Loading Posts...

Criado em 2010, o Instagram é uma das redes sociais mais conhecidas no mundo todo e possui hoje cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. É um número impressionante e mostra o porquê de as empresas estarem investindo cada vez mais em campanhas na rede social. Por isso, vamos mostrar como você pode fazer a sua estratégia de vídeos para o Instagram       e conquistar mais clientes através dele.

Desde o seu início, o Instagram mudou bastante, com novas ferramentas e possibilidades dentro do aplicativo. Ficar de olho nessas funcionalidades é essencial para sua estratégia, já que isto irá favorecer a sua empresa, como você verá mais a frente. Um exemplo dessas mudanças são o IGTV e o Stories.

Outra mudança foram a introdução de perfis para negócios e o aumento da duração dos vídeos, de 15 segundos para 1 minuto. Essas mudanças não ocorreram por acaso, e sim pela razão de que vídeos estão ganhando cada vez mais espaço na preferencia dos usuários.

Assim, conhecendo os segredos do Instagram e somar com as estratégias de vídeo marketing, seu negócio irá gerar mais leads do que nunca. Continue conosco e aprenda como criar uma estratégia de vídeos para Instagram!

Para criar uma estratégia de vídeos para Instagram é preciso…

Antes de falarmos sobre a estratégia, tenha sempre em mente que os resultados só aparecerão se você dar devida atenção ao Instagram. A rede social é a que causa mais impacto em estratégia de marketing, segundo a pesquisa desenvolvida pela Rock Content, mas não basta apenas postar o vídeo e esperar os resultados aparecerem com um passe de mágica.

Como em tudo que envolve marketing, é necessário conhecer a plataforma e se preparar para trabalhar nela. O Instagram, assim como outras redes que pertencem ao Facebook, está sempre mudando o seu algoritmo para fornecer uma experiencia do usuário melhor, beneficiando também as empresas. Vamos então ver o que é preciso para uma estratégia de vídeo para Instagram e como converter seus vídeos em vendas.

Desvendar a cultura do Instagram

Uns grandes erros que as empresas cometem é pensar que todas as redes sociais possuem os mesmos usuários e as mesmas regras de usabilidade. O segredo para que a sua estratégia de vídeos – ou outras de marketing – sejam efetivas, é saber diferenciar o público de cada rede social e saber que o modo de usar cada plataforma é diferente.

O público do Instagram é muito visual, ou seja, interagem com fotos e vídeos, desde que sejam bem cuidados. Também são ágeis, consumindo informação de forma rápida e gostam de interagir com o conteúdo. Então, produzir um vídeo sem apelo visual, não terá efeito algum.

Um exemplo para você aprender mais sobre como a cultura do Instagram funciona é observar o feed de grandes marcas, como a Starbucks, que possui mais de 16 milhões de seguidores. Observe o feed deles e veja o quanto o visual é atrativo, evitando um visual muito corporativo. Além disso, a Starbucks também exibe imagens criadas por fãs, ajudando na construção de uma comunidade em torno dela.

Além do visual, é preciso também entender o quanto o Instagram é uma plataforma diferenciada. É preciso explorar todas as suas funcionalidades, e com isso, você tem três opções para sua estratégia de vídeos para Instagram.

  • Timeline

Uma opção de vídeo marketing é fazer vídeos para a Timeline, que possui 60 segundos de duração. Neste tempo, pode explicar sobre o produto ou a empresa, atraindo a atenção do público de forma criativa e assertiva. Nestes vídeos, escrever longas legendas é desnecessário, pois o vídeo deve falar por si mesmo.

  • Stories

O Stories é uma das ferramentas mais utilizadas do Instagram, onde você compartilha imagens e vídeos que ficam disponíveis por um período de 24 horas. Uma das melhores formas de empresas utilizar o Stories é compartilhando novidades sobre a empresa, mostrando como utilizar produtos ou realizando vídeos ao vivo. Quanto maior for sua interação com o Stories, melhor estará seu posicionamento e entrega do conteúdo.

  • IGTV

Uma das últimas grandes novidades do Instagram é o IGTV. No IGTV, sua empresa terá seu próprio canal, onde você possa publicar vídeos com formato mais longo, de até 10 minutos ou até mesmo de 1 hora, dependendo do tamanho do canal. Os vídeos são em formato vertical, e os vídeos são reproduzidos no momento em que você abre ele, para atrair os usuários o mais rápido possível.

Publique o vídeo na hora certa

Desde 2016, o Instagram não mostra mais os posts em ordem cronológica, e sim, a partir do algoritmo que opera a ferramenta, ordenando os posts a partir de diversos critérios para determinar se o post é relevante ou não. Um desses critérios é o engajamento que o post gera em suas primeiras horas da publicação.

Como o post gera engajamento? Os vídeos precisam chamar a atenção. Para a sua estratégia de vídeos para Instagram dar certo, vale a pena apostar em vídeos animados, tutoriais de como fazer algo ou DIY e vídeos explicativos, pois são formatos que ajudam a explorar um assunto de forma completa em um curto período. Esses tipos de vídeos prender a atenção do público, pois é uma forma eficaz de comercializar sua marca sem cansar o consumidor.

Coloque toda sua criatividade na hora de criar os vídeos, mostrando sua marca e serviços sob uma nova ótica, mostrando versatilidade. Fique de olho também no timing de duração dos vídeos, pois é importante ser assertivo na construção dos vídeos.

Atraia seguidores e conquiste fãs

Para o conteúdo ser relevante, é preciso ter uma base de seguidores e fãs que realmente curtem e interagem com os seus vídeos. Existem diversas formas de atrair e conquistar seguidos, mas que só irão surtir efeito se a sua marca produzir um conteúdo de qualidade e interessante.

Para atrair mais seguidores, invista em conteúdos que são tendências, para que não só seguidores queiram compartilhar, mas sim outras marcas também o vejam como referência. E invista e capriche em hashtags, que dará mais visibilidade ao seu conteúdo. Neste artigo explicamos mais sobre como encontrar hashtags relevantes. Outras formas de também atrair seguidores é realizar sorteios em parcerias com outras empresas ou influenciadores digitais, realizar premiações, transmissões ao vivo, ser ativo no Stories e manter um fluxo de postagens recorrente.

Análise e melhorias

Como todas estratégias de marketing, é preciso acompanhar e analisar as métricas do Instagram, para saber o que está funcionando ou não, e realizar melhorias necessárias. Para realizar estas análises, é preciso conhecer bem a persona e entender o conteúdo que ela deseja receber.

Existem diversas ferramentas que ajudam a realizar estas análises, mas caso opte por você mesmo ou alguém interno realizar estas análises, fique de olho no desempenho do post, monitore as tendências no Instagram, acompanhe os comentários e as hashtags, avalie o engajamento do público, identifique empresas e influenciadores que a marca pode trabalhar em conjunto.

Ao analisar todas essas informações, você saberá onde estará suas oportunidades, o que explorar e quais estratégias estão funcionando. É essencial saber como o público está lidando com o seu conteúdo, para que toda a sua estratégia de vídeos para Instagram realmente tenha resultados e os vídeos são sejam em vão.

Quer aprender como criar vídeos para o Instagram que realmente irão converter e atrair mais seguidores para o seu perfil? Confira nosso artigo sobre a criação de vídeos que vendem sozinhos e aprenda todas as estratégias!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!