, a campanha atingiu diversos fãs dessa famosa franquia do cinema. Brincando com conceitos apresentados nos filmes, ela conquistou diversas pessoas, especialmente as que viram os filmes na infância. O sucesso foi tamanho que rendeu à marca o prêmio do Festival de Cannes.

A elaboração de estratégias de conteúdo em vídeos de sucesso exige atenção e cuidados com diversos aspectos. Não existem fórmulas garantidas para o bom desempenho de uma campanha na web. Contudo, saber observar aspectos como a identidade da marca, seus objetivos e as particularidades de seus públicos são os primeiros e mais importantes passos para se criar um planejamento bem sucedido.

A capacidade de oferecer conteúdos em vídeo de qualidade é decisiva para o bom desempenho de sua marca nos ambientes virtuais. Para saber mais sobre como fazer com que o seu conteúdo se destaque em meio aos concorrentes, leia o nosso material sobre SEO no Youtube. Aprenda conosco todas as dicas necessárias para se construir uma estratégia de sucesso em suas páginas e canais!