VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra o que é a experiência do usuário e como ela impacta nas vendas da sua marca

VidMonsters
Por VidMonsters

O termo experiência do usuário tem ganhado bastante evidência nos últimos anos. Mas você sabe o que ele significa? Já faz algum tempo que os consumidores estão passando mais tempo no ambiente digital. Com a popularização de dispositivos móveis ficou muito mais fácil acessar a internet e consumir conteúdo online.

Garantir que os clientes tenham uma navegação agradável e sem problemas é fundamental para o sucesso de uma marca. Nesse sentido, empresas que não oferecem boas experiências aos internautas que acessam os seus sites ou blogs ficam para trás.

Assim, é importante saber o que é user experience e como melhorá-la. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura. Veja só o que você aprenderá neste artigo:

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário, ou user experience (UX), diz respeito à maneira como o usuário se sente ao navegar pelo site,aplicativo ou utilizar os serviços de uma empresa. Em outras palavras, é o quão satisfeito o cliente fica após usar um desses itens.

Isso vai além da facilidade de completar tarefas no site da sua companhia. A user experience está relacionada à satisfação do usuário e mede a acessibilidade, usabilidade e eficiência da interação do cliente com os serviços da empresa. E esse aspecto é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

O usuário pode concluir uma tarefa de maneira relativamente rápida ou acessar as informações que busca com facilidade. Entretanto, pode se sentir pressionado ou frustrado durante o processo. Nesse caso, a experiência do usuário será negativa, mesmo que a navegação não tenha apresentado problemas.

Ou seja, podemos dizer que a UX apresenta um forte componente emocional. Por causa disso, pode ser um pouco difícil compreender como está a experiência do usuário.

Felizmente, existem alguns componentes, ou pilares, que ajudam bastante nessa tarefa. E é o que veremos no próximo tópico.

Os 5 pilares da experiência do usuário

De maneira geral, podemos dizer que a experiência do usuário se baseia em 5 aspectos que, se seguidos corretamente, ajudam a desenvolver projetos úteis e fáceis de usar. São eles:

  • Estética. A primeira impressão é a que fica. O elemento visual já dá uma dica para o usuário de como será o restante da experiência ao utilizar um serviço. Uma interface atrativa é sinal de que a navegação vai ser boa.
  • Usabilidade. Complementando o aspecto visual, a usabilidade diz respeito à facilidade e eficiência com que as pessoas navegam por um site ou aplicativo. Quanto mais intuitivo for o uso de uma ferramenta, maior será a satisfação dos clientes.
  • Arquitetura da informação. A maneira como as informações são organizadas em uma página tem grande influência no UX. Uma boa arquitetura da informação coloca as informações mais importantes em destaque e direciona a atenção do usuário para os locais mais importantes.
  • Fluxos de interação. É importante que o usuário saiba onde está e quais os próximos passos que ele vai percorrer ao usar o seu produto ou serviço. Fluxos de interação bem planejados ajudam os clientes a não se sentirem perdidos durante a navegação.
  • Conteúdo. Oferecer conteúdos relevantes é um dos principais pilares da experiência do usuário. Se o cliente não encontrar informações úteis e práticas, são grandes as chances de sair do seu site.

Por que devo me preocupar com a experiência do usuário?

O objetivo de toda empresa é, antes de tudo, estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo. Se durante a interação com a sua marca o usuário tiver alguma decepção, toda a experiência ficará comprometida e serão grandes as chances de ele abandonar o seu produto ou serviço.

Por isso, é importante que toda empresa se preocupe em oferecer uma experiência agradável com seus serviços. Dê só uma olhada nos benefícios de um bom user experience para a sua marca:

1. Recomendações espontâneas

Quando um cliente se sente satisfeito com os seus produtos, a tendência é que ele os recomende, para todo mundo. E nada melhor do que o velho boca a boca para ajudar na divulgação, não é mesmo? Sua empresa ganha autoridade e confiança, estabelecendo uma relação mais próxima com os consumidores.

Porém, quando a experiência de uso não é tão agradável assim, o usuário pode até continuar utilizando o produto. Mas não se sentirá tão seguro em recomendá-lo para outras pessoas. Ou pior, pode avaliá-lo negativamente e prejudicar a imagem da empresa.

2. Auxilia na decisão de compra

Quando uma pessoa acessa o site de uma empresa ou abre um e-mail marketing com uma oferta imperdível, a experiência que ele terá ao usar os serviços será determinante na decisão de compra. Se ela for agradável, são grandes as chances de fechar negócio.

Como explicamos acima, um dos itens que tem mais influência no user experience é a qualidade do conteúdo e sua disposição. Se o cliente não encontrar informações pertinentes ou elas forem incompletas, dificilmente terá a confiança necessária para concluir a compra.

Duvida? Uma pesquisa realizada pela UI Engineering mostrou que oferecer conteúdos úteis aos clientes no momento certo duplicou as vendas de uma loja online.

