Loading Posts...

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Grande parte de nossos leitores, por exemplo, estão lendo esse artigo no celular, tablet ou notebook, enquanto navegam no Facebook, no Whatsapp e no Instagram. Graças a esse quase que superpoder, podemos participar de um show, de uma palestra ou do dia a dia de alguém com apenas um clique. Como? Utilizando o Facebook Live.

Quem nunca recebeu uma notificação do Facebook dizendo que um contato começou uma live, que atire a primeira pedra! É, essa ferramenta é a nova aposta da rede social, que segue firme em sua divulgação. E, para ajudar você a ver como essa nova possibilidade pode ser uma vantagem para o seu negócio, trouxemos um guia para dominar de vez as lives no Facebook. Vamos lá!

Por que utilizar o Facebook Live?

Se lembra de como sempre falamos que os vídeos têm o poder de aproximar a sua marca de seus clientes? O Facebook Live é uma opção que tem o mesmo objetivo, mas que pode fazer o serviço ter ainda mais resultados. Isso porque, com ele, sua marca vai ter mais chances de conquistar engajamento. E a gente explica como:

Vamos pensar da seguinte forma: quando postamos um vídeo, ele já está finalizado, ou seja, não vai gerar interação. Mas, em uma live, o telespectador pode utilizar o espaço do bate-papo para tirar suas dúvidas, estabelecer contato com quem está do outro lado e, dessa forma, se sentir mais próximo do seu negócio. Ou seja, os dois saem ganhando.

Viu só como fazer uma live no Facebook pode ser uma ótima chance para você? Se você gostou da proposta, vem com a gente para aprender como fazer!

Como fazer a minha live no Facebook?

Para criar boas lives, você vai precisar de algumas coisinhas. Para facilitar, vamos à nossa lista:

1. Planejamento

Antes de pensar em ferramentas, é importante que você tenha uma razão para fazer a live. Afinal, não dá para convocar seus seguidores e só então começar a pensar no que se quer falar. Você pode fazer uma transmissão em um evento, mostrar partes interessante da produção, preparar um material com dicas incríveis para os seus clientes, o céu é o limite. Mas é importante se planejar.

Para ajudar, que tal criar uma lista com assuntos que podem ser úteis para a sua persona e que renderiam um bom bate-papo? Você pode até mesmo criar um calendário de lives e informar ao seu público. Dessa forma, eles vão poder se planejar para acompanhá-lo e não vão perder suas atualizações. Assim, você terá mais chances de conquistar seguidores!

2. Equipamentos

Diferente do que se possa imaginar, para utilizar o Facebook Live você não precisa de equipamentos sofisticados ou de uma grande produção. Na verdade, é exatamente o contrário. Você pode transmitir usando o seu celular ou uma webcam. Hoje em dia, graças à tecnologia, você encontra esses aparelhos com boa qualidade sem precisar investir tanto dinheiro.

Quanto a iluminação, a luz do dia pode ser uma ótima aliada. Aposte em locais bem iluminados e isso eliminará a necessidade de utilizar luzes especiais. Você pode também usar a sua criatividade. Uma lâmpada, por exemplo, pode ser tudo o que você precisa.

Um outro ponto importante é o áudio. Microfones de lapela podem ser encontrados facilmente e também não são caros. Mas se você não quiser ou não puder investir em equipamentos agora, pode usar o seu próprio fone de ouvido para ter um áudio mais limpo, livre de ruídos brancos.

Assim que você se certificar de que tem esses equipamentos, está pronto para o próximo passo!

3. Conexão

Todo mundo já tentou, ao menos uma vez, assistir a um vídeo no Youtube ou Facebook e ele não carregava de jeito nenhum. Quando isso acontece, ou você desiste de vez, ou reclama do início ao fim. E você não quer que isso aconteça no meio de suas lives.

Por isso, tenha certeza de que sua conexão é boa. Você pode se certificar fazendo alguns testes, por exemplo. Antes do momento de realizar a live oficial, reúna sua equipe para verificar a qualidade da transmissão ao vivo. 

4. Como iniciar a transmissão ao vivo?

Através da sua página

Você tem duas opções na hora dar início a sua transmissão ao vivo. A primeira delas é ir até a sua página e selecionar a opção “iniciar um vídeo ao vivo”. Só lembre-se de que o aparelho que vai filmar a transmissão é o mesmo em que você começou. Então, escolha o equipamento antes de iniciar. Vale celular, tablet, notebook ou webcam.

Utilizando uma plataforma alternativa

A segunda opção é um pouco diferente. Nela, você utiliza uma plataforma alternativa para fazer a sua live no Facebook. Já falamos sobre isso aqui e contamos para você que com a VidMonsters é possível criar suas transmissões para até duas redes sociais ao mesmo tempo. O que é bem legal se você tem uma página e um canal no Youtube, por exemplo.

Utilizando uma plataforma alternativa para realizar seu Facebook Live, você pode ter outras opções de configuração. Como por exemplo, fazer o agendamento, mostrar a tela do seu equipamento (seja ele o seu celular, tablet, notebook ou computador) ou particularidades que variam de programa para programa. O importante é que a forma de iniciar a live vai ser um pouquinho diferente.

Para começar, você deve clicar em “ferramentas de publicação”. Depois, você clica em “Biblioteca de vídeo” e seleciona a opção “+ ao vivo”. Lá, você vai encontrar um código que deve ser copiado e colado na plataforma escolhida. Ah, é importante lembrar que esse código (ou chave de stream) é única. Então, antes de cada transmissão você deverá repetir o procedimento. 

As configurações que você vai ter que fazer antes de começar a sua live no Facebook vão ser diferentes da primeira opção. Aqui, você pode colocar palavras-chave, que vão ajudar a mostrar seu conteúdo para as pessoas certas, pode inserir uma descrição bem chamativa para atrair o seu público e vai poder colocar um título. Depois de tudo feito, é só clicar em “transmitir ao vivo” no próprio Face.

Agora sim você está pronto! Mas ainda temos mais algumas dicas:

  • Crie um brinde bacana para os seus seguidores. Pode disponibilizar um e-book que explique melhor o assunto da live, um post no blog que destrinche uma parte da sua fala, um vídeo que traga outras informações sobre um dos pontos discutidos. Seja criativo!
  • Aproveite a chance de interação que as transmissões oferecem, porque elas são a parte mais legal das lives. É por meio dos comentários dos seus clientes que você conseguirá criar uma conexão entre eles e sua marca, então fique atento e os responda.
  • Não deixe de conferir as informações disponibilizadas pelo Facebook depois da sua transmissão. As métricas serão sempre suas melhores amigas porque vão dar detalhes sobre a sua audiência, quando o acesso foi mais intenso e quando o número caiu, vai descobrir se as palavras-chave realmente atraíram as pessoas e vários outros dados que vão ajudar você nas próximas lives!

No mais, só não deixe de participar do Facebook Live. Todos têm a ganhar com essa ferramenta e utilizá-la pode ser o passo que faltava para tornar ainda mais estreito o seu relacionamento com os seus clientes. O que, no fim das contas, faz toda a diferença para a sua marca. Continue aperfeiçoando seus conhecimentos e veja aqui 7 ideias de formatos de conteúdo para fazer uma transmissão ao vivo no Facebook!