Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Você sabia que, diariamente, mais de 3 bilhões de vídeos são assistidos por meio do Facebook Vídeos? Cada usuário brasileiro assiste, em média, 15 vídeos por dia através do site. 

O levantamento do One Marketing Mídia aponta que 44% das pessoas que procuram por um produto e assistem a um vídeo sobre ele acabam efetivando a compra. Além disso, pesquisa do Reel SEO diz que anúncios com vídeo têm 43% mais compartilhamentos. Por isso, hoje, vamos lhe apresentar o Facebook Vídeos para que também possa usufruir do poder dos vídeos.

O que é e para que serve o Facebook Vídeos?

O Facebook Vídeos é uma ferramenta para aumentar a visibilidade de seu produto na Internet. Ou seja, você pode usar a página da sua empresa no Facebook para divulgar seus produtos em vídeo.

Já em relação para que serve o Facebook Vídeos podemos te responder que, basicamente, para aumentar a presença digital do seu negócio por meio do fato de que os vídeos geram mais visualizações, engajamentos e vendas. Além receber preferência dos algoritmos na função orgânica da mídia social em questão.

O Facebook é uma plataforma incrível para divulgar seus vídeos. Por que? Pelo simples fato de que o site possui nada menos que 1,8 bilhão de usuários ativos. Ou seja, cerca de 1 a cada 3 pessoas no mundo. E, dessas, 1,2 bilhão acessa a plataforma diariamente. Sendo o Brasil o terceiro país com maior número de contas: 100 milhões. Isso quer dizer que, a cada 10 brasileiros conectados, 8 estão ativos no Facebook.

Como o Facebook Live pode auxiliar nos resultados orgânicos

YouTube ainda é a mídia social mais expressiva sobre o alcance de vídeos orgânicos na web. Entretanto, o Facebook Vídeos também pode ser uma boa alternativa na conquista de resultados sem custo.

Apesar das postagens orgânicas no Facebook possuírem a fama de se perderem rapidamente e não serem encontradas em buscas, existe uma boa maneira de aproveitar essa mídia para divulgar seus produtos sem gastos.

O Facebook Vídeos apresenta a vantagem de ter como forte característica a preferência aos vídeos. Com isso, os vídeos postados nessa rede possuem alcance 135% maior do que postagens comuns. Ou seja, isso faz com que eles tenham duas vezes mais interações e sete vezes mais comentários do que qualquer outro formato.

Outra grande vantagem do Facebook Vídeos é a possibilidade de poder postar vídeos esporádicos em conjunto com os conteúdos que sua empresa já produz. Além disso, a mídia social ainda apresenta o recurso de Facebook Live, que auxilia e muito na estratégica de demonstração de produtos, por exemplo.

Por meio das transmissões ao vivo no Facebook, sua empresa terá maior chance de convencer os potenciais clientes a adquirir o que está ofertando, uma vez que passa a impressão de confiança. Afinal, quando o assunto é venda, passar credibilidade é de suma importância para a conquista da conversão. E o melhor de tudo é que não é preciso pagar para fazer Live. Basta estar no Facebook e ter acesso à Internet.

Como funcionam os algorítimos em uma Live?

Também não podemos nos esquecer de que, com o surgimento do recurso de Live, os algoritmos do Facebook foram ajustados. Assim, sempre que fizer uso desse recurso, notificações serão enviadas para seguidores que estão online, sem nenhum custo. Com isso, a possibilidade do seu vídeo aparecer na linha do tempo de quem acompanha sua página é maior.

Sem contar que, sempre ao final de uma transmissão ao vivo, o vídeo ficará disponível na linha do tempo da página da sua empresa no Facebook para que alcance ainda mais resultados orgânicos.

Facebook Vídeo Ads: Como funciona?

Apesar do Facebook Vídeos ser uma boa opção para você divulgar os produtos do seu negócio de forma orgânica, o mais indicado é que também use o Facebook Vídeos Ads. Pois, nessa opção, o Facebook consegue bater o YouTube no alcance.

Além disso, tal recurso do Facebook já é uma tendência. Tanto que, de acordo com pesquisa também feito pelo Reel SEO, 87% dos entrevistados, entre integrantes,  de grandes agências, marcas e veículos americanos, afirmaram que pretendiam investir grande parte de seus orçamentos em Facebook Video Ads.

Mas, qual é o grande diferencial do Facebook Ads em relação às outras plataformas pagas de divulgar com vídeos?

Simples! O Facebook Vídeos Ads oferece um expressivo detalhamento de sua vasta base de usuários disponível que você utilizar ao configurar as campanhas audiovisuais pagas.