Por isso, certifique-se de disponibilizar descrições detalhadas e pertinentes sobre os seus produtos, da maneira mais clara possível. Uma ótima estratégia é produzir vídeos de demonstração de produto, mostrando o seu funcionamento e principais características.

3. Mais engajamento

É fundamental cuidar para que os visitantes tenham boas experiências desde o primeiro contato com a sua empresa.

Isso garante clientes mais satisfeitos, felizes e engajadosEles passarão mais tempo acessando os seus serviços e produtos e estarão mais dispostos a acompanhar todas as novidades da marca.

Agora, se o seu site ou blog tiver uma leitura difícil, com muitas distrações e conteúdos sem qualidade, vai ser difícil criar uma relação mais próxima com o visitante e o engajamento será menor.

Como a experiência do usuário impacta no sucesso do cliente

As pessoas que resolvem utilizar os produtos e serviços da sua empresa o fazem por um motivo: resolver um problema. Garantir que elas alcancem bons resultados, de maneira rápida e eficiente, é o que chamamos de sucesso do cliente.

Muitas empresas possuem setores especializados em cuidar do sucesso do cliente, com profissionais prontos para ajudar os usuários e fazer com que sua experiência de uso dos produtos seja a melhor possível, como os setores de suporte e atendimento.

Proporcionar um melhor experiência do usuário permite não apenas melhorar o sucesso do cliente, mas também economizar recursos nesse setor.

Usuários que recorrem ao suporte geralmente se deparam com algum problema que não foram capazes de resolver sozinhos. Agora, se os serviços e produtos são agradáveis de usar, com informações bem localizadas e úteis, os clientes estarão mais educados e serão capazes de resolver questões mais simples sozinhos.

Assim, os profissionais de suporte e sucesso do cliente estarão disponíveis para ajudar os clientes em relação a assuntos realmente importantes, economizando tempo e dinheiro.

Como proporcionar a melhor experiência do usuário

Está que o user experience é fundamental na gestão de clientes, ajudando a fortalecer a marca e gerar mais vendas. Mas como melhorar a experiência de quem entra em contato com os produtos da sua marca?

Existem algumas práticas que ajudam a deixar os clientes mais satisfeitos e sua empresa a alcançar bons resultados.

1. Faça vídeos de demonstração de produto

Lá no começo deste texto nós explicamos que disponibilizar conteúdos úteis e de qualidade é um dos aspectos que melhoram a experiência do usuário.

Pode ser tentador escrever longos textos sobre os seus produtos, mas a melhor estratégia é produzir vídeos de demonstração. De acordo com a Animoto, clientes preferem 4x mais assistir a um vídeo sobre um produto do que ler a respeito dele. Vídeos são mais atraentes e fáceis de serem compreendidos.

Utilize isso a seu favor e filme o seu produto de todos os ângulos. Mostre ele em funcionamento e fale de suas características mais importantes, mas sempre com honestidade.

Além de serem ótimos para divulgar lançamentos, os vídeos de demonstração ainda ajudam a guiar os clientes no processo de compra, dando a eles a segurança que faltava na hora de fechar negócio.

2. Adicione vídeos na página principal do seu site

Imagine que alguém entra em contato com o site da sua marca pela primeira vez e ainda não conhece nada sobre sua empresa e as soluções que ela oferece. A sua página principal conta com as principais informações sobre o seu negócio e como ela pode ajudar os clientes?

Experimente incluir na home do seu site um vídeo institucional, apresentando a história, valores, infraestrutura e áreas de atuação. Essa estratégia ajuda a comunicar a identidade da marca para os clientes, reforçando a marca.

Fazer um vídeo institucional de sucesso é relativamente fácil, mas exige alguns cuidados. Estabeleça objetivos claros com a produção do conteúdo, crie um roteiro bem estruturado e aposte em narrativas envolventes. E não se esqueça de cuidar dos aspectos técnicos do vídeo, como iluminação, áudio e trilha sonora.

Crie landing page com vídeos

Uma das melhores maneiras de gerar leads é através das landing pages, aquelas páginas com formulários que disponibilizam materiais gratuitos, como e-books ou planilhas.

Essas páginas são como uma porta de entrada para possíveis clientes. É a partir dela que o usuário decide se deixa ou não dados pessoais e de contato para que a sua empresa possa, futuramente, entrar em contato.

E para obter ainda mais conversões, uma ótima estratégia é criar uma landing page com vídeos!

De acordo com o portal EyeView, o uso de vídeos na landing page aumenta as conversões em até 80%. Além disso, segundo o Copyblogger, apenas 2 em cada 10 pessoas que acessam uma landing page leem toda a página. O restante lê apenas o cabeçalho.

Assim, ao incluir um vídeo em vez de conteúdo em texto, sua oferta será transmitida de maneira mais clara, objetiva e atraente. E como bom conteúdo é um dos elementos que influenciam no user experience, a satisfação com os seus produtos também aumenta.

Quer saber mais benefícos dos vídeos na landing page? Então não perca tempo, clique aqui e descubra.