VidMonsters
Por VidMonsters

Vale a pena investir em um estúdio de vídeo para gravar suas produções? Descubra!

VidMonsters
Por VidMonsters

Está investindo em vídeos e quer saber se usar um estúdio de vídeo é o ideal para suas produções? Então, chega mais, esse conteúdo tem tudo que você precisa saber!

Os vídeos são a maior tendência para se investir. Muitas das marcas e pessoas já vêm investindo em roteiros, produção e divulgação destes conteúdos que engajam facilmente. E o motivo de tudo isso? Por conta de serem mais fáceis de consumir, além de aproximar o público.

Só para se ter uma ideia melhor sobre o incrível mundo dos vídeos na internet, 85% das pessoas que assistem a um vídeo explicativo sobre um produto são mais propensas a comprá-lo. Isso porque eles transmitem mais confiança e credibilidade do que um texto ou fotos; que podem ser facilmente manipuláveis, por exemplo.

Quais as vantagens de investir em vídeos?

Talvez você ainda não tenha se questionado sobre a importância de um estúdio de vídeo dentro da sua estratégia de vídeo marketing. Porém, é bem possível que já tenha uma ideia do que isso significa.

Vídeos são uma ótima maneira de comunicar algo. A imagem em movimento hoje já é tão natural quanto a escrita, por exemplo. Além disso, é uma tecnologia que tem muitos investimentos, e, por isso, não para de avançar. 

Com isso, muitas empresas já procuram investir e incluem os conteúdos institucionais, comerciais, internos e externos em suas estratégias de vídeo marketing. Não existem barreiras quando o assunto se trata de imagens em movimento, informação e entretenimento.

O conteúdo em vídeo chama bastante a atenção do público, pois facilita a absorção da mensagem que é exibida. E dependendo do tipo do seu vídeo e do assunto abordado nele, pode se tornar um tipo de conteúdo atemporal. Este fator pode contribuir para fortalecer o destaque da sua marca. Quando imagens em movimento encantam uma pessoa, as chances dela dar continuidade à sua jornada de compra aumenta.

Para que serve um estúdio de vídeo profissional?

A finalidade de um estúdio de vídeo é justamente produzir um conteúdo de ótima qualidade, ou seja, profissional. O local conta com equipamentos bastante avançados, entre câmeras, microfones, iluminação e, claro, uma equipe que entende do assunto.

Um estúdio de vídeo conta com uma ilha de edição, parte integrante e essencial que dará o toque final na junção das tomadas já gravadas. Os profissionais que ali trabalham cuidam de todos os ajustes das cores das imagens, bem como trilha sonora, efeitos, definições de áudio e resolução.

Além disso, existe um passo a passo completo para realizar gravações dentro deste local, que se inicia desde a pré-produção, a produção em si até a pós-produção. Todo o pessoal oferece o suporte necessário, estando ainda disponíveis para regravar algumas cenas se for preciso. Tudo isso com a intenção de entregar um ótimo serviço e alinhado às suas expectativas.

Lembrando que para cada tipo de vídeo, é preciso utilizar uma linguagem diferente. Se na hora de montar a estratégia da sua empresa bater a dúvida, estas pessoas podem ajudar a definir a mais recomendada. Até porque a intenção não é criar e produzir qualquer vídeo; mas sim o vídeo ideal para o público que você quer atingir e a mensagem que deseja transmitir, não é mesmo?

Quais são as vantagens de usar esse tipo de estúdio?

Os benefícios da possibilidade da contratação de um estúdio de vídeo são diversos. Há a possibilidade de realizar um melhor planejamento entre datas, horários e tipos de vídeos a serem produzidos de acordo com um briefing ou roteiro.

Entre as vantagens, estão as seguintes:

  • Melhor produtividade;
  • Ótima qualidade de som;
  • Ótima qualidade do chroma key;
  • Ótimos equipamentos ao alcance;
  • Otimização do tempo.

Vamos conhecer melhor cada um destes benefícios?

a) Melhor produtividade

O estúdio de vídeo foca na real necessidade do seu projeto; e ainda pode sugerir melhorias para o conteúdo que será transformado em vídeo. Por já contarem com várias experiências, entre tipos de vídeos e diferentes segmentos de marcas, estes locais sabem como criar vídeos incríveis de acordo com o seu objetivo.

b) Ótima qualidade de som

O som é uma das principais vantagens de usar um estúdio de vídeo, pois não existem interferências externas. Muitos deste tipo de serviço contam com melhorias de acústica, ruído e interrupções que podem afetar a qualidade do conteúdo a ser gravado.

c) Boa qualidade do chroma key

Existe também o chroma key, uma técnica visual utilizada para incluir uma imagem sobre outra através do anulamento de uma cor padrão, geralmente verde ou azul. Pode ter certeza que, se realizado em um bom estúdio de vídeo, a qualidade e o resultado desta técnica será infinitamente melhor!

d) Equipamentos ao alcance

A facilidade de oferecer todos os materiais necessários, desde tripés, cabeamentos de primeira mão até diversos tipos de microfones também já resolve várias dores de cabeça que poderiam surgir caso a gravação fosse realizada por quem não tem muita experiência.

Além disso, você não precisa se preocupar com roubo ou perda dos equipamentos ou até com viagens com pessoas e equipamentos grandes e relativamente pesados.

e) Otimização do tempo

Por já contarem com um passo a passo, toda a equipe presente de um estúdio de vídeo sabe como fazer bons conteúdos de forma a otimizar o seu tempo e pode focar em outros detalhes, caso seja necessário. Então, geralmente você já sabe quanto tempo irá levar e qual será o investimento para isto.

Vale a pena o investimento?

Vale sim!

Porém, vale lembrar que a contratação de um estúdio de vídeo vai muito do seu objetivo. Muitas vezes, vídeos gravados em estúdios podem parecer muito profissionais e isso pode acabar mais afastando do que aproximando. Por isso, vale o reforço: conheça as pessoas que acompanham você e o que tipo de vídeo elas mais gostam.

Agora, se você precisa de recursos como o chroma key, certamente em um estúdio você terá menos trabalho. E, claro, vale a pena se o seu planejamento já conta com um budget destinado à produção de vídeos em estúdio.

Para vídeos comerciais que queiram incluir técnicas de storytelling, é com certeza, uma ótima decisão. Ainda é possível contratar atores para seguir da melhor maneira a ideia e o roteiro junto com a história que irá ser contada. Até mesmo para vídeos institucionais, para empresas, contar com uma produção profissional faz toda a diferença.

E para estes casos, o controle da iluminação é uma fator que merece muita atenção, tendo a mesma importância que a qualidade de áudio e vídeo.

Faça você mesmo

Se o preço de um estúdio de vídeo ainda for algo muito fora do seu alcance, saiba que existem outras alternativas. Uma delas é criar um pequeno estúdio dentro da sua casa.

Esta sugestão pode ajudar você a aprimorar seus conhecimentos em vídeo, áudio e imagem. Desta forma, não é preciso depender de uma produtora a cada gravação que for feita. Seja qual for a sua escolha, é totalmente válido fazer testes com uma ajuda “profissa” e sem ela também!

Quer saber como fazer conteúdos bacanas e começar com o essencial? Então clique aqui e descubra como montar seu home studio de vídeos gastando pouco!