Por meio do Facebook Ads você divulgará seus produtos de forma mais assertiva. Uma vez que a ferramenta aproveita os dados que os usuários incluem em seus perfis de forma fantástica. Assim, dados como idade, gênero, interesses, formação, hábitos, trabalho, etc, são aproveitados para esclarecer para você qual o tipo de vídeo deve mais apostar.

Com essa possibilidade de criar um público para suas campanhas audiovisuais no Facebook Vídeos Ads, você consegue atingir certeiramente o seu público-alvo. Já em outras plataformas, como o próprio YouTube Ads, isso não ocorre, já que esse mesmo processo é feito por meio da confiança em apenas em cookies e navegação dos usuários.

O Facebook Vídeos também apresenta outra grande vantagem: os pixels. Eles são códigos que você incorpora a seu site e ajudam a medir a eficácia dos seus anúncios.

Além disso, a plataforma de anúncios pagos do Facebook ainda pode ser aproveitada em todos os estágios do funil de vendas de seu e-commerce. Ou seja, ela serve tanto para trabalhar branding ganhando autoridade, como para gerar leads, converter e/ou fidelizar já clientes.

Métricas do Facebook Vídeos

No universo de mensuração da divulgação de produtos em mídias sociais, o Facebook Vídeos também se destaca. Afinal, é uma das redes sociais que mais pode lhe oferecer informações e métricas sobre os vídeos publicados na página da sua empresa.

De uma maneira geral, o Facebook avalia as seguintes métricas para os vídeos publicados em sua plataforma:

  • Minutos de visualização
  • Visualizações únicas
  • Visualizações do vídeo
  • Visualizações de 10 segundos
  • Tempo médio de vídeo assistido
  • Alcance
  • Audiência
  • Engajamento
  • Curtidas
  • Comentários
  • Engamento

Quando é realizada uma Live, o Facebook apresenta essas mesmas métricas já citadas na área de vídeos de sua fanpage. No entanto, ele também oferta informações importantes e que chama de pico de espectadores ao vivo.

Ou seja, ao administrar uma página do seu negócio no Facebook, você contará com um grande número de métricas. Por isso, é importante que saiba, nesse caso e dependendo da sua estratégia comercial, você deve usar tais recursos para facilitar suas avaliações e não o contrário.

Para tal, não deixe de escolher e classificar, em ordem de relevância, quais são as métricas de resultados do seu negócio. Feito isso, as métricas menos importantes, devem ser consideradas como métricas de vaidade.

Se seu objetivo é simplesmente aumentar as vendas de um determinado produto da sua empresa por meio do Facebook Vídeos, por exemplo, você deve focar na taxa de cliques que leva à página de vendas que o vídeo obteve. Já se sua intenção for apenas atrair interessados para o funil de vendas do seu negócio, meça a quantidade de pessoas que assistiu e/ou  compartilhou o vídeo.

Como ter acesso às métricas do Facebook Vídeos?

Basta seguir os 4 passos abaixo e conferir os relatórios disponibilizados pelo Facebook:

  1. Acesse a página da sua empresa;
  2. Clique em informações;
  3. Escolha a opção vídeos no menu lateral;
  4. Visualize as métricas gerais de seus vídeos como um todo na parte superior; ou role para baixo para escolher um vídeo em particular e visualizar suas métricas individuais.

Durante a análise das métricas, confira o impacto que todo vídeo teve com os seguidores da página dua sua empresa. E não se esqueça que vídeos gravados e Lives ficam disponíveis na lista. 

Como tudo isso funciona por meio do celular?

Conforme divulgações dos administrados do próprio Facebook, estima-se que, diariamente, são assistidos em média 100 milhões de vídeos no Facebook. Dos 1,15 bilhão de usuários que acessam a rede pelo celular, 56%  nunca acessam a plataforma pelo computador. Por isso, você precisa saber como funciona o Facebook Vídeos para aplicativos mobile.

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a melhorar a divulgação dos seus produtos por meio do Facebook Vídeos.

Nos dispositivos móveis, a maioria das pessoas preferem assistir anúncios com duração de até 15 segundos. Vídeos mais curtos têm taxas de conclusão mais altas e, com isso, o compartilhamento da mensagem completa é facilitado.

Outras duas dicas importantes são:

  • Produza vídeos que possam ser assistidos sem áudio. Ou seja, procure acrescentar legendas ou recorrer a outro recurso de compreensão visual;
  • Enquadre seu vídeo para mobile lembrando que as telas de smartphones são bem menores do que as de desktops. Preocupe-se em produzir vídeos com design responsivo.

Agora que já sabe as principais vantagens de se utilizar o Facebook Vídeos para alavancar seu negócio em qualquer ponto do funil de vendas, que tal aprender como um vídeo de demonstração de produto pode te fazer lucrar mais?

 

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit